Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Aryta 21/02/2022

4 novelas e 2 palavras: Que Livro!
Terminei a leitura e fiquei digerindo tudo que tinha acabado de ler. Esse livro conseguiu fazer o que eu achava impossível: Alcançou o posto de ?O Cemitério? no meu coração.

Como sempre, Stephen King consegue pegar o leitor e levá-lo para dentro de suas cidades, vivendo lado a lado com os personagens, conhecendo-os tão profundamente, que quando o livro termina, parece que você se despediu de pessoas muito próximas.

Mas, nesse livro ele se superou. Porque se já era incrível fazer isso em uma história que ocupa de 400 até 1100 páginas, imagina em uma novela? Agora, imagina conseguir repetir isso em 4 novelas seguidas, unidas no mesmo livro? É surreal!

E, falando nelas, mais especificamente, começamos na primavera, com ?Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank?. Nos deparamos com um narrador incrivelmente carismático. O problema? Ele quis de livrar da esposa, sabotou o seu carro e consequentemente (porque justamente naquele dia ela resolveu dar carona para uma vizinha e seu bebê), acabou matando três pessoas.

Então, condenado à prisão perpétua, ele conta a história de outro homem, também condenado à passar o resto da sua vida na cadeia, por ter assassinado sua esposa e o amante. Porém, diferente do narrador, ele alega ser inocente.

Assim, a primavera começa te levando para dentro de uma prisão, vivendo as dores e desafios de estar lá. Durante a história você inevitavelmente começa a pensar sobre perdão, sobre a função das penas, sobre o fato de que as pessoas, mesmo encarceradas, não deixam de ser pessoas (ou, pelo menos, não deveriam deixar de ser).

Seguimos e chegamos ao verão com ?Aluno Inteligente?, onde nos tornamos íntimos de um menino e de um idoso. O que eles tem em comum? A princípio e aparentemente nada, mas, tudo se transforma e você fica transtornado ao tentar ver o bem onde só deveria existir o mal e o mal onde deveria haver apenas o bem.

Mais uma vez é necessário enxergar ?pessoas? quando elas ocupam lugares destinados apenas para monstros. O verão corre por anos e os personagens vão te fazendo seguir por uma montanha-russa de sentimentos.

Sem tempo para respirar, o outono chega com ?O Corpo?, uma novela extremamente sensível, com uma carga de inocência tão grande por parte dos personagens, que faz você se sentir criança.

É uma história linda, com um plano de fundo mórbido, porém, que traz amizade, vulnerabilidade e inocência em quase todos os momentos. Existe também aquela alegria infantil muito pura, que parece se negar a ir embora, mesmo quando a situação não favorece isso.

Em ?O Corpo?, além de tudo, vivendo com os quatro meninos, questionamos o que fazemos com o que a vida nos deu. Existem coisas insuperáveis? Estamos condenados ou em segurança independente do que fizermos? Em outras palavras, nossa ?colheita? será sempre daquilo que ?plantamos? (já sabendo que alguns não recebem ao menos ?sementes?, enquanto outros ganham ?mudas?)?

E, sentindo que não vou conseguir fazer jus à história do outono, passo para o inverno, com ?O Método Respiratório?, em que com contos dentro da novela, consegue fazer personagens nos apresentaram outros personagens incrivelmente apaixonantes.

O conto narrado é muito emocionante e quando ele termina, com o leitor já completamente satisfeito, dentro da novela ainda existem surpresas. Isso deu um desfecho perfeito para o livro.

Enfim, mais um livro de Stephen King em que eu vejo muito aparente o lado humano. Não são histórias de terror, são histórias de vida, de coisas que talvez não existam e coisas que para muitos de nós é como se não existissem.

Recomendo esse livro para qualquer tipo de leitor. É sensacional!
Wallacy 22/02/2022minha estante
Tinha medo dessas novelas não fazerem jus aos excelentes filmes. Que bom que não acontece! Muito ansioso para ler! Parabéns pela resenha!

Dhewyd 22/02/2022minha estante
Eita, desbancou o Cemitério??? pra mim até então é o melhor do King!! Então já tenho que ir atrás desse rsrs! E como sempre, ótima resenha! Parabéns!

Aryta 22/02/2022minha estante
Wallacy, são excelentes. Os filmes que eu não assisti, agora eu estou doida para ver ?

Aryta 22/02/2022minha estante
Obrigada, Dhewyd ?! Não desbancou não, alcançou e está lá juntinho (?O Cemitério? é o meu queridinho eterno) kkkk
São obras completamente diferentes. Mas, acho que tive o mesmo sentimento lendo os dois livros: De estar muito lá dentro, sabe? Pode se jogar nesse! ?

Dhewyd 22/02/2022minha estante
Opaaa vou procurá-lo... Desse aí nunca havia ouvido falar.. mas como tá indicando... vou atrás rsrs

Francisco.Martins 22/02/2022minha estante
Para mim os dois primeiros contos são excelentes. O primeiro eu já tinha visto o filme umas três vezes então decidi ler o conto e mesmo assim não atrapalhou a experiência. Mas o segundo foi completamente arrebatador Acho que tem um mês que li esse conto e ainda penso nele!

Francisco.Martins 22/02/2022minha estante
Mas todos são ótimos e considero esse o melhor livro de contos do king

Aryta 22/02/2022minha estante
Não vi os filmes. Todo mundo comentando sobre eles. Preciso ver!

