Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Reg 30/05/2024

Gostei bastante. Amei o primeiro conto, é meu preferido do livro, o conto que deu origem ao filme um sonho de liberdade, que também amei. O segundo preferido é o último conto, o método respiratório, ele dá um ar melhor de Stephen King

Camila.Oliveira 29/05/2024

Vou começar dizendo que esse é um livro de contos, e não uma narrativa completa, há quem curte e há quem não, eu particularmente gosto.

É composto de 4 contos onde Stephen King traz para nós, as facetas da personalidade humana diante das adversidades, das situações inusitadas.

O nome do livro é quatro estações, um título inteligente e que abrange o todo dos contos.

Representando a Primavera, o primeiro conto nos traz a história de um condenado à prisao perpétua, que na verdade é um inocente.

Verão: Um menino inteligente e fascinado por histórias de guerra, conhece um ex comandante nazista procurado e estabelece com ele uma relação doentia.

Outono: um grupo de crianças que decide ir acampar em busca do corpo de um menino morto.

E, por último, o inverno: Um clube de homens que se reúnem para contar histórias, e um deles conta uma história surpreendente sobre uma moça grávida e o final trágico dela.

Cada história traz consigo uma possibilidade da reação que um indivíduo pode ter diante da ação da vida. Cada história é imersa em um clima que contempla as estações do ano.

Eu, particularmente, gostei de alguns contos e outros não, alguns foram arrastados demais, já que os contos são bem grandinhos.

Ketlin 18/05/2024

Uma jornada interessante pelas quatro estações
Minha primeira experiência com um livro de contos do King, e não decepcionou.

Mesmo com contextos muito diferentes entre si, todos eles foram capazes de fazer eu me envolver com alguns dos personagens e me sentir a cada página mais imersa na história.

Meu favorito e, na minha opinião, com todos os ingredientes de algo escrito pelo autor, foi A Redenção de Shawshank. Me emocionou do início ao fim, inclusive me levando de volta às lembranças do chefe Edgecombe em "À Espera de um Milagre" e, se eu tivesse que dar uma nota, com certeza seriam 5 estrelas.

O segundo e o terceiro contos, Aluno Inteligente e O Corpo, não deixam de ser boas histórias com profundas reflexões, personagens bem construídos que inspiram a nossa simpatia ou nosso mais puro ódio, e aquele toque de suspense que faz o leitor querer saber o que acontece no final. Mas ao meu ver, se arrastam mais que o necessário e não perderiam em nada se tivessem várias páginas a menos, além de um final mais digno.

Por fim, o último conto foi uma grata surpresa que devorei toda no mesmo dia. Em "O Método Respiratório" me vi com vontade de ouvir mais e mais histórias contadas no misterioso clube de cavalheiros, e também de saber mais sobre aquele lugar tão mágico. Acho que é só por esse motivo que eu não daria todas as estrelas pra essa história.

Resumindo, é um ótimo livro pra se mergulhar e esquecer do mundo ao redor. Sem dúvida me interessou em ler mais obras de contos do autor.

David.Sousah 15/05/2024

Um Show de King
Esse é minha primeira vez lendo livros desse autor e posso dizer aos Senhores que Amei?
A Forma como o King vê e trata as facetas da personalidade humana relacionadas às estações é simplesmente incrível.
Não é a toa que é um dos mais renomados autores estrangeiros.

mochileira 13/05/2024

Não sou fã de contos e desta vez não foi diferente.
Não sou fã de contos, então não foi um livro que me deu prazer ler. São quatro contos, e dos quatro, gostei apenas do primeiro e do último.

O segundo e o terceiro não são meu estilo então foi uma leitura arrastada.

dudizz 05/05/2024

??????
São 4 contos totalmente únicos e que você precisa entrar na história pra poder aproveitar.

Todos eles tem seu potencial, mas o que menos gostei foi o último: método respiratório. Apenas por ser a história que menos me conectei.
Os outros eu achei que foi mais completo e com mais ?emoção?

Ver esse lado humano do King é bom pra dar um quebra nas premissas sobrenaturais dele, isso só mostra que ele sabe escrever qualquer coisa?

É um ótimo livro, principalmente pra quem foge do terror dele.

ghlguilherme 29/04/2024

No geral é um ótimo livro de contos do King!
Por ser um livro de contos minha nota final para o livro foi baseada na média das notas que dei para cada conto individualmente.
O primeiro conto sobre Shawshank foi o meu preferido do livro. A adaptação para o cinema com o o filme Um Sonho de Liberdade (1994) é até hoje um dos meus filmes favoritos e a história do livro não fica atrás. Esse conto eu classifico como 5 estrelas, tanto pela história que tem uma narrativa muito boa por parte do Red quanto pelo desfecho.
Já o segundo conto "Aluno Inteligente" eu classifico como 4 estrelas, não chegou a ser o meu favorito mas os personagens são bem construidos, é um conto mais pesado, com algumas passagens que são até difíceis de ler, mostrando a desenvoltura do King para criar personagens complexos como o caso do garoto e do velho que desenvolvem uma relação meio que doentia tendo como base as atrocidades cometidas pelos nazistas na segunda guerra mundial.
O terceiro conto foi o que menos me envolveu dos quatro, daria uma nota 2 para esse conto. Não que ele seja ruim mas perto dos demais não tive aquela vontade de saber o que aconteceria e nem teve um plot muito bom.
O quato conto sobre o médoto respiratório possui aquela característica dos contos de terror que o King é especialista, no começo fiquei intrigado sobre o que seria a história, a partir do terço final do conto foi ficando cada vez mais interessante, e o final é legal também. Daria uma nota 3 para esse.
Fazendo a média das notas classifiquei o todo como um 3,5/5 e recomendo fortemente a leitura, principalmente dos dois primeiros contos do livro, principalmente o primeiro que é o meu preferido.

