Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

carolina 01/12/2023

Surpreendente!

a história da metade para o final me prendeu de um jeito absurdo.
iniciei a leitura achando que a história seria uma coisa, durante se tornou algo bastante diferente mas o FINAL totalmente surpreendente, confesso que não imaginaria um final desses, me pegou de surpresa, com certeza essa história me fez admirar a escrita de machado de assis muito mais!

Julia4857 29/11/2023

Incrível
Machado de assis tem uma mente de titânio que ru gostaria muito de estudar pra compreendê-la. acho que nao absorvi a história de Helena direito, mas, com certeza, vou voltar a ler em um futuro muito próximo!

mabriela :) 26/11/2023

Surpreendente
Ouvi falar umas duas vezes que o final desse livro seria surpreendente, eu pensava que no máximo descobriria que Helena e Estácio não sou realmente irmãos, mas esse final me surpreendeu totalmente! eu não esperava mesmo!

demorei um tempo pra engatar na leitura (ainda não tô acostumada com escritas da época), mas quando engatei foi pra terminar o livro. gostei, valeu a leitura

Bunny.xs 24/11/2023

Interessante
É um bom livro, a história tem um bom desenvolvimento, não esperava pelo final, não tenho muito a dizer sobre o resto pois faz tempo que li e não lembro muito, recebi do meu colégio antigo, é um livro bastante falado em colégios.

vvitoriaviana_ 24/11/2023

De um romance tedioso para uma tragédia
Estava entusiasmada para começar a leitura de ?Helena?, os primeiros capítulos de certo foram muito envolventes. Tudo inicia-se com a morte do Conselheiro Vale, um homem muito rico do Rio de Janeiro, ele admite em seu testamento uma herdeira ilegítima, fruto fora do casamento.
Entretanto, no decorrer, a leitura foi ficando um pouco tediosa, fato este que me fez ficar 2 meses com certa preguiça de continuar.
Contudo, a narrativa no final é muito bem escrita, com características típicas do romantismo da época e com traços como, as críticas sociais, que marcam a transição de Machado para o realismo.

Sobre a edição, a Antofágica traz nesse livro um formato parecido com um folhetim (no qual foi publicado a narrativa pela primeira vez) e com imagens que ilustram todo o livro. Simplesmente um dos mais lindos da minha estante!!

dotevski 20/11/2023

Esse livro me surpreendeu muito, desde o começo o enredo me pareceu interessante e a leitura foi super fluida, não imaginava o final que estava por vir e me surpreendeu mto, o desfecho me deixou abismada e um pouco melancólica, ao ponto de me deixar reflexiva por um tempo, tenho certeza que me lembrarei do livro futuramente com positividade

Tai Ramalho 19/11/2023

Muito bom conhecer essa fase romântica do Machado, interessante os elementos que ele usa, bem como sua sensibilidade ao tratar de alguns assuntos. Vale a pena a leitura dessa novelinha ??

manumoura18 15/11/2023

"Nunca experimentei a necessidade, mas imagino que o pior que há nela não é a privação de alguns apetites ou desejos, de sua natureza transitória, mas sim essa escravidão moral que submete o homem aos outros homens."

Viferoli 14/11/2023

Muito bom, o final me surpreendeu muito. Tem que ser levado em consideração a época escrita e tratada. Achei um pouco arrastado em alguns momentos, mas foi uma experiência boa.

Annelise11 11/11/2023

Amar é eleger a criatura que há de ser companheira na vida
Não é afiançar a perpétua felicidade de duas pessoas.

Quando a gente está na escola e é obrigado a ler Helena, a gente se irrita porque não é capaz de perceber a grandiosidade da obra. Tiro meia estrela desse livro hoje só pela dificuldade de entender algumas cenas por conta da linguagem, que não é muito fluida, mas considero um livro perfeito.
Os personagens são envolventes, o drama em torno da família, a influência da "moral" da época, a paixão proibida e, por fim, o final arrebatador, são elementos que me fizeram ficar vidrada na leitura.
Amei essa história como amei Helena.

Adelson 08/11/2023

Long ago ...
Helena, tanto a de Machado como a do My Chemical Romance tem muito em comum. Acredite, muito da letra tem em comum.
Porém sem spoilers aqui, pois o livro é cheio de segredos revelados e o melhor é simplesmente ler.
preta velha 08/11/2023minha estante
este é o meu romance favorito do bruxo do cosme velho.