Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Gabi 15/07/2011

Deixou uma estrela a desejar...
Destino é um livro muito bom, mas não me conquistou por inteiro - por isso 4 estrelas. Primeiramente porque eu encontrei VÁRIOS erros de português babacas que me deixaram nervosa (talvez seja só a edição que comprei, mas é muito pouco provável), portanto, a tradução foi um dos dois pontos que me ajudaram a não achá-lo perfeito.

O outro ponto é que o triângulo amoroso existente no enredo não é completamente convincente. Cassia diz o tempo todo que está se aprofundando na história de vida de Ky (menino por quem ela se apaixona, mesmo tendo um Par = namorado) e se sente orgulhosa por isso, porém, essa suposta história não é muito bem explicada pela autora e deixa alguns furos. Mas, quem sabe, isso tudo seja explicado no próximo livro ou eu esteja ficando louca e não lembro de ter visto as "explicações".

Agora, os pontos positivos: a originalidade do livro é incrível, os personagens são cativantes, os diálogos não são maravilhosos, porém muito bons e a forma com que a autora escreve é muito simples e objetiva, sem muitas enrolações. Portanto, recomendo, e com certeza, vou ler os dois próximos da trilogia.

Camila 23/07/2011minha estante
Gabi, fiquei encucada com o seu comentário sobre o livro ser original. Até agora, pelas resenhas, tenho entendido o oposto. Você já ouviu falar algo sobre os livros Feios e Jogos Vorazes? Eles surgiram antes de Destino e possuem uma proposta um tanto quanto parecida, pelo que entendi (ainda não li Destino). Trilogia, triângulo amoroso, crítica social sobre o controle da sociedade... Tudo igual.

JcTvO 20/04/2014

#1 - Resenha "Destino" de Ally Condie
O livro “Destino” é o primeiro livro de uma trilogia distópica (que se passa no futuro). A leitura foi fantástica, eu simplesmente não conseguia largar o livro. A história é sobre uma rapariga chamada Cassia Maria Reyes, que vive numa numa sociedade que decide onde a pessoa vive, o que vai fazer da sua vida, quando vai morrer, etc. Cassia nunca duvidou da capacidade dessa sociedade para governar, pois ela acabou com doenças como alzheimer, doenças hereditárias e outras. Para isso a sociedade controla o estilo de vida de cada cidadão, as pessoas não tem liberdade e apenas seguem a rotina diária que a sociedade determinou para eles (como por exemplo, não se pode correr nas ruas...). Quando os jovens fazem 17 anos, eles vão a um banquete onde vão conhecer a pessoa com quem vão casar mais tarde. E é aí que tudo acontece! Quando chegou a vez de Cassia, acontece o inesperado, ela descobre que não tem um par mas sim dois, uma coisa que nunca antes aconteceu. Um deles é o seu melhor amigo Xander, a pessoa por quem ela estava apaixonada, o outro era Ky e apenas o conhecia de vista. A partir desse momento Cassia começou a ver Ky de outra forma e a querer saber mais sobre ele e como é que ele se transformou, por acaso, no seu par, pois ele é uma “Aberração” (nome dado ao cidadão(ã) que cometeu uma infracção contra a sociedade, e também se for filho de uma aberração) e esse tipo de pessoa não pode se casar ...

Juh 22/01/2019

Me lembra muito o mundo de Divergente, com uma sociedade controlada e classificada.
Tudo é designado pelo governo, até mesmo quando se morre.

