A Tormenta De Espadas

A Tormenta De Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

paulapslva 13/05/2024

"O medo golpeia mais profundamente do que as espadas."
'A Tormenta de Espadas' é o terceiro volume da saga 'As Crônicas de Gelo e Fogo', escrita por George R. R. Martin. É a segunda vez que tenho o prazer de ler uma obra desse renomeado autor e me faltam palavras para expressar com total capacidade o quão absurda foi essa leitura. Me arrependo muito de não ter conhecido essa série de livros antes, sem contar que mal terminei e já estou seriamente pensando em reler.

Minha perspectiva sobre os personagens e acontecimentos mudaram drasticamente em quase novecentas páginas, e, se você acha que não vale a pena ler pois já sabe tudo o que vai acontecer por causa da série, eu tenho certeza que você vai se surpreender. Não apenas os formatos são diferentes, mas também as emoções. Senti como se estivesse presenciando tudo pela primeira vez.

Algo que citei em uma resenha anteriormente e vale ressaltar novamente é como é interessante a forma como George aborda seus cenários e o quão rapidamente ele se desfaz desses locais, junto com personagens, em poucos espaços de tempo, sem contar como tudo, absolutamente tudo, está conectado de certa forma. Uma hora você se encontra em Porto Real, logo depois na Muralha, em Meereen, em terras desconhecidas e assim por diante. Tudo é inesperado, não adianta tentar adivinhar onde o autor vai te colocar ou o que pode acontecer em seguida, pois em Westeros qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, pode acontecer.

Os personagens são extremamente complexos, assim como na vida real, onde todos são os protagonistas de sua própria história, mas alguns recebem mais destaque do que os outros. Nesse caso, para mim, o ponto alto desse livro foi o arco da Arya. Eu amei o ponto de vista de todos os personagens, alguns mais do que os outros, mas a Arya está em um lugar especial no meu coração: uma loba solitária, que no início se perdia em todos os seus nomes e ansiava um lugar para chamar de casa, uma matilha para chamar de família, mas que nesse final deixou tudo para trás em busca de uma nova aventura, um próximo arco que estou muito animada para ler.

George R. R. Martin é um dos melhores escritores da atualidade, se não o melhor, e estou rendida já faz algum tempo. Se você nunca leu nada que ele escreveu e está disposto a mergulhar de cabeça nessa experiência, esteja preparado, pois é um caminho sem volta, mas que compensa todo o seu esforço.
Julindgri 14/05/2024minha estante
Nossa eu amo suas resenhas Paula ??

Helena 12/05/2024

A tormenta de espadas
Achei o livro em suma bem parecido com a série do HBO. Em alguns momentos me senti bem entediada lendo, mas valeu a experiência. Algumas coisas preferi ler do que ver na série.

Pra mim o ponto alto foi o epílogo, as informações dali foram mto surpreendentes e gostei mto dessa reviravolta. Já comecei o 4, minha meta esse ano é terminar a saga

Alana N. 11/05/2024

"Mantenha sempre seus inimigos confusos. Se nunca estiverem seguros de quem é ou o que quer, não podem saber o que é provável que faça em seguida."
Sinceramente, não me sinto capaz de falar sobre “A tormenta de espadas”, pela magnitude que tem essa obra.
Estou a um tempo parada em frente ao teclado pensando: “e agora? O que eu falo? Como posso sintetizar tamanha grandiosidade em uma resenha?”, e não consigo chegar a um resultado.
Meus amigos, Georginho pegou o ditado popular: “dedo 🤬 #$%!& e gritaria” e elevou tanto, que é difícil que outro autor consiga alcançar tamanho feito em uma obra. Porque, na moral, esse livro é o puro suco do caos.
Sinto que esse volume encerra, e responde, muitas das questões que nasceram no primeiro livro, mas que, com isso, abre espaço para toda uma série de novos conflitos a serem resolvidos.
Nós temos aqui, por exemplo, respostas quanto ao envenenamento do Jon Arryn, quanto a quem tentou matar o Bran, quem envenenou o Joffrey, quem orquestrou o Casamento Vermelho, entre outras coisas, que faz com que dúvidas que estávamos carregando deixem de ser um fardo. Mas, ao dar essas respostas, ou resolver algumas dessas questões, outras milhares de perguntas são feitas e outros milhares de problemas surgem, nos deixando com a grande questão que é: E agora?
Porque personagens como o Jon, Arya, Daenerys e Bran conseguem, parcialmente, alcançar seus objetivos, mas isso acaba fazendo surgir toda uma nova carga de problemas e conflitos a serem resolvidos, dando esse tom de realidade, onde a gente sabe que chegar ao um objetivo é apenas uma porta para novas adversidades.
Além disso, nós temos também muitos “secundários” com desdobramentos que precisam de atenção e ações que ainda não geraram consequências. Então, mesmo esse sendo um livro que coloca um ponto final em tramas que foram trazidas dos volumes anteriores, ele também é um prenúncio de uma nova era.
Enfim, essa nunca é uma leitura fácil, já que é uma obra exige muito da atenção do leitor, mas, por conta disso, acredito que a satisfação de concluí-la é muito maior. O júbilo de ver as coisas se desenrolando, as respostas surgindo e de consumir um universo tão vivo, bem desenvolvido e complexo é uma coisa que só quem se debruçar, de verdade, nessa obra vai sentir.
Estou sinceramente ansiosa para os próximos volumes, mas sei que preciso de uma pequena pausa, já que é um projeto que me entrego de corpo e alma.
Não é o tipo de leitura que vai ser tranquila, é um universo que vai exigir muito do leitor, mas acredito que valha cada micro-momento. Continuo não indicando para leitores “inexperientes”, mas, para aqueles que querem VIVER uma experiência de leitura como nenhuma outra, essa série é primordial. Fica a forte indicação.

