Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

pontas 27/12/2011

Destino
Cassia é uma garota que vive nos tempos em que a Sociedade escolhe tudo por você. O que você come, onde você trabalha, onde você mora, como se diverte, com quem casa e principalmente quando você morre. Só que após receber seu cartão que deveria conter todas as informações de seu par logo após a escolha dele, ela vê além do rosto de Xander(seu par), o rosto de Ky, outro conhecido seu. Aos poucos ela começa a se aproximar mais do garoto, e em meio ao proibido, começam a nutrir um sentimento um pelo outro. Cassia está dividida com a possibilidade de escolher por Xander que conhece desde infância, ou Ky por quem nutre um amor impossível segundo as leis da Sociedade.

Eu estava desesperado por este livro, principalmente pela linda capa que ele tem. A diagramação é simples, a história é contada em primeira pessoa por Cassia. A autora fez um excelente trabalho nos detalhes e na criatividade para criar esse novo universo cheio de características que te surpreendem. A História te faz refletir sobre como vivemos hoje, o quanto desperdiçamos e se verdadeiramente aproveitamos cada instante de nossa vida. Na Sociedade do livro, tudo é dado de maneira regrada, e as informações passadas para a população são as estritamente necessárias. Você não tem opções de escolher, as escolhas são feitas pelas autoridades, visando o melhor futuro para todos.

Porém eu caí no tédio, não foi uma, nem duas, nem três vezes, foram muitas, e eu já não via a hora de acabar logo o livro. Os personagens têm características interessantes, mais são fracos, sem sal, como dizem. Os romances não me convenceram, seja o de Cassia e Xander ou Cassia e Ky. Somente alguns pontos te deixa curioso para seguir, mais esses são poucos e curtos. E quando o livro termina não te dá aquela vontade de ler o próximo volume (o que da vontade é de agradecer a Deus que o livro acabou), no meu caso, só lerei os próximos, porque não consigo começar uma série e não terminar.

Espero sinceramente que o segundo volume seja melhor e que faça a série subir no meu conceito.
Rafahh 06/01/2015minha estante
Seu útlimo parágrafo, concordo totalmente com ele! Me senti da mesma forma. Tédio.

Edna 08/01/2021minha estante
Concordo com tudo, principalmente a parte do romance, que na minha opinião pareceu muito forçado

Mayhara.Ferreira 24/06/2022minha estante
Li a trilogia me perguntou: porque você está lendo algo que não está gostando?
Queria terminar pra saber onde iria dar e não deu em nada.
Medo dessas distopias recentes.

Thalia 05/04/2023minha estante
Eu simplesmente não vi química entre a Cassia e o Xandinho (apelidei ele desse jeito). Prefiro ela com o Ky, mas o romance entre os dois não me convence.

Mariana113 05/10/2023minha estante
Não gostei desse tipo de "romance "super parado,achei nada a ver,não tem nenhuma química com nenhuma das propostas dos dois casais

Bibia 21/03/2024minha estante
Concordo demais! Comecei o livro super empolgada por se tratar de um tema como esse. A personagem tem algumas falas bem filosóficas e legais mas a história tornou-se super entendiante. Abandonei!

Pam Gonçalves 16/03/2011

BLOG: WWW.GAROTAIT.COM.BR

Destino foi um daqueles livros que eu não sabia se queria ou não ler logo. Quando soube dele pelas resenhas na blogosfera internacional, me encantei pela capa, mas não cheguei a ter interesse em saber algo mais. Lembro que na época nem a sinopse eu tinha lido. Era o típico livro que você fica com a pulga atrás da orelha porque muitos estão falando bem, mas mesmo assim não dá a importância necessária.

Quando eu soube da publicação no Brasil pela editora Suma de Letras, ainda assim não dei tanta atenção. Determinei que a leitura seria certa, mas não nesse momento. Para minha surpresa surge a oportunidade de ler uma prova do livro antes do seu lançamento. Li a sinopse e tudo que poderia saber sobre a história e resolvi embarcar nessa. Afinal seria uma oportunidade para também ajudar quem quer comprar o livro e leva em consideração a minha opinião -, mas que ainda não tem certeza se deveria ou não.

