Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Carol 07/03/2013

Destino- Ally Condie
O livro de Ally Condie ao meu ver é fascinante! Uma sociedade "perfeita" um garoto perfeito(Xander)... e uma aberração(Ky)!
O livro me fez querer chegar avidamente ao final, me monstra uma sociedade controladora e o desejo de Cassia pela liberdade de escolha.
Vivendo em uma sociedade que determina onde você vai o que você come o que você veste com quem você se casa e quando você morre; Cassia percebe que assim que você deseja alguma coisa. Tudo muda.

Algumas frases mercantes pra mim:

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros"
"vou tentar esquecer que Ky disse "casa" olhando nos meus olhos"
"A minha forma de não entrar docemente"
"Minhas palavras nunca duram muito.Mas. Eu me lembro de todas elas"
" A tanta coisa que eu quero, sou água, um rio de quereres, recolhidos na forma de uma garota"

fdelrio 10/07/2011

Destino não tão promissor.
o livro tem um começo nota 10, mais no decorrer da leitura essa nota vai caindo, mais um livro de um triângulo amoroso entre adolescentes, este não trás nada de novo, a sociedade do futuro, quase não é mencionada, e por isso fica difícil sentir a raiva que a persongem principal sente da mesma. a parte do romance é ainda pior, a personagem troca tudo aquilo que ela sonhou, por outro rapaz que não tem expressão, assim, sem mais nem menos, e passa o livro todo nesta dúvida, na metada do livro confesso que pulei umas páginas pra ver se a história mudava um pouco, e pra minha felicidade mudou um pouco, e o final é bem melhor do que o livro em si. Com um início 10 e um final 8, o que matou o livro foi o meio, que é justamente a maior fatia do livro. Vamos ver se na continuação a autora acerta o tom.

Melissa.Benini 13/07/2013

Esperava um pouquinho mais!
"Por onde começar? Escondi artefatos, li poemas roubados, aprendi a escrever. Me apaixonei por alguém que não é meu
Par e estou escondendo este fato do meu Par."

Comecei o livro com uma sensação de conformismo com o normal, nada
diferente poderia acontecer com a protagonista, talvez por isso eu ansiava por algo (ou alguém novo) Não que eu não
goste do Xander, ele é legal e um super amigo, mais quem não quer emoções diferentes na vida? Se contentar com o
normal é um defeito? acho que não.

Nessa estranha Sociedade criada no livro, os personagens tem seus Sonhos Monitorados, e eles ganham 3 Pilulas verde,
azul e vermelha (que inicialmente não sabemos pra que serve) mais que eles devem mante-las intactas e com eles sempre.
Eles também controlam até que idade as pessoas viveram, ou seja, quando se faz 80 anos você morre! Meu deus, eu nunca
vi isso em livros anteriores, Já pensou você crescendo já sabendo quando vai morrer? Deve ser ao mesmo tempo reconfortante,
porque você pode curtir mais a vida sem preocupações, e por outro lado, você se sente desrespeitado, pois quem tem o
direito de tirar e decidir quando acaba sua vida?

Eles não podem fazer o que quiserem, nem mesmo escrever o que
querem, tudo é controlado pela Sociedade, até mesmo com quem eles se casam, os chamados Pares.
Cassia finalmente descobriu quem será seu par para o resto da vida, e para sua surpresa ~ou não~ ele é seu melhor
amigo Xander. Mais quando tudo parece normal, outro Garoto (Ky) entra Nesse Par transformando-o em um Trio.

E temos mais um triangulo amoroso, só que dessa vez ~talvez~ seja o destino que unio esses três, já que a foto de outro
Garoto aparecer no terminal da Cassia inexplicavelmente.

Ky é um personagem misterioso no começo, tachado como aberração por erros de seus pais, mais depois vai se "soltando" mais
e nos mostrando que ele é, um rebelde, que não está conformado com essa nova sociedade, (eu achei clichê essa parte) ele
acaba influenciada a Cassia colocando ideias de Revolução, o que a faz questionar ainda mais seu destino (amoroso e etc).

Vamos tentar entender a cabeça da Cassia, ela adora de paixão seu melhor amigo Xander, mais depois (e de uma hora pra
outra) começa a se interessar e muito (ao ponto dela pensar em deixar o Xander) pelo Ky, eu, apesar dos sentimentos do
começo do livro sou totalmente teen Xander, Ky não me conquistou nesse primeiro livro, quem sabe não viro a casaca
nos próximos livros?

