Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Roberta 06/03/2022

Helena
Interessante a história escrita por Machado de Assis.
O final foi surpreendente e nunca teria conseguido prever.
Valeu!
Kássio Meniglim 14/03/2022minha estante
Tive o mesmo sentimento! O final foi imprevisível. Gostei muito! ??

Nay 18/01/2024minha estante
Eu tô lendo, não cheguei na metade, mas já estou me questionando se o irmão de Helena é apaixonado por ela kkkk porque tá parecendo bastante

Aricellys 24/01/2024minha estante
Quando li também tive dúvidas se o irmão era apaixonado por Helena, mas só entendemos no final.

Diane.Gentil 03/03/2024minha estante
Eu li mais de 50 páginas, aí abandonei e fui ler outros.
Aí vi seu comentário.
Aí retornei a leitura kkk
Valeu a pena.
Que história...

Nati Morgan 19/06/2020

Que livro babado! É eita atrás de eita rs.
Não que signifique que seja de fácil leitura, pelo menos durante quase todo o livro eu tive muito sono.
Acredito que a sinopse do livro seja muito mais interessante do que o próprio livro, o romance não me conquistou, aliás, não sei nem da onde venho. Personagens chatos e tediosos, isso sim. O que salva mesmo é o final do livro, pois é muito chocante e foi o que mais gostei.
O livro é bem ok.
@rosaemiliabulhoes 20/06/2020minha estante
Eu comecei a ler ele mês passado mas achei tão arrastado e sem emoção digamos assim que não terminei.

@rosaemiliabulhoes 20/06/2020minha estante
Agora dom casmurro, que obra viu? Divinaaaaaaaaa!

Nati Morgan 20/06/2020minha estante
Nossaaaaa, eu adoro Dom Casmurro!

priscilabonatto 21/03/2021minha estante
ia pra minha lista de "quero ler", pois estou lendo dom casmurro e amando, mas agora desisti, rs.

Joana Vivi 04/05/2021minha estante
Pricila, o livro é dividido em opiniões, alguns gostam outros não. Eu por exemplo, adorei esse livro, mas a Nati não. Vai da pessoa mesmo. É melhor você ler para decidir se gosta ou não, mas é só uma dica mesmo
Eu também amo Dom Casmurro é um ótimo livro!

Fenelondasneves 09/05/2021minha estante
Kkk. Tem dois dias que terminei. Honestamente, o final me ficou um pouco obtuso, muito "deus ex-machine", quero dizer, usar um acontecimento fatalistico para não ter que desenvolver muito.
Seu comentário me pareceu, com todo respeito, um pouco bipolar.

Aline Oliveira 11/04/2023

Helena
Eu amei essa leitura, como sempre Machado de Assis surpreendendo. Não esperava por esse desfecho.
O único problema foi não conseguir ler devagar, devorei o livro e fiquei apegada aos personagens da família Vale.
Michela Wakami 11/04/2023minha estante
Maravilhoso.??????

Lahdutra 11/04/2023minha estante
eita já?!!! :D

Cleber 12/04/2023minha estante
Rapidinha

Aline Oliveira 12/04/2023minha estante
Já. Kkkkkkkk, não aguentei esperar.

Jurandir2 01/02/2022

Clássico Envolvente
Leitura arrebatadora. Livro escrito com excelência e com muitos ensinamentos a respeito da moral, das atitudes, renúncias e amor.
Jeniffer 01/02/2022minha estante
Eu amoo esse livro ! Um dos melhores clássicos que já li

Jurandir2 03/02/2022minha estante
De fato. Há muitos ensinamentos nele! ?

Cixie 27/04/2023

Plot twist digno de Casos de Família.

Leitura gostosa e fácil apesar de ser um livro tão antigo com uma linguagem tão diferente da que temos hoje.
Tem algumas críticas referente a classes sociais, o quão longe as pessoas podem ir pra manter as aparências.