É notável a quantidade de lançamentos de livros sobre o que acontecerá no futuro. A maioria trazendo uma sociedade quase ditadora, com regras duras, que são aceitáveis porque a população é convencida de que isso é o melhor para a sobrevivência e fazendo com que o exemplo do passado seja algo totalmente negativo.

Não pude parar de pensar no livro Feios do autor Scott Westerfeld enquanto lia Destino. Há várias coincidências, não de uma forma que seja cópia, mas uma forma de pensar e de coordenar a população. Um pensamento em comum contado de formas diferentes e com histórias diferentes.

Ally cria uma sociedade no futuro em que quase tudo é decidido pela sociedade. Acredito que a única coisa que não seja decidido pelos Funcionários seja a rebelião, ou eu posso estar errada e isso também esteja nos planos deles. Tudo é guiado por estatísticas e probabilidades, tudo para aparentemente se viver a melhor vida. O casamento, a profissão, a morteTudo é decidido por eles.

Narrado em primeira pessoa por Cassia, uma garota que aparentemente segue todas as regras impostas pela sociedade, até acontecer um erro e fazê-la questionar as verdades dos Funcionários. Após seu Banquete do Par em que é anunciado quem será seu par (marido) para o resto da vida, ela recebe um cartão com todas as informações sobre ele. Ao conferir o cartão algo estranho acontece, porque além da foto do seu par anunciado no Banquete, a tela se apaga e mostra por um instante a foto de outro rapaz. Um erro rápido, mas um erro, algo está errado e ela tentará descobrir o que é.

Diferente dos livros similares em que o romance não é um dos assuntos principais, o foco de Destino é o romance. Certamente porque o erro envolvendo as regras dos Funcionários, e o motivo para toda a história tenha se baseado na escolha do par de Cassia.

Eu fiquei um pouco decepcionada com esse romance. Aconteceu de uma forma boba, eu pensava que a relação com Xander seria mais presente no livro, mas acontece que ele quase não aparece. É dada muito mais importância para o Ky e a montanha. Hahahah Certo, ignorem a montanha. Tudo bem que o Ky é a chave para que os outros livros aconteçam, mas poderia ser mais equilibrado ou vai ver que eu que não suporto todo esse melodrama (ou o Ky, to achando que sou #teamXander nesse primeiro livro).

Falando em Ky ser a chave para os próximos livros, já prevejo um segundo livro baseado no drama. Tudo pelo final de Destino.

O livro em si é muito bom. Dá outra margem para pensarmos no futuro. Mas acredito que não teve um clímax legal, ou algo que me prendesse de fato. A leitura corre perfeitamente o que facilitou o fato de nada me prender e me fazer curtir bastante o livro.

Fica aí a fica para um lançamento de Abril!

Nadz 19/10/2011minha estante
Gostei da resenha, mas achei que no final ela continha um pouquinho de spoilers... principalmente sobre os dois garotos pelos quais a mocinha está dividida (nem tanto, pelo que pude ver). De nos dizer que alguém a palavra-chave para as sequencias.. dá meio a entender como vai terminar a história...

Dand 11/11/2011minha estante
Eu AMEI esse livro, estou apaixonada pelo Ky

Jessie 05/08/2012minha estante
Eu amei um livro, e concordo que está ficando na moda livros futurístico como Jogos Vorazes , que tem praticamente todas as características de Destino , mas eu prefiro mil vezes Jogos Vorazes, um fato em comum é a rebelião.

Anna 08/12/2012minha estante
Adorei a sua resenha, mas não achei que o romance aconteceu de uma forma boba...pelo contrário, o final não fica óbvio como nos outros livros "teen"
#teamXander

Nycolly 25/12/2013minha estante
Sua resenha foi ótima , eu tbm achei q o romance aconteceu d uma forma mt boba , na verdade eu abandonei o livro no cap.26 pq não suportava Ky e Cassia , deve ser pelo fato de eu ter me apaixonado de cara pelo Xander . #teamXander

Lore 05/01/2014minha estante
Gostei da sua resenha... Pra falar a verdade, eu até gosto do Ky, e era muito previsível o amor de Cássia por ele. Coo ela nao iria se interessar pelo cara misterioso, de vida difícil, injustiçado, mas que sempre lutou??? Mas eu nao sou a Cássia, e desde o primeiro livro sou apaixonada pelo Xander. Acho ele muito mais maduro, sinceramente.

