A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

higorockz 17/12/2009

Um livro interessante.
É meio complicado entender o que se passa na mente de um cara como o Paulo Coelho. Esse livro se resume em depoimentos de pessoas que tiveram contato com Sherine Khalil. Conhecida, posteriormente como Athena. Filha de ciganos, adotada por um casal de libaneses, que após fazer uma previsão através de pesadelo e retirada do Líbano, na época em que a guerra civil teve início (1974/75).

O mais legal é que acabamos vendo que todo mundo tem um pouquinho de "Athena" em nós mesmo. O livro é incrível, com uma escrita fabulosa. Recomendo pra qualquer um.

Isabella624 23/12/2022

Esperava muito mais do livro, mas não deixa ser bom. Me prendeu em algumas partes e em outras eu tive que pular, por ser meio repetitiva todas as reflexões sobre a história.
A história mostra Athena, que foi adotada por uma família amorosa, que teve um filho aos 20 anos porque sentiu que essa era sua missão na terra e o amava com toda sua força, mas sentia que faltava alguma coisa na vida, por estar sempre insatisfeita. Ao longo do livro, ela vai em busca da sua essência e seus dons, em conexão com a natureza, amor e sentimentos. Ela é uma personagem com personalidade forte, que vai atrás do que quer, e isso me irritou um pouco porque ela simplesmente fazia o que queria sem pensar em quem poderia machucar. Mas era exatamente isso que a fazia levar adiante sua vontade de ser conhecer e se aceitar, a fazendo uma personagem incrível também.
Gostei, principalmente por mencionar um pouco a cultura cigana. É uma história que fala sobre todos os tipos de amor.

Lelah 14/11/2009

Intrigante. Paulo Coelho, um autor que – confesso somente a vocês – me traz à tona toda a antipatia de meu ser, consegue me surpreender (novamente) de uma maneira tão pura, tão simples e tão suave. Durante dois anos olhei aquela obra, possuidora de um nome intrigante que se encontrava dentro de meu armário. A Bruxa de Portobello. Lutei contra os desejos que uma bela capa e um sedutor titulo proporcionava em minha mente, afinal, sinto um grande desgosto pelo autor. Mesmo assim, não resisti. Na segunda-feira peguei para ler. Li vorazmente suas 192 páginas. Não vi o tempo passar e não conseguia parar de ler um segundo que fosse. Confesso, não parei de ler sequer para tomar água ou preparar um café. No mesmo dia já havia terminado de ler. Queria que mais pessoas conhecessem a obra e então divulguei para alguns amigos.

As declarações prestadas a respeito da Bruxa de Portobello fazem com que desejássemos conhecê-la. Juro que antes mesmo da quinta pagina me encontrava totalmente apaixonada por Athena, uma jovem mãe que acreditava não naquilo que estava diante de seus olhos, sim no que sentia.

Sedutora filha de uma cigana com um gaje (estrangeiro), fora abandonada quando criança e adotada por uma família que lhe prestou todos os deveres tradicionalistas. Freqüentava a Igreja, estudava em boa escola, começou a cursar a faculdade. Enfim, tinha tudo para ser uma mulher feliz e bem resolvida. Mas isso não bastava para a nossa protagonista. O amor era mais importante e para se conquistá-lo era necessário viver intensamente.

Aprendeu com a dança e com a caligrafia a conhecer o seu próprio eu, tornando-se assim conhecida. Como todos sabem, grandes poderes nos trazem grandes responsabilidades. A bruxa de Portobello não estava preparada para isso. Athena viu seu castelo desabar várias vezes, mas isso não a impediu de seguir seu caminho, um caminho que só ela sabia aonde iria dar.

Dot 02/03/2010minha estante
Cara Lelah, não sei se isso aconteceu com você mais aconteceu comigo. A Angustia do final e a necessidade de alguem para compartilhar a historia do livro. Por isso também indique a amigos que adoraram. Gostei de sua resenha, parabéns.

daniel.vasco.716 21/01/2022

Conta a história de Athena, uma garota que foi adotada por emigrantes libaneses, com certo poder aquisitivo, que se estabeleceram na Inglaterra. Desde o inicio do livro ficamos sabendo que Athena está morta, e toda a narrativa se reduz a contar toda a vida dela e o seu legado.

acervodabruna 28/05/2020

Minha primeira leitura de Paulo Coelho.
Confesso que, quando minha amiga me emprestou esse livro fiquei com um certo receio, acreditava que não iria gostar muito da leitura, que não iria fluir, e que haveria muitas coisas que eu não iria entender...
Deixei com que a leitura fosse lenta, para eu absorver os mínimos detalhes. E eu simplesmente acabei absorta pelo mundo de Athena e toda a sua jornada como pessoa, mulher, bruxa!

O modo como os arquétipos femininos foram ressaltados me deixou muito feliz. Athena fez com que eu a admirasse por ser todas em uma só. A Virgem, a Mártir, A Santa, A Bruxa. Uma hora ou outra encontramos com cada uma delas, acredite você ou não.

Se descobrir uma mulher empoderada não é fácil. Quando a sociedade se depara com uma mulher que foge de todos os padrões, elas são levadas a fogueira, que hoje em dia nada mais é do que o incômodo, julgamento, misoginia, machismo, feminicídio!

Essas reflexões, com certeza, me fizeram evoluir um pouco mais como ser humano!

