Espera

Espera Maggie Stiefvater

Resenhas - Espera

Clio0 04/06/2022

Se você comprou esse livro antes de ler o primeiro, não se desespere: a trama é igual. Em Calafrio, Grace ajuda Sam a se livrar da maldição dos lobisomens. Em Espera é a vez dela. Raso assim.

Há um pouco mais de desenvolvimento dos personagens, mas isso se dá devido a temática que a autora resolveu abordar como pano de fundo: a ânsia de amar. Algo assim poderia ser plenamente justificável no primeiro livro (zoofilias a parte), porém torna o segundo monótono, evidenciando a repetição da trama.

Esse tipo de tática de escrita é geralmente empregada e muito bem vinda em fanfics, cujo principal propósito é enriquecer a história original. Em um livro publicado da própria autora se torna pura encheção de linguiça.

arthurnumeriano 22/05/2012

Um livro que serve para desenvolver os personagens
Antes de tudo, preciso falar sobre uma mudança bastante notável na diagramação e na capa de Linger com relação a Shiver. O primeiro livro da série ganhou uma capa diferente da original, mas é belíssima e transmite o clima do livro. Entretanto, quando enfim foi anunciado o lançamento de Linger, os leitores, principalmente os fãs da série The Wolves of Mercy Falls, foram pegos de surpresa: não só a capa, como também o tamanho e a diagramação de Linger distanciavam-se completamente de Shiver. A editora Agir afirmou que a mudança foi feita por motivos econômicos, algo que particularmente achei desrespeitoso. Mas agora vamos ao que interessa: a história de Linger.

Em Linger, Grace e Sam devem lutar para ficar em juntos. Para ela, isso significa desafiar seus pais e manter um segredo muito perigoso a respeito de seu próprio bem-estar. Para ele, isso significa lutar contra seu passado de lobisomem... e descobrir uma maneira de sobreviver no futuro. Adicione a essa mistura um novo lobo chamado Cole, cujo passado tem o potencial de destruir toda a matilha, e Isabel, que já perdeu seu irmão para os lobos, e, apesar disso, se sente atraída por Cole.

Após o evento inesperado no final de Shiver, Sam está vivendo algo que nunca achou ser possível: viver sem o temor de se tornar lobo novamente. Enquanto isso, tem alguma coisa errada com a saúde de Grace; ela está cada vez mais debilitada, fraca e febril. Sam imagina o que seja e, apesar de ambos correrem atrás de uma forma de evitar que aconteça, ele sabe que só resta uma coisa a fazer: esperar.

Como não há muita evolução no desenvolvimento de Sam e Grace e eles passam o livro inteiro basicamente esperando o acontecimento, Maggie Stiefvater dá a dois personagens a chance de contar a história através de seus pontos de vista: Isabel e Cole. Uma é a garota mimada que conhecemos no primeiro livro; o outro é um membro de uma banda de rock que está passando pelas suas primeiras transformações em lobo.

É interessante ver como a autora consegue dar um gás à história com esses dois. E não só isso: é ainda melhor ver como eles lidam um com o outro e com o passado ainda não cicatrizado de ambos; Cole precisa se adaptar à dolorosa virada na sua vida e Isabel percebe que tem que amadurecer. Diferentemente de Sam e Grace, que formam um trágico e delicado casal, Cole e Isabel são um par agitado e rebelde. E Maggie Stiefvater, mais uma vez, não erra ao preferir enfatizar o lado sentimental do romance sobrenatural ao lado propriamente sobrenatural do romance.

Assim como Shiver, Linger não tem um grande clímax, até porque, como já deu para perceber, não é esse o objetivo da série. A escrita da autora continua linda, poética e triste, assim como é o inverno. É o único (único mesmo!) romance de que eu gosto e com o qual me identifico. É uma história que tem profundidade e que comove e encanta os leitores.

Jess 19/02/2023

É realmente um livro da Maggie Stiefvater?
É chato. Muito chato. Eu não tenho nada de bom para falar sobre essa leitura, e senti muita raiva de como os personagens e os relacionamentos entre eles são abordados.

É mais uma história insuportavelmente tediosa de adolescentes que acham que o mundo está contra eles, do que uma história de pessoas que se transformam em lobos durante o inverno. Teria sido uma boa história, se fosse melhor desenvolvida.

Me deu sono e uma enorme vontade de abandonar a leitura desde o início. Mas não sou esse tipo de leitora, e me odeio um pouco por conta disso.

