Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Renata 10/01/2017

Que HQ mais fofinha!
Uma adaptação da obra machadiana Helena. Chamei de HQ no título desta resenha, mas ela na verdade é uma história com traços de mangá, porém lido da esquerda para a direita (oi?). Pois é. Único senão desta obra, pois ela é simplesmente perfeita!
Traços lindíssimos, história bem adaptada, com um curto, porém explicativo prefácio que não deve ser pulado. Amei, amei amei!

Juliane 09/02/2017

Um romance que nada tem de romântico!
Que obra maravilhosa! Não é à toa que já a li três vezes! Esse livro, infelizmente, está engessado pela leitura romântica (equivocada, por sinal) que fazem dele. "Helena" nada tem de romântico, pelo contrário: é um livro essencialmente machadiano. Agora, são necessárias duas coisas, para começar: fazer uma leitura cerrada, rente ao texto, e ler a tragédia "Electra" (tanto a escrita por Eurípides quanto por Sófocles). Rotular esse romance como romântico é uma das maiores injustiças que se faz a Machado, que sempre prezou por uma escrita cifrada e exigiu dos seus leitores a atenção para o que não está sendo dito na superfície. Por isso, sua advertência antes de iniciarmos a leitura: "perdoe, caro leitor, pelo que achardes de romanesco nessa obra" (parafraseando o autor, claro!). Se você acha esse romance romântico, Machado diz: a culpa é sua. Ele não perde perdão para ele. O perdão é para você mesmo! Machado, como o grande bricoleur que foi, fez uma obra em palimpsexto, que precisa ser desvendada verticalmente. #ficaadica

Adriana1161 02/04/2017

Romance
Esse livro é de uma fase romântica de Machado de Assis. Linguagem um pouco difícil.
É um livro, talvez um pouquinho mais leve, do Machado de Assis. Tem todos os tópicos de uma história de amor, de uma mocinha, mas sempre com um pouco de acidez. Só a título de curiosidade, o novelista Manoel Carlos sempre dá a sua personagem principal o nome de Helena por causa desse livro. Acho que vale a pena, Machado sempre surpreende.

Michelly 02/04/2017

Helena (Machado de Assis)
O primeiro livro que escolhi para iniciar o meu projeto literário deste ano foi Helena, publicado originalmente em forma de folhetim. Um dos livros de estilo romântico de Machado de Assis, que traz uma fase diferente dos seus títulos mais famosos.

A história inicia com a morte do conselheiro do Vale. Com a abertura do testamento, a irmã e o filho do conselheiro – Dona Úrsula e Estácio – descobrem a existência de Helena, filha ilegítima do conselheiro. Em seu testamento, deixa a jovem parte da herança e pede para que a acolham na chácara de Andaraí.

Mesmo com certa relutância e desconfiada dos problemas que a jovem poderá causar, D. Úrsula decide cumprir o último pedido do irmão e traz Helena para viver na chácara.

Helena tem entre dezesseis e dezessete anos, é uma jovem delicada, inteligente, aventureira e decidida a conquistar o carinho de sua nova família. Ao chegar a chácara, todas as suas qualidades chamam a atenção de Estácio, que logo se afeiçoa a mais nova irmã.

D. Úrsula manteve-se distante e desconfiada o quanto pode, mas ao ficar doente Helena cuidou da tia com tanto o zelo e dedicação, que fez o coração de D. Úrsula ceder aos encantos da jovem.

(Confira a resenha completa no blog)

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2017/02/projeto-literario-helena-machado-de.html

Pritt 13/04/2017

Leitura obrigatória!
Um livro cheio de riquezas nos detalhes de sua narrativa. Machado como sempre nos deixando com a pulga atrás da orelha(rs). O "caro eleitor" é sempre mencionado em seus livros e com esse não foi diferente! Não estou sabendo lidar com esse final! Que história, que desfecho! Apenas o devorem!!

JARDEL 26/04/2017

Helena
Para quem gosta de um bom livro de romance e suspense, este é ótimo

Eduardo537 11/06/2017

Um amor impossível
Helena é uma obra do período romântico de Machado de Assis.
Lançada em 1875, não é de se espantar que causasse rebuliço.
O Livro começa com a morte do conselheiro Vale, que em seu testamento reconhece uma filha, esta filha é a personagem título da obra.
Além da menina que é uma filha fora do casamento, o dito conselheiro tem Estácio seu filho legitimo, e sua irmã Dona Úrsula.
Enquanto um aceita de bom grado a vinda da irmã para a casa, a outra fica com o pé atrás com ela.
Obviamente todos com o passar do tempo acabam se encantando com os modos e as qualidades da moça.
O único problema é que Estácio começa a gostar de Helena não como irmã, mas como algo mais, o pior ela o acaba por corresponder a esse amor.
E agora?

Nunca havia lido nada de Machado de Assis...Confesso que na época da escola tinha um certo receio de ler algo do autor, porque geralmente eles fazem AQUELE terrorismo em cima. Nunca me pediram para fazer trabalhos ou algo do tipo. Sem contar que sempre ouvi pessoas dizendo: _Nossa!!! Machado de Assis é um escritor difícil. Ou até mesmo... _Nossa a linguagem dele é tão antiga que eu não consigo entender.
Então resolvi tentar por mim mesmo, vencendo o preconceito e vendo no que ia dar.
Comecei a obra dando um tiro no escuro, e digo a vocês que acertei bem no alvo.
A escrita de Machado de Assis é fluída e sem trincados, tenho que dizer também que mesmo no tempo passado, os temas abordados são extremamente atuais.
O autor não me deixava largar a história, e eu sempre queria saber o que aconteceria com as pessoas envolvidas no enredo do livro.
Cada um dos personagens tem suas característica peculiar, as descrições tudo muito, muito bem feito.
Evito dar spoilers sobre mais alguma coisa, porque meu intuito e fazer com que mais pessoas conheçam a obra deste grande escritor da nossa literatura.
Deixa a mochilinha do preconceito de lado e procure se aventurar no mundo Machadiano.
Tenho certeza que vão sair transformados do que quando o começaram a ler.

