Gerenciando para o aprendizado

Gerenciando para o aprendizado John Shook

Resenhas - Gerenciando para o aprendizado

Italo 04/02/2023

Gerenciando para o aprendizado
Gerenciando para o aprendizado é um livro que tem uma abordagem simples e prática de como um Gerente Júnior aprendeu a trabalhar no entendimento, propostas de solução e PDCA utilizando o modelo A3 como forma de gerar um ambiente de responsabilidade e aprendizado. Foi escrito por John Shook, que trabalhou por 10 anos na Toyota vivendo o A3 na prática e hoje é CEO do Lean Enterprise Institute.
O livro começa apresentando a Manufatura ABC com o objetivo de dobrar sua operação nos Estados Unidos com prazo e custos desafiadores. Sanderson é o Gerente Sênior responsável por essa expansão e atribui a Porter a missão de resolver o problema das traduções de documentos enviados pela sede da empresa no Japão de Japonês para Inglês. Trata-se de documentos críticos para a operação nos EUA como instruções de operação de máquinas e comunicações. Porém a tradução tem um alto custo, retrabalho e baixa qualidade.
Porter recebe a missão e apressadamente escreve um A3 apenas com base na leitura de alguns documentos e conversas com o setor financeiro onde se informou sobre os custos da tradução de modo geral. Sanderson pergunta sobre os detalhes do processo, qual problema ele queria resolver e como contramedida proposta: “diminuir 10% o custo da tradução” iria resolver tudo. Porter percebeu que ele não tinha as respostas e conforme incentivado por Sanderson, precisava ir ao gemba para compreender a real situação.
Na gemba, onde os trabalhos realmente acontecem, ele entendeu um pouco melhor os problemas, quais eram os tipos de documentos a serem traduzidos, que tipo de documentos atrasavam com mais frequência, o que deixava a tradução complexa, conheceu as pessoas que utilizavam os documentos traduzidos e ouviu uma por uma. A essa altura já havia bastante trabalho de descoberta feito e ele se sentia preparado para propôr uma solução. Refez o A3 e levou a Sanderson que o provocou novamente para entender se ele tinha realmente entendido qual era o problema e como ele sabia que aquela solução o resolveria. Ele então resolveu se aprofundar no problema utilizando técnicas como os 5 porquês e entender a sua causa raiz. Além disso, sob a orientação de Sanderson envolveu todos os atores relacionados à tradução de documentos para fazerem suas contribuições. Dessa forma todos poderiam contribuir para o entendimento do problema e também responsáveis pela sua solução provendo múltiplas idéias focadas na resolução do problema gerando um ambiente de aprendizado e discussões estruturadas no pensamento A3.
Agora que já tinha entendido o problema e suas causas raízes, tinha engajado as pessoas certas para gerar múltiplas possibilidades de solução, Porter já tinha desenvolvido a autoridade baseada na puxada: não porque ele era o gerente responsável, mas porque entendia o problema, conseguia apresentá-lo com fatos reais, tinha levantado as contramedidas necessárias para resolvê-lo e como iria monitorar os problemas novos que poderiam surgir a partir dali e durante o processo toda a sua equipe pôde aprender sobre o modo A3 de pensar na solução de problemas e mesmo sem o A3 daquele problema específico, poderiam desenvolver discussões focadas no entendimento aprofundado, múltiplas soluções e monitoramento constante da solução implementada.
Gerenciando para o aprendizado é um livro leve e muito prático. A linguagem utilizada pelo autor nos diálogos entre Porter e Sanderson para a criação do A3 relacionado aos problemas de tradução demonstra tanto o ponto de vista de Porter, que era um Gerente iniciante trabalhando num problema de complexidade diferenciada comparado a suas experiências anteriores, como o ponto de vista de Sanderson que estava ali para instruí-lo e contribuir para que ela aprendesse e alcançasse um novo nível. As várias versões do A3 e as discussões entre os dois deixam claro como o modelo A3 pode de fato gerar um ambiente de aprendizado. As perguntas ao final de cada capítulo são uma inspiração, uma parte do livro que pretendo voltar com frequência porque são provocações muito importantes. Recomendo a leitura do livro tanto para qualquer pessoa que lida com problemas e precisa resolvê-los em Equipe no dia-a-dia de trabalho.

site: https://medium.com/@italochesley