Formigoni 04/10/2015

Destino
Destino é uma distopia onde uma sociedade controla tudo, o que você come, quem você ama, o que você escuta e até mesmo o que você ler. A história vai se tratar da vida de Cassia que diferente de todas as distopias que eu já li , ela gosta da sociedade , se deixando como um boneco para eles controlaram e em troca , saúde, a certeza de um emprego, segurança e um par perfeito que consequentemente vai começar a trama do livro ( É importante resaltar que o livro quase não apresenta ação, então se vocÊ ama um bom livro de ação com aventura, meu querido, esse livro não é para vocÊ, diria que esse livro é aquele tipico de livro para ferias no campo quando vocÊ não tem nada para fazer a não ser desfrutar um livro qualquer para passar o tempo)
Quando, no dia da escolha de par Cassia descobre que seu par perfeito é na verdade seu melhor amigo Xander , tudo parece incrivelmente perfeito e adorável. Ao fim da escolha de pares, Cassia recebe um cartão com as informações do seu par. Que quando chega em casa abre as informações do micro-cartão vê as informações sobre seu melhor amigo, mas de repente a tela se apaga revelando outro rosto. O rosto pertencia a Ky um amigo. Logo Cassia fica confusa e começa a se questionar sobre a sociedade e como ela controla o povo.
Vale ressaltar , a questão dos comprimidos que todos devem carregar ( em todos os lugares ) o recipiente contém 3 pirulas que são revelados durante a trajetória ( porém a autora não revela sobre todos, logo no primeiro livro.)
Confesso que quando eu li fiquei chateada e decepcionada sobre como o livro se desenvolveu , algumas partes para mim , não necessariamente teriam que estar lá por quê simplesmente não tinha o menor sentido de estar lá. Mas achei muito interessante a relação que ela tem o Ky e os segredos que eles compartilham o que me fez ter uma urgência para saber o que aconteceria com essa relação. Vale lembrar que ao mesmo tempo que essa relação se desenvolve ela continua com Xander.
Sobre a estrutura do livro , eu amei. Achei linda a capa e como ela separou os capítulos fazendo com que se tornasse mais um motivo para a continuação de uma história pouco envolvente.

Quantos positivos esse livro merecia, e por que ?
-pela capa, folha e capítulos bem organizados, ou seja, pela estrutura.
- pelo relacionamento intrigante que ela tem com Ky e Xander.

Gabriele 16/05/2011

Eu estava super animada para ler esse livro. Já tinha lido várias resenhas positivas. Contudo, estava com medo de ter tantas expectativas sobre o livro e ele não fosse tão bom como eu imaginava.
Bom, vamos começar do inicio. Somos transportados para outra realidade, uma realidade futurística (como em Feios do Scott Westerfeld) e lá a Sociedade é quem manda. Como diz a sinopse, não existe mais opinião, a sociedade escolhe tudo por ti. A personagem principal é a Cassia, uma menina normal, que está nervosa com o seu Banquete do Par. Eu tinha achado, primeiro, que o Banquete do Par era algo incrível, você não iria precisar se preocupar em achar alguém, não ia ficar nesse desespero e tudo mais. Eu realmente achei que a Sociedade fosse perfeita. Mas assim como Cassia, fui descobrindo junto com ela que não é bem assim. E junto com Cassia, fui me apaixonando por Ky.
Eu adorei a obra, achei que o tema foi muito bem tratado, a Sociedade foi lentamente se desmascarando. Cassia não era bobinha, ela tomou uma atitude, ela seguiu seu coração, ela não deixou que a sociedade pensasse por ela.
As partes que Ky ensina ela a escrever são lindas, para nós a escrita é algo tão banal. Todavia, não paramos para pensar que muitos já estão substituindo a caneta e o papel pelo computador. Temos que guardar aquilo que é nosso. Temos que guardar a escrita, os livros de papel. Temos que guardar nossas opiniões próprias.
Bom, para não deixar esse post muito longo (poderia falar muito mais do livro, mas ficaria chato) vou resumir o que eu achei do livro.
Eu adorei. Achei a história muito boa, o romance foi muito bem escrito, nenhum dos personagens me irritou, adorei todos. Todos com seus erros e acertos, são humanos afinal de contas. Adorei a forma com que Cassia evolui durante a história, é perceptível, e eu adorei o modo futurístico que a autora aborda.
Recomendo muito a todos.

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
O livro retrata um futuro apocalíptico. A Sociedade controla a destino de todos, definindo a hora em que se acorda, come (e o que come), estuda, trabalha, namora, se diverte... Morre. Enfim, TUDO! Todos os indivíduos que compõem a Sociedade são pacatos e acatam todas as ordens dadas a eles. O castigo para quem não aceita as regras é uma infração em seu perfil ou a realocação para outras profissões. Apenas a ameaça desses castigos faz com que todos andem na linha.