Machado de Assis é um escritor com "E" Maiúsculo e nos leva para tramas originais e personagens envolventes. Valeu a pena cada momento!!!

Carolina.Florio 16/07/2017

Helena
Na minha opinião, ficou um excelente livro romântico. Apesar de muitos dizerem que Machado não chegava aos pés de Alencar na fase romântica, achei esse livro tão bom quanto muitas das tramas escritas por ele.
Um livro interessante, trama simples, suspense bem feita e um final digno de Machado de Assis...

Daniel Costa 25/07/2017

Helena
O livro é envolvente e instigante, prende a atenção do leitor do começo ao fim. A obra é rodeada de suspenses e mistérios que chegam ao clímax em seu final surpreendente...

João Victor - @sigamoslivros 26/07/2017

Um ótimo livro nacional
Helena de Machado de Assis, uma obra de um grande autor nacional. A historia começa a partir da morte do conselheiro Vale, pai de Estácio, e ao lerem o testamento descobre-se que ele não é o filho único e que agora só lhe resta sua tia d. Úrsula e essa suposta irmã que ele ja tinha ouvido falar algumas vezes.
Estácio ja é prometido à filha do amigo da família, dr. Camargo, a moça que se chama Eugênia. No entanto com a aparição de Helena, que agora passa a morar com o irmão e a tia, Estácio fica tocado com a sua beleza e serenidade, uma moça jovem e que não gosta de falar de seu passado, só se sabia apenas que ela era filha do conselheiro Vale com a sua segunda esposa (d. Ângela) e que estava vinda de um internato. Helena passa muitos dias trancada em seu quarto, apenas saindo para se alimentar e passa todo o tempo lendo livros, até que um momento Estácio decide puxar assunto com a irmã e ela lhe pede para ensinar a cavalgar e então todas as manhãs eles vão juntos andar a cavalo. Chega a casa de Estácio, Mendonça, um velho amigo que chegou de viagem e logo ao ver Helena ele se apaixona e vai pedir ajuda ao padre para pedir a mão da jovem em casamento e depois de ter uma conversa com Helena ele vai pedir a mão da moça em casamento ao irmão dela, ele, movido pelo ciúme, nega afirmando que seu amigo Mendonça não tem estabilidade financeira e que não vai dar a melhor vida a sua jovem irmã que no definido momento tem muitas posses deixada pelo seu pai Conselheiro, tempo depois Estácio pensa melhor e concede, no entanto o seu amigo não quer mais, dizendo que Estácio estava certo, ele não poderia dar uma boa vida a Helena.
Ao seguir a história Estácio vê Helena saindo de uma casa azul numa certa manhã, que fica pouco perto da sua, então ele vai tomar satisfação com o dono da residência, descobrindo assim que se tratava do verdadeiro pai de Helena, que foi largado pela sua então esposa, d. Ângela, e ela veio a se casar com o conselheiro Vale, adotando assim a moça.
Agora, os dois livres para viver o amor tão esperado são interrompidos pela doença de Helena, uma meningite, que logo após o beijo de Estácio vem a falecer.

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

Helena
Apesar de escrito na fase romântica de Machado de Assis, é notável um toque de realismo. Com uma linguagem irônica e melancólica, Machado faz uma crítica à sociedade de aparências, onde muitos preferem manter-se sobre um véu de falsidades do que encarar a verdade. Vale a pena ser lido.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/07/19/Helena

Sandrinha 03/09/2017

Adorei o livro!Machado de Assis sempre surpreende,ótimo escritor. Romances e Amores impossíveis.Filha bastarda do conselheiro Vale, a jovem e bela Helena é reconhecida por ele em testamento e passa a viver na mansão da família. Só então conhece Estácio, apresentado a ela como seu irmão. Mas entre eles despertou o amor. E agora?

Patrick.Tournier 09/09/2017

Surpreendente
Muito bom , o final me surpreendeu , mas foi como tinha que ser.

Víviann 15/09/2017

A fase romântica de Machado de Assis.
Uma obra realmente interessante, que instiga do começo ao fim, no entanto, não acho que foi uma das melhores obras de Machado de Assis. Um romance clichê se desenrola, com uma trama um pouco desinteressante, o desenrolar dos fatos é desorganizado, onde de um momento ao outro, a história se modifica radicalmente, que não é de todo mal, porém deixou a desejar. Personagens fúteis, que são um mero objeto dos acontecimentos, "pobres criaturas indefesas", que deixam muito a desejar. O final, na minha opinião, é decepcionante, com mais uma reviravolta lastimável, a narração termina, destruindo todo um personagem que não passa, como eu já mencionei, de um mero objeto dos acontecimentos.
Para pessoas que gostam dessa fase, diremos assim, "romântica" de Machado de Assis, irá se deliciar com o livro. Não é por minhas críticas que o considero um livro ilegível, como considero "Dom Casmurro", mas uma história que deixou a desejar.