Não esperava esse final. Mas fiquei, em geral, bem satisfeita com a leitura.

Clakson 27/08/2023

Dilemas e nuances da sociedade do século XIX
Com uma prosa envolvente, o tema central dessa obra é a ironia e os dilemas morais de uma relação muito pura e delicada.
Machado de Assis entrega beleza na análise psicológica dos personagens nesse romance marcado pela pureza do sentimento platônico.
Embora esse tipo de narrativa seja estruturada por intriga, essa obra se mantém, apesar do contexto do romance clássico, leve e sincera.
O fundo bucólico ainda no período da escravidão é o cenário pra esse romance onde os escravos são citados quase como personagens invisíveis. Então não há crítica social sobre o tema, até pelo período em que foi escrito.
Um livro que fará cada leitor se indagar algo sobre o amor e talvez, se conhecer um pouco mais.

"O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo."
Estantedakeh 27/08/2023minha estante
Amo esse livro ?

Min 27/08/2023minha estante
Este é o meu livro preferido! Adorei a sua análise ?

Pri.Kerche 27/08/2023minha estante
Adorei a resenha!

Mirella 04/07/2020

Machado de Assis é sempre Machado
?Helena? foi o meu primeiro contato com a fase romântica de Machado de Assis, mesmo em uma obra do romantismo, Machado consegue transpor uma crítica irônica nas entrelinhas de ?Helena?, seu traço narrativo mais impactante. Devo confessar, que ?Helena? comparado a ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? ou ?Dom Casmurro?, não teve sobre mim, o mesmo fascínio, entretanto, comparar obras de um mesmo artista muitas vezes não se faz fiel a proposta do autor e o contexto presente. Visto isso, Machado cria um universo semelhante a muitas narrativas românticas da época, porém, com sua capacidade singular de ironia, faz uma crítica quase que imperceptível da condição de ?agregado?, muito presente em suas obras, e até mesmo em sua vida pessoal, tendo em vista que o autor já esteve em situação similar, na qual possuia uma benfeitora. Dessa forma, é possível concluir que ler Machado de Assis sempre é uma experiência enriquecedora e elucidativa, mostrando, mesmo em obras menos conhecidas, a razão de ser um dos maiores nomes da literatura brasileira, se não o maior nome.
gabriel 20/06/2021minha estante
Também foi meu primeiro contato com a fase romântica dele, posso dizer que estou extremamente satisfeito. É um baita livro, as ironias nas entrelinhas são maravilhosas. É um livro que segue uma estrutura mais convencional talvez, porém com aquele inteligência machadiana que tanto adoramos.

Janaina Edwiges 19/04/2022

?Sou uma pobre alma lançada num turbilhão?
Há histórias que nos inspiram a pensar sobre aquela difícil decisão, que pode surgir em algum momento da vida: renunciar ou lutar por um grande amor? Helena, com uma trama envolvente e cheia de mistérios, é uma dessas histórias.

Machado de Assis consegue prender a
atenção do leitor até as páginas finais, trazendo reflexões importantes sobre as ambições sociais da época e até onde as pessoas são capazes de chegar para alcançá-las.
Fabricio268 19/04/2022minha estante
Pretendo ler em breve.

Fabricio268 19/04/2022minha estante
Pretendo ler em breve.

Marisa 20/04/2022minha estante
Lindo!!!!

