Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

julia5908 05/05/2024

"não se deliberam sentimentos"
"mas se o homem se habitua ao mal e à dor, por que se não há de acostumar ao prazer e ao bem?"

eu comecei esse livro sem saber muito bem o que esperar, e levando em conta que era minha primeira vez lendo machado de assis, eu estava com um pé atrás pela dificuldade da escrita. mas, eu não sei explicar de verdade, tem algo em machado de assis que ele tem prende a cada a cada parágrafo.

foi de verdade uma leitura muito prazerosa e que pude absorver com a calma necessária. gostei bastante por mais que fosse um tema bem polêmico

Ãsis 02/05/2024

Amei, no início foi arrastado, mas adorei a forma como foi caminhando a história, claro que o final me surpreendeu, mas, ainda sim, adorei.

Bibliotecadabri 01/05/2024

Helena
Embora Helena seja o terceiro livro de Machado de Assis e um dos primeiros com protagonismo feminino, é um livro que ficou conhecido somente nos últimos anos.
Publicada em 1876, o livro nos transporta para o Rio de Janeiro do Séc. XIX.

No livro, a gente acompanha a vida de Helena, uma jovem que se vê envolvida em uma intriga familiar após ser reconhecida como filha ilegítima de um homem da alta sociedade.

Seu pai Conselheiro Vale falece e deixa uma única exigência: que ela seja acolhida pelo seu irmão, que se transforma em um grande aliado, e sua tia Úrsula, o seu maior desafio.

Cheia de segredos e mistérios, Helena precisa se adaptar à elite carioca e conquistar a afeição dos familiares.

Fruto da fase romântica de Machado, o livro fala sobre a idealização das relações, sofrimento amoroso e exaltação de uma beleza feminina. Será que Helena era digna de honrar o nome da família?

thecia 28/04/2024

Romanesco, disse Machado
Não é o meu preferido do Machado, e é uma trama bem diferente dos outros livros que li dele. Mas não tem como não notar o brilhantismo de Machado de Assis!

A leitura é cativante, Machado tem um dom de descrever cada personagem nos mínimos detalhes. E a Helena é uma personagem feminina diferente do que ele costumava trazer em outros livros. Cada um dos personagens apresenta um lado bom e uma face sombria.

E é claro que não podia faltar um tom irônico e várias críticas a sociedade da época, afinal estamos falando de Machado de Assis né.

Eu amo romances de época, acho que principalmente porque as ações e os sentimentos eram demais, hoje, quando a gente lê, parece um pouco exagerado tudo que eles sentiam, mas refletindo bem, é só como era na época.

E acompanhar o Machado escrever um romance, com várias reviravoltas, alegrias e sofrimentos, muito romantismo, a sua maneira, foi simplesmente demais!

BeatrizLeone 28/04/2024

Amei a história principal? Não amei
Mas é escrita é uma coisa à parte, né? ??
A descrição dos personagens, entender o seu íntimo, o contexto social, também tornaram a experiência mais interessante

Porém claramente sou mais da segunda fase do Machado mesmo
bubuletta 28/04/2024minha estante
para a leiga aqui, o que seria a segunda fase dele?

Carina 27/04/2024

Uma leitura instigante, a todo momento sentindo que algo não esta certo mas não sabendo bem o que?.quando tudo de revela ao invés do alivio vem mais angustia e isso faz com que se queria saber mais ainda como tudo vai se derenrolar?.

Lorena 25/04/2024

Helena
Dos livros que li desse autor Helena foi o que mais me fascinou, gosto muito da maneira que ele usou as palavras, foi uma leitura tão bonita e sensível que eu me perdia nos detalhes da história, é quase como se eu pudesse sentir o cheiro e ouvir os sons dos momentos retratados, uma escrita delicada que te faz apreciar todo o contexto desde a história, a escolha de palavras, a maneira da escrita, é com certeza um livro que irá ficar guardado em minha memória, simplesmente uma obra de arte!

Tatiana88 24/04/2024

A magia de um clássico
Há anos eu não lia algum clássico, especialmente algum clássico brasileiro.
Helena me fez relembrar o porquê alguns títulos levam esta etiqueta tão importante: CLÁSSICO.

Estou longe de ser uma exímia leitora, então honestamente eu nem sei pontuar o quê, exatamente, nos leva a ter tanto envolvimento com os personagens, mas isso é muito claro em Helena.

Eu nunca a vi, muito menos tive oportunidade de conversar com ela, e ainda assim, ao longo da leitura, fui me envolvendo e me apegando demais a ela, desenvolvendo o mesmo carinho que todos os familiares rapidamente passam a ter por ela.

Helena (a jovem menina) cativa a todos com sua simpatia e boa vontade, e em igual proporção, Helena (o livro) nos encanta do começo ao fim.

Para finalizar, sem spoilers é claro, o final foi surpreendente e não convencional. E essa é a cereja do bolo que garante uma nota acima de 4 estrelas para qualquer livro que eu leia, rs.

Lice 24/04/2024

Machado sabe construir um personagem como ninguém!
Achei que o enredo em si não foi nada surpreendente, já no início imaginei como se daria a trama. Ainda assim, a leitura não se tornou nem um pouco maçante.
Acho que o que mais me cativou foi, sem dúvidas, a construção dos personagens. Cada um com sua profundidade e com seu relato, me fez sentir extremamente comovida e compassiva. Quanto mais eu lia mais desejava conhecer aqueles personagens.
O final (as 2 últimas páginas do livro) foi a única parte que me surpreendeu, não cogitei aquilo, mas achei que fez sentido de alguma forma: não tinha como não ser trágico. Só senti que foi meio corrido, talvez porque o livro, no geral, foi muito bem escrito e detalhado, então imaginei que o final também seria.
Fiquei com a sensação de que faltava algo, sabe? Tipo, quais serão os próximos passos?
Por fim, Machado jamais decepciona.