Nossa protagonista é Cassia, nós a conhecemos no dia do seu aniversário que também coincidiu com o dia de sua escolha do Par. Todos, dentro da sociedade, que desejem formar uma família, devem se inscrever para a escolha do par quando estiverem com 17 anos. Naturalmente quem escolhe seu par perfeito, de acordo com suas características, é a sociedade. Na sociedade não existe loteria genética, tudo é bem-definido para que só os melhores sobrevivam.

Cassia é doce e forte. Apesar de ter sido criada sob os dogmas da Sociedade, passa a se questionar sobre os reais valores das intenções por trás desses dogmas e se todos devem realmente fazer tudo que lhes é mandado sem questionar.

Resenha feita por mim e pela Mari no Psychobooks!! Acesse o blog e leia a resenha completa:

Jamayra Greyce 02/08/2013

Futurístico e perfeito!
Simplesmente adorei este livro!
Fala sobre um futuro distante em que o mundo passa a ser uma Sociedade.
Ela decide tudo sobre você: oque come e vai comer,qual seu hobby, sua vocação, com quem se casa e até, quando vai morrer.
Cássia está muito feliz com sua vida perfeita e segura manipulada pela Sociedade, ainda mais agora que se aproxima a data do seu Banquete do Par, quando conhecerá seu futuro marido.
Só que ela descobre que nem tudo no seu mundo é perfeito, quando fica sabendo que existe duas possibilidades de um par perfeito para ela, quando na verdade deveria ser apenas um.
Oque ela escolherá? O seguro e certo o incerto e perigoso?
Cara, você tem que ler esse livro, tipo, agora!
Gostei muito das roupas, dos cenários, dos conflitos e principalmente das personagens.
Jamayra Greyce 21/11/2020minha estante
o mundo passa a ser uma... sociedade KKKKK

Jamayra Greyce 21/11/2020minha estante
ESSA EH A MELHOR DISTOPIA MANO EU TO FALANDO SÉRIO

Amanda Taísa 03/09/2011

Não da para descrever o quanto esse livro se tornou importante para mim.
Sinceramente nem sei por onde começar...bom melhor começar do inicio.

A primeira vez que ouvi falar desse livro foi, é claro, no Skoob e imediatamente chamou minha atenção sem sequer saber sobre o que falava, quando li a sinopse meu interesse só aumentou e comecei a procurar as opiniões das pessoas a respeito do livro fora do skoob (e olha que quando eu faço isso é pq estou realmente interessada), acabei encontrando um pequeno trailer do livro e pensei: tá decidido, vou comprar esse livro. No final das contas acabei comprando o livro mais por impulso do que por qualquer outra coisa.

Há um tempo estava olhando as atualizações dos meus amigos e vi o livro O Rei do Ferro, fui dar uma olhada para ver sobre o que falava e me deparei com uma ótima surpresa (mais vc deve estar se perguntando o que isso tem a ver com Destino!?). Bom antes de ouvir falar do Rei do Ferro eu estava morrendo de vontade de ler um livro de romance e ele só tinha aumentado essa vontade, e como no momento eu não podia comprar o livro achei melhor ler um dos que eu tinha (que não são poucos) foi aí que li Destino, e ele acabou mexendo comigo de uma forma que nenhum livro tinha feito desde que li Sangue Quente.

Foi um choque pra mim, mal tinha começado a ler o primeiro capitulo e já estava com um sorriso no rosto sem motivo algum, devorei ele em dois dias e no dia seguinte ainda dei uma revisada no livro todo para ver se não tinha deixado passar algum detalhe.

Sem duvida este foi um dos melhores livros que já li na minha vida, ele mexeu comigo de uma forma tão profunda que era como seu eu própria estivesse vivendo a história, sentindo as emoções dos personagens, eu praticamente tinha virado um personagem na história, eu não estava mais lendo um livro eu estava viajando em uma nova realidade.

Um ponto que eu não posso deixar de mencionar é a capa deslumbrante, quase poética, quer dizer, ela é simples e ao mesmo tempo nos revela tudo o que precisamos saber.

Joao.Esteves 12/11/2011

Esse era um dos livros mais esperados por mim, queria comprar em inglês e ler o quanto antes e mesmo com tanta expectativa, não me decepcionei em nenhum momento. Apesar de achar a história inovadora, foi a escrita da autora que me ganhou. Ela faz tudo parecer tão fácil, tão bonito e tão simples que eu acho que tudo que ela escrever vou querer ler.

