Toda Mafalda

Toda Mafalda Quino

Resenhas - Toda Mafalda

Renata1004 22/02/2024

Genial
Conhecia muito pouco da obra de Quino e me encantei!!! Que mente genial! Que complexidade na construção de cada personagem. Excepcional!

Victor.Almeida 31/01/2024

Por mais que leia e releia as historias da Mafalda nunca me canso delas e sempre me lembro que mesmo apesar de tantos anos passados continuam tao actuais. Obrigado Quino por estas fantasticas personagens

Marcelo Leite 22/12/2023

Uma obra prima!
Como o Quino estava inspirado quando criou está personagem!

Uma menina extremamente crítica, capaz de nos provocar muitas reflexões sem deixar de ser divertida e arrancar boas risadas.

Toda Mafalda compila todas as publicações das tirinhas.

Através desta esperta menina, Quino faz um retrato de sua época e não deixa passar nada sem seu olhar. A vida limitada das mulheres como mães e donas de casa, o mal provocado ao planeta pelos constantes conflitos da humanidade devido a Guerra Fria, o autoritarismo em seu país, dentre tantos outros pontos que são discutidos que valem a pena ser descobertos pelo próprio leitor.

Os demais personagens são outro ponto para a obra. O Manolito, filho de comerciante local, avarento, retrata os liberais capitalistas, a Susanita é uma conservadora clássica, define bem o papel da mulher com o constante sonho de casar, vez por outra solta frases racistas e preconceituosas com pessoas pobres. Miguelito é um sonhador, a menina Liberdade é a comunista rsrs... E ainda tem o Felipe, os seus pais ...

Eu sugiro que quem for ler, leia sem pressa. O livro é uma compilação de tirinhas, e não uma história. A cada tirinha uma reflexão. Lendo com calma, dá para aproveitar muito mais. Eu levei meses para concluir esta leitura, e não me arrependo.
Quando termina, beteu uma certa sensação de saudade, já que ela conviveu comigo por tanto tempo.

Tiago 19/12/2022

A dose de 2020...
A primeira leitura de 2020 antes da pandemia. Cada tira da Mafalda reunida aqui, mostra amadurecimento dos diálogos, dos traços dos personagens, da complexidade das críticas e da análise social. Há muito mais nas linhas de Mafalda do que apenas tirar sorrisos nossos...

Toledo15 13/12/2022

O clássico
O fato de eu ter conseguido terminar isso já é uma vitória pra mim.

Todos sabem que Mafalda não são simples tirinhas, e sim críticas sociais feitas pelo ponto de vista de uma criança, o que torna tudo mais interessante.

A verdade eu que eu lembro de uma 20 tirinhas das 1000000 que tinha nesse livro. Mas foi uma experiência diferente e beeeeeem grande.

Fernando 24/11/2022

Atemporal
Mafalda é mais consciente do que qualquer adulto, mais perceptiva aos movimentos do mundo do que qualquer cientista político e mais questionadora do que qualquer estudioso. Talvez seja por isso que, mesmo chegando próximo aos 50 anos do encerramento das suas tirinhas, Mafalda não tenha envelhecido um único dia, sendo uma das personagens mais esclarecidas de toda produção cartunesca mundial.

Alyne.Queiroz 27/10/2022

Ótimo
O livro é perfeito, reúne todas as tirinhas da Mafalda e vc pode conhecer não só a personagem principal como todos os seus amigos e familiares que são muito bem construídos e consistentes, eu também gosto muito do senso de humor irônico sempre presente nas histórias

Mimi 16/10/2022

Ai, Mafaldinha perfeita sem defeitos

Iury 01/10/2022

Incrível o trabalho de juntar todas as tiras de Mafalda em uma única obra.
Conjunto de personagens incríveis que abordam de forma descontraída o cotidiano em seus mais variados aspectos. A sagacidade da crítica política proveniente de uma criança ilustra muito bem o egoísmo de não pensarmos em um futuro do planeta em melhores condições

Jaqueline 31/07/2022

TODA MAFALDA
Quino, foi de uma genealidade, com certeza uma das melhores tirinhas que já li.

Impossível não se apaixonar por essa personagem que odeia sopa e ama os Beatles.

Sério, tem muitas tirinhas que você para e pensa que sacada, eu ri inúmeras vezes, refleti e tive o meu coração aquecido por personagens tão fofos como o Manoelito e o Guille. ?

É muito triste ver o papel da mãe da mafalda, como sendo do lar e Quino faz muitos questionamentos sobre.

Lucikelly.Oliveira 11/04/2022

Eu adoro quadrinhos e sem comentários pra essa obra espetacular que reuniu todas as tirinhas da Mafalda e suas tiradas ácidas.

Gustavo.Martins 18/01/2022

É muito raro uma criação ganhar tanta admiração, principalmente se tratando de uma obra latino americana, mais ainda vinda de um país de terceiro mundo. Mas Mafalda ganhou o coração de milhões de admiradores pela sua personalidade questionadora e seu carisma. Toda Mafalda reúne uma coletânea de todas as tiras em quadrinhos já publicadas da personagem. Suas 409 páginas nos hipnotiza com muito bom humor acompanhado de uma super crítica social. A criação de Quino é, e sempre será, patrimônio da humanidade. Imortalizada pela sua maestria e pelo seu bom humor, Quino permanece vivo em cada página desta obra.

Joao.Lucio 04/01/2022

Deleite
A síntese, a redução de um raciocínio ao seu esencial ao ponto de aforismos, de uma máxima, algo que se possa ter como filosofia de vida, conseguir fazer isto uma vez é incrível, Confúcio, fez isto algumas vezes, Quino não só o fez costumeiramente como agregou a estes a ironia, a graça e o desenho em traços simples e mágico, a bravesa ou a bravura da mafalda disendo "CHEGA" é um quadro para por na parede, uma só palavra sintetiza o estado de espírito de um povo.

ca ;) 04/01/2022

A Mafalda é uma das personagens que mais marcantes da história! A forma que o escritor proporciona uma crítica social, em um humor ácido em suas tirinhas, são maravilhosas! Esse livro conta com todas as tirinhas publicadas dessa personagem maravilhosa com a sua turminha de amigos e sua família! Por mais que seja um livro extremamente grande, é também um estilo bem leve de leitura! Vale muito a pena conhecer todas as histórias da Mafalda :)