O final na minha opinião deixou a desejar, mais o livro em si não é ruim, só não empolgou tanto, espero que o próximo livro: "Travessia" seja melhor que esse.

steh 11/04/2012

Há pouco tempo li um livro que tenta passar a mesma idéia de "Destino", mas não consegue. Inclusive achei que não fosse gostar do livro, quando me contaram que se tratava de uma sociedade "bolha" e tudo mais. Achei que ia ser louco como "Cidade da Penumbra" e quase deixei de ler, mas ainda bem que li!

"Destino" é o primeiro livro da trilogia "Matched" de Allie Condie, aqui no Brasil lançado pela Editora Suma de Letras.

O livro conta a história de uma sociedade isolada chamada Orien, dividida em várias províncias e onde tudo é controlado pelo "governo"(os Funcionários, como eles chamam no livro). Ninguém faz nada fora do padrão que lhe foi determinado. Resumindo: todo mundo é pau mandado do governo, e quem desobedecer uma ordem que seja, leva advertência, ou até mesmo pode ser designado a sair da sociedade.

O que eu adorei da capa é que mostra exatamente o que É o livro: Uma garota numa bolha. Cássia Reyes vive a vida dos sonhos, até que um erro ocorre no seu destino e ela começa a se questionar sobre a sociedade. Ela passa a guardar vários segredos e isso a deixa muito confusa sobre tudo, Na verdade a sociedade implanta todas essas idéias nela, para que ela fique confusa, mas a sociedade não conhece os segredos de Cássia, não só seus, mas das pessoas próximas a ela que confiaram nela.

E ela tá certa de querer saber as respostas, de se revoltar. Ela, apesar de cheia de dúvidas, ergue a cabeça e segue em frente, vai atrás do que ela quer! Isso foi o que me deixou mais curiosa de ler a continuação, pena que ainda vou ter que esperar um pouquinho pois ainda não foi lançada :(

Também fiquei feliz de saber que vai virar filme. Apesar de o livro ser pequenininho (240 páginas, só), o cenário é perfeito para uma adaptação, e no filme acho que vamos poder ver um pouquinho mais do que só o ponto de vista da Cássia!

Uma coisa que me perturbou muito no livro é que todo mundo é "induzido à morte" ao completar 80 anos, e logo no comecinho do livro Cássia perde alguém por esse motivo e isso mexeu tanto com a minha cabeça que até sonhei 2 vezes sobre isso, sobre como as pessoas ficaram se sentindo depois e etc...80 anos pois a sociedade acha que é a idade onde já se teve o tempo satisfatório de vida, porém ainda não se tornou dependente dos outros e "demente" de velhice.

RUDY 22/07/2011

DESTINO
Cassia é um adolescente que acredita ‘cegamente’ na Sociedade, nas escolhas que ela faz para os moradores de um mundo aparentemente perfeito. Escolhe a comida, as atividades que cada pessoa deve fazer, o emprego que deve exercer e até o par perfeito para união de acordo com seus gostos e compatibilidades. Essa escolha do par é feita em um Baile e no dia que Cassia completou 17 anos, foi o Banquete do par dela.
O que não sabia era que seu par perfeito é Xander, seu amigo de infância, que conhece todos seus segredos e vontades. No primeiro momento fica eufórica, bem feliz por Xander ser seu par, entretanto, ao colocar o ‘chip’ onde vem as informações sobre o par, a imagem de Xander desaparece e por uma fração de segundos aparece outra figura, Ky.
Ky mora no mesmo bairro que Cassia e Xander e foi adotado pelos tios, já que seu era considerado uma Aberração e ele teve a oportunidade de recomeçar, entretanto, por ser uma Aberração, não teria par, seria um Solteiro.
Cassia fica intrigada e começa a se questionar sobre o erro cometido pela Sociedade e sente-se instigada em saber mais sobre Ky e sua condição de Aberração.
Eles passam a fazer uma atividade em companhia um do outro e começam a se descobrirem. Ky mostra a Cassia que existe uma outra vida não tão perfeita quanto a Sociedade impõe.
Xander percebe que há algo diferente entre Cassia e Ky, fica bem triste, pois a ama desde a infância e crê que Cassia é seu par perfeito...