Elice.Torres 10/05/2024

A Tormenta de Espadas
"A Tormenta de Espadas", terceiro livro da aclamada série "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R. R. Martins, é uma obra que cativa e envolve o leitor desde as primeiras páginas até o seu surpreendente desfecho. Ambientado em um mundo de intrigas políticas, disputas pelo poder e batalhas épicas, o livro continua saga iniciada em "A Guerra dos Tronos" e desenvolvida em "A Fúria dos Reis", levando os leitores a uma jornada ainda mais intensa e emocionante pelos Sete Reinos de Westeros.
O enredo intrigado e ricamente detalhado, oferece reviravoltas surpreendentes e momentos de grande impacto emocional. Martin habilmente tece as histórias dos diversos personagens, apresentando suas motivações, dilemas e conflitos pessoais de forma aprofundada e envolvente. A construção dos arcos narrativos é magistral, criando uma trama complexa que mantém o leitor constantemente intrigado e ansioso pelo próximo acontecimento.
Além disso, a ambientação do universo de Westeros é extraordinária, com descrições vívidas dos cenários, das culturas e das tradições dos diversos reinos e povos que o habitam. A riqueza de detalhes contribui para a imersão do leitor nesse mundo fantástico, tornando-o palpável e realista.

João Vic 08/05/2024

A tormenta de espadas
Demorei bem mais do que gostaria para finalizar esse livro, mas finalmente terminei.
Não é por acaso que as duas melhores temporadas da série sairam do terceiro volume das crônicas de gelo e fogo. Aqui é pedrada atrás de pedrada.

Lua 07/05/2024

A história é excelente, cheia de reviravoltas e novas coisas acontecendo. Porém para mim a leitura é um pouco demorada, o autor se demora nos detalhes e discussões, o que torna o livro lento. Mas a história em si é fenomenal.

Elaine 04/05/2024

Nesse volume da série o livro desenrola todas as partes que ficaram enroladas e foram morosas nos dois primeiros volumes.
As coisas que aconteceram nesse volume me deixou com aquela sensação de amor e ódio pela história.
E que venha o próximo volume!

JvBarcelos18 29/04/2024

=================

==== Score: 9.22 ====

Cristina.Bontempo 28/04/2024

Trono de ferro
Todo o território continua a ferro e fogo. Alguns desafios não se resolvem apenas com espadas e isso traz uma grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos.

Ellyson.Santos 28/04/2024

Um livro sinestésico ao ponto de sentir frio nos capítulos ao norte, maresia nas Ilhas de Ferro e fome em Porto Real. O melhor até agora das Crônicas de Gelo e Fogo.

Douglos 26/04/2024

Um turbilhão de vida e morte
É impressionante como, a partir de pouco depois da metade do livro, ele sobe para o ápice e mantém o nível no topo até o final, em uma sucessão de eventos e reviravoltas que, se vistas isoladas já figuram em alguns dos momentos mais marcantes de minhas experiências de leitura, juntas formam uma obra de tirar o fôlego e uma experiência de leitura impossível de esquecer.

Muitos dos momentos desse livro, ao serem adaptados nas 3ª e 4ª temporadas da série, entraram para o hall da fama de melhores momentos da história de séries televisivas. Aqui a gente vê que o impacto no material original é ainda maior e a proximidade desses eventos na obra causam uma constante sensação de que tudo é possível daqui para frente. Ninguém está seguro, nada é certo e a magia, estrategamas políticos e até a mais repentina das decisões podem derrubar e erguer reis.

Amo como o mundo construído por George R R Martin é vivo e movimentado por cada um dos personagens; amo como os reinos se movimentam organicamente, e pelos fundos da visão dos personagens de POV vemos muito mais vida para além da disputa dos tronos e dos grandes conflitos centrais.

Esse livro consolida Crônicas do Gelo e Fogo como minha saga literária preferida, tirando qualquer sombrs de dúvida que pudesse ter.

Mariana Siano 24/04/2024

O livro continua a história que começou em "Batalha dos Reis". A guerra civil no reino de Westeros continua, com vários pretendentes ao trono lutando pelo poder. Enquanto isso, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, trabalha em um continente distante com seu exército para conquistar o trono que ela acredita ser seu por direito.

As batalhas são mais intensas, as traições mais terríveis e, claro, as mudanças são mais intensas. mais forte mais surpreendentemente.

Pedro.Paulo 24/04/2024

A tormenta de espadas
Este é, definitivamente, o melhor livro que eu já li.

Aqui nós vemos a famosa frase da Cercei em prática: "No jogo dos tronos, você vence ou morre".

Você gosta da parte política? Aqui tem! Gosta de guerras? Tem também (e muitas). Gosta de mortes de personagens importantes? Temos também.

Sei que o hype de game of thrones já passou, mas não me canso de falar no quão perfeita é essa série de livros que o Martin escreveu. Adoro o seriado da HBO, mas os livros são sem comparação. Recomendo de olhos fechados.