Gritos do Passado

Gritos do Passado Camilla Läckberg

Resenhas - Gritos do Passado

karlasampaio 25/06/2012

Surpreendente
Gritos do Passado foi o meu debute com a escritora Camilla Läckberg. Praticamente, devorei o livro em 2 noites!
A trama é bem escrita e envolvente. O que me envolveu nessa escritora, é que o livro não gira em torno de apenas um personagem, mas de vários. O que deixa você bastante curioso para saber onde tudo se encaixa. Um ponto que eu particularmente gosto em livros policiais bem escritos, é a ligação da sua natureza assassina com a psicologia. E a Camilla soube fazer de uma maestria impressionante.
Tenho mais 2 livros dela ( Princesa de Gelo e O Cortador de Pedras ) e pretendo ler rapidamente!

Excelente livro!
Daiane 10/10/2012minha estante
Amei sua resenha.Comprei este livro tipo "atirando no escuro"!
Na manhã em que comprei,um amigo havia me mostrado e dito que estava lendo "A Princesa do Gelo".Eu estava ansiosa,pois havia planejado de comprar um livro para ele como presente de aniversário e um para mim também,porque quero ter os meus.Quando cheguei na livraria dei de cara com "Gritos do passado" e fui atrás do livro que ele queria.Graças á Deus,encontrei pois ele é um amigo muito querido.Quando fui decidir qual livro levar para mim,pois há muitos que eu quero e tinha lá,exatamente este que nunca tinha ouvido falar chamou minha atenção(sinceramente amei a sinopse)então resolvi pegar este.Só não acreditei quando fui olhar no contra-verso de trás que era continuação do que meu amigo me mostrou...
Sei q me apaixonei pela sinopse e mais ainda pela sua resenha,agora sinto sede de ler este livro.Muito obrigado e parabéns.

Eli Coelho 02/11/2012

Cativante! Um prazeroso reencontro com ótimos personagens em uma trama bem estruturada.
É delicioso quando se adia a leitura de um bom livro, porque cai em suas mãos um livro aparentemente ótimo. Estava lendo O PESO DO SILENCIO, quando me emprestaram esse e após ler as primeiras paginas, já estava perdidamente dominado.

A autora traz de volta os seus cativantes e já conhecidos personagens de A PRINCESA DE GELO. É uma continuação, mas são histórias de crimes completamente distintos. Fica pincelado no decorrer de toda a história o que aconteceu com vários personagens (Dan, Ana, Lucas etc).Não ter lido o livro anterior de forma alguma compromete o entendimento desse, mas recomendo por ser o começo do romance entre os protagonistas.
Erica Falk está gravida de 8 meses e passaram-se 18 meses dos acontecimentos de A PRINCESA DE GELO. O protagonista é Patrick Hesdrom (que já tinha dividido com Erica esse posto no primeiro livro). A autora continua de forma brilhante dando voz a vários personagens e o leitor segue eles como protagonistas de suas histórias no decorrer da trama. Há o amadurecimento de alguns personagens, especialmente de Martin que passa a braço direito de Patrick. Erica aparece quando o foco do livro é a vida cotidiana e pessoal de Patrick.

Quanto ao enredo é um daqueles livros que o quanto mais você sabe, muito mais duvidas você tem. Descobrimos segredos dos personagens a cada página.

Acertiva a idéia de humanizar as vitimas iniciando cada capitulo com a narrativa delas em primeira pessoa. São as vitimas de um crime de 1979 que tem uma ligação com os fatos presente. Critico apenas o titulo em português, o original "O Pregador" tem mais a ver com a história.

Enfim, Camilla Lackberg confirma seu lugar como minha escritora preferida nesse genero.

Otimo enredo, personagens cativantes e gosto de quero mais.

Eli Coelho 02/11/2012minha estante
Obrigado Daiane! O livro é muito bom.

Wal Frederico 06/11/2013

Recomendo!
Foi o primeiro livro que li da autora Camila Läckberg.
É daqueles livros que você começa e não consegue largar.
Leitura envolvente, personagens bem caracterizados, trama muito bem amarrada.
Recomendo para quem gosta do gênero policial.
O melhor é começar pelo primeiro, A Princesa do Gelo.
azalini 13/10/2014minha estante
Tirando o assassinato da língua portuguesa, gostei do livro.