A explicação da Sociedade em que os personagens vivem me deixou em vários momentos agoniado. É como se fosse um Big Brother, com a exceção de que você não tem escolha alguma. Você não pode escolher sua roupa, o que comer, com quem namorar, casar etc.

E para a personagem principal tudo está o.k., até o momento em que um 'erro' acontece e tudo muda.

A autora soube encaixar todas as peças para que não fique faltando nada no final. Fiquei feliz porque nesse livro não existem perguntas sem respostas e o final tem o gancho exato para o próximo e a ansiedade de querer saber como tudo vai se resolver. Acho que a dica que a capa do próximo livro traz é o que define a continuação.

Realmente não tenho do que reclamar. Pra mim a história se compara em alguns momentos com o livro 'Calafrio - Maggie Stiefvater', tem romance, mas nada meloso que te faça pular pedaços para fugir daquilo. Mesmo não tendo o mesmo foco, as semelhanças estão lá. Ambos tem uma escrita linda e a teimosia da protagonista de nem sempre escolher o certo, o seguro.

~ theeaterofbooks.blogspot.com

Melissa.Benini 13/07/2013

Esperava um pouquinho mais!
"Por onde começar? Escondi artefatos, li poemas roubados, aprendi a escrever. Me apaixonei por alguém que não é meu
Par e estou escondendo este fato do meu Par."

Comecei o livro com uma sensação de conformismo com o normal, nada
diferente poderia acontecer com a protagonista, talvez por isso eu ansiava por algo (ou alguém novo) Não que eu não
goste do Xander, ele é legal e um super amigo, mais quem não quer emoções diferentes na vida? Se contentar com o
normal é um defeito? acho que não.

Nessa estranha Sociedade criada no livro, os personagens tem seus Sonhos Monitorados, e eles ganham 3 Pilulas verde,
azul e vermelha (que inicialmente não sabemos pra que serve) mais que eles devem mante-las intactas e com eles sempre.
Eles também controlam até que idade as pessoas viveram, ou seja, quando se faz 80 anos você morre! Meu deus, eu nunca
vi isso em livros anteriores, Já pensou você crescendo já sabendo quando vai morrer? Deve ser ao mesmo tempo reconfortante,
porque você pode curtir mais a vida sem preocupações, e por outro lado, você se sente desrespeitado, pois quem tem o
direito de tirar e decidir quando acaba sua vida?

Eles não podem fazer o que quiserem, nem mesmo escrever o que
querem, tudo é controlado pela Sociedade, até mesmo com quem eles se casam, os chamados Pares.
Cassia finalmente descobriu quem será seu par para o resto da vida, e para sua surpresa ~ou não~ ele é seu melhor
amigo Xander. Mais quando tudo parece normal, outro Garoto (Ky) entra Nesse Par transformando-o em um Trio.

E temos mais um triangulo amoroso, só que dessa vez ~talvez~ seja o destino que unio esses três, já que a foto de outro
Garoto aparecer no terminal da Cassia inexplicavelmente.

Ky é um personagem misterioso no começo, tachado como aberração por erros de seus pais, mais depois vai se "soltando" mais
e nos mostrando que ele é, um rebelde, que não está conformado com essa nova sociedade, (eu achei clichê essa parte) ele
acaba influenciada a Cassia colocando ideias de Revolução, o que a faz questionar ainda mais seu destino (amoroso e etc).

Vamos tentar entender a cabeça da Cassia, ela adora de paixão seu melhor amigo Xander, mais depois (e de uma hora pra
outra) começa a se interessar e muito (ao ponto dela pensar em deixar o Xander) pelo Ky, eu, apesar dos sentimentos do
começo do livro sou totalmente teen Xander, Ky não me conquistou nesse primeiro livro, quem sabe não viro a casaca
nos próximos livros?

O final na minha opinião deixou a desejar, mais o livro em si não é ruim, só não empolgou tanto, espero que o próximo livro: "Travessia" seja melhor que esse.

Andrea 31/05/2011

Não entre docemente...

