A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

Mari M. 27/10/2023

O amor é...
Uma história muito bonita, na qual a história em si pouco importa, mas sim a jornada percorrida. Os ensinamentos são muito preciosos, muito tocantes e muito sinceros. É realmente um livro que vale a pena ler e reler.

Ioná 12/10/2010

Nada demais
A curiosidade para saber o que realmente havia acontecido a Athena foi o que me fez perseverar na leitura deste livro.
A narrativa em forma de depoimentos me aborreceu muito.
Admito que o final foi inesperado, mas na minha opiniao o livro eh fraco, nao acrescenta nada.

MACARI0 29/09/2023

Bom para quem gosta
Esse foi o sétimo livro que lí do consagrado autor brasileiro Paulo Coelho, da qual eu sou fã desde 2018. Essa é uma história narrada e contada sob a perspectiva de várias pessoas que conheceram e conviveram com Athena, a Bruxa de Portobello do título. Cada capítulo traz eles falando de suas impressões e opiniões sobre ela e sua misteriosa forma de viver a vida. Esse é um livro cheio de mensagens sobre feminilidade, feminismo, autodescobrimento, amor próprio, amor ao próximo, lutar pelo que acha certo, vencer o medo de errar, ser homem e mulher ao mesmo tempo, conhecer a Grande Mãe, descobrir seus talentos ocultos e etc... Existem alguns clichês mas quase tudo nesse livro é original ou muito próximo disso. O final me surpreendeu bastante pois teve uma revelação que eu não esperava e o aparecimento de um personagem quase pouco citado e esquecido durante a história. Enfim, eu gostei da personagem principal, Sherine Khalil, mais conhecida como Athena, e sua manifestação divina Hagia Sofia. É uma personagem com diversas imperfeições e falhas humanas mas que ao mesmo tempo também consegue ser imprevisível e incrível na forma como ela lida com sua vida. Suas origens, seu passado, seu presente, seu jeito quase despreocupado de ser, sua capacidade de cativar e atrair as pessoas ao seu redor... tudo isso faz dela uma personagem forte, inteligente e muito corajosa.

Conclusão: "A Bruxa de Portobello" é um livro para quem realmente se interessa pelo exoterismo e exotismo do autor Paulo Coelho.

Andrya 17/01/2022

A Bruxa de Portobello
Não sei dizer ao certo, mas ?A bruxa de Portobello? foi um livro que me surpreendeu do começo ao fim.
É incrível como Paulo Coelho consegue traduzir, as vezes de forma enigmática, um sentimento de luz na leitura. Esse livro me fez pensar muito sobre como me descobrir em como ser mais Athena e menos estereotipada em um mundo que acha que viver sob aquelas regras é o correto.

Não sei como será essa experiência para vocês, mas para mim, em particular, foi de uma magia digna dos livros de Paulo Coelho.

Que livro, amigos. Que livro!

Flávio Augusto 21/12/2010

A misteriosa Athena!!
A Bruxa de Portobello é uma história baseada em fatos reais que narra a vida de Athena, a Bruxa, uma pessoa intensa, cativante ao excesso e manipuladora que consegue sempre o que deseja, fazendo com que o mundo gire em torno de si. O livro proporciona uma leitura prazerosa com trechos emocionantes. Em certos momentos deixa lições que todos nós devemos seguir; são ensinamentos, palavras sábias do autor. Em nenhum momento senti vontade de parar de ler, pelo contrário, fiquei atraído pela história e pelas aventuras de Athena, uma mulher que viveu intensamente sem se preocupar com o que a sociedade falaria ou pensaria dela.

