Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

92360 25/08/2011

É uma leitura interessante, fácil, que prende a atenção e que passa uma mensagem de amor. Não o romance ou a paixão, mas sim o amor em sua mais bela e pura forma. Longe se ser superficial, esse livro nos faz refletir sobre a nossa própria conduta frente aos outros.

naniedias 18/06/2010

Caninos Brancos
Sobre o livro:
A loba havia fugido do convívio humano a algum tempo. Ela era igual a uma loba e vivia com os lobos, mas tinha antepassados cães. E ela se aproveitava desses seus conhecimentos sobre os seres humanos para atacá-los e conseguir comida.
Ela fugiu em uma época de fome e passou a viver com os lobos em uma matilha. Mas depois que essa época negra passou, os lobos começaram a se separar de novo e ela acabou ficando apenas com um lobo - o seu parceiro - o Zarolho, com quem teve uma ninhada de 5 filhotinhos - 4 pareciam com ela, com os pêlos avermelhados e um era como o pai - parecia com um lobinho, todo cinza.
Infelizmente, outra época de fome se abateu e apenas um lobinho sobreviveu - o cinzento. Até mesmo o Zarolho já havia morrido na incessante busca por comida.
E assim o lobinho viveu com sua mãe até que um dia cruzou o seu caminho uma tribo de índios. Justamente a tribo da qual sua mãe havia fugido. Os índios capturam o lobinho e sua mãe, que passam a viver com os humanos. O lobinho ganha um nome - Caninos Brancos e começa a ver sua parte cão aflorar.

"Daí em diante, não se iludiria com a aparência das coisas. Só confiaria nelas depois de conhecer bem a sua verdadeira natureza."

"O objetivo da vida era a carne. A própria vida era carne. A vida vivia da vida. Uns comiam e outros eram comigos. A lei consistia, pois, nisto:
COMER OU SER COMIDO.
Ele não formulou a lei em termos claros e definidos nem fez considerações morais acerca dela. Nem sequer concebeu a lei: limitava-se a viver a lei sem pensar nela.
Via a lei aplicada por toda a parte."

"Waban wabisca ip pit tah. (Olhem! Que caninos brancos!)"

"E a principal exigência dessas complexidades da civilização consistia no domínio de si próprio, em saber conter-se - num equilíbrio tão delicado como o das asas mais frágeis e, simultaneamente, de uma rigidez de aço."

O que eu achei do livro:
O livro é lindo. Eu adoro essa história! Já tinha lido esse livro uns oito anos atrás, então foi quase como se estivesse lendo essa história pela primeira vez.
A ideia que o autor passa, de que não só os animais, como os homens também, são moldados pelo meio em que vivem é incrível. E a convivência de Caninos Brancos com os homens e as suas respostas aos estímulos dos "deuses" são ótimas (os "deuses" para o lobo são os humanos).
A história é bem fácil de ser lida e uma delícia. A linguagem não chega a ser simplória, mas também não é muito complexa e a leitura é bem tranquila. A forma como o autor conta a história é excepcional, quase parece que você está assistindo aos acontecimentos na vida de Caninos Brancos.
Leitura super recomendada para todo mundo e principalmente para quem gosta de história de cachorro!!!
Eu sinceramente gosto da maioria das edições da Martin Claret, mas dessa vez eu tenho que reclamar. O livro tem duas colunas por página, o que torna a leitura muito ruim. E neste livro existe uma repetição de dois parágrafos 3 vezes, o que considero um absurdo. E a existência de alguns erros, como falta de letras, já estou até me acostumando - parece uma coisa muito comum no mercado brasileiro. Não me lembro de ter lido nem um único livro sequer que não tivesse ao menos um erro. Mas o que realmente me incomodou mesmo foi essa divisão de duas colunas por página - que torna a leitura super cansativa. No mais, a versão é boa e a tradução também está legal.

