A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

Antonio Maluco 26/07/2019

Histórias
o livro conta a história de várias pessoas que conviveram com a pessoa Athena

Daniel.Oliveira 25/10/2019

Inovou em alguns pontos e ao mesmo tempo,seguiu o cliché em outras.
Sinceramente,o livro inovou e fez o que muitos fizeram ao mesmo tempo,ele quebrou o cliché que bruxa só é aquela que voa na vassoura e tem um caldeirão,Athena não é assim.O final é cliché demais,achei que Coelho iria alterar isso tmb,mas ele não o fez.Não gostei de outros personagens que viram a história da protagonista narrar,queria ver a visão da protagonista sobre a história mas não aconteceu.O excesso de Religião,o MuçMuçulmano,não colaborou mt.No geral,gostei da inovação do livro,mas não gostei do final,mt "todo mundo já esperava".

19/03/2020

Nunca tinha lido Paulo Coelho. Resolvi começar por esse livro.

Confesso que não achei a leitura de fácil compreensão. Em algumas partes me senti muito perdida em relação ao enredo. Porém, achei interessante a organização do livro, pois cada capítulo é narrado por uma pessoa diferente, essas que conviveram com a protagonista da história, Athena.

É um livro cheio de reflexões sobre nossa vida, nossos sonhos e nossa fé. Porém, é um livro que fica longe da minha lista de favoritos... Talvez por ser uma narrativa pesada, sem clímax e que me deixou sem entender a história muitas vezes.

Lilian 02/11/2020

Interessante
Não tenho muita queda por ficção mas esse livro prendeu minha atenção.
A história é contada de uma forma peculiar, como se não ouvesse um autor e sim um escrivão. Isso cria um mistério encima de várias especulações onde gera inclusive a dúvida se é ficção ou não.

Sara 13/01/2021

2.5 estrelas

Wedla0 24/01/2022

Favorito
Sou apaixonada pela estória narrada. O livro é repleto de reviravoltas magníficas, as emoções afloram e vale muito na pena a leitura. ?

Emilly 22/02/2022

Gostei muito da protagonista ser trabalhava ao longo do livro. De início, conhecemos alguém que tem tudo para ser feliz, mas sente algo faltando, deixando "espaços em branco". Contudo, ao decorrer da história, vemos ela evoluindo e fazendo os outros evoluírem com ela.
Esse livro passa lições muitas belas para se guardar.

Aline 04/04/2022

Relatos
O livro são relatos de diversas pessoas que conheceram Athena. Uma Mulher enigmática que por onde passou deixou rastros de conhecimento, inquietude e amor ( e todos os significados que essas palavras podem ter ), com a ajuda da magia. Entre essas pessoas estão os pais adotivos de Athena e a mãe biológica. Atores e diversos tipos de artistas, jornalistas entre outros que tiveram suas vidas mudadas por está mulher.

Anna 01/05/2022

O amor é.
A história de Athena(ou Sherine Khalil), filha de cigana adotada por libaneses durante o período da guerra, é contada por pessoas que conviveram com ela, nos mostra que temos um pouquinho de Athena em cada situação da vida e maneiras semelhantes de lidar com as situações conflituosas.
A intolerância religiosa que ela e as pessoas do grupo sofrem se assemelha aos tempos de inquisição na idade média, e reflete muito na sociedade atual. A história deixa claro que o preconceito e fanatismo religioso não afeta somente o grupo mas os parentes, amigos e pessoas próximas. Athena tem um coração capaz de incorporar a Grande Mãe e não desejava sua projeção pessoal, mas que a missão fosse cumprida.

Stephani 17/01/2023

Edda com certeza é a personagem que mais soma na narrativa. Existe alguns capítulos inteiros dela que sinto que preciso ler e reler quase como um rito. Gerou identificação.

Gostei da forma que a narrativa segue, me prendeu não falar com a protagonista e sim falar com pessoas que falam com ela. Mas confesso que mais pro final deu uma desandada.

Queria talvez uma junção das mensagens ao invés de deixar elas tão espalhadas. Mas foi uma boa primeira leitura do ano. Das obras do Paulo Coelho não é a minha favorita mas com certeza merece destaque.

Kotowari 20/01/2023

É meio complicado entender o que se passa na mente de um cara como o Paulo Coelho. Esse livro se resume em depoimentos de pessoas que tiveram contato com Sherine Khalil. Conhecida, posteriormente como Athena. Filha de ciganos, adotada por um casal de libaneses, que após fazer uma previsão através de pesadelo e retirada do Líbano, na época em que a guerra civil teve início (1974/75).

O mais legal é que acabamos vendo que todo mundo tem um pouquinho de "Athena" em nós mesmo. O livro é incrível, com uma escrita fabulosa. Recomendo pra qualquer um.

De todos os livro que eu já li desse autor, "A Bruxa de Portobello" se destaca como o meu favorito.

Luana1472 14/03/2023

Essa forma de escrever como relatos é muito interessante, dá a sensação de estarmos lendo sobre alguém real e muito importante...
Mas acredito que a história é sobre autoconhecimento, preencher nossos vazios e sermos suficientes...

Valeria.Mattioli 05/10/2023

Minha primeira experiência com Paulo Coelho..
Gostei muitooo da forma que o autor escreveu esse livro, pois a história da Athena, protagonista da história, é contada apenas pelas pessoas que conviveram com ela, em momento algum sendo narrado pela própria Athena, e mesmo assim, a essência da personagem foi transmitida de forma única.

Por mais que não seja o tipo de leitura que me agrade, achei bem bacana a construção do livro.