Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Marcelinha 27/03/2024

Helena
A leitura desse livro foi algo realmente inesperado. Comecei a ler não sabendo do que se tratava, mas logo me habituei. Li muito entusiasmada, enxerguei toda a novela na minha cabeça. Foi uma experiência muito boa. Não consegui terminar antes porque adoeci, mas seguir a leitura finalizando hoje. Que final! Não tem como prever isso... Não me canso de dizer que Machado de Assis é um gênio e uma lenda. É dito que Helena não alcançou a melhor fase do Machado, mas para mim é inesquecível.

Duda <3 22/03/2024

Vou acabar com o Machado de Assis
Eu vou caçar esse cara. Como pode, pelo século 19 e esse babaquinha de quinta categoria escrever TÃO BEM. Esse fofoqueiro genial. Que dor, meu Deus.

jobrafa69 22/03/2024

Helena

Um livro extremamente profundo que perpassa pela melancolia e remorso, mas com intensas críticas e saberes que despertam reflexão sobre o passado, presente e futuro.

"O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro"-Um pai sem filhos.

victorvarella 21/03/2024

Tragicamente surpreendente
Vi a relação romântica apontar em uma direção, mesmo pensando ser improvável demais. O final foi tragicamente surpreendente e doloroso. Gostei bastante, melancolia pura.

Tim 21/03/2024

Vamos de novela?
Uma novela, porém, ao mesmo tempo, ostenta um certo refinamento que, ocasionalmente, as novelas não possuem, ao se tornarem piegas. Helena parece representar o ideal. Concluí minha leitura do primeiro livro de Bruxo do Cosme Velho, também conhecido como Machado de Assis.

Aqui, é notável como sua escrita é fluente, mas ao mesmo tempo densa, onde uma vírgula faz toda a diferença. Terminei a história durante a madrugada, porém, considero que se não fosse assim, talvez não a tivesse concluído. Apesar da minha curiosidade, não é uma história que me cativa, e está longe de ser o que eu esperava do renomado escritor.

Helena é uma filha ilegítima que entra na vida e na sociedade burguesa, sendo anunciada por um testamento que declara o desejo de seu falecido pai de que ela seja bem aceita e que, como outros membros da família, tenha seus direitos garantidos. Estácio é o irmão de Helena, e D. Úrsula (sempre me recordo da Pequena Sereia ao ler esse nome) é sua tia solteirona. Na trama, nos deparamos com uma narrativa um tanto curiosa, revelando um amor proibido entre irmãos e segredos sendo desvendados. Bastante similar a uma novela, de fato.

Roberta Laurentino 17/03/2024

Emocionante
Uma história encantadora, mostra um amor sincero e puro.
Um final inesperado, bem emocionante.
Mas recomendo, uma ótima leitura.

Eliza.Bedin 16/03/2024

Não sei
Eu demorei tanto pra ler esse livro que o final não me abalou em nada. O começo é arrastado e o importante mesmo só acontece nos 80% do livro. A linguagem é difícil (óbvio). Ou o problema sou eu. Por isso, não sei.

Bel/isa 15/03/2024

Cara...
Helena é uma jovem mulher, que é considerada uma filha abastarda, porem foi reconhecida e acolhida pela família de seu pai, quando este falece. O livro inicia seu enredo exatamente nesse momento, quando o Conselheiro Vale, pai de Helena, tem sua morte ocasionada por apoplexia, após sua sesta.
Cara, não sou boa com resenhas. Porem, esse livro é simplesmente perfeito. Nele contem uma história profunda e história.
Entramos de um jeito no enredo, que sentimos que somos A Helena.

Hillary21 15/03/2024

Diferente, mas ainda, Machado.
Helena foi uma indicação de meu amor, respondendo por minha busca a ler algo leve, que me fizesse passar o tempo desligada da realidade.
Machado traz mais uma mulher incrível como protagonista, ele sempre traz mulheres deslumbrantes, espertas, cativantes, em meio a homens fracos e comedidos, sempre a ter ou querer clara posse das moças.
Como diz meu amor, "novelinha leve", gostosa, que traz um lado bacana de machado. Muitas e muitas reviravoltas, uma conclusão que te prende do início ao fim, leia-a com tempo.

marcela115 14/03/2024

Leitura muito fácil de ler e de compreender, um dos contos mais simples de machado de assis! adorei tudoo

Giovanarosa 09/03/2024

Um final inesperado
Esse foi o segundo romance que li do excepcional escritor brasileiro, Machado de Assis. A leitura me prendeu, e o final surpreendeu. Não dei nota máxima pois ainda estou me adaptando aos clássicos. Pretendo ler novamente daqui alguns anos.

Wania Cris 06/03/2024

Um Machado diferente... E ainda afiado.
Das leituras que sempre quis fazer, peguei Helena na Audible sem grandes expectativas além de passar um tempo com Machadão. Estou acostumada com um Machado afiado, sarcástico, acústico, debochado. Há um pouco dele aqui, mas exatamente isso, um pouco.

A estória é mais inclinada ao romance romântico, com uma construção já conhecida e desenvolvimento quase previsível (pensei algumas coisas que não aconteceram, desculpa, Helê) e personagens nem sempre cativantes (ranço, Estácio).

Sempre vale a pena estar com Machado, mas é bom considerar que ele tem lá suas coisas e pode não estar sempre como a gente quer.