Nota: 9

Dificuldade de Leitura: 4

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Izandra 20/12/2012

Adoro este livro de Jack London. Nunca pensei que uma história do ponto de vista de um animal poderia ser tão interessante! Mas não pense que é um livro feito para crianças, ou mesmo que seu filho de 10 anos irá gostar. O que se encontra nesse livro é quase uma análise filosófica da vida a partir dos pensamentos não externalizados do animal, um lobo misturado com cachorro. Nos deparamos com o cerne da natureza humana, e como um ser puro e não racional como Caninos Brancos lida com isso.
Definitivamente, vale a pena ser lido até o final.

Mel 01/02/2013

Primeiro e não último livro de Jack London que tornei a ler, Caninos Brancos mostra e encara a realidade solitária e o instinto humano. Lutando pela sobrevivência, Caninos Brancos mostra-se averso a seres de sua própria espécie quando aos homens (Tratados curiosamente como "deuses" no livro).
Apesar de confuso os primeiros capítulos, a história de desenrola muitíssimo bem e sutilmente, deixando ensinamentos e ensinamentos ocultos diante de um animal solitário. Conhecendo o ódio, fúria, riso maleficamente condicionado, desprezo, abandono e maus tratos, o personagem principal (Caninos Brancos) acaba por conhecer outro lado da vida, o amor, carinho e até civilidade. De modo indireto, fazendo cada leitor se interessar e se identificar mais com a obra.
Jack London, tratando a floresta como ser indomável, capaz de rir de todo o esforço e futilidade da vida clamando pela sobrevivência, a floresta sábia, desafiadora, chama o leitor para outras de suas obras; Apaixonante e delicada obra, me faz acreditar que se alguém não gostou, não entendeu realmente a moral e sentidos por detrás das palavras.
Resumindo, o livro tenta explicar o ponto de vista de um animal diante de seus problemas vividos, mostrando a "psicologia" canina, dividido em dois mundos, não pertence em nenhum deles.
Recomendo para amantes de Jack London ou não, mas garanto a delicada jornada através de mentes desconhecidas. Ótimo livro, vale até releitura.

Marina 08/02/2013

Caninos Brancos é muito mais do que eu esperava. Jack London conseguiu ser penetrante/pungente no decorrer da história. Esse livro me tocou, fez com que eu me sentisse em determinados momentos dentro da narrativa; no primeiro capítulo que é retratada a fuga de dois homens por dias a fio dos lobos selvagens pude compreender a floresta "a selvagem floresta boreal de coração gelado."
Não estava esperando muito do livro por se tratar da história de um lobo, e por isso, ser narrado sob seu ponto de vista. Mas Caninos Brancos superou essa ideia: mostra o seu processo de adaptação, como a natureza molda os animais e o seu parecer sobre o homem (ora deus ora um ser odioso). Primeiro a raiva da submissão, a vontade de voltar para a mãe e para a floresta e num segundo momento a devoção, fidelidade, e amor que nutre pelo ser humano.
Jack London também faz um paralelo com a história de um criminoso, a qual pode ser comparada com os infortúnios que caninos brancos enfrenta ao longo da história; faz assim, uma analogia à regeneração social dos marginais de forma inteligente.

Livro excelente. Minha próxima meta é ler os outros romances de Jack London.
"Mas a cada infortúnio ele aprendia. Quanto mais caminhava, melhor caminhava. Estava se adaptando."

Isotilia 17/02/2013

Um livro surpreendente!
Este livro me surpreendeu. Eu esperava que o Jack London fosse um escritor depressivo e desiludido com a sociedade. No entanto, apesar de ele contar a história de um lobo, é surpreendente como podemos fazer paralelos com a nossa sociedade, com a redenção, a plasticidade da alma humana. Este livro é uma mensagem de amor e de esperança. Ele prega que sempre é possível mudar. Fiquei emocionada com a mensagem. Quase chorei com a leitura.