Fernanda 30/10/2012

Resenha: Destino - Ally Condie
BLOG: segredosemlivros.blogspot.com.br

CONFIRA A RESENHA COMPLETA AQUI: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-destino-ally-condie.html

Resenha: Destino é um livro que sempre me chamou a atenção diante da capa parecer, ao meu ver, um tanto quanto enigmática. Esse foi o tipo de história em que eu simplesmente me entreguei sem saber nada ao seu respeito, ou seja, não li nenhum comentário ou resenha, sequer li a sinopse, só sabia que se tratava de uma distopia. E é certo que gosto muito de ler distopias, mas dessa vez queria ver se poderia ser surpreendida com algo inovador. E foi exatamente o que aconteceu. Destino é uma distopia totalmente diferente a que estamos acostumados a ler. Veja bem, não estou fazendo nenhuma comparação, mas só o que quero mostrar é que nesta trama o foco principal não são as criticas da sociedade ou denominações e afins, é uma narrativa que atrai o romance focado nos personagens.

Cassia Maria Reyes tem 17 anos, e está preparada para participar de seu Banquete do Par, que nada mais é que uma cerimônia onde será anunciado seu futuro par. Todos estão muitos ansiosos, pois é um grande momento na vida de uma pessoa. Logo após o jantar, é chegada a hora das escolhas, porém na vez de Cássia, algo inesperado e incomum acontece. A tela onde seria apresentada a imagem de seu par se apaga, e isso significa que ele está ali entre eles e ela provavelmente deve o conhecer. Para sua surpresa e alivio, seu par é Xander Thomas Carrow, seu melhor amigo. Então, seguindo o protocolo, os dois recebem o microcartão com todas as informações necessárias para se conhecer alguém, mas é claro que eles já se conhecem melhor do que ninguém.

Quando Cassia abre o seu microcartão, não vê o rosto de Xander, ela se depara com o rosto de Ky Markham. Apesar de lhe confirmarem que foi apenas um erro do sistema, a menina já começa a se sentir insegura em relação aos próprios sentimentos e tudo ao seu redor.

“Lembre-se: você tem o direito de questionar.” Pg. 57.

Cassia começar a se questionar e perceber o quanto a sociedade pode ser manipuladora. Depois que recebe um presente (poema) de seu avó, seus sentimentos se intensificam a cada dia que passa. Cassia fica mais curiosa sobre a vida de Ky e os dois se começam a se envolver. E agora ela se sente muito confusa por não saber de quem realmente gosta. E se fosse Ky realmente o seu par?

“Ele sabe o que eu estou começando a sentir por Ky” pg.138

Ky é considerado uma aberração para a sociedade, mas se mostra um garoto muito sensível e aos poucos conquista o coração de Cassia.

“Me permito imaginar futuros que nunca poderão acontecer, nós dois juntos.” Pg. 170

_antunescamilla 08/08/2020

"Agora que descobri como voar, que direção devo seguir noite adentro?"
Destino é o primeiro livro de uma trilogia do gênero distopia, que conta a estória de Cassia Reyes, uma menina que vive em uma sociedade completamente controlada pelo governo (este governo se denomina "sociedade"), tudo é definido por ele, desde o seu emprego, sua comida, com quem você irá construir uma família, até a data de sua morte.

Com exatos 17 anos, Cassia está prestes a conhecer aquele que ela passara o resto de sua vida em seu Banquete do Par. E para sua surpresa, Xander seu melhor amigo é designado para ela.

"Penso, eu conheço aquele sorriso, e subitamente eu também estou sorrindo(...)"