MINHA OPINIÃO: Quando lia alguma sinopse desse livro, me perguntava se seria capaz de viver em uma Sociedade onde tudo é perfeição, não há doenças, fome, sofrimento ou paixão. Em meu temperamento rebelde, logo me revoltei e fiquei bem interessada em ler o livro para ver como seria toda essa perfeição.
Na verdade me surpreendi com o livro. No início os personagens são mornos, sem muitos arroubos ou algo diferente. No entanto, chega um momento do livro em que a curiosidade instiga a protagonista, ela se torna questionadora e tenta de alguma forma burlar as regras da Sociedade, A descoberta da paixão a impulsiona e ela se decepciona ainda mais quando descobre que todo o envolvimento que teve com a Aberração, foi um experimento da Sociedade para corroborar seus pensamentos e ideais.
Mesmo sendo um experimento, a Sociedade não teve o controle de todas as variáveis e eu bom que não pode controlar tudo.
O livro é o primeiro de uma série e fica em aberto qual o próximo passo que acontecerá.
É uma ficção morna. A meu ver poderia ser mais aproveitada e estimulante, como todo bom livro de ficção. O que mais me agradou foi o fato de descobrir que nem tudo pode ser comandado por quem quer que seja e talvez por isso a tradução do título seja DESTINO.
O livro é escrito em 1ª pessoa na visão de Cassia e possui alguns erros de português, erros bobos que poderiam ter sido corrigidos em uma revisão mais acurada.
O livro é bom e recomendo a leitura. Fico no aguardo do próximo volume da série.
NOTA: 4,5/5,0

Michelle 28/03/2023minha estante
imaginava oitra história

Thaíssa Dilly 20/07/2011

O que é o Destino? Quem determina?
Eu comecei a ler esse livro e me surpreendi quando terminei. Li tudo em três dias. Me interessei pela história a cada página virada. O valor que a autora deposita nas palavras, a importancia de que se tem o ato simples de pensar. Pode parecer algo bobo, mas a nossa própria socieedade as vezes nos exige muito mais ação do que reação. Querem que sejamos algo que muitas vezes não somos. E nem temos tempo de pensar a respeito, por já ter sido imposto a nossos pais e avós. Mas se tivermos o desejo de escolher e lutar. Então podemos fazer nosso próprio destino, não é mesmo?

Vou descrever, sem spoilers, pois acredito que o leitor merece descobrir por si mesmo cada detalhe da história. É um romance bonito e leve, simples. Espero que gostem tanto quanto eu gostei. ;)

Em Destino conhecemos a vida de uma adolescente, Cássia, ela é uma jovem que vive numa Sociedade em que todos vivem em harmonia e paz. Não há doenças, não há fome, não há desemprego, nem preocupações. A Sociedade dá tudo do que há de melhor para os seus cidadãos. É ela quem determina qual comida as pessoas comem, onde moram, em que escola estudam e no que trabalham. É a Sociedade também quem determina com quem você vai se casar, quantos filhos vão ter e a data de sua morte. Cássia, que vai completar 17 anos, é agora convidada para um dos dias mais importantes de sua vida. É chamado de o Banquete do Par, o dia em que lhe será informado o nome do seu par perfeito. Aquele com quem ela vai se casar e compor uma família feliz e saudável. Cássia acredita fielmente nas escolhas que a Sociedade faz para a sua vida, e por isso mesmo acredita que a Sociedade encontrará um par perfeito para ela. Mas algo de inesperado acontece. O rosto de seu melhor amigo aparece na tela, ele é o seu par e isso parece perfeito para ela. Cássia está feliz com a decisão da Sociedade, só que por um instante o rosto de seu amigo desaparece da tela e outro rosto é revelado. É nessa hora que Cássia começa a se fazer perguntas. Perguntas que não deveria nem se quer pensar. E se a Sociedade estiver errada? Então o mundo de Cássia se transforma. Dúvidas lhe vem a cabeça. E ela é tomada pelo desejo de escolher. Ela não vê mais o mundo a sua volta da mesma forma. Será que Cássia tem escolha?