Fabio Shiva 26/12/2023

DAS QUATRO HISTÓRIAS DESSE LIVRO, TRÊS VIRARAM FILMES MELHORES
Durante muitos anos imaginei que “As Quatro Estações” fosse o melhor livro dentre os tantos já escritos por Stephen King. Isso porque quando eu tinha de 14 para 15 anos (e considerava King o melhor escritor de todos os tempos), ganhei de Natal ¼ desse livro (a editora publicou picotado, para poder vender mais): “Outono da Inocência – O Corpo”. Comecei a ler no mesmo dia e terminei dois dias depois. Gostei muito, e achei a escrita mais “madura” (as aspas são por conta de minha própria “maturidade” na época) que a dos outros livros de Stephen King que eu já havia lido.

Pois bem. Logo em seguida tive a oportunidade de assistir ao filme baseado nessa história: “Conta Comigo” (https://youtu.be/-0jDyn5thTY?si=YL18V43uVaZGFGin), que achei pelo menos tão bom quanto o livro, se não melhor. E tempos depois vi pela primeira vez “Um Sonho de Liberdade” (https://youtu.be/Y22NgkErOAk?si=ow2qxg83NyRdtHLf), inspirado em outra das histórias de “Quatro Estações”: “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”. Esse acabou se tornando um de meus filmes favoritos, que já revi incontáveis vezes. Por esse motivo, passei a achar incontestável que “Quatro Estações” fosse mesmo o melhor livro de Stephen King.

E agora finalmente tive a oportunidade de ler a história que inspirou esse filme sensacional. E imaginem a minha surpresa ao constatar que os elementos da trama que mais provocaram a minha admiração simplesmente não existiam no texto original! Foram todos acrescentados na adaptação feita por Frank Darabont, que não só foi o roteirista como também o diretor de “Um Sonho de Liberdade”. Prefiro não comentar que elementos foram esses para não cometer spoiler, mas se você viu o filme, basta lembrar das três ou quatro cenas mais emocionantes do filme, e você saberá quais são as cenas que NÃO existem no livro.

A segunda história de “Quatro Estações” é “Aluno Inteligente”. Assim que comecei a ler tive outra surpresa, pois esse texto também foi transformado em filme: “O Aprendiz” (https://youtu.be/GtUpLTPLnJc?si=LA2OGZY36MbFutfn), que assisti há alguns anos. Aqui ficou ainda mais marcante a diferença entre o livro e o filme: o texto original traz um desdobramento que, em minha opinião, estragou a história. Novamente, não posso entrar em detalhes para evitar spoilers. Mas posso resumir meu descontentamento dizendo que o tema central da história é o nazismo. No filme, temos algumas alegorias sobre a sedução do Mal, que potencialmente existe no coração de todos os seres humanos. No livro, esse Mal é restrito ao âmbito dos monstros. Aqui, portanto, não se trata nem de considerar o filme melhor que o livro. O filme é bom, enquanto o livro é ruim (em minha opinião, não custa repetir!).

A terceira história do livro é a já mencionada “O Corpo”. Talvez porque eu já estava meio chateado, não curti tanto reler essa história, cujo ponto forte não é a trama em si, mas a evocação de um certo “clima” de juventude e amizade. É possivelmente o melhor texto do livro.

E então cheguei na quarta e última história, a primeira sobre a qual eu não sabia absolutamente nada: “O Método Respiratório”. E de cara já surge a curiosidade: por que será que essa é a única história do livro que não virou filme? Ao ler o texto, a resposta tornou-se óbvia. “O Método Respiratório” certamente é a história mais fraca do livro, mas creio que não foi adaptada para o cinema por outro motivo: trata-se de uma daquelas histórias de Stephen King mais puxadas para o grotesco, que de alguma forma ele consegue fazer funcionar em sua escrita, mas cujas incongruências ficam demasiado explícitas na linguagem do cinema. Um exemplo desse tipo de narrativa é “Comboio do Terror” (https://youtu.be/IniwjSfs4fs?si=LQnLCGU4QuANqYry), filme horroroso (no pior sentido) dirigido pelo próprio Stephen King e que foi inspirado em um conto até bem legal, “Caminhões” (presente em “Sombras da Noite”).

Sabe aquele velho ditado sobre o livro ser sempre melhor que o filme? Pois bem, ao menos para mim esse ditado acaba de ser desmentido.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
AngelaS.DiasNagami 26/12/2023minha estante
Esse livro é sensacional. Eu li o 4 conto e estava grávida. Terminei tensa ??

Fabio Shiva 26/12/2023minha estante
Nossa, deve ter sido muito tenso mesmo!!! Felizmente, você não precisou utilizar o método respiratório!!!

AngelaS.DiasNagami 26/12/2023minha estante
???? ainda bem que não

Fabio Shiva 28/12/2023minha estante
Gratidão por ter compartilhado comigo sua experiência. Depois fiquei pensando a respeito. Acredito que toda sincronicidade mostra que estamos no lugar certo e na hora certa, então a sua leitura dessa história, por mais assustadora que tenha sido, foi uma confirmação de que estava tudo bem (em minha opinião)!

AngelaS.DiasNagami 28/12/2023minha estante
Alguns livros a gente escolhe, outros, nos encontram e, acredito como você: talvez ler o conto me mostrou nas entrelinhas que não, eu não precisava ter medo do que viria em frente ?

Fabio Shiva 29/12/2023minha estante
Massa!!!

