A Mortificação do Pecado

A Mortificação do Pecado John Owen

Resenhas - A Mortificação do Pecado

Susu 09/10/2023

Uma das leituras mais difíceis que fiz esse ano. Os puritanos lidam com o pecado da forma como imagino ser a mais prudente: com ódio, aversão e combatem com todo ímpeto no Espírito Santo. Muitos tapas na cara e socos na boca do estômago. Devo reler ele mais algumas vezes na minha caminhada cristã para entender a importância de matar os meus pecados

Fortunato Barbosa 16/05/2022

Um passeio pela Natureza Humana Caída
Não vejo melhor forma de colocar um título nesta resenha do que "Um passeio pela Natureza Humana Caída". O puritano John Owen parece nos levar em um passeio por dentro do nosso coração. É como se estivéssemos em uma expedição pela natureza humana após a Queda, e John Owen fosse o guia que nos faz parar nos lugares, aponta, explica, faz-nos entender o que se passa ali, porque se passa, como se passou, e só saímos de lá até entender o que acabamos de presenciar.

John Owen não parece que está falando do coração humano de forma genérica. Mas sim, que está conversando com o leitor sobre o leitor. O discernimento desse livro é sobrenatural, Owen comunica perfeitamente sobre isso, porque ele conhece muito bem o seu coração. Aqui está uma das maiores qualidades dos puritanos: o auto-exame. Eles se conheciam muito bem, e por isso, falavam com tanta propriedade. Ele "mata a cobra e mostra o pau", ataca o problema e mostra com o que está atacando, explica a raiz do pecado e como mortificar.

O intuito de John Owen é fazer o cristão entender que viver é matar. Que um cristão está vivo, e vivo para mortificar o pecado. Como todo bom livro puritano, não é superficial. Sem dúvidas esse é um dos meus livros preferidos, uma Hamartiologia que parte da Bíblia para dentro do coração. Quem realmente entende do pecado é quem luta contra ele. Quem cede a tentação de imediato, não entende do pecado. Só quem resiste e mortifica ele se torna especialista na arte da renúncia e da obediência, a verdadeira felicidade.

Todo cristão é chamado a mortificar o pecado, e John Owen nos mostra como identificar, dimensionar e como realizar essa obra.

Luiz Augusto 11/10/2011

Um ótimo livro
Recomendo.Um assunto bastante relevante em um ótimo livro, com ótimas diretrizes. O livro só é um pouco cansativo depois dos 70%.