Toda Mafalda

Toda Mafalda Quino

Resenhas - Toda Mafalda

E. Dantas 02/05/2009

Toda - Tudo
Existe uma magia por trás de qualquer "quatro-quadrinhos" de Mafalda.
Eles têm início, meio, final, conclusões ácidas, inteligentes e muitas vezes paradoxais.
Agora pegue estes "quatro-quadrinhos" e multiplique por uma vida. Dá o "toda mafalda". Pelo menos a vida dessa precoce amante de Beatles que de tão singular, fica difícil imaginar que ela tenha saido do cruzamento de uma caneta nanquim com a mente de Quino.

Algumas pessoas, antes de dormir, lêem "gotas de sabedoria" ou Nietzsche...eu reviro Mafalda!

Beijos e inté!
Lucas 01/11/2013minha estante
Acredito que as reflexões vistas em Mafalda são ensinamentos para toda uma vida. Obrigado Quino.

Nay 27/03/2015minha estante
Mafalda é minha heroína. Também estou sempre revirando as tirinhas. :)

Cinara... 14/05/2021

"E não é que neste mundo tem cada vez mais gente e cada vez menos pessoas?"

"Mafalda não é apenas um personagem das histórias em quadrinhos: é o personagem dos anos 60. Se para definir a usamos o adjetivo 'contestadora' não foi para seguirmos a qualquer preço a moda do anticonformismo: Mafalda é realmente uma heroína 'enraivecida' que recusa o mundo tal como ele é[...] " Umberto Eco

Simplesmente incrível e atual! Como o Umberto falou um personagem dos anos 60 mas que descreve com primor a essência do ser humano de qualquer época! Mafalda não ficou lá parada no tempo, não sei se isso é bom ou ruim, mas não acho que ela ficaria feliz com a "evolução" que o mundo teve.

Leo Oliveira 26/01/2009

"Importante mesmo é o que a Mafalda pensa de mim".
Mesmo não compartilhando de alguns posicionamentos políticos do autor, é indiscutível que Quino criou uma obra-prima.
Engana-se feio quem pensa que se trata de uma criação para crianças.
Mafalda mostrou-se capaz de extrapolar os anos 70 de uma Argentina repleta de conflitos políticos e ideológicos porque seus temas são universais. Quase quarenta anos depois, ela continua atualíssima em suas contestações, suas desconfianças, sua crença no ser humano e seu desejo de um mundo melhor.
Mafalda é libertária sem ser panfletária. Ela não se contenta em nos fazer rir, ela nos faz pensar, refletir e, até, indignar.
Essa edição encadernada ainda conta com um belo prefácio assinado por Umberto Eco.
Como dizia Cortazar: "O que eu penso da Mafalda não importa. Importante mesmo é o que a Mafalda pensa de mim".
haroeira 26/01/2009minha estante
Mafalda é tudo. Meu irmão mais velho me aplicou a doninha nos meus 12/13 anos. Adorei. Também comprei Toda Mafalda. É indispensável. O ser humano sensibilizado ante a catástrofe de um mundo na contramão sofre, ri e até se indgna mesmo. A Mafalda é uma cabecinha de ouro.

Luis 27/10/2020

Clássico
Este livro contém todas as tirinhas publicadas da Mafalda. E como não poderia deixar de ser com um material aclamado mundialmente, é uma leitura deliciosa. Houve momentos hilários, momentos emocionantes, momentos sarcásticos, que me fizeram pensar e também aquelas tiras que dá vontade de pendurar na parede.

Para quem já tem uma certa idade, há vários elementos nostálgicos, que denunciam a época do quadrinho: jornais impressos, pacotes econômicos, telefone fixo, filmes censurados, vendedores de porta a porta, a importância da televisão como janela para o mundo... Ao mesmo tempo, há algumas tiras impressionantemente atuais, mostrando temas que eu pensava serem exclusivos de 2020, como teorias da conspiração e gente que duvida do formato do planeta.

Não há muito mais o que falar dela, descrita por Umberto Eco como "o personagem dos anos 60". Se tiver acesso a este livro, leia.

Iury 01/10/2022

Incrível o trabalho de juntar todas as tiras de Mafalda em uma única obra.
Conjunto de personagens incríveis que abordam de forma descontraída o cotidiano em seus mais variados aspectos. A sagacidade da crítica política proveniente de uma criança ilustra muito bem o egoísmo de não pensarmos em um futuro do planeta em melhores condições

Nahari 02/10/2009

- Quais os teus planos para a primavera, Miguelito?
- Viver.