Bruna 16/02/2022minha estante
Uauuu com certeza entrará para meu extensos livros que lerei?

Marcos 16/02/2022minha estante
Bruna você precisa ler. A coletânea é maravilhosa, e das quatro novelas, três tem adaptação ??????????

Bruna 16/02/2022minha estante
Que daora!!! Certeza que lerei!!!

Marcos 16/02/2022minha estante
Boaaaa, vou aguardar para ver resenha em kkkkkk

comprido 06/04/2023minha estante
cade os spoller

Fernando Lafaiete 07/07/2019

Quatro Estações: Muito além do rótulo do autor
******************************NÃO contém spoiler******************************

O que nos vem à cabeça quando pensamos em Stephen King? Terror certo? Pois é! Um rótulo que persegue o famoso autor desde que ele estreou com “Carrie: A Estranha ” em 1974. Mas se é isso que você procura em “Quatro Estações”, talvez esse não seja o seu momento de lê-lo. O compilado de novelas aqui presentes não se trata de carros assassinos, palhações que moram em bueiros, um vírus letal que extermina 99% da população, um cachorro que enlouquece... os temas de “Quatro Estações” vão além do assunto que consagrou King colocando-o no mesmo patamar de outros grandes autores do gênero. A proposta é exatamente (ou não) a de que o livro em questão seja quase que um ponto fora da curva do portfólio do escritor.  As quatro novelas irão falar de temas como injustiça, relacionamento tóxico, amizade e elementos sobrenaturais que puxam mais para o drama social enigmático.

Três das quatro novelas ganharam famosas e elogiadas adaptações cinematográficas, que colaboraram para que as histórias se tornassem ainda mais populares, chamando a atenção do público e da crítica especializada. Afinal de contas, quer dizer então que King não escreve apenas terror?

“Embora a pergunta mais frequente sempre tenha sido: “De onde você tira suas ideias? ” (é a número um com asterisco, digamos assim), em segundo lugar vem sem dúvida esta: “Você só escreve terror? ” Quando digo que não, é difícil dizer se a pessoa fica aliviada ou decepcionada. ” Stephen King

NOVELA I

Em “Primavera Eterna: Rita Haymorth e a Redenção de Shwashank”, acompanhamos a narrativa de um rapaz preso injustamente. Acusado de ter assassinado a esposa e seu amante, o protagonista se vê perdendo sua liberdade ao mesmo tempo que tenta a todo custo não perder a esperança. Tentando se adaptar a sua nova rotina, o personagem central se vê diante de uma realidade predatória onde estupros e corrupção caminham lado a lado. Como provar sua inocência? Em quem confiar? Há luz no fim do túnel? Com uma narrativa com personagens muito bem trabalhados, King nos apresenta dilemas e possíveis soluções que nos deixam desesperados e revoltados. Gostei bastante desta novela, mas minhas expectativas me atrapalharam um pouco. Acabei não as tendo supridas totalmente. Tanto o final quanto o desenvolvimento são muito bons, mas ainda assim esperava um pouco mais. Tal novela deu origem a adaptação “Um Sonho de Liberdade” protagonizado por Tim Robbins e Morgan Freeman, indicada em 1995 em nove categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme. Infelizmente acabou não ganhando nenhuma. Esta novela foi escrita e publicada em 1994 logo após “Zona Morta”, romance de 1979.  Nota: 3.5

NOVELA II

Em “Verão da Corrupção: Aluno Inteligente”, nos deparamos com uma situação inusitada. Um jovem apaixonado pelo nazismo se vê diante de uma oportunidade única; a de se relacionar com alguém que não somente esteve na guerra como foi um dos torturadores de Hitler. Acompanhamos uma relação parasitista e tóxica sendo formada, onde a loucura vai tomando conta da narrativa. O autor brinca com nossas emoções, muitas vezes nos fazendo torcer pelos criminosos e protagonistas. Vemos um desenvolvimento lento, prolixo, onde muitas vezes me deixou confuso por não ter noção de onde a história iria parar. Com diversas camadas e curvas, a narrativa vai tomando proporções psicológicas assustadoras e convincentes. Apesar de ter gostado muito, também não tive minhas expectativas supridas. Achei alguns momentos muito cansativos e para mim não ficou claro o motivo de tamanha obsessão por um dos períodos mais obscuros da humanidade. Apesar disso, tal novela cumpre seu papel e nos entrega um desfecho excelente, que nos deixa pensativos. Qual o limite da loucura e quais suas motivações? - Tivemos em 1995 uma adaptação teatral, protagonizada por William J. Norris e dirigida por Christopher Johnson.  Em 1998 ganhou uma adaptação para o cinema dirigida por Bryan Singer com Brad Renfro e Ian Mckellen nos papéis principais. Tal novela foi escrita em duas semanas após Stephen King terminar “O Iluminado” em 1977. Nota: 3.5

NOVELA III

Em “Outono da Inocência: O Corpo”, minha novela favorita da coletânea, acompanhamos um grupo de crianças embarcando em uma jornada. Tudo que eles querem é encontrar o corpo de um garoto que supostamente foi atropelado pelo trem da cidade. Acreditam que tal descoberta lhes trará fama. Abordando temas como relacionamentos familiares, infância e psicologia infantil, o autor nos entrega uma novela incrível que causa identificação com seu clima nostálgico. Bons personagens, boas situações e diálogos impecáveis me marcaram e me deixaram com saudade. Com um clima que remete à “IT: A Coisa”, tal história vai muito além das camadas superficiais apresentadas no início. Onde tudo se torna uma aventura, “O Corpo” é o tipo de novela pra ler e reler várias vezes. Em 1986 ganhou uma adaptação cinematográfica a qual se tornou um clássico da “Sessão da Tarde. ” Se ainda não viu, veja! “Conta Comigo” é um baita filme. Divertido e uma adaptação para se respeitar. Nota: 4.5

