O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Vivi 24/02/2024

Um discurso sobre o amor
Ouvi o áudiobook, um interessante discurso sobre o amor por meio de filósofos importantes que mostram como surgiu esse sentimento e procuram explicar por intermédio de uma mitologia grega o que é o amor, são vários pensamentos.

Raul 14/02/2024

Interessante
O Banquete fala sobre um suposto jantar em que teriam estado pessoas como Sócrates, Aristófanes e Ágaton, que discutem sobre Eros (o deus do amor), sua origem mitológica e o papel do amor na sociedade.
Eu achei muito interessante e esclarecedor, observando que o livro também traz alguns costumes gregos antigos, a única coisa que me incomodou foi o final: sobre os relacionamentos amorosos de Sócrates (mas aí é problema meu).

Kamila357 09/02/2024

Um livro sobre amor
esse livro é incrível, eu marquei tantas partes que ele ficou até colorido. amo as metáforas, sobre alma e corpo com amor.
eu confesso que só consegui ler melhor esse livro depois de aulas sobre Platão na faculdade, mas depois disso desenrolou rapidinho.

luiza3028 01/02/2024

?A verdade é que a linhagem, a honra, a riqueza ou qualquer outra coisa não podem fornecer, tão excelentemente, o necessário para guiar a vida dos homens que desejam vivê-la de modo belo, como o Amor o pode (178d).?

Trecho de
Platão

Juuhsconst 22/01/2024

Foi um livro extremamente complicado de ler, por mais que seja bom, são palavras muito complicadas, eu me perdi bastante no meio da leitura, talvez esse livro me ajude em alguma redação ou algo do tipo, mas para pegar e ler como passatempo, não faria novamente

Bruno Marcolino 19/01/2024

O Banquete
Gostei bastante, só não muito dos dois discursos após o primeiro, mas sei que foram bastante importantes para o que veio depois. O final com Alcibíades falando sobre Sócrates é o melhor.

Isabella.Betoni 18/01/2024

Incrível
Incrível como a gente escuta histórias durante a vida é não sabe de onde elas vem. E agora com esse livro eu entendi de onde vem várias coisas que ouvi e pude fazer minha própria linha de raciocínio sobre o amor.

Pagliuca 09/01/2024

Filosofia sendo Filosofia.
Além dos discursos sobre o Amor ainda podemos nos divertir com mais lendas e informações da Grécia antiga e seus personagens. A Filosofia na pura forma de Platão.

@mritad 08/01/2024

O que é Amor?
Uma das obras mais importantes da filosofia, o livro traz uma "roda de conversa" com vários filósofos incluindo alguns mais conhecidos como Sócrates, discutindo sobre o Amor (Eros).
eu amei ver como esse assunto foi abordado e explicado entre os filósofos

Diego Santos 06/01/2024

Amor e filosofia
Debater amor não é simples. As várias formas de amor fazem com que suas origens, porquês e abordagem nunca sejam os mesmos.

É até mesmo um pouco cômico ver diálogos fortes sobre o tema dentro deste livro, pois por mais que algo seja muito bem colocado, logo em seguida é cortonado e toma outros propósitos.

O amor é foda, mas amar é lindo e necessário.

Igor.Kensuke 26/12/2023

Sequencialmente, orador após orador, Platão vai sublimando o amor pelos objetos mais particulares em direção ao amor como força que atrai os seres para a pura beleza em si mesma.

Igor.Kensuke 26/12/2023minha estante
viajado??

Mama 20/12/2023

Uma ode ao amor
O livro mostra vários homens que se reuniram para um banquete e se dispõe a discutir sobre Eros, sua origem e influências. O livro traz discussões interessantes, mas mostra principalmente como a relação amorosa entre homens era natural na época em que Platão escreveu a obra.

Vê Lemes 19/12/2023

Amor
Um grupo de mentes brilhantes discutindo suas visões sobre o amor. O amor deseja o bom e o belo. Vamos cultivar bondades e belezas.

Paulinha 18/12/2023

Boa reflexão literária!
"O Banquete é um dos diálogos mais célebres de Platão (428-347 a.C.). Ambientado durante um jantar oferecido pelo poeta Agatão em Atenas, põe em cena Sócrates, Aristófanes e outros convivas enfrentando-se em uma competição: cada um deve fazer um discurso de elogio à figura de Eros, o deus do amor."

*Fonte: Amazon
__________________

"O trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual."

*Fonte:
https://periodicosonline.uems.br ?
_________________________________

Todavia, em suma, o que achei da obra prima literária de Platão, é que deixa bem claro a importância do amor, amor este como os próprios gregos especificaram muito bem, cada tipo de amor, aqui Platão fala do amor Eros, ou seja, o amor erótico, daí a raiz da palavra erótica, significa que é uma amor entre um homem e uma mulher, bem diferente do amor fraterno (entre irmãos), diferente do amor materno/paterno (entre pais e filhos), o amor Eros é o amor que nasce no coração de um homem para uma mulher e da mulher para com o homem, e por ambos se amarem tanto se entregam de corpo, alma e espírito.

Não é a minha praia literária, mas é uma leitura fluída... Para quem gosta de literatura, especialmente mitologia grega, é um prato cheio!