Indy 30/09/2020

O mundo não seria bonito se as bibliotecas fossem mais importantes que os bancos?
Hoje dia 30 de setembro Quino, faleceu o cartunista criador de nossa querida Mafalda.
Quero registrar aqui minha admiração quem criou essa garotinha tão preocupada com a humanidade e o mundo, obrigada por nos permitir conhecer essa menina genial.
LEIAM MAFALDA! É um sopro de esperança ♥♥

site: https://www.quino.com.ar/
any.reader 02/10/2020minha estante
nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, porém vendo essa sua resenha agora tenho vontade de ler ^^

Natiele Soares 07/09/2021

Mafalda
Finalmente consegui concretizar a leitura deste livro e ler todas as tirinhas da Mafalda. Para mim as tirinhas da Mafalda foram um “carma” durante a época da escola porque eu não gostava muito de interpretar elas, mas com o passar dos anos e a maturidade comecei a perceber a genialidade do Quino no desenvolvimento da personagem e principalmente nas críticas sociais, tão antiga e tão atuais que o autor nos coloca. Toda Mafalda um livro brilhante com muito humor e críticas pontuais, super recomendo.

Dhyan Shanasa 08/12/2009

Mafalda está para as tirinhas o que O Senhor dos Anéis está para a literatura fantástica do século XX; imbatível.

Marcelo Leite 22/12/2023

Uma obra prima!
Como o Quino estava inspirado quando criou está personagem!

Uma menina extremamente crítica, capaz de nos provocar muitas reflexões sem deixar de ser divertida e arrancar boas risadas.

Toda Mafalda compila todas as publicações das tirinhas.

Através desta esperta menina, Quino faz um retrato de sua época e não deixa passar nada sem seu olhar. A vida limitada das mulheres como mães e donas de casa, o mal provocado ao planeta pelos constantes conflitos da humanidade devido a Guerra Fria, o autoritarismo em seu país, dentre tantos outros pontos que são discutidos que valem a pena ser descobertos pelo próprio leitor.

Os demais personagens são outro ponto para a obra. O Manolito, filho de comerciante local, avarento, retrata os liberais capitalistas, a Susanita é uma conservadora clássica, define bem o papel da mulher com o constante sonho de casar, vez por outra solta frases racistas e preconceituosas com pessoas pobres. Miguelito é um sonhador, a menina Liberdade é a comunista rsrs... E ainda tem o Felipe, os seus pais ...

Eu sugiro que quem for ler, leia sem pressa. O livro é uma compilação de tirinhas, e não uma história. A cada tirinha uma reflexão. Lendo com calma, dá para aproveitar muito mais. Eu levei meses para concluir esta leitura, e não me arrependo.
Quando termina, beteu uma certa sensação de saudade, já que ela conviveu comigo por tanto tempo.

Nadine 12/01/2021

Mágico!
Para ler, reler, se inspirar, aprender, refletir e mudar!
Quino acertou quando nos deu essa menina!

Dan 23/08/2020

Para todas as idades
Quino com certeza é um gênio. Li Toda Mafalda pela primeira vez aos meus 12 anos, e lembro que mal podia carregar esse senhor calhamaço, tanto por seu peso físico, quanto por seu peso intelectual. Muitas piadas, alfinetadas e referências eu não compreendia, mas isso mudou com o decorrer dos anos. O autor consegue por meio de cada grupo de quatro quadrinhos, fazer com que o leitor venha a refletir sobre um assunto diferente. Criticas sociais para a sociedade da época, guerra fria, economia, política, educação, privilégios, entre outros.

Mafalda é uma garotinha que odeia sopa, mas ama os beatles. E vai fazer você se apaixonar pela leitura.

Recomendo.

CRIS LI 08/04/2020

Não queremos sopa!
É um livro pesado. Contem toda a obra do Quino em relação à Mafalda. Por ele ser capa dura é difícil ler fora da mesa/cama. Mas é maravilhoso acompanhar a evolução do traço, das ideias, do estilo e dos personagens.
Gosto muito da Mafalda e fiquei muito contente com esse livro.