Achei esse livro sem querer, numa estante aqui do Skoob, e me interessei pela sinopse. Não fiquei particularmente feliz quando vi que era uma trilogia (sabe-se lá quando vão sair os outros), mas resolvi arriscar assim mesmo.

Gostei da capa logo de cara e gostei mais ainda quando descobri que tem mesmo a ver com a história. A tradução também é muito boa. Na verdade, essa é uma edição muito bem feita. Acho que nunca tive do que reclamar dos livros da Suma.

Demorei um pouco pra engrenar na leitura. Achei o começo meio... uma recapitulação (?). Provavelmente, porque eu sabia da sinopse, então queria que a coisa com o Ky começasse logo. Nem teve enrolação, eu é que estava ansiosa mesmo.

No final das contas, eu esperava mais drama, não sei, mas cheguei a ficar angustiada querendo saber o final, o que a autora ia fazer, ai-meu-Deus-e-o-Ky-?. Só então eu me lembrei que ainda tinha mais livros e não haveria um final-final-mesmo. Muito pro meu desespero.

Quero ler a continuação logo.

CooltureNews 21/05/2011

Por: Junior Nascimento
Imagine viver em um mundo onde A Sociedade dita e controla toda a sua vida, como o que vestir, o que comer, onde morar, qual o seu emprego, com quem você deverá casar, quantos filhos vocês terão, o momento de sua morte. Pensando bem, não precisamos imaginar, já estamos vivenciando algo assim. Vestimos aquilo que está na moda e quem não conhece ao menos uma pessoa que deixou de expressar seu amor plenamente pois “A sociedade” não aceitaria esse tipo de romance, seja por diferenças físicas, financeiras ou por puro preconceito. Em Destino da Editora Suma de Letras isso é exposto de uma forma totalmente radical, porém é leitura obrigatória para todos os jovens, afinal devemos sair do padrão e viver nossa vida sem se importar com o que dita a sociedade.

Porém isso tem um outro lado, viver fora de alguns padrões é impossível e praticamente inviável, ou vocês acham que seria simples viver em um mundo sem leis? O problema reside não no padrão ou na falta dele e sim quando algum desses itens tem pesos diferentes na balança. E é exatamente isso que Destino nos faz ver, e vivenciar. Afinal, quem não gostaria de uma vida simples, sem preocupações com vestibular, afinal a sociedade decidirá qual será sua profissão até o resto de sua vida, ou com problemas amorosos, afinal depois de ter seu par escolhido pela sociedade você só deve aguardar o momento do contrato, ou em envelhecer e se sentir sozinho, afinal a sociedade garante a você um trabalho até os 70 anos, e uma morte digna aos 80. Você não precisa nem se preocupar com o que cozinhar para comer, a sociedade manda sua refeição, preparada exclusivamente para você, até sua casa. Aprender? Só o essencial, afinal para que saber fazer uma atividade que você não vai utilizar? Musicas, poemas, histórias, arte… fique tranquilo só existe 100 de cada, afinal como poderíamos apreciar algo enquanto somos sobrecarregados com os excessos. Sabe o que é melhor? Você não precisa esperar seu par se vestir para sair, todos usam roupas iguais, sem contar que são todos belos, graças a manipulação genética. E existe um toque de recolher… mas isso é o de menos, certo?

Para Cassia parecia completamente certo, ate que teve o banquete onde finalmente conheceria o seu par, e não poderia ter sido uma escolha melhor, Xander, seu grande amigo de infancia (caso raro os pares serem do mesmo local) e tudo parecia perfeitamente bem até ela verificar o cartão de informações do par (não que precisasse conhecer mais Xander) e teve uma grande surpresa, por um breve momento o rosto no terminal não era o de Xander, e sim de um garoto misterioso, Ky. Que por incrivel que pareça, Cassia também conhecia, porém não muito bem.

A Sociedade cometeu um erro, será que ela não é tão perfeita como aparenta? Cassia começa a ter dúvidas, afinal como toda adolescente que vive nos tempos de hoje, quando dizem a ela que Ky não é o seu par e nunca poderia ser, Cassia passou a enxergar Ky como ele realmente é, e dai para surgir um sentimento mais forte bastava um passo. Mas será que vale a pena dar esse passo e arriscar toda a segurança e estabilidade que a Sociedade proporciona a Cassia e seus familiares e amigos? Vale a pena arriscar isso por amor? Se vale a pena, não posso afirmar… mas afirmo com certeza, ser impossível lutar contra um sentimento tão forte.