Ernani 20/07/2014

O livro foi escrito pelo escritor americano Jack London e no Brasil foi lançado pela editora IBEP e foi traduzido pelo escritor nacional Monteiro Lobato. Eu encontrei um pouco de dificuldade para ler este livro por ele ser um clássico e eu não me dou muito bem com esse tipo de livro.
No livro é relatada a vida do lobo Caninos Brancos, um lobo nascido no norte dos Estados Unidos que sofre muito durante a sua vida, dês de quando era filhote até a fase adulta. No começo é um pouco complicada a compreensão, mas a cada capitulo a história vai ficando mais clara. Também acho que no começo tem alguns acontecimentos meio aleatórios que não fariam diferença se não existissem.
Em minha opinião ele não é um livro para qualquer um, pois embora cada vez mais os fatos fiquem mais claros a mensagem do livro, o que o livro quer nos dizer é meio complicada de entender e com essa superação do personagem a mensagem, os ensinamentos do livro vão aumentando aponto do leitor poder tirar uma lição de vida.

Douglas Emanuel 07/12/2010

Em seu livro Jack London mostra a luta pela sobrevivência tanto dos homens quanto dos lobos, que submetidos à fome e ao frio, muitas vezes se confundem diante da necessidade de lutar pela vida. Ora como deuses poderosos e ora como dominadores cruéis. É assim que o lobo Caninos Brancos passa a ver seu inimigo e ao mesmo tempo protetor, o homem. Um narrativa vigorosa, cheia de ação e ao mesmo tempo doce que demonstra que pode haver amizade entre um homem e um animal selvagem e muitas vezes tão maltratado.

“O deus sentou-se a pouca distância, e Caninos Brancos não viu perigo algum nisso. Quando os deuses castigavam, faziam-no de pé. De resto esse deus não trazia qualquer pau ou arma de fogo. Demais, ele estava solto; nenhuma corrente nem vara o prendia: poderia pôr-se a salvo, enquanto o deus se levantaria.”

Adriana 31/03/2013

Desafio literário 2013 - março
Caninos Brancos foi escrito pelo americano Jack London, publicado em 1910. Conta a história do nascimento até a fase de adulta de um lobo mestiço, suas visões e emoções da vida selvagem até o encontro com a “civilização”, sendo domesticado e passando por diversos donos que considerava esses como Deuses. Muito bom livro, passa uma mensagem muito bonita.

Jeane 27/01/2010

Caninos Brancos é um cão-lobo dividido entre dois mundos, sem pertencer a nenhum. De um lado, a natureza selvagem com o apelo forte por liberdade, chamando o caçador solitário de volta a floresta. Do outro lado, a servidão ao deus-homem e a domesticação forçada através da violência. Caninos Brancos nunca fora tratado com amor, bondade ou carinho, nem mesmo quando filhote, e por isso transformou-se em uma criatura cruel e feroz, moldada pela mão do homem que não lhe permitiu outra forma de viver. Torci para que os homens parassem de maltratar Caninos Brancos e o tratassem com humanidade! O livro mostra a vida no ártico, a luta pela sobrevivência, o mundo dos lobos e a regeneração gradual e lenta de Caninos Brancos. Jack London conta uma historia tão naturalmente, que seu cão-lobo parece mesmo real.Adorei!

Pedro Doo 11/01/2014

Lobo imortal!!!
Livro muito bom,coitado do lobbo ja foi até
queimado e n morreu kkkkkkk.

Triade 07/10/2009

Nos Olhos do Lobo
Linda obra que nos mostra um drama de um lobo na visão do próprio lobo.
Corajoso, simples, esperto, perspicaz, envolvente... caninos brancos é um personagem que ficou marcado para sempre em minha mente, um verdadeiro exemplo de "animal irracional" que supera e muito vários "animais racionais" que conheço...

Inlectus 10/07/2009

Bom livro.
Uma boa leitura, uma estória bela. Recomendavel.

Boris 01/07/2009

livro foda
Um grande livro. Aprende-se muito dos instintos dos animais neste livro. A relação que há entre o meio-cão/meio-lobo Caninos Brancos e os vários donos que este possui é brilhantemente construída, mostrando como até um animal selvagem é capaz de domar seus instintos.