Mareufq 21/04/2024

?Mas a tristeza é necessária à vida, acudiu D. Tomásia, que abrira os olhos logo à entrada do marido. As dores alheias fazem lembrar as próprias, e são um corretivo da alegria, cujo excesso pode engendrar o orgulho.?

jhulica 19/04/2024

Sutil e trágico.
Esse livro foi o mais gostoso de eu já li do Machado, justamente pela fluidez da história.
Teve alguns acontecimentos que eu achei meio previsíveis, mas nada muito óbvio ao ponto de estragar a leitura.
Tirando o fato de que eu recebi um puta spoiler do final (culpa do meu prof de literatura) e isso me broxou um pouco na leitura, foi uma experiência muito agradável e eu gostei muito da trama.
Helena era uma mulher muito a frente do seu tempo ? característica persistente das personagens femininas do Machado, sempre com as suas reflexões melancólicas e misteriosas. E quando eu digo sobre ser levemente previsível, eu falo sobre a revelação do Padre Melchior para Estácio (que obviamente não vou contar aqui).
Enfim, recomendo bastante pra quem quer ler algo de fácil entendimento e leitura do autor.

whatsmaryreading 17/04/2024

Há Machados variados para diferentes leitores.
? "Helena" de Machado de Assis (5/5 ?)
Helena, publicado em 1876, é um romance da primeira fase da obra de Machado de Assis, marcada pelo Romantismo.

É importante lembrar que o contexto social em que a história se passa, o Segundo Império brasileiro, era marcado por valores patriarcais, escravidão e racismo. Isso influencia diretamente o comportamento dos personagens e as relações entre eles.

Em meio à aristocracia carioca do século XIX, Helena, órfã de origem humilde, é reconhecida em testamento como filha e herdeira do Conselheiro Vale, e é acolhida posteriormente pela abastada família, onde floresce um amor proibido entre ela e Estácio, filho do conselheiro.

Unidos por um sentimento avassalador, mas separados pela crença de que são irmãos, Helena e Estácio vivem um drama intenso, marcado por repressão, sofrimento e a constante luta contra seus desejos.

Mas "Helena" é mais do que apenas uma história de amor. Machado de Assis, com sua maestria habitual, tece uma teia complexa de personagens, cada um com suas próprias motivações, desejos e conflitos.

Estácio, filho do Conselheiro Vale, representa a figura do homem dividido entre o amor e o dever. Educado em meio aos valores tradicionais, ele carrega consigo a responsabilidade de honrar a família e seguir as expectativas sociais.

O amor por Helena o atinge como um raio, despertando em si sentimentos jamais antes experimentados. Ele se vê dividido entre a paixão avassaladora por Helena e o dever filial que o obriga a renunciar a esse amor.

Sua bondade e senso de justiça o impedem de magoar Helena. Ele tenta reprimir seus sentimentos, acreditando que o melhor para ambos é seguir caminhos separados. Mas a força do amor o atormenta, criando um conflito interno que o consome.

Estácio se debate entre a felicidade pessoal e a obrigação moral. Ele questiona as regras sociais que o impedem de viver seu amor, mas se sente preso por elas. Sua luta interna o torna um personagem complexo e comovente, despertando a empatia do leitor.

Helena, por sua vez, é retratada como uma mulher forte e independente, que desafia as convenções sociais da época em busca de sua felicidade. Sua inteligência e sensibilidade a diferenciam dos demais. Ela observa o mundo com perspicácia, questionando as convenções sociais e buscando seu lugar na sociedade. Seu desejo por liberdade se choca com as expectativas impostas a ela pela família e pela sociedade.

O amor por Estácio desperta em Helena uma paixão avassaladora. Ela se entrega ao sentimento sem hesitar, desafiando a lógica e a razão. Mas a crença de que são irmãos a atormenta, criando um conflito interno que a dilacera.

O amor entre Helena e Estácio é marcado pela intensidade, pela paixão e pelo sofrimento.

A obra também é um retrato fiel da sociedade brasileira do Segundo Império, marcada por desigualdades, hipocrisia e preconceitos. Machado de Assis não hesita em criticar os costumes da época, expondo as contradições de uma sociedade em transformação.

Ao longo da história, somos presenteados com a genialidade da escrita machadiana. Ironia, humor ácido e crítica social permeiam o texto, o tornando único. O autor manipula a linguagem com maestria, criando suspense, personagens memoráveis e reflexões filosóficas sobre o amor, o destino e a natureza humana.

"Helena" é um clássico da literatura brasileira que, a cada leitura, revela novas camadas de significado e encantamento.

Loyde.Hellen 13/04/2024

O conselheiro Vale em seu testamento reconhece a Helena como sua filha e pede que ela passe a morar com Estácio (seu filho) e  Úrsula (sua irmã).
Ela conquista a Estácio em pouco tempo de convívio e sua tia, apesar de resistir no início, começa a amar também a moça.
Estácio então começa a suspeitar que Helena esconde um segredo, que ama alguém que não deveria.
A escrita de Machado de Assis é fenomenal, a cada capítulo fiquei mais envolvida com a história e curiosa para saber o que aconteceria.

tswift0 12/04/2024

Helena.
Helena é dada como filha do Conselheiro do Vale, e agora terá de lidar com tudo que a sua nova vida a proporciona.

Esse livro no geral, me lembra jogos de herança.

Foi o primeiro livro de Machado que eu li e quero ler mais!!