Tania 07/08/2021

Achei o primeiro tão fofinho, mas esse achei a escrita arrastada, cansativo e muito parado...Vou continuar lendo a série com a esperança que melhore(afinal já comprei os outros)....Vamos ver como se desenrola os outros livros da série, por enquanto pararia no primeiro.

Madu 21/09/2021

"Não me esqueça. Não... não se perca"
O QUE FOI ESSE LIVRO???

Até mais ou menos 70% tava um tédio, como o nome diz, tivemos que esperar. O final frenético compensou o resto.

Amei o novo personagem, o Cole se tornou meu favorito. Ele deu um gás na história e teve um baita desenvolvimento. Os povs dele me prenderam muito e tiraram o tédio, acho que foi a única coisa que me fez continuar lendo.
Apesar de gostar da escrita poética da Maggie, as vezes ela fica muito chata e detalhada. Além de não haver motivo pra usar palavras como "demasiado" se são jovens falando.

Não entendi algumas coisas, mas já me apeguei tanto a esses livros que nem ligo mais pra esses detalhes, aprendi a apreciar e me conectar com essa saga.
Ansiosa pra ler o 3.

Fê @nanndaffer 17/11/2020

"Querer ser lobo não necessariamente faz alguém ser ruim -- disse Cole num tom neutro -- E querer ser humano não faz alguém ser bom."

Kaicchan 09/04/2023

Demorado e poético
Em Espera acompanhamos a continuação da história de Sam e Grace, dessa vez entrelaçados com o ponto de vista de Isabel e de um novo personagem, Cole.

Particularmente gostei mais de Calafrio do que de Espera, achando a trama um pouco demorada demais para se desenrolar e um pouco de ?mais do mesmo? do que foi encontrado no primeiro livro, mas a escrita poética e quase mágica de Maggie me fizeram gostar muito de cada capítulo que li.

Um livro que dá para ser lido rapidinho e que, provavelmente, é uma boa ponte entre o primeiro e o terceiro da trilogia.

Lia 17/09/2021

Eu não sei o que dizer sobre esse livro. A cada página, uma lágrima. A cada capítulo, mais tristeza. Grace é triste, Sam é triste. Cole é infeliz. Isabel esconde a tristeza. Eu amo essa história. Eu odeio esse livro.

Luchi 13/06/2021

Demorou pra engatar, mas valeu a pena
"Espera" é o segundo livro de uma trilogia de fantasia e romance sobrenatural. Mas os lobisomens (aqui chamados apenas de lobos) não são clichês como esperado.
Li o primeiro livro da trilogia em 2017, então não lembrava quase nada da história, o que dificultou pra me habituar ao ritmo, além de ter tentado ler esse livro algum tempo atrás também, mas acabei abandonando.
Demorou pra o livro me prender e a minha vontade, muitas vezes, foi de abandonar de novo. Só do meio pra o final, que a leitura engatou e gostei bastante.
O livro é bom, e por ser uma continuação, ele tem o objetivo de desenvolver mais os personagens e a história, mas algumas vezes senti que enrolou demais, por isso demorei pra me acostumar ao ritmo do livro.
Gostei muito do plot e da abertura que ele deu para o próximo livro, provavelmente lerei "Sempre" em breve.
Sobre os personagens, Grace estava MUITO chata durante o livro quase todo, mas gostei do desenvolvimento de Sam e mostra o quanto ele estava perdido depois de perder Beck.
Amei ver a história também pela perspectiva de Isabel e Cole, gostei muito dos dois e espero ver mais interações deles no próximo livro.

May 12/02/2011

Espera - Maggie Stiefvater
Esse com certeza foi o livro que li mais rápido em toda a mina vida. Nem sei por onde começar a falar dele.
Em Calafrio quem contava a história era Grace e Sam, em Espera são Grace, Sam, Isabel e Cole. Embora eu goste muito da Grace e do Sam contando, também amei a adição de Cole e Isabel, deu para ver todos os pontos do livro.

Uma palavra que descreve bem a história é: Tenso. Sério, tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e eu passei a gostar menos ainda dos pais da Grace. Como assim eles simplesmente voltam a cuidar da filha, já que durante anos ela fez tudo sozinha? Fiquei com muita raiva deles.

E o novo lobo, Cole, é uma peça muito importante na história. Sem ele, o final seria bem mais triste. Isabel também tem grande participação, já conhecendo o segredo e tudo mais.