Tudo parecia perfeito demais. Ao inserir seu microcartão (nele contém todas as informações de seu par) no terminal em sua casa, o rosto de Xander aparece, mas logo depois a tela se apaga e volta a se acender e há outro rosto na tela, e para sua surpresa ela também conhecia esse rosto.

"Não compreendo. A sociedade não comete erros.
Mas o que mais poderia ser? Ninguém tem dois pares."

A partir desse momento Cassia começa a ver a sociedade de outra forma, a questioná-la e se vê no dilema entre escolher a segurança ou a paixão proibida.

Lendo esse livro descobri um gênero que nunca imaginei que iria gostar tanto. É uma estória boa, conseguimos ver o crescimento da personagem em relação a suas próprias idéias e pensamentos, coisa que não era permitido pela sociedade. Me senti totalmente envolvida em seus dilemas, além da curiosidade para descobrir mais e mais sobre a sociedade e seus segredos.O final me deixou querendo mais!

“Cassia, eu estou te dando algo que você ainda não é capaz de compreender. Mas acho que vai compreender um dia. Você, mais do que ninguém. E lembre-se: você tem o direito de questionar.”

Caio César 08/08/2020minha estante
Escreveu bem demais, a vontade de ler só aumentou depois dessa resenha!

luizavaleiro 08/08/2020minha estante
Quero muito lerrr!!! Não sou chegada a livros que não são aqueles romances de tirar o fôlego mas você faz tudo parecer incrível pra ler, ansiosaaa

Livros17 06/07/2020

Li esse livro há 7 anos atrás e sempre disse que era o meu preferido. Resolvi reler e saber o que a "eu" de agora acharia desse livro novamente.

E a impressão? A avaliação? A releitura foi válida?
VALEEEUU MUITOOO A PENAAAAA!!! AINDAAA AAAMOOO COMO HÁ 7 ANOS ATRÁS E PELO AMOR DE DEUS!!
KY TE AAAMOO AINDAA

Regiane 21/05/2011

Adorei!

"No futuro, a Sociedade escolhe: Onde você mora, o que você come, onde você trabalha, como você se diverte, com quem você casa e quando você morre"

Um dos livros mais esperado para esse ano por muitos leitores. Não é de se admirar, já que Destino traz uma história interessante, envolvente e bem diferente da maioria dos lançamentos recentes.

Imagine uma Sociedade que garante a todos seus cidadãos que eles terão vidas estáveis, tranqüilas e saudáveis, empregos seguros e até mesmo os companheiros certos para formarem uma família através de um sistema? Um tanto metódico, né? Mas Cassia não se importa em obedecer tais regras para garantir um bom futuro, pois ela confia nas escolhas da Sociedade.

Cassia acaba de completar 17 anos, e finalmente terá seu grande momento: O Banquete do Par. Um evento onde ela e outros cidadãos da mesma idade terão os nomes de seus companheiros anunciados. Para a alegria de Cassia, o par que surge para ela é um rosto bastante conhecido, seu melhor amigo Xander, com infinitas qualidades. Tudo ia perfeitamente bem e como previsto pela Sociedade, porém ocorre um erro no sistema, a tela se apaga e quando volta, revela um novo rosto por poucos segundos.

A partir desse ocorrido, Cassia fica totalmente abalada e perdida em relação à Sociedade, tendo dúvidas do que ela vivenciou até aquele momento, e por esse motivo, ela sente uma vontade inédita de escolher. Será ela capaz de optar em ir contra as regras ao invés de se manter segura pela vida estabelecida pela Sociedade?

Desde que vi e li sobre esse livro eu fiquei muito ansiosa e curiosa para lê-lo. A temática é simplesmente forte e muito interessante. Foi praticamente impossível não me sentir atraída por essa obra.

A narração segue em primeira pessoa, por Cassia. É através dela que é detalhada como a Sociedade funciona – onde eles mandam e os demais obedecem - revelando como tudo é encarado normalmente, e por esse motivo, em muitos momentos eu me senti aflita, incomodada com a situação, com vontade de gritar: Está tudo errado! Cassia, porque você e os cidadãos não questionam nunca, só obedecem? Bom, mas isso durou pouco, pois após o erro do Sistema de Pares, conforme ela foi duvidando, e querendo descobrir coisas além do que lhe foi determinado a vida toda, eu comecei a torcer para vê-la ir mais e mais adiante, me sentindo totalmente envolvida com a história.