jorginhe 21/06/2023

?Você é o que acredita ser.?
Nunca tinha lido uma linha se quer desse autor. Então, por que não, ?A Bruxa de Portobello?? Admito que mesmo botando certa expectativa nesse livro, (muitas das vezes me decepciono) achei que seria superestimado por mim. Mas, não! Do início a metade da obra, senti certa confusão no desenrolar, por conta de serem vários ponto de vistas de pessoas que conviveram com Athena. Entretanto, durante a leitura, me prendeu demais.
Com a narrativa, exploradora, diversificada. Nela, nos apresenta sobre, culturas, raças, maternidade, e um toque místico, religião e claro, o amor. Na trama, apresenta a cultura cigana, e como é a realidade deles até hoje diante a sociedade, baseada no preconceito que ainda persiste atualmente, infelizmente.
Uma trama impecável, quando se trata de introduzir ou exemplificar algo para quem a lê, é facílimo. Principalmente, as reflexões e teorias apresentadas. Com toda a certeza, essa leitura é de encantar qualquer um! Com variados momentos essências para parar e refletir, também te deixa muito curioso para saber mais e mais do que a apresentado a nos.
Esse livro me tens demais, e vou reler ele para conseguir focar em diversos outros pontos que me pegaram.

Pontos positivos:
- Abordando diversos temas, e os encaixando muitíssimo bem durante a obra.
- Com uma narrativo singela, leve e saborosa a cada palavra lida
- Pontos para se refletir, e que não te faz cansar durante a leitura.
- Trazendo culturas e diversidade.

Pontos negativos:
- Certa confusão no início da história.
- Alguns momentos repetitivos.

Thayna283 02/05/2023

O livro é interessante, é uma leitura fácil e rápida e gostei da forma como é contada, como se fosse relatos das pessoas. Tem algumas frases que geram certa reflexão mas não foi um dos melhores livros que já li mas serve para pensar um pouco.

Tati 29/12/2010

Dos livros do Paulo, esse é o que tem o final mais interessante... adorei!
Silvia 19/12/2012minha estante
Este foi o primeiro livro que li de Paulo Coelho, tbm gostei muito.

Eliane 05/03/2021

Quer conhecer Athena?
Paulo Coelho nos apresenta Athena ou Sherine Kalil ou Hagia Sofia, através dos olhos daqueles que de alguma forma tiveram contato com ela. Dentre eles, seus pais, ex-marido, um padre...
Após juntar todos os relatos, cada leitor com certeza terá uma opinião formada sobre a Bruxa de Portobello.

Fantasus 10/12/2021

Nostalgia
Como o primeiro livro que eu comecei a ler na vida foi do Paulo Coelho, reencontrar com o seu estilo de escrita é muito bonito. Amo o seu jeito de misturar um romance com um misticismo que torna as coisas mais divertidas e reflexivas. Esse livro tá organizado diferente dos outros, na forma de relatos separados ao redor de Athena.

sabrina282 29/04/2022

leiam!!
Foi um livro que me surpreendeu do início ao fim, os temas abordados me fascinam e assim como todas as obras do Paulo Coelho, cada parágrafo é repleto de vida.

Andressa.Julia 27/01/2022

Surpreendente
O Paulo sempre nos mostra o mundo que achamos que conhecemos. Mas que pelos olhos dele, percebemos que de fato não entendemos a profundidade das coisas.
Esse livro mostra o caminho difícil, o caminho menos trilhado. E nos mostra também, que o sofrimento faz parte do nosso crescimento e que nem sempre as coisas são como planejamos.
Estou realmente encantada com a leitura.
Vale cada segundo de dedicação!!!!

sweida 26/01/2022

Paulo tá tudo bem em casa?
já li outros livros do paulo coelho e todos - assim como esse - me dão a mesma sensação de que tudo que eu acredito é instável - pois a vida é assim. Amo a descrição de personagens femininas do Paulo, são sempre complexas e reconfortantes. A Bruxa de Portobello é um livro de leitura difícil, mas talvez essa seja a intenção, não é que é uma leitura densa, mas as informações, o cenário e a Athena exigem atenção. É uma narrativa difícil de digerir, mas que contém o que o Paulo faz de melhor: descrever a descoberta do eu e da espiritualidade.