Veronika decide morrer

Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Ratinha da Biblioteca 11/04/2023

Uma história que me surpreendeu
Veronika leva uma vida comum, faz todos os dias as mesmas coisas e sente-se nem feliz nem infeliz. A mesmice engoliu sua vontade de viver e por causa disso, dos dias iguais, Veronika decide morrer. Mas sua tentativa falha e ao invés de encerrar a vida, ela vai parar no hospício/asilo da cidade, onde muitos são "loucos", mas muitos estão lá apenas para fugir de suas realidades.

E é ai que a história realmente acontece. Por causa da tentativa de suicídio com remédios, o coração de Veronika fica comprometido e o médico lhe dá apenas uma semana de vida, as vezes até menos. Veronika QUER morrer, mas enquanto seu coração não parar de vez, ela continua seus dias no hospício e mesmo relutando, faz algumas amizades.

O impensável acontece, as pessoas prestam atenção nela e a inevitabilidade de uma mulher jovem, bonita e aparentemente saudável morrer, trás um choque de realidade para aqueles que vivem ali com medo de viver em sociedade. Veronika também perde o medo e as inibições, afinal, o que tem a perder se logo vai morrer? E então encontra as belezas da vida e o quão preciosa pode ser, se esquecermos que o julgamento alheio não importa e ser um pouco louco pode ser libertador, fazer as coisas que temos vontade sem medo de decepcionar quem nos ama, afinal eles continuarão amando.

Eu não esperava tanto dessa história, mas veio num momento muito propício da minha vida, veio reforçar e assentar as ideias que tenho tido. E fico feliz, pois depois de anos sem ler Paulo Coelho, li e ainda aprecio. O mundo precisa de mais histórias assim..

Mello22 10/04/2023

Um clássico do Paulo Coelho!
Outro livro que não coloquei data de leitura pois não o li somente uma vez. Veronika decide morrer carrega um título impactante e ainda acompanha a fama de ter sido escrito por Paulo Coelho, um autor que ?ou você ama sua literatura ou você a odeia?.

Sem muita enrolação a respeito do nível literário, o livro é um dos pouquíssimos romances que li, não sendo muito fã de obras fictícias. Apesar disso, reconheço seu valor.

História envolvente e de ricos detalhes. É possível estar dentro da cabeça de Veronika e também desenhar os arredores que ela se encontra. Cheguei a sentir frio lendo algumas passagens do livro, por exemplo.

Como psicóloga, me comprometi a reler esse clássico a fim de me atentar a saúde mental e ao tratamento dentro de uma clínica psiquiátrica, obviamente, respeitando a época e nacionalidade da qual se trata.

Algumas frases que retirei do livro e que levo comigo desde a primeira vez que o li, aos 15 anos:

- Não posso pensar, tenho que fingir que tudo está bem, e tudo ficará bem.

- Na adolescência, achava que era cedo demais para escolher; agora, na juventude, se convencera de que era tarde demais para mudar.

- Os poetas gostavam da lua cheia, escreviam milhares de versos sobre ela, mas Veronika era apaixonada por aquela meia-lua, porque ainda havia espaço para aumentar, expandir-se, preencher de luz toda a sua superfície, antes da inevitável decadência.

- Veronika odiava tudo, mas odiava principalmente a maneira como conduzira sua vida - sem jamais descobrir as centenas de outras Veronikas que habitavam dentro dela, é que eram interessantes, loucas, curiosas, corajosas, arriscadas.

- Ela os tinha sentido, e agora não eram mais necessários - podiam partir.

- Devia ter sido mais louca, mas - como devia acontecer com a maioria das pessoas - descobrira tarde demais.

The guy on the train 08/04/2023

Releitura 1/30: Veronika decide morrer - Paulo Coelho.
A releitura desse livro foi meio que uma expectativa quebrada. Na 1* vez que o li, eu estava muito magoado com muita coisa, meu peito era uma mistura azeda de magoa, tristeza e cansaço então foi fácil desenvolver um diálogo entre os sentimentos da protagonista e os meus. Tudo, da primeira à ultima página, era tão certeiro, tão sabio e catártico que era impossível não querer estapear um louco no rosto tbm (referencias).

Pra ser justo, muita coisa ainda foi capaz de estabelecer um diálogo, tocar pontos ainda sensíveis e jogar luz sobre questões q eu ainda trago no peito, mas era um diálogo frágil, que perdia a minha atenção sempre que trazia a questão psicológica para um lugar próximo ao comodismo e exaltava o excesso como sinônimo de liberdade. Todo excesso se aproxima do vício e todo vício rouba parte da sua vontade. E se a vontade esta distorcida, o conceito de liberdade já não se aplica mais.

Toda a primeira parte do livro com a Veronika precisando confrontar a iminência da morte, se redescobrindo e se permitindo é fascinante!! Mas ai entram o ego do Psiquiatra (personagem) e a necessidade de ensinar algo novo a cada pagina que deixa o livro pedante, como alguem que se acha muito inteligente mas na verdade só quer te convencer a qualquer custo do proprio ponto de vista. A forte presença de loucuras "opcionais" e o final anticlimático romperam o ultimo fio de conexão que eu tinha com a narrativa.

De fato eu sou grato pelas reflexões q o livro me trouxe, pelas consequentes deduções, pelo autoconhecimento, mas principalmente pela liberdade de questionar o proprio livro e ficar em paz com isso. Talvez eu o releia uma terceira vez daqui a uns anos e mude completamente (de novo) a minha opinião. Por hora fica minha gratidão pelo encorajamento de voltar os olhos para as minhas questões e não invalida-las só pq elas não dialogam com as questões dos outros.