Mah 19/04/2024

Amo quando tem uma referência a outro livro dele
As 3 primeiras histórias tem adaptação cinematográfica. Eu estava assistindo os filmes antes de ler e foi uma experiência ainda melhor, porque a história acabava ficando mais interessante.

Acredito que vou manter essa fórmula com todo livro que tiver filme/série.

Minha favorita foi a 3°, o corpo. O filme tmb é muito bom.

Bru 03/04/2024

Depois de um mês, finalmente terminei esse livro que quase me deu uma ressaca literária.
Esse é o segundo livro que leio do King e nao pretendo pegar outros livros dele que tenham mais de 350 páginas.

Achei o segundo conto mais pesado e difícil de digerir, tive que parar de ler 2 vezes por alguns dias pra conseguir continuar sem abandonar. Esse conto, dava pra ter informações mais relevantes e ter sido menos enrolado.

Gostei mais do primeiro e do último conto, foram mais curtos e mais envolventes.

Emi2153 23/03/2024

Ignorar
Olá, estou fazendo esse texto apenas para encher a resenha e os livros aparecerem no desafio. Livro bom.

Yulee Zin 22/03/2024

As quatro faces de Stephen King
Romances curtos ou histórias longas? Nem o autor sabe dizer. "Quatro Estações" reúne quatro contos/novelas/"romancetes" do King escritos em épocas diferentes, porém interligados por um detalhe ou outro. Não é necessário lê-los em ordem, mas diria que ajuda "pescar" melhor as referências.

Cada história representa uma estação, e passam por gêneros diferentes. A primeira é um drama penitenciário sobre esperança, a segunda um thriller perturbador entre um menino viciado no Holocausto e seu vizinho supostamente ex-nazista, a terceira uma aventura de um grupo de pré-adolescentes em busca de um corpo e a última um terror (sobrenatural? cósmico?) sobre um curioso clube e um parto atípico.

Meus contos favoritos foram "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" e "Aluno Inteligente". Não que os outros sejam necessariamente ruins ("O Corpo" sendo o mais fraco deles), contudo, são bem inferiores às obras-primas que são os primeiros. A leitura do livro, em geral, pode ser bem lenta, mas é uma obra do King que recomendo por provar sua habilidade de contar histórias.

Nota: 3.5/5

Júlia 19/03/2024

Mais um livro do King lido em 2024, e, dessa vez, alguns contos que me deixaram em completo choque.
É como eu sempre digo sobre o autor: ele consegue fazer você se sentir dentro do livro. Mas, às vezes, a sensação é tão forte que chega a assustar. Vai com calma aí.

Merci0 14/03/2024

Sthefan King sempre surpreende
Primeiro conto é um clássico da história e estilo de escrita do king, não sabemos se o o personagem principal é culpado ou não, uma hora torcemos por ele outra não.

O segundo conto muda totalmente a onde da nossa cabeça, pensamos que é apenas um garoto curioso sobre o holocausto não um psicopata maníaco.

O terceiro conto é um estilo It a coisa de adolescentes vivendo uma aventura, sem muito mistério ou drama.

E o quarto e último conto é um cara mais velho tentando adentrar a sociedade estranha, a história se enrola um pouco até chegar no clímax, mas no geral é bom, eu só mudaria a ordem dos contos.

1 3 4 2

Talvez o livro fosse mais fluido assim.

Taise.Arruda 07/03/2024

Quatro estações e 4 histórias diferentes
Primavera: história de um condenado na prisão e seus dias.
Verão conta história de um menino viciado em história de guerra que conhece um nazista procurado.
Outono conta a história de 4 amigos que saíram para acampar e procurar um corpo.
E por último o inverno que fala sobre história de Sandra, moça solteira que fica grávida e faz seu pre-Natal e tem desfecho inesperado

Joy 01/03/2024

Espetacular
Quatro Estações reúne quatro novelas escritas pelo King com foco no drama e nas relações humanas, todas as histórias abordam com maestria temas como liberdade, poder, amizade e confiança.

Essa foi uma leitura maravilhosa de fazer e mais uma vez o King me fez ficar completamente imersa em suas narrativas, ao fim de cada história o sentimento que predominava era o anseio por me aprofundar mais nas relações criadas durante poucas páginas, o equilíbrio perfeito entre drama e suspense trouxe para as novelas uma visão mais bruta e dolorosa do ser humano e das suas dores e necessidades mais obscuras.

Quatro Estações é uma ótima escolha para quem quer conhecer a escrita do King mas ainda não se sente confortável para se aventurar pelo terror, nessas quatro histórias mais curtas é possível ver o melhor do King e como ele é mestre não só do terror mas em se aprofundar nas mais diversas camadas do ser humano.