Destino é ao mesmo tempo um livro simples, porém as reflexões que ele nos proporciona ao ler são complexas. Um tipo de livro que a cada leitura poderá te mostrar algo novo, te fará pensar de uma forma diferente. Destino é uma leitura obrigatória, garanto que não irá se arrepender.

A Disney já tem os direitos de adaptação do livro, e em breve vamos poder vê-lo no cinema. Aproveitem para seguir o twitter do livro (@livrodestino) e visitar o site, onde você pode fazer o teste para descobrir quem é o seu par (http://www.asociedade.com.br/)

Priscilla 09/07/2011

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com/
Imagine-se no futuro. Em uma sociedade em que nada é questionado. Tudo é minuciosamente controlado. Tudo. O que você come. Onde você mora. Em que você trabalha. As roupas que usa. Os poemas, as músicas, as pinturas a que tem acesso. Quando você morre. Com quem se casa.

Cássia Reys. nasceu nessa Sociedade e está acostumada a seguir as ordens e a vida imposta pelo sistema. Aos 17 anos, pronta para participar do Banquete de Seleção de Pares e conhecer quem a Sociedade designou para seu futuro marido, Cássia tem uma surpresa: Seu par é, na verdade, seu melhor amigo Xander. Caso bastante incomum, pois os casamentos costumam acontecer entre casais de províncias diferentes.

"Pela primeira vez na vida, me é permitido sonhar com Xander."

Mas o maior choque foi perceber que no microcartão que recebeu com as informações que deveriam ser de Xander, apareceu uma foto de outra pessoa. Outro conhecido, embora não tão amigo. Um rapaz calado, chamado Ky.

Curiosa, a jovem se aproxima de Ky cada vez mais. Nasce, então a plantinha da dúvida. A vontade de questionar e tomar as próprias decisões...

Não é novidade que eu estava bastante ansiosa para ler Destino. Não me decepcionei. Todas personagens são interessantes! Destaque para Cássia, que apesar de toda limitação e insegurança, é muito cativante; Xander, que é um fofo e até me entristeceu não tê-lo em alguns capítulos; e Ky, por ser a caixinha de segredos mais dócil e gentil da literatura!

Acho que Destino serviu como uma boa introdução da série. Boa parte do livro se dedica a explicar o funcionamento da Sociedade. Por ser um sistema tão distante da nossa realidade, o leitor precisa dessa explicação para entender. Porém, com isso pareceu que a história ficou rasa, sem muita profundidade. Só posso acreditar, que o próximo livro venha arrasando, e aí sim, toda a rebeldia seja exposta, parâmetros quebrados e respostas dadas.

Eu gostei bastante do livro e recomendo a quem ainda não leu. Estou completamente ansiosa para assistir Destino na telona e pela continuação da série, com o livro Crossed.

resenha completa- http://twixar.com/q1RUWH5

Mel 13/07/2011

Destino, não acho que este seria o nome ideal +
Não gostei do livro é muito forte de se falar.

è um livro bom, mais tedioso, ele é um grande introdução, sabe o resumo de uma história maior.

Espero que o proximo traga a luta pela mudança, da sociedade.

Ky é um doce.

Mais o Xander è tudo de bom

Maya 14/06/2012

Gostei bastante de Destino, o ritmo da narrativo é bom e em nenhum momento achei o livro tedioso ou arrastado. Cássia vai descobrindo aos poucos que ela pode criar, com a ajuda de Ky, e o relacionamento dos dois vai evoluindo com as descobertas.

Normalmente em livros em que a protagonista tem dois pretendentes, os leitores assumem um ‘time’. Depois de ler Destino, não consegui escolher um dos dois (Xander e Ky). Fiquei bem dividida e creio que vou conseguir decidir no próximo (ou só no último livro da trilogia).

Destino é uma preparação para os próximos dois livros da série, ele apresenta os personagens e abre o terreno para a ação/aventura da Cássia contra a Sociedade.

Mais em: