Aprender a Viver

Resenhas - Aprender a Viver

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo 07/08/2023

Aprender a viver
"Aprender a Viver" é um livro que vale a pena ler. Ele nos ensina como viver uma vida boa e significativa, mesmo em um mundo que muitas vezes parece cruel e injusto.
REcomendo.

pizarrel 15/03/2022

Nem entendi o que li.
Primeiro livro 1 estrela da minha coletânea de lidos justamente porque foi uma leitura que não li por espontânea vontade, e sim para trabalho da escola. Eu não gosto de filosofia, infelizmente, queria mudar isso, mas esse livro não foi uma porta para me fazer querer mais de filosofia. Para amantes da filosofia, pode ser uma obra ótima, mas pro meu gosto literário foi bem cansativo.
você cursa o que?

pizarrel 15/03/2022minha estante
Keyla, nada KKKKK. Eu tô no 1EM. Esse livro era pra um trabalho.

keyla 15/03/2022minha estante
ahhhh, é que você postou sobre IF, pensei que era a faculdade

pizarrel 15/03/2022minha estante
Ah, sim. Eu tô fazendo o técnico + ensino médio lá

de qual estado?

pizarrel 15/03/2022minha estante
Maranhão, tu também estuda no IF?

keyla 15/03/2022minha estante
naoo, mas a ifpr fica pertinho da minha casa kkkkkk eu estudo na uepg

pizarrel 16/03/2022minha estante
Que top, faz que curso?

keyla 16/03/2022minha estante
economia

pizarrel 17/03/2022minha estante
Bom dms

Cris.Aguiar 25/11/2022

Muito bom!!
Achei um excelente livro para entender um pouco mais da passagem da história do pensamento (a filosofia) desde os estóicos aos contemporâneos.
Não é um livro fácil, principalmente da filosofia moderna em diante, porém o esforço do Ferry deu frutos, com um pouco de calma e alguma pesquisa na internet (vídeos-aulas no Youtube), consegui entender exatamente a conclusão que ele chega para elaborar a Theoria, Ética e Salvação para os dias atuais.
O "alargar o pensamento" fez sentido para mim.

Se você gosta do assunto, quer conhecer um pouco mais sobre filosofia, indico muito esse livro Persista.
E para apoio, gostei muitos dos vídeos do INEF - isto não é filosofia - no Youtube.

Silvana.Freitas 29/12/2022

Como o autor nos relata logo no início do livro, esse projeto nasceu de uma provocação de amigos, exortando-o a escrever uma introdução à Filosofia para pais e filhos, primordialmente pessoas leigas no assunto. Luc Ferry aceitou e o resultado foi "Aprender a viver".

Ele apresenta uma perspectiva, ao menos pra mim, inédita: diante da consciência da finitude da existência, a filosofia nasce da tentativa do ser humano de descobrir como aproveitá-la da melhor maneira possível. Como viver esse tempo contado e não apenas isso: como vivê-lo sem ser atormentado pelo medo da morte.

Luc Ferry nos leva pela mão desde os primórdios da filosofia até o pós-modernismo, nos apresentando de maneira extremamente didática esse percurso no qual as grandes correntes de pensamento se sucedem umas às outras atendendo às demandas existenciais dos diversos períodos históricos.

É um livro que vale apena ser lido, e sem pressa, já que alguns conceitos, mesmo que bem explicados, podem ser difíceis de absorver pela novidade e profundidade. Mas com toda certeza, é uma leitura transformadora!

Leo 28/01/2012

Não é exatamente um livro de fácil...
...entendimento apesar da tentativa do autor de ser bem didático no que foi abordado.

BelaBelli 19/04/2009

Recomendo
É uma ótima leitura, até mesmo para quem diz que não gosta de filosofia. Faz pensar e ver a filosofia de maneira diferente, melhor ainda para quem já gosta. Linguagem simples, objetiva e direta.

Paulo Henrique 27/03/2023

Filosofia simplificada, mas ainda é filosofia.
Um livro de difícil leitura por mais que o autor informe que ele resumiu e simplificou o tópíco. Porém a filosofia é para quem gosta, para quem tem paciência para brincar com as palavras, com a lógica, com o incerto. A parte que mais me interessou foi a viajem sobre o pensamento humano e a nossa necessidade de entender de onde viemos e para onde vamos e como isso criou correntes de pensamento diferente, as religiões mais exatamente.
Eu gostei, aprendi muito e refleti bastante sobre o que é dito, tanto que resolvi comprar o volume 2 que fala dos mitos gregos.

Nat 13/04/2009

Muito bom!
Ótimo pra quem está começando a estudar Filosofia. Como as meninas falaram, ele é bem claro, objetivo, didático e destaca o que é essencial saber dos principais pensadores, antes de se aprofundar em cada um deles.

Raphael 24/12/2020

“Aprender a viver” de Luc Ferry. Esta obra com nome de livro de auto ajuda na verdade trata-se de um livro de filosofia apresentando assuntos sérios e profundos de uma forma mastigada para não iniciados no ramo.
Luc Ferry, francês, foi ministro da educação em seu país e escreveu já diversas obras voltadas para a filosofia. Aqui vemos um panorama bem amplo de mudanças de perspectiva nos sistemas de pensamento filosófico em geral. Antes, contudo, ele estabelece a distinção básica entre filosofia e religião, conforme veremos em seguida.

Para que serve a filosofia? Na abordagem aqui apresentada, filosofia encontra sua fonte mais profunda na reflexão sobre a finitude do ser humano. Em outras palavras, ela ajuda a afastar o medo da morte, que tanto aflige o ser humano pensante. Eis o ponto em que filosofia e religião possuem algo em comum. A resposta para esta inquietação, contudo, diverge conforme a perspectiva adotada. Com efeito, para a religião, o conforto no tocante a este problema reside na fé em uma vida melhor e posterior, na presença divina. A filosofia, por sua vez, tratou dessa questão das mais variadas formas conforme o pensamento filosófico foi se sucedendo na história.

Comecemos com uma rápida passagem pelos gregos antigos: a ética deles dizia que o universo era um todo ordenado e a vida boa pressupunha um encaixe nesse todo cósmico, algo que eles denominavam como “lugar comum”, ou seja quando atingimos a excelência naquilo que fazemos estamos agindo de acordo com a ordem cósmica. O olhar deles para a morte, por sua vez, era de resignação pois, conforme sustentavam, somos feitos da mesma matéria em que o cosmo foi criado e, após a morte, passaremos simplesmente por uma transformação, voltando para o todo ao qual sempre pertencemos, na forma de átomo mesmo. Era uma perspectiva impessoal do pós mortem: retornamos ao todo cósmico, mas perdemos a nossa consciência. O universo, nessa ótica, possui uma estabilidade absoluta e, por isso mesmo, divina.

O pensamento filosófico-cristão que sucedeu o grego foi muito mais sofisticado. Sobre a ética deles, todos nós a conhecemos e, no tocante ao pós mortem, diziam que proporcionava sim uma experiência pessoal, ou seja, através da salvação divina (atingida conforme seus critérios), teríamos uma vida após a morte ainda com a nossa consciência, nosso corpo, nossa individualidade e ainda um plus: na companhia de entes queridos que já morreram. Fica fácil, assim, perceber o quão sedutora foi a elucubração cristã para a vida após a morte. Não é difícil de vislumbrar os motivos pelos quais tornou-se rapidamente preponderante no contexto social e cultural em que fora elaborada.

Séculos depois, contudo, diante da revolução científica produzida por grandes nomes como Copérnico e Galileu, o homem passou a enxergar o universo sob uma ótica nova, não havendo mais espaço para sustentar a ideia de um Deus que mora no céu, tampouco um cosmos todo ordenado. Passamos, assim, para uma perspectiva humanista no tocante às questões éticas e filosóficas, adotando um olhar mais antropocêntrico sobre as coisas. Diante desse contexto, surge o humanismo e a modernidade.

Na modernidade, em breves palavras, a liberdade se torna o fundamento da moral. Rousseau e Kant trabalham as questões da ética (não abordarei por falta de espaço) e a questão da salvação é justificada em prol de uma causa superior: a revolução, a pátria, a ciência. Tratou-se da última via para atingir a eternidade: conciliar a vida e o ideal, sacrificando-se eventualmente por ele. Parece pouco confortável comparando-se com o projeto de salvação cristão, não é? Lembremos que o homem, nessa época, encontrava-se desnorteado e sem parâmetros após a revolução da ciência moderna.