Formigoni 04/10/2015

Destino
Destino é uma distopia onde uma sociedade controla tudo, o que você come, quem você ama, o que você escuta e até mesmo o que você ler. A história vai se tratar da vida de Cassia que diferente de todas as distopias que eu já li , ela gosta da sociedade , se deixando como um boneco para eles controlaram e em troca , saúde, a certeza de um emprego, segurança e um par perfeito que consequentemente vai começar a trama do livro ( É importante resaltar que o livro quase não apresenta ação, então se vocÊ ama um bom livro de ação com aventura, meu querido, esse livro não é para vocÊ, diria que esse livro é aquele tipico de livro para ferias no campo quando vocÊ não tem nada para fazer a não ser desfrutar um livro qualquer para passar o tempo)
Quando, no dia da escolha de par Cassia descobre que seu par perfeito é na verdade seu melhor amigo Xander , tudo parece incrivelmente perfeito e adorável. Ao fim da escolha de pares, Cassia recebe um cartão com as informações do seu par. Que quando chega em casa abre as informações do micro-cartão vê as informações sobre seu melhor amigo, mas de repente a tela se apaga revelando outro rosto. O rosto pertencia a Ky um amigo. Logo Cassia fica confusa e começa a se questionar sobre a sociedade e como ela controla o povo.
Vale ressaltar , a questão dos comprimidos que todos devem carregar ( em todos os lugares ) o recipiente contém 3 pirulas que são revelados durante a trajetória ( porém a autora não revela sobre todos, logo no primeiro livro.)
Confesso que quando eu li fiquei chateada e decepcionada sobre como o livro se desenvolveu , algumas partes para mim , não necessariamente teriam que estar lá por quê simplesmente não tinha o menor sentido de estar lá. Mas achei muito interessante a relação que ela tem o Ky e os segredos que eles compartilham o que me fez ter uma urgência para saber o que aconteceria com essa relação. Vale lembrar que ao mesmo tempo que essa relação se desenvolve ela continua com Xander.
Sobre a estrutura do livro , eu amei. Achei linda a capa e como ela separou os capítulos fazendo com que se tornasse mais um motivo para a continuação de uma história pouco envolvente.

Quantos positivos esse livro merecia, e por que ?
-pela capa, folha e capítulos bem organizados, ou seja, pela estrutura.
- pelo relacionamento intrigante que ela tem com Ky e Xander.

JcTvO 20/04/2014

#1 - Resenha "Destino" de Ally Condie
O livro “Destino” é o primeiro livro de uma trilogia distópica (que se passa no futuro). A leitura foi fantástica, eu simplesmente não conseguia largar o livro. A história é sobre uma rapariga chamada Cassia Maria Reyes, que vive numa numa sociedade que decide onde a pessoa vive, o que vai fazer da sua vida, quando vai morrer, etc. Cassia nunca duvidou da capacidade dessa sociedade para governar, pois ela acabou com doenças como alzheimer, doenças hereditárias e outras. Para isso a sociedade controla o estilo de vida de cada cidadão, as pessoas não tem liberdade e apenas seguem a rotina diária que a sociedade determinou para eles (como por exemplo, não se pode correr nas ruas...). Quando os jovens fazem 17 anos, eles vão a um banquete onde vão conhecer a pessoa com quem vão casar mais tarde. E é aí que tudo acontece! Quando chegou a vez de Cassia, acontece o inesperado, ela descobre que não tem um par mas sim dois, uma coisa que nunca antes aconteceu. Um deles é o seu melhor amigo Xander, a pessoa por quem ela estava apaixonada, o outro era Ky e apenas o conhecia de vista. A partir desse momento Cassia começou a ver Ky de outra forma e a querer saber mais sobre ele e como é que ele se transformou, por acaso, no seu par, pois ele é uma “Aberração” (nome dado ao cidadão(ã) que cometeu uma infracção contra a sociedade, e também se for filho de uma aberração) e esse tipo de pessoa não pode se casar ...

Beca 03/09/2011

BLOG: http://foiumfinalfeliz.blogspot.com/
No futuro, o governo controla tudo a seu respeito. Você não tem direito a quase nenhuma escolha. Eles decidem o que você aprende, com quem você se casa, onde você mora, o que você veste e até o que você come. Tudo em busca da sociedade perfeita.

