Aprender a Viver

Resenhas - Aprender a Viver

1 | 2 | 3 | 4

DeCardoso 03/01/2023

O tal do amor fati
O tanto que o termo amor fati ,utilizado por Nietzsche, foi citado no livro foi absurdo. Mas digo absurdo de forma positiva, pois a ideia realmente foi entrando na minha cabeça.
E aqui segue essa ideia:
"Lamentar um pouco menos, esperar um pouco menos, amar um pouco mais o real como ele é e, se possível, amá-lo por inteiro!"
Ou então...
"A doutrina do amor fati (amor do que é no presente): fugir do peso do passado, assim como das promessas do futuro."
Essa ideia me causou um alívio, porque as vezes nos apegamos em alguns momentos passados, e essa nostalgia pode ser perigosa quando não estamos cientes do momento presente. Assim como quando pensamos demais no futuro, que não adianta de nada se não temos certeza do que está por vir.
Todos temos que ter objetivos e planejar o futuro, na medida do possível e considerado saudável. Mas focar de forma exagerada no futuro, não é interessante também.
Um livro difícil pra mim, me fez pensar demais. Parei a leitura diversas vezes e até pensei que não daria conta de terminar. Mas quando lemos somente livros que nos agradam ou que são fáceis de acordo com o gosto de cada um, as coisas vão perdendo a graça.
Esse livro me sacudiu e não estou habituada a ler filosofia.
Apesar da complexidade, achei interessante.
Recomendo para os leitores que querem começar ou arriscar a temática filosófica.

Bruna.Bandeira 31/12/2022

Meu conselho é, insista
Achei o livro bem truncado no início, um pouco difícil de compreender, mas vai numa crescente melhorando e trazendo boas reflexões para pensar a filosofia e a vida.

Anna Medeiros 31/12/2022

Processando
Não entendi tudo, mas acabei gostando do pouco que eu consegui entender de verdade.

Amo a filosofia, e ler temas relacionados à ela é muito satisfatório.

Toleo 29/08/2016

Deve ser mastigado aos poucos
Luc Ferry faz uma viagem pela história da filosofia sempre abordando três pontos das visões religiosas e filosóficas milenares e contemporâneas, sempre buscando uma equação sobre que doutrina da salvação para se viver bem em busca de algum sentido. Ao final ele indica um caminho que preferiu seguir, ao qual chama de humanismo pós-nietzchiano. Livro excelente para visualizar a construção de pensamentos e significados ao longo da história da humanidade.

Marta 22/09/2016

Filosofia
O livro é ótimo para quem quer iniciar seus estudos sobre filosofia, fornece um bom panorama da história.

MiPaterno 03/12/2022

O livro traz bons questionamentos e uma boa base / resumo da filosofia, porém senti que o autor se repete muito, o que deixou, ao meu ver, a leitura tediosa e chatinha.
Se você adora filosofia talvez goste mais, mas no geral não recomendo.

tiagodamian 08/09/2022

Raso demais para filosofia / Simplista demais para filósofos
Quando o autor envereda por um tópico, começa pelo texto clássico do autor de filosofia;
porém
alí o autor deveria aprofundar-se ou deter-se no tópico e o autor deixa de seguir com o assunto.

Não vou escrever resenha de 30 linhas, o texto não merece.

Rafael 31/08/2022

A singularidade do aprendizado
Esse livro chegou a mim por fazer parte das obras já enviadas pela TAG aos seus assinantes. Confesso que não o compraria se me deparasse com ele na estante de uma livraria. A bem dizer, achei o título até muito pretensioso, pois quem seria capaz de me ensinar a viver? Mas, depois de lê-lo, posso afirmar que a obra entrega o que ela promete. Isto é, as lições filosóficas e os questionamentos ali presentes nos levam a refletir sobre a vida e podem, de fato, nos ensinar a viver. Fato é, que o livro é um convite a descortinar os alicerces das correntes filosóficas que permeiam a história da humanidade. Claro que de uma forma bem resumida e sem muito aprofundar. Contudo, a linguagem acessível possibilita uma primeira compreensão de temas filosóficos por vezes densos, além de ser um convite à leitura e à busca por aprimoramento. O livro é uma grata surpresa e vale muito a pena ler. Se cabe a comparação, enquanto "O mundo de Sofia" é uma introdução à filosofia para jovens, "Aprender a viver" o é para adultos.

Marília 28/08/2022

É um bom começo pra quem quer se aprofundar em filosofia. Gostei do aprendizado mas acho que vou demorar pra engrenar.

Arthur 23/05/2022

Luc ferry faz uma enorme contribuição para o mundo quando faz uma ponte entre os acadêmicos universitários e os amantes da filosofia, traduz de forma concisa e formal a filosofia, livro fantástico

Ivan Ilitch 12/02/2018

Bom para iniciantes
Considerei a leitura bastante proveitosa. O autor consegue explanar os conceitos das principais ?escolas? de pensamento filosófico. Em alguns momentos, a leitura fica mais densa e complexa, exigindo do leitor que releia alguns pontos, o que se deve ao fato, imagino, da dificuldade em se traduzir alguns temas.
De qualquer forma, considerei o livro como uma boa porta de entrada para o tema.

@magalifbr 28/12/2021

Desde a faculdade
... estou para ler este livro... Mas esse ano não fui muito feliz com as escolhas que eu fiz. Ou talvez eu que não estivesse num bom ano...

Sandromar 14/07/2018

Título enganoso
A tradução do título, por assim dizer, não corresponde ao conteúdo do livro, o que pode afastar muitos dele (quando não adeptos a livros de auto-ajuda). Melhor título seria "Breve introdução a filosofia".

1 | 2 | 3 | 4