NOVELA IV

Em “Inverno no Clube: O Método Respiratório”, vemos um advogado entrando para um misterioso clube formado por idosos. O objetivo é se reunir e contar histórias; onde a narrativa mais macabra é guardada para ser contada dias antes do natal. Esse é a minha segunda novela favorita e traz uma crítica social pesada, nos mostrando o quanto o julgamento alheio pode afetar de maneira trágica a vida de alguém. O desenvolvimento possui um ar sobrenatural que nos instiga e nos deixa com a pulga atrás da orelha em diversos momentos. O desfecho apresenta um acontecimento assombroso, macabro e que me deixou chocado. Não estava esperando tal situação e fui surpreendido. É pra mim a novela que mais se aproxima do gênero terror, mas nada é tão chocante e assustador. Caso já seja acostumado com Stephen King, irá assimilar e digerir com tranquilidade. Caso contrário, pode achar macabro até demais. Uma novela espetacular, cheia de ironias, críticas e momentos para se refletir. É a única da coletânea que não ganhou nenhuma adaptação. Ainda espero que isso aconteça. Nota: 4

Com rótulos ou sem rótulos, Stephen King é tipo de autor para se ler, degustar e apreciar. “Quatro Estações” vai muito além do rótulo que lhe empregam como escritor de gênero. Rótulos, rótulos e rótulos... uma mera nomenclatura que não exprime com exatidão a magnitude imaginativa que Stephen King nos proporciona.
Ari Phanie 07/07/2019minha estante
Só quero ler esse livro por causa d'O Corpo. Eu amo a versão cinematográfica.

Fernando Lafaiete 07/07/2019minha estante
Também gosto bastante amiga. Acredito que você assim como eu, não irá amar esse livro. Mas vale a leitura.

Natália Tomazeli 07/07/2019minha estante
Real! Gostei bastante dessa resenha, eu adoro os livros do King!

Fernando Lafaiete 08/07/2019minha estante
Também gosto muito Natália. As vezes o King dá umas escorregadas e faz umas cagadas, mas no geral eu adoro os livros dele. Um dos meus autores favoritos da vida.

Natália Tomazeli 08/07/2019minha estante
Realmente, tem livros dele que eu não gosto nadinha, mas geralmente costumo adorar rsrsrs

jardel 31/01/2021

Indico o livro. Apesar dos contos serem extensos, as histórias, no geral, são boas e muito bem escritas, por isso não se torna cansativo (a excessão é o segundo conto que fica meio monótono já no início, mas depois dá uma acelerada). Tem reflexões interessantes sobre corrupção, injustiça, amizade, família, machismo, consequências das nossas ações e etc. No fim o King faz um desabafo de como os editores resistiam à publicação de contos tão grandes que não tivessem terror, isso dá um valor maior ainda ao livro porque foi fruto da insistência do autor.

? O primeiro conto foi um dos melhores contos que ja li, pretendo reler ele um dia.
Manrique 31/01/2021minha estante
mt boa a resenha, concordo com tudo

frndjr 31/01/2021minha estante
muito bom! concordo com todos os pontos levantados pelo resenhista.

Ani 31/01/2021minha estante
escritoRRR

Ani 31/01/2021minha estante
ficou muito boa, pisou

Bia 31/01/2021minha estante
Arrasou demais!!!

Vênus_Alice 19/09/2023

Quatro estações
Aqui encontramos quatro histórias que dividem o livro e não possuem correlação. Uma escrita diferente para quem já está acostumada com o King, o suspense, horror e estranhamento não são os pontos centrais das obras.

Aqui também vimos várias facetas do King, mais humano, empático e esculpido pelas relações de um meio social e que por mais que seja bruto, ainda há a humanidade, como no primeiro.
No segundo vemos uma versão King mais cruel, ácida e há aqui um pavor, esse foi o conto que mais me amarrou, fiquei muito intrigada com a sagacidade dos personagens e na troca de poder.
No terceiro, demorei a me conectar, mas no desenrolar achei incrível quando o King trás a perspectiva da juventudo vista anos depois, da curiosidade e da intensidade de um momento que depois pode nem possuir mais os mesmos enlaços (mesmo deixando rastros).
No último a criatividade dele para incluir uma história dentro da história (e que história emocionante e depois cheguei a ficar muito incomodada com o final).

Uma experiência única, um dos meus livros favoritos dele agora!
Fabio 20/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Alice, parabéns!??
Concordo com você em todos os pontos!!!!

Vênus_Alice 20/09/2023minha estante
Obrigada! Os livros dele nunca decepcionam (ou ainda não li nenhum assim kkkk)

Gessyka.Loyola 20/09/2023minha estante
Já leu "Tudo é eventual" do King? Se não leu recomendo, são contos também e muito diversos e bons.
Resenha excelente, parabéns ?? Quero muito ler esse livro do mestre!!

Vênus_Alice 20/09/2023minha estante
Não li esse, vou adicionar na lista, Obrigada! obrigada pela dica!
Acho que vai adorar quando ler esse !

Fabio 20/09/2023minha estante
Alice, concordo com você.... o King nunca decepciona!!! kkk

Bruno.Jacimenco 30/01/2024

O lado mais "light" de Stephen King
Neste livro, King mostra outro lado seu através de quatro contos, sendo que três deles, foram adaptados para o cinema. Não é um livro de terror, mas mesmo assim possui o DNA de seu autor. Talvez não seja uma boa opção como primeira leitura para quem ainda não entrou no universo de Stephen King. Os quatro contos deste livro são:

- Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
É um conto sobre a história de um homem que foi preso injustamente (Andy) e que recebeu a pena de prisão perpétua, acusado de matar sua mulher e o amante dela. Dentro da penitenciária, Andy conhece um homem (Red) que consegue arranjar praticamente qualquer coisa, e através do pedido de um item inusitado, Andy começa a planejar sua fuga. É um conto muito belo, principalmente pelo final, apesar do contexto penitenciário e algumas cenas fortes. A amizade que se desenvolve entre Andy e Red traz um alívio diante de todo aquele ambiente hostil. Este conto deu origem ao filme 'Um sonho de liberdade.'

- Aluno Inteligente
Este é um conto mais macabro sobre um adolescente (Todd) aficionado nos terrores que os nazistas causaram na segunda guerra mundial, e que descobre que em sua vizinhança, vive um ex militar nazista (Kurt Dussander). A relação desenvolvida entre os dois, está mais para uma simbiose do que uma amizade. Um velho solitário, refugiado nos EUA tendo a companhia de um jovem sociopata. Este conto deu origem ao filme 'O aprendiz.'

- O Corpo
Situado em 1960, este conto é sobre 4 garotos, Chris, Gordie, Teddy e Vern que embarcam em uma aventura para encontrar o corpo de um garoto morto. Pessoalmente, este é o conto que mais gostei. Ver a relação de amizade entre eles, as histórias de cada um, o que mostra que todos tinham problemas familiares em comum e encontravam, um no outro, uma fuga de seus lares problemáticos. A aventura em si é formidável. Os problemas, os cenários, os medos e os bons momentos formam uma história inesquecível. Este conto deu origem ao filme 'Conta comigo.'

- Método Respiratório
O último conto do livro conta a história de um clube misterioso em que cavalheiros se reúnem para socializar, tomar uns drinks, ler bons livros e principalmente, contar histórias. David, o personagem principal é convidado para este grupo através do chefe do escritório de advocacia em que ele trabalhava. Tradicionalmente, na noite anterior ao Natal, conta-se uma história de terror, e no livro é relatado O Método Respiratório em uma dessas noites, que é a história de um médico que auxilia uma jovem gestante com uma técnica de respiração para aliviar as dores na hora do parto. Este conto demora um pouco para engatar, apesar de curto, mas entrega um final horripilante. Dos quatro contos, este é o mais sinistro e tem a marca registrada do mestre do terror.
Toshiko.Pri 30/01/2024minha estante
Uau, gostei! Vai pra minha lista??

Bruno.Jacimenco 30/01/2024minha estante
Com certeza será uma ótima leitura.

Aline MSS 30/01/2024minha estante
Tinha medo desse livro, mas pela sua resenha vi q dá pra encarar.
Parabéns pela paciência de resenhar os contos.??????

Bruno.Jacimenco 30/01/2024minha estante
Ele é bem tranquilo, apesar das cenas gores. Fico feliz que minha resenha possa ter te ajudado e obrigado ?

Lukas_Gabriel 18/06/2023

King e seus padrões não climáticos nas estações do ano.
Eu tinha noção do que me aguardava, mas confesso que não procurei muito saber para não criar expectativas. A sensação de agora é que mesmo com elas tudo seria marcante, pois esse é definitivamente um dos melhores livros de múltiplas histórias do autor. Diferentemente de "Sombras da Noite", "Quatro Estações" é uma coletânea que não aborda o terror sobrenatural, ela traz como foco principal problemas realistas.

Salientando, achei que esse seria um livro de contos pois tem na sinopse do livro físico, mas são novelas, onde o King consegue deixar as histórias maiores e mais aprofundadas. Partindo disso, o livro é dividido em quatro novelas com os nomes das estações do ano: Primavera Eterna, Verão da Corrupção, Outono da Inocência e Inverno no Clube.

- Primavera Eterna (ou Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank)
Andy Dufresne é um inocente que foi condenado a prisão perpétua num presídio de segurança máxima. A história é narrada por Redding, outro presidiário que já cumpre sua pena a 20 anos e é responsável pelo mercado ilegal dentro da prisão. O Redding vai narrar o que acontece nessa penitenciária, tanto em relação aos presos como os agentes penitenciários, e como as coisas mudaram depois do Andy.
Essa novela tem muita descrição, mas não chegou a me incomodar pois ela é muito necessária. A ambientação é uma das mais diferentes das que já li do King até o momento e a maneira como se desenrola a história é muito viciante. Uma das melhores do livro e trata muito sobre a esperança.

- Verão da Corrupção (ou Aluno Inteligente)
Todd é um garoto estranho que gosta muito do tema “Segunda Guerra Mundial”. Ele é muito inteligente e maduro para sua idade e num certo dia acaba reconhecendo um senhor que participou do holocausto. Ele resolve não o entregar para as autoridades e o obriga a reviver todas as memórias daquela época em que era um torturador, relatando de forma mais detalhada possível. Depois disso se falar é spoiler.
De início achei muito viciante, os terrores psicológicos do King são sempre muito bons para mim, mas depois de um determinado tempo começou a ficar muito arrastado. Alguns detalhes não acrescentaram e poderiam ter sido economizados, mas a reta final e o próprio fim são muito bons e bastante cabíveis, e a novela em geral é muito boa mesmo.