Janaina Edwiges 21/04/2022minha estante
Recomendo muito, Marisa e Fabrício. É uma delícia conhecer as histórias do Machado :)

Marisa 21/04/2022minha estante
Lí há muitos anos atrás. Mal lembro da história. Machado é maravilhoso

Rose349 27/03/2023

Romantismo
Tenho um carinho especial pela literatura brasileira...até porque sou formada em Letras!
Sou fã de Dom Casmurro mas fiquei apaixonada por Helena...um amor proibido que me fez acreditar ser impossível quando de repente uma mudança. Tinha certeza do final mas me enganei e tive a surpresa de um final triste.Recomendo muito esta leitura.E viva a literatura brasileira!!!

brubs 08/01/2023

Esperei as patricinhas de beverly hills e recebi choro.
É um livro cujo plot pensei estar consciente de qual seria a todo instante. Mas Machado tem esse poder de surpreender, ainda que achemos difícil, ele o faz e tem uma mestria incrível em prender o leitor e o arrebatar para dentro da história. Esperava algo bem mais simples e encontrei uma riqueza. Esse livro consolidou todas as boas ideias que possuo relacionadas ao autor, acrescentando ainda mais. A curiosidade esteve acompanhando-me por toda a leitura e no final quem ocupou o seu lugar fora a tristeza e satisfação, simultaneamente. Ótimo livro para iniciar a temporada de 2023
B.norte 08/01/2023minha estante
Adorei o título da resenha ?

clara3505 08/01/2023minha estante
me convenceu a colocar na minha wishlist só pelo título

huntero 04/07/2023

Rio de Janeiro colonial, um homem importante e rico mantém caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul e se separara do marido, devido a dificuldades financeiras. A mulher já possuía uma filha, que, mais tarde, foi perfilhada pelo amante rico. Esta filha é Helena.
Luiz Souza 05/07/2023minha estante
Romance de primeira

Aislany0 03/04/2023

O melhor livro de Machado, sem dúvidas
O mais empolgante e instigante livro de Machado! Muuuuuuuuito bom! Helena é linda, doce, inteligente, generosa, amorosa, atenciosa, simpática, simples e feminina.
Se há eu pudesse indicar apenas um livro de Machado pra alguém eu indicaria esse. Apaixonante! Parece uma novela (sendo que muito melhor).
Lorenna 03/04/2023minha estante
Ela é maravilhosaaaaaa ????????

Allan 26/01/2022

Machado, o rei do plot-twist!
Mais um romance do Machado finalizado, cheio de viradas e com uma escrita super fluida. Estou super feliz de ter decidido retomar as obras desse mestre absoluto da literatura brasileira!

Vou continuar lendo os romances dele até finalizar a bibliografia. Me indiquem outros escritores clássicos brasileiros que eu deveria ler por favor!

Ana 19/03/2021

Primeiro livro de Machado que leio, e estou apaixonadaaaa!!! Estilo casos de família, cheio de reviravoltas com um final surpreendente! Incrível a forma como vêem o casamento e a morte! Foi algo que me chamou muita atenção!
Terminei o livro tremendo e de tanta ???? (Não sei descrever, o que hahahaha)

missi-dominique 13/02/2024

Ping-pong moral
Gostei não, não recomendo.

Iniciei a leitura desprevenida, não conhecia o enredo desse romance de Machado.

Em suma, o ponto central da obra é um suposto sentimento incestuoso entre supostos meio-irmãos.

Aos meus olhos a construção dessa narrativa soou mal-intencionada. Parece que o propósito geral do livro não é outro senão relativizar a problemática do sentimento incestuoso. A narrativa conduz o leitor a um jogo de ping-pong moral, onde ora parece certo torcer pelo casal e ora parece errado.

O final é uma tragédia manca, sem conexão com a realidade e sem acabamento.

Decepcionante.
EduardaMarquess 14/02/2024minha estante
Poxa, é o próximo de Machado que quero ler, mas sua resenha deixou-me meio encabulada agora.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Oi, Eduarda!
Assim, eu aprecio demais a escrita do Machado. Foi uma avaliação difícil, pois gosto dele. Só que é uma temática reprovável pra mim, sabe? Não vi propósito positivo na abordagem. Essa interpretação é subjetiva, depende muito do que é caro pra ti moralmente. Mas embora seja difícil de admitir, além da questão moral, eu achei mal-acabado.?

Se você for ler, vou acompanhar suas impressões por aqui ?