Larissa 05/11/2020

Resenha: Toda Mafalda
Mafalda é uma personagem muito famosa dos quadrinhos, que foi criada nos anos setenta por Quinno. Ela é uma garotinha inconformada com o mundo em que vive e vive filosofando a cerca da realidade. Com um humor sarcástico ela e seus amigos refletem sobre todas as notícias que se passam ao redor. Os quadrinhos variam desde temas ligados a política ( foco maior do Quinno) até questões sobre existência, valor moral e filosofia. Enquanto Mafalda é uma personagem mais crítica da realidade, inconformada e com um grande senso de justiça, sua amiga Susanita já é uma típica garota de sua época: conservadora cujo maior sonho é se casar e ter "filhinhos", como ela bem diz em seus quadrinhos. Além disso Susanita gosta de falar, falar muito e não só da sua vida como da vida dos outros, portanto, todas as fofocas são contadas por ela. Tais diferenças de personalidade são algumas vezes refletidas por Mafalda que não sabe como duas pessoas tão diferentes são amigas. Mas isso também não impede brigas entre as duas mas sempre os laços de amizade se mantém. Além delas a outros personagens como é o caso do Miguelito, uma criança sonhadora, filosófica e muito parecida com a nossa protagonista em alguns pontos. Compartilha com Mafalda seu descontentamento a cerca do mundo em que vive mais de uma maneira mais leve e descontraída. Felipe já é uma criança um tanto melancólica e que tem uma visão pessimista sobre si mesmo e a vida. Felipe está sempre se culpando por suas escolhas passadas o que não lhe impede de voltar a cometer sempre os mesmos erros. Sempre escolhe brincar e se divertir ao invés dos afazeres escolares. Além disso é bastante inseguro. Manolito é filho de Don Manolo que possue uma mercearia com o mesmo nome. Assim como o pai Manolito ama o capitalismo e o lucro e seu ponto forte são os cálculos. Muito ligado nas questões materiais ele se vê incapaz de compreender questões que versem sobre assuntos abstratos como a filosofia, igualdade e outros assuntos. Ele é sempre vítima de chacotas por seus amigos por não ir bem na escola e por não entender de quase nada. Com o passar dos episódios a família cresce e Mafalda ganha um irmão chamado Gluile. Também mais na frente Mafalda faz uma nova amizade com uma garotinha muito pequenina chamada liberdade. Liberdade é uma das minhas personagens favoritas e como o nome diz tem um forte senso de liberdade e justiça, dos amigos de Mafalda a que mais se parece com ela. Cheia de ideias liberdade vai contra normas e como deixa bem claro nos quadrinhos gosta de pessoas simples.

Meu primeiro contato com Mafalda é nos tempos da escola. Eu sempre gostei muito de ler nos livros didáticos histórias em quadrinhos da qual tenho lembranças saudosas das histórias da Mafalda, Garfield e Hagar entre muitas outras. Mafalda sempre foi a minha favorita, talvez por uma identificação pessoal em relação a personagem e sua personalidade. Sempre me via feliz ao pegar um livro de Português e vê uma tirinha do Quinno. Esse ano então resolvi pegar o livro e ler. As tirinhas pra mim continuam atuais apressar da época em que foi feita. Quinno não trata somente sobre política, mas sobre assuntos que vão e vem como é o caso da inflação. Assuntos dos mais variados: filosofia, psicologia, política, valores éticos e morais dentre muitos outros. E obviamente não deixas de tratar de assuntos de crianças. Uma coisa que me encantou bastante na construção da Mafalda além de sua personalidade é saber que ela assim como seus amigos tem uma grande preocupação acerca do mundo, são crianças bem informadas e críticas da realidade. Mafalda é perspicaz, inteligente, questionadora e sempre esperançosa. Sua marca registrada está em se informar. Sempre com seu rádio ligado ou seu jornal na mão. Após ler o livro eu que desenvolvi um senso crítico a cerca do mundo de hoje. O quanto eu não me informo e o quanto as pessoas hoje, que embora tenham informações de qualidade com fontes mais acessíveis decorrente da globalização não estão preocupadas em ingerir conteúdos de qualidade. No quanto a globalização espalhou também informações falsas e quanto estamos vulneráveis a elas. As fake News dominam um mundo onde a informação de qualidade deveria dominar. Além disso as crianças de hoje nem tem a preocupação da nossa querida personagem e raramente desenvolvem um senso crítico na infância. Se Mafalda em plenos anos sessenta ouvia em seu rádio ou tv as notícias, hoje crianças com seus smartphones e tablets assistem desenhos animados ou compartilham em seu Whatsapp muitas vezes notícias falsas. Será que o mundo hoje está melhor, mais desenvolvido a ponto de nós nos esquecermos da importância de sempre termos um senso crítico sobre a realidade? Pra mim de todos os ensinamentos que o queridíssimo Quinno nos deixa esse é sem dúvidas um dos mais importantes. Um favorito da vida, cinco estrelas e que tenho prazer em recomendar!