- Outono da Inocência (ou O Corpo)
O lugar é Castle Rock e um grupo de quatro amigos acabaram descobrindo um cadáver de um garoto desaparecido, pela curiosidade e inocência dessas crianças eles acreditam que podem receber alguma recompensa por ele. Uma dessas crianças é o Gordie, e quando adulto é um escritor que nos faz navegar em suas memórias desse verão em específico, relatando como descobriram esse corpo e suas experiências desde o achado até a conclusão desse caso.
Temos o King novamente com um grupo de crianças como protagonistas, ele os desenvolve com maestria e somos apresentados ao rito de passagem dessas crianças para vida adulta. Vamos melhor conhecendo esses personagens e criando afetos com eles a cada história compartilhada pelo Gordie. Acabei demorando um pouco para entrar na história, mas depois de finalmente engatar não consegui parar de ler.

- Inverno no Clube (ou O Método Respiratório)
Essa novela é narrada pelo personagem David, um homem de meia idade que acaba se envolvendo num clube de cavaleiros cujo objetivo é se reunir em noites especiais para compartilhar histórias diversas. Numa dessas noites um médico chamado Emlyn conta sobre Sandra Stansfield, uma paciente grávida que resolveu dar à luz na década de 30 sendo mãe solteira.
Quando Emlyn começa a contar a história o ponto de vista muda de David para ele, que relata sobre o machismo que sua paciente enfrentou. O desenvolvimento dos personagens é muito incrível, é simplesmente impossível você não ter empatia com a pobre da Sandra, torci por ela desde sua primeira aparição e o final foi simplesmente chocante. Esse título me despertou muita curiosidade, é um belíssimo nome para uma extraordinária história.

Apesar de ter seu toque de horrorzão em alguns momentos, nenhuma das histórias possui um terror sobrenatural, o que diferencia esse livro dos demais que já li do autor. Ele possui críticas sociais muito inteligentes e perspicazes em todas as novelas, e o King fez questão de deixar isso muito em evidência.

Em "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" vemos a contribuição das autoridades para a corrupção dentro das prisões, como o sistema é falho em readequar esses presos e outros pontos relacionados a justiça. Em "Aluno Inteligente" observamos através dos personagens como os estadunidenses se sentem os heróis do planeta, mas ainda praticam o que condenam. Em "O Corpo" percebemos como os pais das crianças lidam com o trauma da guerra, refletindo na criação de seus filhos. E em "O Método Respiratório" somos levados ao questionamento do machismo e do método abortivo, pelas experiências da Sandra e do médico, respectivamente.

É um dos melhores livros que já li do Stephen e já ganhou espaço no meu coração, estou muito apegado a ele.
Gustavo Kamenach 18/06/2023minha estante
Te falei que era perfeito! Haha

Lukas_Gabriel 18/06/2023minha estante
amigo simm!!! esse livro é incrível, terminei e não consigo parar de pensar nele haha

Meus Anos Em Livros 18/06/2023minha estante
Suas resenhas são sempre muito boas! E me sinto segura em ler porque não tem spoiler! Parabéns!!! E só pra não perder o hábito, fiquei com vontade de ler esse também! ??

Lukas_Gabriel 18/06/2023minha estante
aah ?? muito obrigado!! é sempre o maior prazer do mundo ler seus comentários!!!
leia por favorrr, esse livro é fantástico e tudo que falei sobre ele ainda é pouco, pois, se eu falasse mais era spoiler hahaha ??

Carolina 28/02/2024

Achei entediante
De todos os livros do Autor (que eu amo muito alias), esse eu achei bem entediante. Foi dificil de ler, o unico conto que conseguiu prender minha atenção foi o segundo,sobre o ex soldado nazista. Achei uns sem pé nem cabeça. Decepcionei. Pode ser talvez porque nao estava na vibe,ou só nao entendi as historias, mas curti nao.
Duana Rocha 14/03/2024minha estante
Me representa demais. Sou super fã de king, já li 17 livros dele mas nesse to me arrastando, completamente entediada.

Carolina 14/03/2024minha estante
Ai,achei que era a unica dessa opinião kkk

Duana Rocha 14/03/2024minha estante
"Tamojunto" kkkk

Guilherme.Maia 11/01/2021

Um livro que deve ser degustado!!!
Stephen king, ou como gosto de chamar: mestre king, consegue mostrar o quanto sua escrita encanta, ele foi e é rotulado, como um escritor de livros de terror, mas ele mostra nesse livro, que está muito acima desses rótulos.
Sua escrita é tão detalhada, que em algumas cenas ou capítulos, a gente se vê dentro daquele cenário, faz a gente viver tudo aquilo, e nesses contos de novela, ele consegue fazer isso de uma maneira muito clara.
Cada conto que li do livro me encantou, para mim, o livro que tem que ser degustado, eu simplesmente amei, digo mais acendeu uma chama, dentro de mim muito linda, pela leitura.
Obrigado mestre King.
Katia Rodrigues 11/01/2021minha estante
Ótima resenha! Fiquei empolgada para ler o livro.?

