Aprender a Viver

Resenhas - Aprender a Viver

1 | 2 | 3 | 4

LaraF 21/03/2009

ótimo!!
básico da filosofia. linguagem simples, muitoooo bem explicado - quase didático - e com muito conteúdo. além de encerrar com uma bela mensagem: onde estão os construtores dos novos valores, das novas filosofias, das alternativas para a vida moderna?

Diego 01/04/2013

O livro conta de maneira fácil, a história, os conceitos, as idéias e os autores desde o princípio da filosofia com os gregos antigos até o humanismo moderno. É uma leitura muito prazerosa até para quem nunca teve contato com a filosofia.

Apesar da facilidade da leitura, especialmente porque o livro foi escrito para pessoas leigas, o autor não deixa de abordar todos os pontos importantes e conceitos e terminologias características desse campo.

flavisouza 03/01/2016

O livro é de um filósofo francês, novo, mas com dezenas de livros publicados. Tem uma boa didática, é voltado justamente para aqueles que não têm muito conhecimento do assunto. É dividido em 6 capítulo que seguem os "movimentos filosóficos" da história, dos gregos à contemporaneidade. Cada movimento é explicado utilizando 3 pilares: theoria, moral e salvação (isso fez tudo ficar mais claro, bem, quase tudo).

Capítulo 1: O que é filosofia. Simples, claro e instrutivo.
Capítulo 2: Um exemplo de filosofia antiga. Aqui aparece a filosofia grega, estoicos, apaixonante. O mais simples e delicioso.
Capítulo 3: A vitória do cristianismo sobre a filosofia grega. Esse capítulo fala do surgimento do cristianismo.
Capítulo 4: O humanismo ou o nascimento da filosofia moderna. O título é auto-explicativo. até aqui a leitura foi tranquila e gostosa.
Capítulo 5: A pós-modernidade. Aqui entra o bendito Nietzsche. daqui pro final não entendi mais nada. Não achei chato, achei incompreensível mesmo e não entender aqui, não me permitiu entender com precisão o próximo.
Capítulo 6: Depois da desconstrução. Seria a contemporaneidade.

Fabio.Nunes 17/01/2023

Extraordinário
Aprender a viver - Luc Ferry

Vou começar sem exageros: o melhor livro de filosofia que li até hoje. Explico.
Há um tempo peguei gosto de ler sobre filosofia, ética, e isso, a meu ver, me transformou. E eu buscava nessas leituras mais do que o conhecimento dos grandes filósofos e das grandes ideias. Eu buscava identidade. Buscava respostas para a finitude, para o bem viver e buscava consciência crítica. Entretanto, apesar de ter aprendido muito, muito mesmo, com a história do pensamento filosófico, havia sempre uma lacuna que me deixava frustrado.
Tudo o que aprendi sempre parava nos filósofos pós-modernos, especificamente em Nietzsche, e esse cara simplesmente te deixa num nada, num mundo totalmente desconstruído. Daí que eu nunca consegui criar uma síntese que me ajudasse com as grandes questões. Até esse livro.
Luc Ferry faz aqui um trabalho magistral de explicar os grandes filósofos com foco na vida prática. Mas vai além de Nietzsche, muito além. Ele apresenta uma ideia humanista tão extraordinária que conversou profundamente comigo, e me fez reagir com um belo "puta merda, é isso!".
Uma obra que terei de ler novamente dentro em breve e que mudou minha maneira de ver a vida.
Se você gosta do tema, até hoje não conheci livro melhor.

Flavio 21/05/2017

O texto narra a história da filosofia desde os estóicos, passando pelos textos filosóficos do cristianismo, o modernismo europeu com Kant e Descartes, com uma análise interessante da filosofia de Nietzsche e seu desdobramentos no século XX. É um texto que explica como a forma de pensar de cada época influência, tanto a dimensão subjetiva, quanto a vida social.

João Victor 26/03/2018

A primeira coisa que você deve ter em mente é que apesar do título, não se trata de mais uma autoajuda. O autor percorre as diferentes doutrinas filosóficas e de forma concisa e clara esclarece as características de cada uma delas.
Estabelece também uma aspecto importante na diferenciação entre filosofia e religião, onde a salvação por parte da religião viria através de um Outro, enquanto nas grandes filosofias a salvação viria em virtude da razão.
Excelente livro para quem é fã de filosofia, ainda que não concorde com algumas passagens, principalmente na forma como cita o comunismo. Vale a leitura.
Sandromar 01/07/2018minha estante
O título do livro o derruba!

Darllan.Senna 09/01/2019

Do Cosmos ao Caos
A Obra de Luc Ferry é um passeio didático pela filosofia. Este percurso é feito divinamente sem perder a genialidade. Não se contentando em ser apenas uma obra introdutória, o autor traz uma interpretação peculiar sobre o conceito de filosofia e suas aspirações. Creio que a partir daí é possível observar, ou homenageando os estoicos; contemplar a linearidade dos pensamentos. Dessa forma podemos ter mais facilidade na leitura destes autores e compreensão mais profunda de suas concepções.

Luiza 13/01/2023

Superou todas as minhas expectativas!
Esse título poderia ser melhor trabalhado, porque fica parecendo MUITO um livro de auto-ajuda, a primeira vista. Por isso que eu estava com a expectativa muito baixa ao começar a ler.

Mas o autor me surpreendeu demais! Mesmo que algumas passagens precisem ser lidas com muita atenção para serem compreendidas, é o livro sobre filosofia mais fácil que eu já tive a oportunidade de ler. Realmente te introduz muito bem ao tema.

Indico demais a todo mundo que tem curiosidade pela filosofia, mas não sabe por onde começar.

Ivan Ilitch 12/02/2018

Bom para iniciantes
Considerei a leitura bastante proveitosa. O autor consegue explanar os conceitos das principais ?escolas? de pensamento filosófico. Em alguns momentos, a leitura fica mais densa e complexa, exigindo do leitor que releia alguns pontos, o que se deve ao fato, imagino, da dificuldade em se traduzir alguns temas.
De qualquer forma, considerei o livro como uma boa porta de entrada para o tema.

Beatriz 26/08/2016

Estudo da filosofia numa linguagem simples. Passando por diversas épocas e mentalidades filosóficas

Marília 28/08/2022

É um bom começo pra quem quer se aprofundar em filosofia. Gostei do aprendizado mas acho que vou demorar pra engrenar.

Felipe 03/03/2016

Muito Bom!
Traz um panorama bem claro da história da filosofia, uma ótima obra introdutória!

Anny 11/02/2016

iniciante
Me ajudou muito nesse início de estudo da filosofia não e uma leitura fácil, mas compreensível.

1 | 2 | 3 | 4