Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Rafael.Pereira 19/12/2020

O Relógio do Apocalipse
Watchmen conseguiu superar todas as minhas expectativas. Ao retratar um mundo marcado por vigilantes e super heróis a Graphic Novel consegue alcançar uma abordagem mais adulta e real do tema.

A obra consegue transformar esse tema em um plano de fundo para outras discussões, como o caráter autodestrutivo da humanidade e a maldade presente em muitas das relações humanas, sem se perder naquele clichê de retratar o homem como unicamente um monstro, se aprofundando também a complexidade e a profundidade de muitas manifestações que podem ser significativas para a humanidade e indiferentes a um ser maior e mais poderoso.

Além disso Watchmen também se destaca pelo processo criativo envolvido para a constituição da obra, em que o roteiro de Alan Moore, sendo incrivelmente detalhista e complexo, conseguiu ser transposto de forma maravilhosa pelo traço talentoso de Dave Gibbons.

Dessa forma, Watchmen é uma obra prima com uma mensagem poderosa e com um enredo complexo e envolvente do início ao fim.

Vitor J. 02/01/2021

Foda pa garai !!!!
Como uma HQ Graphic Novel me prendeu tanto na trama ? Watchmen merece e demais ser uma das histórias em quadrinhos mais influentes de todos os tempos ?? sempre ouvi falar sobre a série e do ano passado prá cá, tive o interesse de conhecer a série e não me arrependo de forma alguma. Para os leitores de HQ nem preciso recomendar né ? Superclássico !!!

dirceudemarilia 27/12/2021

who watches the watchmen?
Vamos lá: eu vi o filme primeiro. Apesar de ter ficado fascinada com os visuais incríveis alguns aspectos me incomodaram muito. E agora depois de ler posso finalmente dizer que a culpa foi toda do otário do snyder que só queria fazer um filme de super herói "adulto" pq o alan moore fez uma das melhores histórias de heróis de todos os tempos

Com o passar da minha idade eu percebo que gosto mais de histórias envolvendo pessoas imperfeitas e watchmen é exatamente sobre isso (COMO conseguem idolatrar o rorschach ???? a única diferença dele pro comediante eh q o comédia sabe q o que ele faz eh errado)

Queria falar também sobre o que mais deve incomodar que é o abuso da sally e como os personagens vêem isso: as únicas pessoas que relativizaram o que aconteceu foram o próprio comediante, a sally idosa e o rorschach (o que é interessante pq ele matou diversos estupradores). A entrevista da sally me lembrou bastante aquela vez que a catherine deneuve foi contra o movimento me too, ambas são mulheres que por muitas vezes foram vistas apenas como um objeto sexual e aceitaram isso, ou por necessidade ou por gostarem da atenção. É claro que o traje da espectral não foi um convite pro que aconteceu. Mas a sally não sabe disso, pq a única coisa que ela conhece é assédio e violência. O que explica os seu sentimentos mistos em relação ao comediante, já que ele é a personificação desses dois fenômenos.

(Aproveitando a deixa foi aqui que começou meu incomodo no filme: aquela fala o comediante somos todos nós ?? não é não eu em se manque)

Comentários finais: ri bastante dos absurdos do rorschach e me chamou atenção como ele defende a bomba de hiroshima com o mesmo argumento que o ozy (era esse apelido ou ken humano) vai usar no final..

A morte do * foi de cortar o coração desumano isso de matar velho,, o capítulo do jon foi INCRIVEL foi um dos meus preferidos, continuo gostando mt da laurie mas deu dó ela tratando o corujinha como segunda opção kk o bixin

E é isso ! De resto eu achei que o p** do dr manhattan ia aparecer mais

Gustavo 16/09/2022

Leia o quanto antes
é simplesmente impecavel o que o Alan Moore conseguiu fazer, historia complexa, muito boa e que é muito atual apesar do tempo que foi publicada. simplesmente impecavel

PRETO 01/01/2022

Tudo oque se ouve falar de bom dessa obra confere. Impossível ler apenas uma vez, mesmo porque é a partir da segunda leitura que se começa a associar algumas coisas, fora os milhões de detalhes das ilustrações que se observa quando já se conhece a história. Arte maravilhosa, enredo nota 10. Leia e releia e tri-leia, é só oque tenho a dizer.