A escrita da autora é ótima, flui naturalmente e prende totalmente a atenção. A narração não peca em nenhum momento em detalhes, o que tornou possível imaginar muito bem cada cenário e acontecimento. Em muitos momentos o clima torna-se bastante tenso, mas ao mesmo tempo eleva a empolgação pela leitura, o que me fez devorar esse livro em poucos dias.

Nenhum personagem me irritou, pelo contrário, não tenho o que reclamar. Fiquei emocionada e admirada, ao ver alguns deles, tentando driblar as regras pelo amor ao seus familiares.

Não sei exatamente como expressar o que senti ao ler Destino. Foi uma mistura de emoções e outros ingredientes mais que me conquistaram. Ally Condie me surpreendeu, superou minhas expectativas com sua obra. Estou muito ansiosa para ler a continuação da série. Se recomendo??? É claro!!!

E ao contrário de muitos, eu adorei essa capa, além disso, ela tem tudo a ver com o enredo.
? 17/10/2011minha estante
Fiquei interessado. Assim que possível comprarei o livro.

Kaylane.Barbosa 03/04/2021

Senti que esse primeiro livro foi praticamente só para nós apresentar o universo. Onde a "sociedade" decide tudo pra você, desde o que você come ou o que você veste, até com quem você casa.

Até então eu estava achando tudo um absurdo, como eles aceitam serem alienados dessa forma?
Mas pensando bem, sera que é tão diferente da nossa realidade? Não seguimos ou queremos sempre seguir o que a sociedade nos impõe?
A história em si é bem normal, nada demais, mas me fez pensar nesses "moldes" de vida que já vem pronto e que sempre queremos seguir.
(não sei pq mas esse livro me lembrou divergente)

LidosdaCris 09/01/2023

Li por recomendação de uma amiga. A trilogia não tem muito hype, mas é uma mistura de Divergente e Jogos Vorazes.

O que não gostei foi que a história é um romance com triângulo amoroso. Mas os personagens são apaixonantes e você não sabe por qual torcer que fique com a Cassia.

Gostei que autora criou um universo novo e criativo. O final foi uma decepção enorme, a autora se perdeu na história e ficou muito confuso, principalmente no terceiro livro.
Isabely 31/01/2023minha estante
Lembro de ter ficado com essa sensação tbm e até hj não sei qual dos dois escolher

Maeve5 26/02/2024

A sociedade
Esse livro tem uma proposta muito boa, um mundo muito bom. Mas por ser um romance adolescente peca em várias coisas. Dei 3 estrelas pela nostalgia. Li ele quando tinha 15 anos, a protagonista tem 17, e aquele romance era bonito. Hoje em dia lendo de novo consigo ver algumas falhas que não me agradaram muito. O livro é bem parado e foca bastante no romance ao invés da história, eu espero que mude um pouco no próximo livro.

Lanny 23/04/2021

Resenhas ruins estragaram a experiência
Não foi tão ruim quanto eu esperava. As resenhas que li/vi sobre a trilogia foram tão ruins que eu estava esperando uma bomba atômica e não foi assim. Talvez se tivesse entrado nessa livre de resenha, tivesse aproveitado mais. Ou talvez eu desconfie tanto dos personagens agora que sempre acho que tem algo de errado em tudo e não aproveito bem. Não sei a resposta, mas o livro foi bem mediano pra mim por conta da baixa expectativa. Toda vez que eu pensava "Isso vai ser legal" vinha outro pensamento de "Não vai dar em nada porque dizem que o livro é ruim" então não conseguia me empolgar com nada. O fim teve revelações ótimas, coisas que eu não esperava. Ainda estou esperando a bomba. Kkk