É assim que Cassia Maria Reyes vive, perfeitamente adequada e satisfeita aos padrões sociais. E agora, com 17 anos, será anunciado em seu Banquete do par o homem mais adequado geneticamente, para que junto a ela, construa uma família com filhos saudáveis.

Nada poderia deixá-la mais feliz do que ver no grande telão quem era seu par: Xander, seu melhor amigo. Um caso muito raro, pois normalmente os pares não se conhecem. Tudo parecia estar perfeito. Mas apenas parecia...

No dia seguinte, em casa, Cassia decide checar em um micro cartão as informações sobre seu par (apenas por curiosidade, afinal, não havia nada a respeito de Xander que ela não soubesse) e lá está a imagem do seu par perfeito. Até que de repente outro rosto aparece. Um rosto também conhecido. O rosto de Ky.

Daí em diante, a adolescente começa a pensar, se o seu destino programado pela sociedade é realmente o melhor caminho a se seguir.

A narrativa de "Destino" é rica em detalhes, o que faz o leitor se envolver facilmente com as personagens. O livro é repleto de mistérios, e você não quer parar de lê-lo até desvendar todos os segredos.

No começo, a sociedade parece realmente perfeita, mas ao longo do livro é revelado segredos sobre ela, que mostram uma sociedade bem longe da perfeição.

Eu adorei o livro, porém não amei, pois em vários capítulos me encontrei entediada. Mas é um livro que eu recomendo e vou aguardar ansiosamente as continuações :)

Meu Blog: http://foiumfinalfeliz.blogspot.com/

Jessyca 17/04/2013

Empolgante
O Livro te prende bastante. Nele conhecemos a personagem Cassie, uma linda menina com 17 anos que vive em um País, chamado de Sociedade, que define tudo a cerca da vida dos seus habitantes. O que vai vestir, o que vai ser, com quem vai casar e quando vai morrer.
Aparentemente, Cassie confia nas escolhas feitas pela Sociedade, sem questiona-las.
Com a morte de seu avô, as coisas começam a mudar. Cassie passa a questionar as escolhas feitas pela Sociedade, e tal pensamento se intensifica quando, o seu microcartão - que deveria ter informações a cerca de seu Par, mostra um rosto de um outro garoto, Ky.
Lembra um pouco Jogos Vorazes no aspecto político, mas a história é muito boa. O final é surpreendente e te deixa super empolgado para ler a continuação.
Recomendo ^^

Jackie 30/04/2012

Maravilhoso!!!
Este foi um livro que realmente excedeu minhas expectativas. Apesar de ser um pouco lento do desenrolar dos acontecimentos, as mudanças pelas quais a protagonista vai passando traz o leitor pra dentro da trama, a pensar como ela pensa, a sentir como ela se sente.

A parte de como a sociedade funciona me remeteu lembranças de "utopia" de Thomas More, uma sociedade perfeita (dependendo do ponto de vista), no entanto diferente de More, o ponto de vista da protagonista vai mudando, exatamente por ela ser uma cidadã local e começar a questionar os motivos pelos quais algumas coisas influenciam sua vida.
Faz-nos pensar em qual seria nossa posição se estivessemos em uma sociedade como esta no lugar de Cássia.

A parte do romance é um pouco clichê, dois rapazes, um melhor amigo desde a infância, aquele primeiro amor, e de repente surge aquele cara misterioso que chama a atenção da protagonista. No entanto quem disse que clichê é sinônimo de ruim? rs.

Indico o livro sim!! Principalmente para o público mais jovens com idéias ainda em formação.