Henry 15/04/2021

Um verdadeiro milagre termodinâmico
Enfim, tomei coragem e retirei Watchmen da prateleira para iniciar a leitura.

Seria algo repetitivo limitar-me a uma sinopse prolongada da história e abordar pequenos pontos que me chamaram a atenção. Dito isso, farei ao contrário, darei uma breve exposição da sinopse e falarei mais detalhadamente sobre o que me tocou. Deixando claro, TUDO QUE EU DIGO AQUI É DE MEU GOSTO, NÃO PARA FAZER MÉDIA COM O MAJORITÁRIO PÚBLICO QUE COLOCA WATCHMEN NO PÓDIO, mesmo eu entendendo o porquê.

Watchmen é uma HQ roteirizada pelo mago Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons. A história gira em torno da cidade de Nova York sob os cuidados dos vigilantes mascarados. Apesar do grupo de "heróis" nacionalistas representarem a paz, o povo demonstra um sentimento de repulsa e medo dos vigilantes.

Inicialmente, quero ressaltar a escolha da paleta de cores. Dave Gibbons marcou um golaço! A utilização das cores passou a impressão de ser algo mais clássico e, mesmo que haja passagens temporais no decorrer da história, permanece sendo bem representada.

Alan Moore buscou criar uma HQ que abordasse qualquer tipo de tema complexo na humanidade, sendo alguns deles: Embates políticos entre o comunismo e capitalismo, a cultura do estupro que é intrinsecamente ligado ao machismo estrutural, a indiferença do ser humano para com o semelhante (inclusive o desprezo pela morte), traumas infantis, feminismo, racismo, dentre muitos e muitos outros da forma mais brilhante e orgânica possível.

Apesar dos temas pertinentes e os diálogos ricos terem sido grandes aspectos da obra, devo ressaltar que a condução em determinados capítulo se tornou arrastada para mim. Monótona, cansativa. Porém, eu entendo que isso seja uma característica da filosofia implementada que torna o quadrinho mais rico, mas para mim, acabou sendo uma barreira para que minha leitura não fluísse mais facilmente.

Rorschach e Ozymandias roubam as cenas e, na minha humilde opinião, são a alma dessa rica obra-prima. Personagens com ideologias e personalidades fortes, calculistas e desiguais aos demais.

A figura dos justiceiros mascarados é vista como um tipo de opressão, ou seja, extremamente mal vista e questionada pelo povo. Eles se classificam como protetores da sociedade, mas de quem eles estão protegendo essa gente, se num olhar mais amplo, eles são as verdadeiras ameaças. Daí a frase "Who watches the watchmen?" (Quem vigia os vigilantes?)

Finalmente, watchmen é uma obra prima, merece ser lida com atenção e refletida após o desfecho que, aliás, sem dúvidas alguma, é um dos maiores finais que já vi, em qualquer tipo de mídia, em roda minha vida. É duro e brilhante. Obra que ficará eternizada nos anais das histórias em quadrinhos.

Re-co-men-da-dís-si-mo!

Luis.Gengibre 18/05/2021

A única coisa que não tem volta foi a inocência
Posso dizer com propriedade que leio e releio Watchmen a quase uma década, e somente hoje consegui alcançar um pouco mais de entendimento da obra. Alan Moore em sua narrativa detalhista alcança um nível tolkiniano de criação de mundo através de imagem e texto que almejam a forma mais sublime de um produto que revolucionou a indústria como um todo, para o bem de alguns e maus para outros (principalmente nós que nos tornamos reféns de pessoas que somente conseguiram ver a violência sadística e a subversão de alguns arquétipos, e tentaram ao maximo reproduzi-las em histórias de arcos confusos, com personagens esteriotipados e hiperssexualizados nas décadas seguintes).
Eu consideraria uma obra perfeita que continua a me inspirar dia a dia a tentar encontrar outras formas não convencionais de narrativas, como também me influencia a criar as minhas próprias.