ThaisTuresso 18/05/2011

Desde que li o primeiro livro da autora intitulado A Princesa de Gelo eu soube imediatamente que a autora me fascinaria tanto quanto os livros de Ágatha Christie, e quando soube deste segundo livro que ela lançava, me instiguei ainda mais a ler o livro o mais breve possível, por mais que Gritos do Passado contenha uma continuação do relacionamento que nasceu entre Patrick e Erica, pode ser lido normalmente, mesmo que você ainda não tenha lido A princesa de Gelo, pois é um novo caso, um novo mistério policial a ser solucionado e desta vez comandado não por Erica, mas pelo seu... hum sem spoilers, rs por Patrick!

Patrick estava de férias quando recebeu um chamado urgente da delegacia, as férias teriam de ser canceladas, e como Erica esperava um bebê desta vez ficaria de fora da investigação. Mas teimosa como sempre, mesmo no final da gestação ela vai à biblioteca e coleta informações importantes para o caso, pois juntamente a moça encontrada morta foram encontrados dois esqueletos, que assim como a moça apresentava sinais dos mesmos abusos e ferimentos. O caso começa a se complicar e laudos dos peritos mostram que os esqueletos pertencem a duas moças que desapareceram há vinte anos e nunca foram encontradas. O possível assassino havia aparentemente se suicidado no mesmo ano em que fora acusado de matar as moças. Então tudo volta à estaca zero.
Os suspeitos voltam à família Hult, onde o pastor Ephraim pai de Johannes e Gabriel, mobilizava multidões, pois fazia as pessoas crerem que seus filhos tinham o poder da cura. Encontrar o assassino fica cada vez mais complicado, o caso ganha repercussão maior quando uma nova garota desaparece, e a vida desta agora, depende da polícia encontrar o quanto antes os culpados. Assim como em seu primeiro livro, a autora escreve maravilhosamente, e descobrir os culpados é complicado, a autora consegue nos surpreender, e com um final inesperado, fazer com que pensemos, e repensemos certos fatos. A autora é tão boa, que consegue desviar a atenção dos personagens e fazer com que nós leitores tenhamos suspeitas e tentemos encontrar o assassino. Um romance policial envolvente e espetacular! Recomendo!

Nath Vares 10/09/2012

Sensacional
O livro te prende do inicio ao fim, te deixa ávido por mais até que você é engolido pelos seus segredos. lol

A leitura é muito fácil e agradável. A maioria dos personagens é cativante, com exceção de um ou outro que você tem vontade de esganar de vez em quando. A trama é boa, muito envolvente.

Gritos do passado é o segundo livro de Camilla Lackberg no Brasil, e nele ela continua a história de Erica Falk. Na verdade, apesar de os personagens serem os mesmo, a história é completamente diferente, é um caso diferente que nada tem a ver com o seu primeiro livro “A princesa de gelo”.

Quando um menino encontra o corpo de uma mulher, que descobre-se depois ser uma turista alemã, e junto dela mais dos esqueletos de antigas vitimas que andavam desaparecidas, antigos segredos de família virão a tona, trazendo antigos rancores e novos desentendimentos que podem levar a trágicos desfechos.

Uma das coisas que eu gosto neste livro é que apesar de a personagem principal, a Erica, ser o tipo curiosa e o tipo que detesta ficar parada (ela é jornalista e escritora), ela não se envolve tanto na investigação de homicídio que é conduzida por seu marido Patrick. Ela ajuda sim, mas não é aquela coisa que a personagem que nada tem a ver com nada de repente decide dar uma de detetive e descobre a solução antes da policia (eu odeio quando isso acontece). Aqui é justamente o contrário. Erica ajuda sim, mas não ao ponto de interferir.

E com certeza você também vai virar fã de Patrick Hedstrom, neste caso, marido de Erica, policial e chefe da investigação que tenta descobrir algo sobre o estranho assassinato da moça encontrada na Passagem do Rei. Ele é muito legal, inteligente e cativante, além de dedicado, apesar de se envolver um bocado com as pessoas que deveria apesar investigar, misturando sentimentos ao trabalho (isso é perigoso).