Rose 05/11/2011

Muito se falou sobre este livro, principalmente em redes sociais, e confesso que estava com medo que tudo não passasse de marketing, mas me enganei redondamente. O livro é daqueles que você começa a ler e quando vê já acabou. A base de sua história pode ser comparada com a trilogia FEIOS/PERFEITOS/ESPECIAIS, mas sem a parte louca das cirurgias plásticas. O que vemos aqui neste livro é uma verdadeira lavagem cerebral, onde as pessoas são levadas a crê que ter seu destino decidido pela "Sociedade" é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, onde todos são protegidos. A "Sociedade é quem decide tudo, o que você come, onde você mora, trabalha, vive e até com que você vai casar! Isso mesmo. E é justamente por conta disso que começa a nossa história. Cássia e Xander estão com 17 anos, época em que todos os cidadões conhecem o seu par, ou seja, aquele ou aquela com quem aos 21 anos vão se casar e formarem uma família típica de propaganda de margarina. Justamente no "Banquete dos Pares" que os dois apesar de seus desejos mais secretos, não acreditam na sorte quando são anunciados que foram feitos "um para o outro". Tudo vai muito bem, até que Cássia resolve assistir ao microcartão (uma espécie de chip que toda pessoa recebe e onde é contada toda a vida de seu par e algumas dicas de como será o namoro) do Xander, apesar de conhecê-lo desde criança. Sua surpresa é enorme quando a imagem de Xander desaparece e em seu lugar surge a imagem de Ky, um rapaz que segundo as regras da "Sociedade" não poderá nunca se casar. Cássia aos poucos fica dividida entre estes dois rapazes com histórias tão diferentes. Aliás, quem não ficaria, os dois são apaixonantes! E então nasce o grande problema do livro, pois nesta "Sociedade" você não decide nada, seu destino já é traçado em seu nascimento. Vários trecho me chamaram atenção no livro, mas vou colocar um que simboliza bem o livro, é um diálogo entre Xander e Cássia, onde ela conta para ele que está se apaixonando por Ky:

"-Eu também apareci na tela, Cássia - diz ele, em voz baixa. - Mas foi ele que você escolheu ver."

Em uma luta onde a liberdade está apenas na mente e no coração daqueles que tem coragem de viver uma vida sem limites onde a decisão e escolha deveria ser responsabilidade de cada um, Destino te prende do início ao fim. E como termina tudo isso? Eu também quero saber, pois o livro tem sequência e eu já estou me corroendo para ler.

Fabe 24/08/2011

Quando li a sinopse desse livro achei que seria interessante, mas achei a história muito fraca e acabei desistindo, uma pena...

gabbsnunes 19/01/2012

Destino - Matched (Ally Condie)
Imagine-se vivendo em uma era onde toda a sua vida é decidida pela Sociedade: o que você come, o que você veste, onde você mora, onde trabalha, com quem vai casar e até quando você deve morrer. É nessa sociedade que vive Cássia Reyes, uma garota de 17 anos que está prestes a descobrir quem será seu par, o companheiro que irá construir uma família com ela no futuro.

No dia do anúncio, o Sistema de Pares da Sociedade revela que o par ideal de Cássia é Xander Carrow, ninguém mais, ninguém menos que seu melhor amigo. Parecia a escolha perfeita, até que algo extremamente incomum acontece: a tela se apaga e no lugar da foto de Xander, a foto de outro garoto surge: Ky Markham.

Mesmo nunca tendo visto Ky com outros olhos, a idéia de que ele talvez pudesse ser seu par ideal, mexe com Cássia e a faz mergulhar em questionamentos e dúvidas a respeito de si mesma e da Sociedade em que vive. Até onde vale a pena sacrificar a liberdade de escolha em prol de uma melhor qualidade de vida?

A idéia central do livro é muito boa, a sinopse que me fez lembrar o clássico 1984, de George Orwell, foi o que me fez desejar ler esse livro. Porém, embora não tenha sido uma decepção completa, para mim, Destino deixou um pouco a desejar. A leitura é fácil, rápida, mas não contém grandes seqüências de ação, talvez por se tratar do dia-a-dia da personagem... Também senti um pouco de falta de maiores explicações sobre a evolução da sociedade, de que forma ela chegou ao ponto de ser como é.

Mas acho que o que mais me incomodou é que embora teoricamente Cássia, Xander e Ky formem um triângulo amoroso, pelo menos nesse primeiro livro, parece ficar claro a preferência de Cássia por um deles, visto que este aparece na história (e nos pensamentos dela) com muito mais freqüência que o outro (e pelo o que vocês podem notar, eu torço por esse outro, mesmo que os dois sejam fofos, cada um ao seu modo. Hehehe.)

De qualquer forma, aguardo o segundo livro com esperanças de que seja melhor que o primeiro, e recomendo o livro, nem que seja só para nos fazer refletir e valorizar a liberdade de escolha que ainda temos. ;)

Juh 22/01/2019

Me lembra muito o mundo de Divergente, com uma sociedade controlada e classificada.
Tudo é designado pelo governo, até mesmo quando se morre.