Watchmen é um soco e um chute de filosofias contraditórias em embate até seu final aterrador e inesquecível.

Vinicius39 11/04/2023

Watchmen
Sensacional!

De fato não é uma HQ para criancinhas ou adolescentes.

É de uma profundidade, com muitas reflexões das quais mesmo tendo sido escrita em 1986, aplica-se facilmente em 2023.

Marcos Wlrich 14/06/2021

Releitura
Obra prima. Reler Watchmen sempre traz novas percepções filosóficas e novos questionamentos sobre a humanidade. Essa HQ nunca deixará de ser atual.

Dave.Christian 20/06/2021

Um HQ fora do comum
Tem de tudo, filosofia, política, história, sociologia? com certeza merecerá uma releitura para entender a profundidade do universo criado!

Fah Mattos 10/01/2017

Watchmem
Quem vigia os vigilantes?
Meu livro mais amado com certeza, simplesmente perfeito.

Bianca (@fallandfox) 24/06/2017

Como eu já tinha assistido o filme ante da leitura as minhas expectativas para com a personalidade e moral de alguns personagens foi bem deturbada (especificamente o Rorschach), mas mesmo assim cada segundo lendo essa HQ e maravilhoso pois a cada frase você consegue identificar alguma critica sobre a nossa sociedade.

César Belardi 21/06/2020

Conjunto da Obra.
Watchmen é praticamente um evento multicultural. Coloco no mesmo patamar de Star Wars, Star Trek, Harry Potter... difícil alguém não conhecer algum deles, ou ter ouvido falar. Pode até confundir o Coruja com o Batman, como fazem com Trek e Wars, mas logo alguém vai dar aquele toque amigo, bem discreto... "Darth Vader não fala Vida Longa e Próspera!"

Desde o final de 1986, os heróis problemáticos de Moore e Gibbons voltaram algumas vezes: Antes de Watchmen, O Filme, Os Quadrinhos Animados, A Série, O Relógio do Juízo Final... se esqueci algum, desculpe.

Todos foram marcantes ao seu modo. Não vou discutir de o filme é melhor ou pior que os quadrinhos, nem se a série bagunçou os novos quadrinhos... considero Watchmen como "Conjunto da Obra", como Star Wars (isso é para outro momento, prometo). Terminei "O Relógio" e fiquei com vontade de mais. Provocou bastante, em especial por relacionar três universos... sim, três. No último episódio há um texto, breve, que deixou uma pulga imensa atrás da minha orelha. Inevitavelmente, revi tudo, desde o início. Esse universo dos heróis humanizados, desajustados, foi feito como uma crítica, para incomodar, e cada uma das suas versões consegue cumprir seu objetivo. Não é uma obra perfeita, e dá total liberdade de ficar apenas na afetividade. Podemos não gostar de alguma versão, ou de todas, assim como podemos passar anos estudando cada nuance de suas páginas. O fato é que se tornou referência.

Parece oportuno, por exemplo, rever o seriado depois do último 25 de Maio nos Estados Unidos. Também é interessante observar como as motivações dos personagens originais tornam-se mais ou menos compreensíveis com a passagem do tempo. As ideias pseudo humanitárias de Ozymandias transitam da loucura para uma estratégia pacifista intimidadora a cada nova década pela qual passa. Discutir a sanidade, moral e ética de Rorschach são pontos de partida para muitas horas de conversa prazerosa.
Fico na expectativa de uma nova leitura que virá, impressa ou filmada, e como esse universo vai representar nossa realidade que, ultimamente, parece muito mais surreal do que um megapoderoso ser azul que ignora vestuário.

Lua 25/06/2020

Completo.
Resenhando aqui só para comentar o que todos já sabem: WATCHMEN é gigante.
Só queria o dr. Manhattan 5 minutos de soco comigo sem perder a amizade.