Para o blog: http://nerdleitora.blogspot.com
Cris Paiva 16/09/2011minha estante
Poxa, que droga! E eu achando que ia conseguir ficar sem ler a continuação... agora vou ter de correr atrás!

Virginia 16/11/2023

Procura-se terapeuta
Linger - um amor adiado é o segundo livro da trilogia e dá continuação à história de amor entre Sam e Grace, introduzindo novas personagens e abrindo os escopo para outras já conhecidas.

Sam conseguiu sobreviver à cura de Isabel e agora é humano a tempo inteiro. Não precisa mais de se preocupar com o inverno e o frio. Ele agora pode ser só mais um rapaz normal, com a vida toda pela frente. Depois de tanto tempo negada essa possibilidade, Sam sente-se perdido, sem um rumo claro e definido para a sua vida. Para além disso, com a ausência de Beck, é ele agora o responsável pelos lobos de Mercy Falls e o rapaz não sabe como lidar com essa nova responsabilidade. A sua única constante é a sua namorada, Grace.

Grace não podia estar mais feliz: Sam é o seu namorado e ele agora é humano. Mas, mais uma vez, a sua felicidade pode ser de curta duração. O seu corpo está a ser acometido por febres e fraquezas, como se quisesse transformar no lobo que ela nunca foi. A acrescentar a isso, Grace tem ainda que lidar com a crescente animosidade dos pais para com Sam.

Gostei do facto de neste livro, a autora ter afastado os dois um do outro para lhes dar espaço para crescer e assim explorar mais as suas personalidades individuais. Uma coisa que eu vi por essa internet fora foi a crítica aos pais de Grace. Sim, os pais de Grace não são os melhores pais. Por anos, deixaram-na à sua mercê, tomando atitudes que fazem lembrar dois adolescentes, nunca demonstrando genuína preocupação com a filha. Agora, com a presença permanente de Sam na vida de Grace, parece que de repente acordaram para a parentalidade e passam a controlar mais a filha, quase que adquirindo uma atitude hostil em relação a Sam. Naturalmente, Grace ressente-se dessa súbita atenção, o que os afasta ainda mais. Pessoalmente, creio que ambas as partes estão erradas e que necessitavam de uma boa conversa. A forma como os pais de Grace agem para com a filha não é correta, mas as próprias atitudes de Grace para com os pais também não é correta. Esta guerra que permeia todo o livro irritou-me um pouco, pois tudo se resolveria se apenas as personagens falassem umas com as outras, sem pensarem que possuem a superioridade moral.

Para além de Sam e Grace, Stiefvater introduz o ponto de vista de mais duas personagens: Isabel e Cole St. Clair. Gostei muito do facto da autora ter dado mais destaque a Isabel e da amizade improvável que se forma entre Grace e Isabel. Cole St. Clair é uma nova personagem que chega a Mercy Falls. Foi interessante os paralelos que se formaram entre Cole e Sam. Enquanto Sam nunca quis ser um lobisomem, Cole, por outro lado, abraça totalmente a situação, vendo na transformação uma forma de libertação. Tentar descortinar esta personagem foi realmente desafiante.

Em suma, creio que teria aproveitado melhor o livro, não fosse toda a situação entre Grace e os pais que me incomodou bastante.

Vânia 28/11/2011minha estante
Ficou ótima, Amiga!
Gostei da referência ao Cole :)

Lud 28/11/2011minha estante
Obrigada, amiga! :D

Ana 15/10/2021

Eu amo essa série..?
Apesar de não ser uma série muito conhecida,todas as pessoas que gostam de um romance fofo e fantasia deveriam ler esses livros. Essa série é a minha favorita e o que eu mais amo nela são os personagens,eles são tão reais e encantadores. Enfim,apenas leiam "Os lobos de mercy falls".

Marí Amo 21/06/2020

Surpresa
O livro flui muito bem. Começa despretensioso apesar de ser o segundo volume da trilogia. Personagens passam a ter mais destaque e não se conectam muito bem até a metade do livro. Quando tudo se encaixa é que o mistério realmente se consolida na história. Ansiosa pelo terceiro e esperando um final bom, pra todos os personagens.

Leticia.Carica 31/01/2022

Estou amando como a autora está levando essa história e no desenvolvimento pessoal de cada personagem, a última página foi simplesmente perfeita kk