A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

Crislane 20/10/2021

Gostei muito da proposta. É um pouco confuso no início o que já instiga a vontade de saber o final.
É bom, profundo, marquei varias frases e quase páginas inteiras..
Gostei do final mas uma parte de mim esperava mais

Murillo 20/07/2021

Quem está disposto a percorrer este vale?
Que a vida tem potencial de ser exuberante, é fato. Mas a pergunta é, quem está disposto a percorrer este vale?

Eu, Murillo Molissani, agradeço este livro por reacender minhas análises psicanalíticas em cima dos personagens e diálogos do livro. (Que dentro do mundo da mente, descobrirá que o caminho a ser percorrido pelo ser humano é sempre um caminho emocionante, desafiador e repleto de ressignificações.)

A Bruxa de Portobello é o quarto livro que terminei de ler do escritor brasileiro Paulo Coelho, e digo que é o mais original na forma de organização da trama.

Sem achismos sobre se é o melhor ou não em relação aos outros, acredito que cada livro carrega em si a sua essência e isso basta.

Mas posso assegurar:

É um livro que flui. Porque em sua organização há versões que variam entre vários personagens comentando os fatos e discorrendo sobre seus pontos de vista. Isso dá uma dinâmica maior sobre o que é a bruxa de portobello.

Lerá muito sobre a feminilidade, patriarcado, intolerância religiosa, jornada pessoal, complexos traumáticos, relação entre mestre e aprendiz, e também sobre fontes de poder e conhecimento.

Sobre Deusas e Deuses, sobre sentimentos jamais limitados a serem palavras, sobre o dharma de uma mulher que acredita em um mundo que faça sentido.

Em mim, a mensagem foi dada.

A racionalidade é uma arma perigosa.
Pensar demais pode mais limitar do que abençoar.
E por isso, hoje, eu sigo adiante, deixando-me levar mais pelo meu espírito do que pela minha cabeça ocidental de alguém que foi doutrinado por uma cultura sutilmente ameaçadora.

BlueandCherry8 25/06/2021

Athena?
Mais uma mulher forte na obra de Paulo Coelho. Emponderada, desafiadora e em busca de si mesma? a vida de Athena eé contada por relatos de outras pessoas até chegar num desfecho massa. Aqui o discurso da face feminina de Deus é retomado, mas de maneira entrelaçada a busca pessoal de vida da personagem.

pantherinha 15/05/2021

Amo os finais do Paulo Coelho!!
É incrível como o Paulo Coelho consegue fazer finais surpreendentes! Confesso que durante a leitura, às vezes fica um pouco cansativo. Para mim não foi um livro que dá pra ler sem parar e sem perceber as horas passarem. Mas como sempre, uma ótima história!! Um ótimo ensinamento também.

Jaaqx 08/05/2021

Possibilitou muitas reflexões interessantes e posteriormente compartilhadas com pessoas próximas. Sinto que essa é a melhor parte dos livros do Paulo Coelho!

nic 06/05/2021

Intrigante e reflexivo.
O formato desse livro me deixou levemente intrigada. Li a sinopse e comprei esperando um romance na forma usual, narrado. Sabia que não ia ter erro, como leitora e fã assídua de Paulo Coelho já conheço suficiente da sua literatura para saber que com toda certeza, independente de tudo, eu gostaria. Me surpreendi no formato: entrevistas. Uma junção de entrevistas que narram a vida de Athena, ou Sherine Khalil, pela visão de terceiros. O interessante, é que lemos depoimentos de praticamente todas as pessoas mais próximas a ela, menos ela mesma. O plot desse livro é loucura. Além de uma imersão de reflexões, a poética desse livro é linda. Divinamente bem escrito, como de praxe. Não vou dizer que todos deveriam ler, porque tenho ciência de que o conteúdo podo soar ofensivo á algumas pessoas, por tratar continuamente de uma religião pagã, contudo, caso o leitor tenha a mente aberta e esteja disposto a enxergar os ensinamentos trazidos pela obra, acima de tudo, com certeza vale a leitura. A quantidade de trechos sublinhados desse livro só perde para o meu preferido, do mesmo autor, O Alquimista. Espalhei percepções e ideias e quotes que mexeram comigo praticamente em duas a cada cindo páginas. Extraordinário!