Nesse contexto, surge o fundador e maior escritor da pós modernidade: Nietzsche. Ele diz que os herdeiros do humanismo que se dizem ateus, ou materialistas na verdade continuam crentes. Não mais por rezarem a deus, mas por acreditar que alguns valores são superiores à vida, que o real deve ser julgado em nome do ideal, que é necessário moldá-lo de acordo com esses valores: direitos do homem, a ciência, a razão, a democracia, socialismo, etc. Nietzsche, aqui, denuncia que a religião foi abandonada, mas o homem ainda encontra-se preso ao que ele denomina de estrutura religiosa do pensamento. Ou seja, nega a vida, em prol do ideal. Eis o nascimento da pós-modernidade.

Augusto 30/12/2020

Excelente
Essa complexa leitura é bum verdadeiro convite para o Autoconhecimento, fugindo de todos os clichês que a autoajuda traz, onde o autor aborda uma realidade desafiadora: saber viver. Vale a pena ler.

Darllan.Senna 09/01/2019

Do Cosmos ao Caos
A Obra de Luc Ferry é um passeio didático pela filosofia. Este percurso é feito divinamente sem perder a genialidade. Não se contentando em ser apenas uma obra introdutória, o autor traz uma interpretação peculiar sobre o conceito de filosofia e suas aspirações. Creio que a partir daí é possível observar, ou homenageando os estoicos; contemplar a linearidade dos pensamentos. Dessa forma podemos ter mais facilidade na leitura destes autores e compreensão mais profunda de suas concepções.

Dhony 08/05/2022

Para iniciar na filosofia
Trata-se de um curso em que o filósofo francês, Luc Ferry, traz um panorama para iniciarmos no estudo da filosofia, tal como nos mostra como se dá a aplicação dela em nossa vida atual.

O estudo é dividido em três pontos: teoria (a inteligência do que é), ética (a sede de justiça) e sabedoria (busca da salvação).

Iniciando no estoicismo, com sua filosofia pautada no cosmos, a obra ainda estuda o cristianismo, a filosofia moderna, o pós modernismo de Nietzsche e, por fim, a filosofia contemporânea.

Minha opinião:
Eu nunca havia estudado muito de filosofia e gostei bastante da obra. O autor busca clarificar os temas, mas não cai no erro de tirar o sentido e a profundidade do que é estudado.
A obra nos ajuda a entender como se formou o mundo em que vivemos.

Vale muito a leitura!

Geisi.Ferla 25/05/2022

Filosofia
Para quem gosta de filosofia e quer entender ou refletir um pouco mais sobre as questões da vida pela visão dos filósofos, vale a pena.

flavisouza 03/01/2016

O livro é de um filósofo francês, novo, mas com dezenas de livros publicados. Tem uma boa didática, é voltado justamente para aqueles que não têm muito conhecimento do assunto. É dividido em 6 capítulo que seguem os "movimentos filosóficos" da história, dos gregos à contemporaneidade. Cada movimento é explicado utilizando 3 pilares: theoria, moral e salvação (isso fez tudo ficar mais claro, bem, quase tudo).

Capítulo 1: O que é filosofia. Simples, claro e instrutivo.
Capítulo 2: Um exemplo de filosofia antiga. Aqui aparece a filosofia grega, estoicos, apaixonante. O mais simples e delicioso.
Capítulo 3: A vitória do cristianismo sobre a filosofia grega. Esse capítulo fala do surgimento do cristianismo.
Capítulo 4: O humanismo ou o nascimento da filosofia moderna. O título é auto-explicativo. até aqui a leitura foi tranquila e gostosa.
Capítulo 5: A pós-modernidade. Aqui entra o bendito Nietzsche. daqui pro final não entendi mais nada. Não achei chato, achei incompreensível mesmo e não entender aqui, não me permitiu entender com precisão o próximo.
Capítulo 6: Depois da desconstrução. Seria a contemporaneidade.

1 | 2 | 3 | 4