Guilherme.Maia 11/01/2021minha estante
Katia nem chega perto das suas, muito obrigadooo.
Você vai amar o livro.

Guilherme.Maia 11/01/2021minha estante
Amiga obrigado por tudo, você vai amar o livro.

Rafael 07/01/2022

Releitura!

Começo o ano tendo uma grata nostalgia com essas estórias. Nesse livro tem tudo do King, desde esperança, medos, a brincadeira com o sobrenatural, a pressão psicológica, os traumas... Mesmo sendo estórias mais curtas, você consegue desenvolver sentimentos pelos personagens.

A esperança que você passa a criar junto com Andy Dufresne em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é o primeiro exemplo. Sendo apresentado pela versão de Red (narrador), temos a vida carcerária sendo demonstrada de formas perturbadoras. Mas isso nã o tira a alegria que sentimos ao descobrir o que tem debaixo da pedra no seu final. "Não há mal em esperar o melhor, desde que se esteja preparado para o pior".

Já em Aluno Inteligente, somos capazes de desenvolver os piores sentimentos com relação ao Todd Bowden e ao Kurt Dussander/Arthur Denker. A cada página somos apresentados a lados ainda mais obscuros de ambos, onde um jogo de interesses e medos fazem com que a cooperação se torne ainda mais presente para que os dois mantenham suas boas aparências. Perturbador, com personagens que você cria uma relação de ódio/nojo, é, pra mim, a estória mais intrigante do livro.

Já o corpo traz a perspectiva da transição entre fases da vida, ou, como King cita, os ritos de passagem. Mas, nesse caso, uma transição de crianças que na sua pureza encaram uma aventura que mudará o rumo das suas histórias. A busca pelo corpo de outro adolescente morto faz com que os personagens encarem uma jornada de descobrimento e crescimento bruscas. "As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem".

Por fim, temos Método Respiratório, que é um retrato social sobre a vida de uma gestante solteira e que pode muito bem ainda ser encontrado atualmente. Eu lembrava o contexto da estória, mas não como ela ocorria. Ao terminar, a sensação de tristeza foi ainda maior.

É um prato cheio.

amandaakk 10/01/2022minha estante
vc me recomendaria ler? quero começar a ler esse autor, mas n queria um pesado logo de cara sabe

Rafael 10/01/2022minha estante
Oi Amanda! Ele tem uns trechos pesados. Sugiro que comece por "Depois" ou "Joyland", que são mais leves e você consegue conhecer mais o estilo de escrita do King :)

amandaakk 10/01/2022minha estante
okk! vou com Joyland ent, obrigada

luke - among the living. 04/06/2020

ESTAÇÃO DE CONTOS.
Curti muito essa seleção de contos, mesmo.
Não sei a opinião geral, mas meu preferido é o segundo, Aluno Inteligente.

O único adendo que tenho é que assim como o próprio King diz no posfácio, eles são longos, beem longos ao ponto de cair na linha tênue entre conto e romance.

Mas isso não atrapalha em nada. E acho que a grande maioria vai preferir aqueles com adaptação cinematográfica, e tudo bem :)
Rogério Duarte 04/06/2020minha estante
Os três primeiros foram adaptados para o cinema...

luke - among the living. 04/06/2020minha estante
Obrigado pelo esclarecimento Rogério, nunca vi o fllme sobre ele. Vou goooglear depois :-)

Rogério Duarte 04/06/2020minha estante
Chama-se "O Aprendiz", com Ian McKellen...

Sandrinha 20/11/2023

Excelente livro!
Adorei todos às quatro novelas da coletânea do mestre do terror.
King estava em plena forma criativa, escreveu as histórias do livro após ter escrito sucessos consagrados como: Salem(o corpo)  o iluminado(aluno inteligente), zona morta(Rita Hayword),  Firestarter, a incendiária(método respiratório)

Já está mais que provado que King tem talento suficiente para transformar situações do cotidiano em excelentes histórias. Do drama ao terror, King nos leva a conhecer a natureza sombria do ser humano e o que somos capazes de esconder.

King nos fala de amizades verdadeiras, esperança, perseverança, determinação e as consequências de uma má escolha.
Gostei de todas, mas aluno inteligente foi o melhor, insano! Perturbador!

1 ? Primavera;
Rita Hayword e a Redenção de Shawshank
Ótima narrativa e filme.
Andy Dufresne, um banqueiro, é condenado a prisão perpétua com um desejo inalterado e permanente de liberdade.
Aprendeu a conviver com uma realidade totalmente diferente da que vivia. Andy tinha um desejo de liberdade e o fim do pesadelo que vivia.

2 - Verão da Corrupção
Aluno inteligente
Todd é um jovem viciado em histórias da Segunda Guerra Mundial e das atrocidades cometidas nos campos de concentração. Desenvolve uma amizade com um vizinho que tem um passado nazista.
Começou como uma brincadeira e se tornou um grande problema.

3 ? Outono da inocência
O corpo
Um grupo de amigos se depara com a curiosidade de vê um cadáver e se aventuram em uma viagem de descobrimento e amadurecimento.

4 ? inverno no Clube
O Método Respiratório
Um clube recebia cavaleiros para contar histórias. Um médico ensina técnicas de respiração a uma mulher grávida, sem imaginar o tamanho do impacto que isso terá na vida dela.
LucianaSKHP 21/11/2023minha estante
Obrigada pela curiosidade sobre as datas que ele escreveu as histórias, estou lendo o livro e estava me perguntando por que todas as histórias são nos anos 70 se o livro é de 82. Ajudou muito!?

