Veronika decide morrer

Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Nathy Alcantara 13/03/2023

Fui totalmente as cegas pra essa leitura e com certeza fui surpreendida. Minha cabeça ainda está a mil com todos os temas que foram abordados aqui... Uma experiência pra lá de impactante, porém acredito que a leitura não seja pra todos. Vá de mente aberta.

Naju Sora 12/03/2023

Achei muito ruim a leitura, simplesmente não tem nada que me atraiu para ler a história... O final começou a ficar muito bom mesmo e terminou de um jeito totalmente inesperado

Suely.Fernandes 09/03/2023

A consciência da morte!
É um livro bem intrigante, que por vezes me deixou sem ter uma opinião formada. Contudo é sim um bom livro, me peguei refletindo por diversas vezes ao longo da história. A nova perspectiva de Veronika num ambiente inusitado e com pessoas fora do "padrão", somada com o experimento incomum do médico, foi o que despertou nela uma paixão pela vida. Isso pra mim foi o que mais me chamou a atenção, a filosofia sobre vida e morte. E claro, o "contágio" desse efeito causado em Veronika nos outros personagens, foi bem auspicioso.
Enfim, me despertou a curiosidade de ler mais obras do autor, principalmente o O alquimista.
P.S.: Livro de anos atrás, desencalhado da estante. Vale a pena a leitura!

vivi 08/03/2023

Reflexão e repetição
A história carrega diversos pontos legais e capazes de levar a reflexão mas a escrita dá saltos que impede uma conexão sincera com o apresentado, a repetição de termos e palavras colabora com isso o que acaba sendo o maior defeito, gostei de conhecer Paulo Coelho e pretendo ler mais

Nunes95 08/03/2023

Amei amei amei
Uma leitura muito gostosa e fluída, fácil de ler e me diverti com a Veronika. Aprendi muito com esse livro, demais mesmo. Pretendo ler vários do Paulo Coelho.

belaxzy 25/02/2023

Loucura é não viver a realidade
Muuuuito bom!! definitivamente virou o meu favorito do Paulo coelho, simplesmente muito bem escrito, trabalhando a filosofia da morte, com a narração e história dos personagens, com atenção aos ?loucos fora da realidade?, e com um plot twist maravilhoso que não esperava msm! simplesmente maravilhoso!

Kelly 24/02/2023

E não somos todos um pouco loucos?!
Sou suspeita pra falar de Paulo Coelho, porque ele definitivamente é um dos meus autores favoritos.
O primeiro livro que li do Paulo foi O diário de um Mago, e é um dos livros que me ajudou muito e que me fez descobrir várias coisas sobre mim.
Devo dizer que Veronika Decide Morrer me fez descobrir mais coisas aindas.
Me identifiquei demais com cada um dos personagens, acho que Paulo Coelho tem esse dom, fazer com que a gente se sinta personagem dos seus livros.
A leitura é rapida e profunda, trata de assuntos pesados, mas com uma leveza sem igual.
Obrigada Paulo por escrever livros que nos levam a prestar atenção ao nosso interior. Sem culpa, sem egoísmo, apenas amor por nosso eu.

Madu 23/02/2023

Incrível.
Como tudo que Paulo Coelho se preza a fazer, Veronika Decide Morrer é uma obra de arte literária.

Além de explorar a nossa psique e o cérebro neuroatipico, o livro traz reflexões sobre erotismo, amor, amizade, existência, natureza, Deus.

São muitas as referências que você vai encontrar, do início ao fim do livro, eu me apaixonei perdidamente.

Maria5182 14/02/2023

Livro bom e te prende
Uma história impressionante de uma mulher que não tem motivos para continuar viva, sem propósito e tenta se m4t4r. Pior que até que tem muito sentido na atitude dela quando você analisa de forma fria.
Mas o melhor é quando ela vai pro hospício e pouco a pouco ela vai criando um gás pela vida, criando propósitos e tudo muda quando tem um diagnóstico do seu médico que pode sua vida.