Como já dizia Chimamanda Ngozi: "Mas a triste verdade é o que o nosso mundo está cheio de homens e de mulheres que não gostam de mulheres poderosas!"

Murillo 20/07/2021

Quem está disposto a percorrer este vale?
Que a vida tem potencial de ser exuberante, é fato. Mas a pergunta é, quem está disposto a percorrer este vale?

Eu, Murillo Molissani, agradeço este livro por reacender minhas análises psicanalíticas em cima dos personagens e diálogos do livro. (Que dentro do mundo da mente, descobrirá que o caminho a ser percorrido pelo ser humano é sempre um caminho emocionante, desafiador e repleto de ressignificações.)

A Bruxa de Portobello é o quarto livro que terminei de ler do escritor brasileiro Paulo Coelho, e digo que é o mais original na forma de organização da trama.

Sem achismos sobre se é o melhor ou não em relação aos outros, acredito que cada livro carrega em si a sua essência e isso basta.

Mas posso assegurar:

É um livro que flui. Porque em sua organização há versões que variam entre vários personagens comentando os fatos e discorrendo sobre seus pontos de vista. Isso dá uma dinâmica maior sobre o que é a bruxa de portobello.

Lerá muito sobre a feminilidade, patriarcado, intolerância religiosa, jornada pessoal, complexos traumáticos, relação entre mestre e aprendiz, e também sobre fontes de poder e conhecimento.

Sobre Deusas e Deuses, sobre sentimentos jamais limitados a serem palavras, sobre o dharma de uma mulher que acredita em um mundo que faça sentido.

Em mim, a mensagem foi dada.

A racionalidade é uma arma perigosa.
Pensar demais pode mais limitar do que abençoar.
E por isso, hoje, eu sigo adiante, deixando-me levar mais pelo meu espírito do que pela minha cabeça ocidental de alguém que foi doutrinado por uma cultura sutilmente ameaçadora.

George Facundo 07/06/2011

Eu sei... Eu sei... Muita gente não gosta do Paulo coelho e não entende do porque esse cara ser tão vendido no mundo! Alguns amigos até brincam dizendo que os tradutores dos livros dele escrevem outra história pros gringos! hehehehe

Mas assim, geralmente quem fala isso com mais raiva deve ser aqueles que só deram uma ou duas chances pro cara. Realmente, eu li todos os livros dele (eles tavam vindo como brinde em um jornal) e eu resolvi ler e tirar minhas proprias conclusões.

Realmente tem muitos livros que vc vê que o cara escreve por puro contrato, sem a mínima inspiração. Livros ruins de fato.

Agora, sinceramente, merecem destaque os livros: Veronica decide morrer, O demonio e a srta. Prin, Onze minutos, gostei um pouco também do Diário de um Mago, e gostei também desse, A Bruxa de Portobello.

Digo logo, não é naaaaaaaaaaaaaaaada demais, não vai mudar sua vida e tal. Mas são bons livros com boas estórias. Não é de se achar com a sensação de perca de tempo!

Enfim, é isso!

livi123 16/12/2021

O livro é narrado em terceira pessoa e vamos conhecendo a Athena pelo ponto de vista de amigos e familiares
Athena é uma pessoa peculiar, que não tem medo de se entregar as coisas, que faz aquilo que tem vontade, mas que sente que sua vida precisa de um significado, que há um ' espaço em branco' e parte em buscar de preencher este espaço.

Daniel.Freitas 22/01/2023

Razoável
A Bruxa de Portobello não é um livro tão bom como Diário de um Mago, Alquimista e Brida mas é melhor que O Monte Cinco e Aleph.

belassuncao 03/04/2011

Melhor Twitada sobre Paulo Coelho
Reescrevo aqui a melhor twitada sobre Paulo Coelho

@fschuler
Fabiano Schuler

"Obama citou Paulo Coelho no Brasil. Dilma, devolva citando Dan Brown quando for aos EUA."

Só pra que vcs tenham uma noção do nível de escritor que é Paulo Coelho.

Marlon Teske 03/01/2011

Magia Perdida
Muito melhor do que o último, mas ainda não traz aquela novidade que a gente espera de um livro, ou pelo menos de um autor que vende tanto. Em A Bruxa de Portobello, Paulo Coelho reuniu dezenas de depoimentos sobre uma mulher conhecida como Athena, que teria se tornado "A Bruxa de Portobello". Citando um resumo:

Menina orfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia e adotada por emigrantes libaneses na Inglaterra. Já adulta, ela trabalha como bancária e vendedora de terrenos em Dubai até se transformar numa sacerdotisa em Portobello Road, rua do bairro de Notting Hill, em Londres. O enredo é construído dentro do tempo cronológico de 21 anos, entre 1973 e 1994 - período que se passa a história.

Ou seja, é meio que mais do mesmo. Narrando de que forma Athena é colocada diante dos "segredos da Mãe", a forma como foi discriminada pela Igreja Católica, os malogros pelos quais passou até aprender o caminho para ser feliz. É meio que um livro de auto-ajuda misturado com misticismo, mas nem por isso é uma leitura de toda perdida.

Volta e meia se tira algo de bom, além de realmente fazer bem ouvir umas palavras de otimismo as vezes.

Lido em Janeiro de 2007

Jaaqx 08/05/2021

Possibilitou muitas reflexões interessantes e posteriormente compartilhadas com pessoas próximas. Sinto que essa é a melhor parte dos livros do Paulo Coelho!