Os membros da família Hult, que são de cara os principais suspeitos pela morte da moça são o tipo de família problemática. Por uma antiga desavença, quando um irmão entregou o outro para a policia, os ramos familiares se separaram e hoje mal se entendem. Mas quanto mais Patrick se afunda na investigação, mais ele se entranha nos segredos dessa família, e mais obscuros eles se descobrem.

Outra coisa que eu gostei muito no livro é que, no final a autora revela uma cena que explica muita coisa sobre os estranhos acontecimentos, no entanto os personagens não ficam sabendo disso. Isso porque seria impossível para eles descobrir já que a única testemunha já estava morta.

Enfim, um livro para se ler e apreciar. Vale muito a pena.

Hester1 14/06/2013

Trama bem construída e envolvente.

Kate 30/11/2014

Retirado do Blog Conversando com Dragões

Um garoto com toda sua inocência inerente dos seis anos sai escondido dos pais para brincar de cavaleiro no local chamado Passagem do Rei.
Enquanto atacava um dragão imaginário viu pelo canto do olho um pedaço de tecido vermelho. Com a curiosidade que também é inerente à sua idade, foi ver o que seria aquilo. Encontrou, então, uma jovem nua, deitada de costas. Demorou alguns segundos para perceber o que um adulto veria rapidamente, que a moça estava morta.

Patrik tinha saído de férias para acompanhar as últimas semanas de gravidez de sua esposa Erica. Mas quando o telefone o chama de madrugada ele concorda em ir ao local de um crime para ver se há algo que pode fazer.

Ao chegar à Passagem do Rei e ver o corpo sem vida de uma jovem, Patrik jamais adivinharia os caminhos tortuosos que esta investigação tomaria.

Embaixo da jovem jaziam dois esqueletos, que tornariam o crime mais misterioso. Patrik, apesar de não ser detetive sênior do departamento, é chamado para assumir o caso. Isto deixa alguns detetives mais velhos com o calo inchado.

Mas seu chefe se mostra sábio ao indicá-lo para assumir a investigação, pouco depois descobre-se que um erro, devido à falta de comprometimento com o trabalho, de um dos detetives mais velhos levam ao atraso na identificação da vítima. Patrik fica furioso e mesmo sendo mais jovem não se acanha em chamar a atenção dos que fizeram besteira. Sua atitude o firma como líder mas enfurece ainda mais seus colegas.

Com a identificação da jovem, descobre-se que ela aparentemente sumiu após fazer certas perguntas sobre um crime cometido há mais de vinte anos. Um crime que dividiu uma família ao meio. E, que, coincidentemente ou não, foi o que levou à morte as duas jovens das quais os esqueletos jaziam abaixo da vítima atual.
Siv e Mona, duas jovens, desapareceram a vinte anos atrás e nunca mais foram vistas. Até agora.

Tanja, a vítima mais recente, possuía passaporte alemão e nenhum motivo para estar fazendo perguntas sobre crimes tão velhos. Os detetives não conseguiram ligá-la de nenhuma maneira aos crimes anteriores. Então, resolvem voltar a investigar os crimes de vinte anos para ver se alguma luz surge no final de túnel.
Mas isto significa mexer em um ninho de vespas.

Há vinte anos atrás, Gabriel Hult ligou para a polícia dizendo ter visto seu irmão Johannes com uma das meninas desaparecidas. Johannes foi encontrado enforcado dias depois e isto gerou uma guerra dentro da família. As pessoas do lado de Johannes culparam Gabriel por seu suicídio e se desligaram do resto da família.

A família Hult sempre foi um pouco estranha, o patriarca Ephraim foi por muito tempo conhecido como o Pregador. Ele dizia que seus dois filhos, Gabriel e Johannes, possuíam poderes de cura, que foram perdidos após entrarem na puberdade.

Será que acontecimentos tão antigos podem exercer tamanha força na atualidade???

Mais uma moça desaparecerá e a polícia terá que correr contra o tempo para evitar mais mortes e descobrir o motivo que faz este assassino matar.

Uma trama envolvente e intrincada, com muitas reviravoltas, segredos, surpresas e com um final de tirar o fôlego.