Awdrey.Alves 07/05/2020

Cassia vive em um futuro no qual toda a sua vida é definida pela sociedade. Aonde vai morar, qual será seu emprego e até com quem você vai se casar. Ao fazer 17 ela está pronta para participar do seu Banquete do Par e saber com quem irá passar o resto de sua vida. Para a sua alegria e sorte, Xander, seu amigo mais querido de tantos anos, foi escolhido como o seu par, ela não poderia estar mais feliz, já que é incomum o seu par ser alguém que você já conhece. Ela então recebe um cartão eletrônico com todas as informações de Xander, não que ela já não soubesse tudo sobre ele, mas tudo muda quando rapidamente aparece o rosto de Ky antes do cartão ser desligado. Ky, tímido, inteligente e solitário. É quando Cassia começa a questionar tudo no que acreditava, é quando Cassia deseja fazer suas próprias escolhas e não deixar seu futuro nas mãos da Sociedade.

Fazia muito tempo que eu queria ler essa trilogia, alguns anos, na verdade. Finalmente consegui comprar os livros e ler esse ano. Me surpreendeu. É um livro que tem romance, fala de amor, mas mais do que isso, fala de nossas escolhas. Na verdade, na falta delas. O que faríamos se não pudéssemos escolher nada? Se vivêssemos em um regime totalitário e restrito? Foi bom ver a protagonista começando não só a se questionar, mas também ao sistema. A perceber que ela deveria ser a melhor pessoa a decidir seus passos e não os outros. A autora escreve de uma forma que quando você percebe, o livro já acabou, li o livro em um dia já ansiosa para começar o seguinte. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/lendojuntos/?hl=pt-br

Yuririn 16/03/2021

quem gostou de "rainha vermelha" vai gostar desse livro
Achei a escrita envolvente. As revelações são legais, amei o avô da Cassia e é bacana a ajuda que a protagonista recebe de alguns membros da história em certos momentos, pois fez parecer que ela não está completamente sem apoio e precisa tirar força de sei lá onde pra fazer tudo sozinha, como se fosse uma super heroína. A trama me lembrou muito "rainha vermelha" da victoria aveyard, mas os acontecimentos no desenrolar da história de "destino" me pareceram mais reais/factíveis e gostei disso.

Lime 18/02/2011

Um romance para suspirar
Destino é um livro para refletir: como nós queremos viver nossas vidas? Cassia acha sua vida encantadora, porque, desde seu nascimento, aprendeu que A Sociedade é o lugar ideal para se viver. Ela não precisa se preocupar com sua alimentação, com o que vestir, onde trabalhar, com quem se casar, porque está tudo garantido para ela. De acordo com seu desempenho escolar, ela será colocada no posto de trabalho compatível. Ao completar 17 anos, ela participa do Banquete dos Pares, um evento mensal em que os adolescentes de 17 anos são apresentados ao seu futuro marido/esposa. Para sua surpresa, Cassia é escolhida como par de Xander, seu melhor amigo, depois de uma minusciosa pesquisa feita pela Sociedade a partir de qualidades, defeitos, características e genes de cada membro. No final do banquete, ela recebe um micro cartão que contém todas as informações sobre Xander, mas, ao colocá-lo num sistema, acontece um erro bizarro: outro menino é indicado como par de Cassia. E agora? Houve mesmo um erro? Mas A Sociedade não seria infalível? Se indicaram uma pessoa ao invés de outra, será que já cometeram outros erros e ninguém ficou sabendo? Cassia começa uma busca por respostas e começa a se deparar com situações inesperadas e assustadoras. Ao mesmo tempo, começa a prestar mais atenção no rapaz que apareceu em seu micro cartão e descobre que o amor e a paixão podem vir de formas inexplicáveis.

O livro pode parecer mais lento no começo, pois a autora explica aos leitores como é a vida e o funcionamento da Sociedades, para que a gente se ambiente e o contexto familiar e social da personagem. Ao longo do livro, a história vai tomando ritmo e fôlego e termina de forma incrível, fazendo com que você reze pro segundo volume da trilogia seja logo lançado, porque ele promete muita ação e romance. Eu recomendo!
Dand 23/05/2012minha estante
eu tou louca pela continuação...