Sandrinha 24/11/2023minha estante
De nada, Luciana! Adorei o livro, espero que você goste. É um dos melhores de King??

Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Ari Phanie 21/10/2021

Outono sempre foi minha estação preferida.
Como sempre, livro do King é um desafio pra mim. Nunca sei o que vai rolar em um livro dele, mas normalmente minhas expectativas são baixas. Os Kinglovers que me desculpem, mas é difícil o homem me agradar completamente. Nesse livro em questão, a única certeza que eu tinha era que amaria o conto “O Corpo” porque a história fez parte da minha infância e posterior obsessão pelos filmes dos anos 80. Mas o resto era marrom pra mim.

O primeiro conto intitulado Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank começou muito bem, muito interessante, boa trama, bons personagens, mas chegou ali na metade, ou um pouco antes disso, desandou. King meteu o seu bom e velho uso excessivo de palavras, e começou a enrolar e encher linguiça, e isso começou a me entediar e me fazer perder o interesse. No entanto, o final é bom. Gostei muito da conclusão e se o King não tivesse sido tão prolixo, o conto teria sido uma experiência melhor pra mim. E o que é raro de acontecer, o filme é melhor. Nota: 6,5

O segundo conto Aluno Inteligente é assustador pra cacete. Eu comecei achando que o guri era só um moleque estúpido se achando inteligente demais (o que é isso mesmo) e que o velho nazista ia jogar um jogo de gato e rato com ele, mas ledo engano. A coisa começou a ficar esquisita muito rápido, e depois de um tempo, ficou claro que a história não seria nada do que eu tinha imaginado. Preciso dizer que eu não gosto e não costumo ler livros pela perspectiva do psicopata. A não ser que eu não saiba, o que foi o caso aqui. Então, ler esse conto foi como estar preso dentro da cabeça de um serial killer. A experiência não me foi agradável, foi quase claustrofóbica, mas eu não conseguia largar a leitura, esperando e rezando para o par de psicopatas se darem mal. Não posso dizer que o final me agradou 100%, mas foi bom o suficiente. Nota: 9

O terceiro conto chamado O Corpo foi o meu favorito, como eu sabia que seria. Conta Comigo é um dos meus filmes preferidos da vida. Eu amo a simplicidade, melancolia, os simbolismos e a temática forte da amizade. O conto cumpre o que promete e cumpre o que eu esperava; é comovente, estranha como a pré-adolescência pode ser, e cativante. Eu já amava a história, demais, mas o conto me emocionou ainda mais do que o filme faz. Então, ele é o melhor pra mim e, na realidade, eu só peguei esse livro para ler por causa dele. Nota: 10

No último conto o King usou o recurso de contar uma história dentro da outra, e eu nunca gosto quando ele faz isso. Misery foi mediano pra mim em parte por causa disso. Parece um livro de recortes. E, para além disso, o começo não me pegou, o que me fez empurrar com a barriga. Mas, devo dizer que a historinha me surpreendeu de um modo positivo. A mulher grávida enfrentando uma gestação solitária e também o preconceito da sociedade foi interessante. Mesmo assim, não foi o suficiente para fazer grande diferença pra mim. Nota: 6

Enfim, esse foi outro livro do King mais ou menos pra mim. O Corpo foi o ponto alto, e a experiência foi válida por conta dele. Que venha o próximo.
Craotchky 21/10/2021minha estante
Queridíssima Ari: achei excelente essa sua obsessão quanto aos filmes dos anos 80. Sobre Shawshank até achei que sua avaliação seria pior, a julgar pelos seus históricos. Fico imaginando o motivo para sua repulsa em ler algo do ponto de visto de psicopatas... Já tem ideia de qual será o próximo?

Ari Phanie 21/10/2021minha estante
Menino, filmes dos anos 80 fizeram minha infância e adolescência. Conta Cmg, Goonies, Caça-fantasmas, Curtindo a vida adoidado, posso citar milhões pelos quais sou apaixonada kkk Melhor época do cinema.
Olha, odeio ler pela perspectiva de um psicopata pq eu n consigo criar vínculo com o personagem, n vou ter empatia, então normalmente eu n vou me ligar à experiência, vai passar em branco.
Ano que vem qro ler Depois e O Cemitério.

Leticia 17/12/2021minha estante
Eu amo o filme "Conta Comigo", sou fascinada por filmes anos 80. Quero comprar este livro justamente pelo conto "o corpo". Outro livro que gosto muito do King é "A hora do lobisomem", que foi adaptado no cinema nos 80.

Viviane 22/06/2020

4 incrível história
Nao possso dizer que este e um dos meus livros de contos do mestre preferido, pois neste quesito ainda tem sombras da noite que e de tirar o folego, mas neste aqui também e muito bom, e uma coletânea de 4 contos ( ou novelas como o king gosta de falar) de todos o que mais me prendeu foi o primeiro conto que gerol o filme um sonho de liberdade, nao que os outros 3 sejam ruins longe disso afinal estamos falando de Stephen King.
Lais544 22/06/2020minha estante
Que legal, gostei muito que li do Stephen mas não sei se iria gostar desse formato de vários contos em um livro..

Viviane 22/06/2020minha estante
Tenho certeza que sim, afinal é King, kkkk( sou meio suspeita para falar) , tem uns livros ótimos como ao cair da noite, sobras da noite, tudo e eventual