A literatura nórdica começa a ganhar respeito mundial. Esta trama de Camilla Lackberg foi muito bem escrita e ganhou minha admiração. Pretendo ler o que mais da autora aparecer por aqui.

site: http://www.conversandocomdragoes.com/2014/09/gritos-do-passado-camilla-lackberg.html

Rascunho com Café 28/01/2015

Camila Lackberg, uma autora com ótimos mistérios
Eu e uma amiga costumamos dizer que amamos um “esqueleto no armário”, isso porque vibramos com livros onde a aparente perfeição familiar esconde verdadeiros segredos espinhosos. Então se você é que nem eu: que adora esqueletos escondidos no armário e mistérios resolvidos quase nas últimas páginas vai amar os livros da Camilla Läckberg.

Resolvi fazer uma única resenha para os três livros, uma vez que não há necessidade de mais informações de cada um, além do que está na sinopse.

Romances policiais, de autores nórdicos, estão fazendo sucesso nas Américas, atualmente, entre estes, destacam-se: Stieg Larsson, Liza Marklund, Jo Nesbo e Camila Läckberg. Esse sucesso se explica por suas tramas bem elaboradas e personagens realistas.

Camila é sueca, todos os seus livros são ambientados na pequena cidade de Fjällbacka nesse país. A série possui, até o presente momento, nove livros (apenas cinco foram lançados em português) e que podem ser lidos independente da ordem. Eu comecei a leitura por “Gritos do Passado” o segundo livro lançado e não houve prejuízo na história, mas se a sequência de leitura seguir na ordem de publicação, o leitor aproveitará melhor as tramas, pois acompanhará a passagem do tempo dos personagens recorrentes.

Cada livro envolve um assassinato a ser desvendado pela delegacia de Fjällbacka, mas precisamente pelo policial Patrik Hedström. Não pense que encontraremos peritos estilo CSI, ou detetives quase super heróis, há muito realismo na delegacia, existe um chefe incompetente, alguns trabalham, outros fingem que trabalham e sobrecarregam os colegas, e percebe-se pouca boa vontade no atendimento à população da cidade.

Camila prima pelos segredos familiares e por diversos suspeitos. Em cada página mudamos de opinião sobre a identidade do assassino e os motivos que levaram ao crime. Essas reviravoltas enriquecem a obra e nos deixam ansiosos para concluir a leitura.

Só encontrei três pequenos deslizes na obra: primeiro, todos os assassinatos são peculiares e acontecem numa cidade, muito, mas muito pouco povoada onde a probabilidade de acontecer tantos crimes estranhos é mínima (a cidade possui cerca de 859 habitantes); segundo, acho a participação de Erica (esposa de Patrik) muito pequena para tanto POV (ponto de vista), acho desnecessário tanto espaço para essa personagem e sua irmã. E terceiro, citando a colega Adla, em sua resenha sobre “A Pirâmide Vermelha” do dia 20/10, usar os recursos de POV não é para qualquer um e diversas vezes me perdia por não saber a qual personagem um POV se referia.

“O Cortador de Pedras” é sem dúvida o melhor dos três livros, a autora ambientou a história em duas épocas diferentes e só as interligou no final. Brilhante do inicio ao fim.

Estou ansiosa para ler os demais livros da autora.

site: www.rascunhocomcafe.com.br

Pandora 08/03/2015

É o primeiro livro de Camilla que leio e não me incomodei em ler o primeiro antes porque não me atraí pela história. Mas quando este terminou e algumas pontas ficaram soltas, pensei se não é a deixa para que acompanhemos a série toda. Enfim, achei um livro mediano: há suspense durante a história toda, bastante alternância entre os personagens, escrita simples e tudo isto é bem positivo, além de uma ideia original. Não vou me ater aos pontos que me incomodaram, pois não seria possível sem spoiler, então posso dizer que valeu como diversão.

Silvana 20/03/2015

Gostei bastante!
A estória é interessante! Mas confesso que gostei mais do primeiro volume. Fiquei um pouco confusa com a estória enrolada de toda a família Hult! Mas vale a pena ler! Agora estou curiosa para saber o que acontece no próximo volume quanto à parte da vida pessoal da irmã de Érica, sem falar no bebê de Érica! Minha nota final é 4.

Paula 13/09/2015

Um dos melhores!
Apesar de ser o segundo livro da série, foi o primeiro da autora que eu li. Diferente de A Princesa de Gelo, Gritos do Passado traz uma trama bem costurada e viciante! Para mim, esse é um dos melhores livros da série!