Jonas 04/04/2021

Intenso. O livro trás relatos de pessoas que conviveram e conheceram a jovem Athena, formando um retalho de opiniões que permite, por um lado, conhecer a história sob diversos focos e, por outro lado, vislumbrar a influência de Athena na vida destas pessoas. Os relatos abarcam toda a vida da jovem desde sua infância, seu desenvolvimento espiritual até sua ascenção como a Bruxa de Portobello.

Eliane 05/03/2021

Quer conhecer Athena?
Paulo Coelho nos apresenta Athena ou Sherine Kalil ou Hagia Sofia, através dos olhos daqueles que de alguma forma tiveram contato com ela. Dentre eles, seus pais, ex-marido, um padre...
Após juntar todos os relatos, cada leitor com certeza terá uma opinião formada sobre a Bruxa de Portobello.

Tony 26/02/2021

As bruxas do mundo
Sinceramente, a sociedade ainda rotulam certas pessoas que simplesmente querem seguir seus caminho e crenças, mas não sendo a crença o caminho da maioria condenam-nos a fogueira.

Aryta 08/02/2021

Narrativa, história e enredo surpreendente.
Fiz minha estreia em Paulo Coelho com ?A Bruxa de Portobello? e fiquei encantada!

Esse livro já estava há alguns anos na minha estante e graças a Deus não vi a avaliação dele por aqui antes de iniciar a leitura.

Eu, particularmente, fiquei impressionada como em um livro tão pequeno, o autor consegue ser maravilhoso em tudo: enredo, narrativa, escrita...

Para começar, toda a história é contada pela visão de terceiros. Dessa forma, é como se Paulo Coelho nos tivesse dado a oportunidade de ter uma visão 3D da personagem principal, Athena.

Cada pessoa traz sua própria verdade e às vezes é fácil se perder na narrativa e acabar, nem que por um minuto, acreditando que está lendo depoimentos reais.

A história é tão diferente, que honestamente, não consigo nem mesmo resumir sem sentir que estou sendo extremamente injusta.

Além disso, quando terminei a leitura, me senti muito privilegiada de poder ter essa obra disponível na minha língua materna, saber que li muito próximo do que o autor queria dizer (já que toda obra passa por edições e revisões), mas, sem a interferência de uma tradução, por exemplo. (Obviamente, não tenho nada contra traduções, mas, por melhores que sejam, sempre nos fazem perder um mínimo que seja da essência da escrita, até porque, muitas coisas não são passíveis de tradução exata)

Enfim, há bastante tempo lendo apenas livros estrangeiros, principalmente thrillers e suspense, esse livro me despertou um sentimento diferente, que me remeteu à adolescência, quando eu devorava a literatura nacional.

victorialsva 08/02/2021

Nossa gente...... não era oq eu esperava. Eu esperava uma "caça às bruxas de Salem", mas foi diferente, um diferente bom..Eu senti todo o sofrimento de Athena, senti a intensidade do seu amor, eu não tenho palavras para descrever o quanto essa experiência foi maravilhosa.

Gabi 28/01/2021

Um livro incrível e de fácil leitura. Encantador como todos os livros de Paulo Coelho. Athena é uma mulher independente que acredita na força da grande mãe. O amor é a sua lei de vida. Podemos todos perceber que temos muito de Athena em nós.

Sara 13/01/2021

2.5 estrelas

Lilian 02/11/2020

Interessante
Não tenho muita queda por ficção mas esse livro prendeu minha atenção.
A história é contada de uma forma peculiar, como se não ouvesse um autor e sim um escrivão. Isso cria um mistério encima de várias especulações onde gera inclusive a dúvida se é ficção ou não.