3/5 ???

Fafhy 04/04/2023

Veronika decide morrer
Que livro gostoso de ler, leitura fácil, fluída e muito esclarecedora sobre os aspectos místicos da loucura.
Paulo Coelho retrata com maestria, tendo em vista sua própria experiência em hospital psiquiátrico, a vida dos personagens.
Por ser uma auto biografia o livro se torna ainda mais interessante.
Os sintomas da síndrome do pânico são precisos (quem já teve ou tem sabe). O capítulo que retrata a história da Mari foi o mais comovente para mim.
Acredito que qualquer pessoa que veja a vida de modo diferente é tida como louca, porém sob qual ótica?
Essa é uma reflexão impossível de não se fazer quando lemos esse livro.

Gostei muito e recomendo a leitura.

Kailany 25/03/2023

Relendo
Li esse livro há um ano e só agora depois reler, percebi que superestimei demais a história. Mas um bom livro, me despertou interesse nas duas vezes, é uma leitura rápida e fluída.

Sther 23/03/2023

Meu tio me emprestou esse livro ,nunca tive um interesse pelo Paulo Coelho ou seus livros .Depois desse eu mudo minha percepção,ainda que seja um livro muito curto o Paulo conta muito bem a história dos 4 personagens principais.Os assuntos falados aqui são feitos de uma maneira muita boa muito fácil de entender e sincera, ter consciência da morte é dureza mesmo . Me emocionei lendo esse livro e já não quero devolver ao dono .li ele na hora certa. Mas acho que esse livro é pra toda hora.

Camilly80 23/03/2023

Eu AMEI esse livro na época que li (2018 por ai) e tenho muita vontade de reler, porém bate um medo de não curtir tanto quanto li da primeira vez, foi meu primeiro livro do paulo coelho e achei a escrita dele muito boa, e a história nem se fala.

Rauecker 23/03/2023

Veronika Decide Morrer
Os livros do Paulo Coelho sempre são jornadas agradáveis, jornadas nuas e cruas, ilustra todas as dificuldades como tem de ser e acredito que isso que torne o objetivo, o final, tão lindo e impactante.

Acompanhamos Veronika decidida a por um fim em sua jornada, acabar com sua vida de qualquer forma, seu objetivo falha e então vivemos o momento em que está internada em uma clínica psiquiátrica, ou hospício como preferir.

Na clínica descobrimos o que de fato é loucura (ou achamos descobrir, afinal é de loucura que se trata o livro), temos personagens nos mostrando perspectivas muito bem elaboradas, e digo isso pois, é impossível não simpatizar com os personagens, é impossível não dizer que esses personagens puderam existir, existirão ou existiram em algum lugar da nossa sociedade.

Os personagens podem até ser fictícios, suas essências são do mundo real.

O final é de aquecer o coração, clarear a mente e como de costume de Coelho, apontar uma direção além. Leve esse livro na cabeça e/ou coração, que com certeza vai se sentir melhor. É necessário.

Citação preferida:

?Vivemos no nosso próprio mundo. Mas, se você olhar para o céu estrelado, verá que todos esses mundos diferentes se combinam, formando constelações, sistemas solares, galáxias.?

Hellen Cult 22/03/2023

Releitura
Posso considerar que estou lendo pela primeira vez?
Creio que minha mente de 14 anos não tinha mentalidade pra Veronika decide morrer e estou muito feliz de reler está obra.
Quero ressaltar que este autor colocou os sentimentos de cada distúrbio e síndrome emocional e mental muito bem. Já convivi com pessoas com depressão e eu mesma tenho ansiedade "preciso correr o risco de estar viva" foi uma frase bem marcante.
Releitura favoritada.

Michelly21 22/03/2023

Catalogando leituras MUITO antigas no Skoob
Li esse livro quando era adolescente, me lembro de ter gostado muito e me impactou bastante.
Está na minha lista de releitura em 2023.

Vivian Amour 21/03/2023

Um mundo muito louco, com pessoas muito especiais
Oq dizer de um livro cheio de ensinamento e reflexões? Realmente essa leitura me tocou em algumas partes, principalmente na reflexão sobre como funciona a mente de um ?louco?. Junto com a Veronika podemos ver essa possibilidade de ver o mundo com outras formas, e como ela conseguiu impactar todas as pessoas no sanatório.

Duane.Quintino 15/03/2023

É bom, mas esperava mais.
Pra mim, livro bom é aquele que prende nossa atenção e tem uma leitura viciante, o que não foi o caso.
A história é interessante, mas depois de ler o Alquimista eu confesso que esperava um livro de mesmo nível rsrs.

Mas enfim, passa uma mensagem legal na temática de doenças mentais e conceitos abstratos de normalidade e loucura. Achei muito interessante quando ele conta no fim que se trata de sua própria história, a qual eu desconhecia.

Tatá 14/03/2023

Gosto muito dos livros de Paulo Coelho, este foi mais um que achei interessante. Verônica que tenta suicídio, e vai parar em uma clínica psiquiátrica, onde se espera que vai morrer ali, mas acontecem várias coisas que a fazem enxergar a vida de forma diferente, e faz a gente rever também algumas coisas, pelo menos foi assim comigo, pra mim da pra tirar um ensinamento.