Madu 07/02/2023

?O amor que não pedia nada em troca conseguia enche-lá de culpa, de vontade de corresponder às suas expectativas mesmo que isso significasse abrir mão de tudo que sonhará para si mesma?

Mesmo sem nunca ter experimentado Paulo Coelho julgava não gostar de seus livros. Veronika decide morrer foi minha chance para com esse autor, e foi uma escolhe perfeita. O livro me consquistou apenas por sua premissa: uma mulher em um hospital psiquiátrico.
Veronika é uma mulher intrigante e com problemas como qualquer outra pessoa, assim como seus colegas no hospital. É levado um senso de normalidade ao que os outros chamam de loucura, insinuando inclusive, que loucos de verdade são aqueles que seguem as normas da sociedade. O autor levanta muitos debates sobre a vida e saúde mental, discorrendo sobre isso em uma narrativa curta e intrigante.
O final foi de certa me surpreendeu, apesar de fácil de se imaginar. Seu aspecto surpreendente está nas perguntas que ele implanta na mente do leitor se despedindo sem conceder muitas respostas.

Jaqueline Silva 03/02/2023

Achei bom
Achei interessante e uma leitura bem fluida consegui ler mais rápido. A conclusão é que todo mundo é louco kkk

laura2290 24/01/2023

paulo coelho é fod@!
Que livro maravilhoso, meu deus do céu! Eu me interessei a ler ele porque ?Veronika Decide Morrer? é o livro favorito de uma amiga minha. Ela veio em mim e falou: ?Laura, esse livro é uma obra prima, tu precisa ler?; e eu pensei, ?Se é o livro FAVORITO dela, deve ser bom?. Porém, mesmo pensando nisso, fiquei enrolando para ler. Até que no natal de 2022, quando eu dei de presente para ela ?O Demônio e a Sra. Prim?, também do Paulo Coelho (ela é obcecada por ele, é o autor favorito dela), ela me deu de presente o livro da veronika. Agora, pensei, eu não tinha mais desculpa, preciso ler.
E por deuses, que livro bom. Ele me lembrou de ?A Redoma de Vidro?, da Sylvia Plath, que eu li no ano passado, na abordagem da internação psiquiatra. Foi meu primeiro contato com o autor, e me deixou com muito interesse em ler outras obras dele. É muito bem escrito, com um enredo único, por se inspirar nas próprias internações do Paulo, e com um desfecho que eu fiquei no mínimo meia hora só pensando ?eu não acredito?.
É maravilhoso, é perfeito, uma obra prima, e se você tá em dúvida de ler ?Veronika Decide Morrer?, vai por mim, e leia, porque é uma experiência única.

Julia Manjko 23/01/2023

Loucura loucura
Segunda vez que entro em contato com a escrita do Paulo Coelho e novamente eu amei.

Amei o assunto do livro, fiquei vidrada do começo ao fim. Apesar de ser um livro com uma história bem simples seus personagens tem trajetórias e resoluções super bem feitas.

As ideias do livro são bem diferentes do que nos é ensinado durante a vida e isso é mais um ponto ao seu favor. Eu gosto de entrar em contato com ideias diferentes.

Já comecei o ano com uma leitura incrível.
Recomendo a todos.
Monique 23/01/2023minha estante
Ai que bom saber! Tenho vontade de ler esse livro.

Berenice.Thais 27/01/2023minha estante
Amei esse livro

Mendes 22/01/2023

A loucura de sermos
Quem foi que inventou o que é ser normal? Quem define o que é errado ou certo?
O livro aborda depressão, sindrome do pânico e esquizofrenia, contando um pouco da história de Verinoka, Mari e Eduard, e como chegaram a ser internados em uma clínica.

Fiquei muito aliviada ao final do livro. ?
Suely.Fernandes 09/03/2023minha estante
Também me senti aliviada no final.