Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Alan Albuquerque 15/03/2020

Obra-prima.
Mesmo se você lê muito, não é sempre que acaba uma obra e consegue dizer, sem medo algum de estar exagerando ou banalizando os adjetivos: temos aqui uma obra-prima da criação humana. Vale cada segundo de leitura.

Maiara Cristina 15/04/2020

Um clássico
A história é um clássico dos quadrinhos, vale muito a pena a leitura.

Douglas.Moreira 10/07/2020

Clássico!
Um livro/gibi indicado para os amantes de super heróis, mas que não abrem mão de uma história elaborada magistralmente, e com visual inovador para a época.

sbllmrn 02/12/2021

eu odiei essa HQ com todas minhas forças.
É uma HQ escrita por um homem para homens.
Impossível que o cara achou ok colocar tanta coisa problemática em uma HQ só. Me dá nervoso toda vez que eu lembro a mulher normalizando o próprio estupro. Quis me matar depois de ler aquilo.
letAcia550 06/12/2021minha estante
triste não sabia que tinha essas coisas problematicas :(

Emerz 06/11/2020

Tinha lido a obra quando criança, e claro que deixei muitas coisas passarem, nem tudo vazia sentindo e tinha algumas percepções errada, depois de reler, percebo quantas coisas eu deixei passar e que realmente não lembrava. Mas enfim, Watchmen, nem tem o que comentar.

Romulo 25/11/2020

Espetacular
Quadrinho excelente, história delirante, desenhos fo@$&. Muito bom! Valeu a pena o preço!

Lucca 29/11/2020

quem observa os homens relógio ?
Watchmen é aquela história que nunca irá perder sua relevância. O comediante está morto, heróis mascarados agora são proibidos, uma guerra nuclear contra a União soviética está para começar, qual vai ser o novo capítulo do Cargueiro Negro? Watchmen tem tanta coisa para mostrar e eu ainda não absorvi tudo. Aqui não existem heróis ou vilões, existem seres humanos.

Lukinhas 18/12/2020

De tempos e tempos gosto de reler algumas obras que me impactaram. E nenhuma saga de quadrinhos me impactou mais do que Watchmen. Watchmen é uma série em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987. No ano de 2009, Zack Snyder adaptou essa maravilha para os cinemas. O resultado não poderia ser diferente, uma obra-prima; na minha opinião, o 2° melhor filme de heróis, perdendo apenas para Batman o cavaleiro das trevas, do meu diretor favorito Christopher Nolan.
Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.
Watchmen é certamente uma das melhores histórias que já li. Reflexiva e real de maneira divertida, obscura e assustadora. Uma obra atemporal que merece não ser apena lida, mas venerada e degustada com calma. Uma realidade gráfica muito mais próxima da nossa, do que imaginamos.

Rafael.Pereira 19/12/2020

O Relógio do Apocalipse
Watchmen conseguiu superar todas as minhas expectativas. Ao retratar um mundo marcado por vigilantes e super heróis a Graphic Novel consegue alcançar uma abordagem mais adulta e real do tema.

A obra consegue transformar esse tema em um plano de fundo para outras discussões, como o caráter autodestrutivo da humanidade e a maldade presente em muitas das relações humanas, sem se perder naquele clichê de retratar o homem como unicamente um monstro, se aprofundando também a complexidade e a profundidade de muitas manifestações que podem ser significativas para a humanidade e indiferentes a um ser maior e mais poderoso.

Além disso Watchmen também se destaca pelo processo criativo envolvido para a constituição da obra, em que o roteiro de Alan Moore, sendo incrivelmente detalhista e complexo, conseguiu ser transposto de forma maravilhosa pelo traço talentoso de Dave Gibbons.

Dessa forma, Watchmen é uma obra prima com uma mensagem poderosa e com um enredo complexo e envolvente do início ao fim.