Jú Pachêco @jujuba_literaria 17/03/2017

Simplesmente surpreendente.
O livro Gritos do Passado foi demasiado surpreendente para mim. Minha prima me indicou o livro e eu esperava que seria mais um daqueles romances policiais chatos, mas quando terminei a leitura eu simplesmente me perguntei: porque nunca li esse livro antes?
Logo nas primeiras páginas eu fiquei presa à história e depois que as pistas foram aparecendo eu não me contentava em apenas lê-las. Eu queria entrar na história, eu queria ajudar o Patrick na investigação, eu queria fazer companhia à esposa do Patrick, Erica, que estava em seus últimos meses de gestação; eu queria confortar as famílias das vítimas e acabar com o assassino. Eu nunca me envolvi tanto num livro quanto essa. O cenário, os personagens – e olha que são muitos, as pistas, o desfecho, tudo me agradou. A única coisa que me deixou insatisfeita foi saber que eu não podia entrar naquele livro – embora o medo de saber quem seria a outra vítima me assombrasse.
O enredo me fez querer conhecer mais obras da autora e conhecer mais sobre ela. É uma pena que não seja tão conhecida por aqui. Minha vontade foi estampar em cada canto da minha cidade que esse livro era maravilhoso que todos deveriam ler. A ressaca literária foi tão grande que me assustou, foi minha última leitura de janeiro e demorou para que eu conseguisse começar a ler outro livro.
Eu poderia escrever um milhão de elogios a obra, mas vou deixar que vocês leiam e queiram descobrir por si próprios a razão de Gritos do passado ser um livro tão surpreendente.

site: http://livroscafejujubas.blogspot.com.br/

Dirlene_Tavares 02/11/2017

Sensacional
Mais um livro maravilhosos de Camilla Läckberg , para quem gosta do gênero, um suspense policial maravilhoso que nos prende ao princípio ao fim. A única reclamação é que não conseguimos largar o livro para nada.

Jaque - Achei o Livro 06/11/2017

Excelente!
Não conhecia a autora mas há tempos tinha seus livros na minha meta de leitura e quis começar pelo primeiro, ao contrário da maioria das séries que pego quase sempre pela metade, mas por engano peguei esse que é o segundo volume.
Eu realmente esperava algo bom, a sinopse me atraiu muito e vi as classificações bem positivas à respeito dele no Skoob e não me decepcionei. A estória é bem escrita e bem desenvolvida.
À princípio a quantidade de personagens me confundiu um pouco, mas depois que me familiarizei com eles tudo se desenvolveu mais fácil.

A estória de passa em 2003 em Fjällbacka, uma cidade da Suécia.
Quando o corpo de uma jovem é encontrado em cima de outros dois esqueletos da década de 70, a polícia tem em mãos um crime bem complicado de se resolver.
As primeiras duas garotas eram dadas como desaparecidas e seu suposto assassino na época havia cometido suicídio.
Após as primeiras investigações contatou-se que a jovem encontrada tinha os mesmos ferimentos que as outras duas e os policiais percebem que não se trata de uma coincidência. Ou seja, o crimes estão ligados.
Agora muitas outras perguntas vão surgir e as investigações vão se complicando cada vez mais.
Qualquer novidade no caso acaba sempre caindo no mesmo lugar: A família Hult. Uma família que foi destruída no passado e agora com esse novo crime se vê novamente na mira de uma investigação.

A narrativa em terceira pessoa é bem desenvolvida e sem detalhes excessivos. A cada momento surge uma nova pista então a autora mantêm o suspense até as últimas páginas.
Apesar de ter não ficado surpresa com o culpado, não consegui imaginar o desfecho e nem a motivação dele. E o que eu mais gostei nessa estória foi o tipo de perfil que a autora criou para o personagem.
A única coisa que me incomodou durante a leitura é que os diálogos são entre aspas e não consigo me acostumar com isso. Do resto, super indico esse suspense policial bem envolvente e que destaca também o lado psicológico dos personagens.
Vou ler os outros da autora com certeza!
5 estrelinhas pra ele ★

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2017/11/gritos-do-passado-camilla-lackberg.html