Henry 15/04/2021

Um verdadeiro milagre termodinâmico
Enfim, tomei coragem e retirei Watchmen da prateleira para iniciar a leitura.

Seria algo repetitivo limitar-me a uma sinopse prolongada da história e abordar pequenos pontos que me chamaram a atenção. Dito isso, farei ao contrário, darei uma breve exposição da sinopse e falarei mais detalhadamente sobre o que me tocou. Deixando claro, TUDO QUE EU DIGO AQUI É DE MEU GOSTO, NÃO PARA FAZER MÉDIA COM O MAJORITÁRIO PÚBLICO QUE COLOCA WATCHMEN NO PÓDIO, mesmo eu entendendo o porquê.

Watchmen é uma HQ roteirizada pelo mago Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons. A história gira em torno da cidade de Nova York sob os cuidados dos vigilantes mascarados. Apesar do grupo de "heróis" nacionalistas representarem a paz, o povo demonstra um sentimento de repulsa e medo dos vigilantes.

Inicialmente, quero ressaltar a escolha da paleta de cores. Dave Gibbons marcou um golaço! A utilização das cores passou a impressão de ser algo mais clássico e, mesmo que haja passagens temporais no decorrer da história, permanece sendo bem representada.

Alan Moore buscou criar uma HQ que abordasse qualquer tipo de tema complexo na humanidade, sendo alguns deles: Embates políticos entre o comunismo e capitalismo, a cultura do estupro que é intrinsecamente ligado ao machismo estrutural, a indiferença do ser humano para com o semelhante (inclusive o desprezo pela morte), traumas infantis, feminismo, racismo, dentre muitos e muitos outros da forma mais brilhante e orgânica possível.

Apesar dos temas pertinentes e os diálogos ricos terem sido grandes aspectos da obra, devo ressaltar que a condução em determinados capítulo se tornou arrastada para mim. Monótona, cansativa. Porém, eu entendo que isso seja uma característica da filosofia implementada que torna o quadrinho mais rico, mas para mim, acabou sendo uma barreira para que minha leitura não fluísse mais facilmente.

Rorschach e Ozymandias roubam as cenas e, na minha humilde opinião, são a alma dessa rica obra-prima. Personagens com ideologias e personalidades fortes, calculistas e desiguais aos demais.

A figura dos justiceiros mascarados é vista como um tipo de opressão, ou seja, extremamente mal vista e questionada pelo povo. Eles se classificam como protetores da sociedade, mas de quem eles estão protegendo essa gente, se num olhar mais amplo, eles são as verdadeiras ameaças. Daí a frase "Who watches the watchmen?" (Quem vigia os vigilantes?)

Finalmente, watchmen é uma obra prima, merece ser lida com atenção e refletida após o desfecho que, aliás, sem dúvidas alguma, é um dos maiores finais que já vi, em qualquer tipo de mídia, em roda minha vida. É duro e brilhante. Obra que ficará eternizada nos anais das histórias em quadrinhos.

Re-co-men-da-dís-si-mo!

Vitor J. 02/01/2021

Foda pa garai !!!!
Como uma HQ Graphic Novel me prendeu tanto na trama ? Watchmen merece e demais ser uma das histórias em quadrinhos mais influentes de todos os tempos ?? sempre ouvi falar sobre a série e do ano passado prá cá, tive o interesse de conhecer a série e não me arrependo de forma alguma. Para os leitores de HQ nem preciso recomendar né ? Superclássico !!!

Marcos Wlrich 14/06/2021

Releitura
Obra prima. Reler Watchmen sempre traz novas percepções filosóficas e novos questionamentos sobre a humanidade. Essa HQ nunca deixará de ser atual.

Alefe 07/07/2022

Perfeito
Essa hq foi a melhor coisa que li em 2022, e tá no top 3 das melhores coisas que já li na vida, foi a história mais original e cheia de camadas que eu já vi, todos os personagens são perfeitamente construídos e cheio de camadas, sério, amei