O Caso Laura

O Caso Laura André Vianco

Resenhas - O Caso Laura

José 14/09/2011

Resenha - O Caso Laura
O Caso Laura: o livro está cheio de mistérios, um drama e um envolvente quebra-cabeça do início ao fim, a solidão e o medo da perda de quem já perdeu envolvem as páginas da obra. Laura é uma figura triste, o seu passado marca o presente como uma tatuagem; o futuro não garante a ausência de culpa ou dor, algo como: “o meu passado faz parte do presente e sempre estará ligado com o meu futuro ao meio de temores inquietantes.” Os personagens deste livro possuem uma autenticidade fora do comum, sejam aqueles cotidianos, como os que enriquecem os cenários de algum submundo aos que invadem a privacidade sem serem notados, engloba um indicador de avanço da existência humana no seu cotidiano visível ou invisível. O autor usa, sobretudo, a gíria para caracterizar alguns indivíduos, por outro lado, aplica uma elegância em seu estilo completando a correção da linguagem em diálogos que marcam os demais, os detalhes dos acontecimentos em cada passagem também merecem destaques, fator que dificulta a interrupção da leitura (uma ótima sacada —, detalhes coerentes sempre são bem-vindos, o estilo transcende fronteiras e linguagens em O Caso Laura). Num singelo resumo: os personagens são diferentes pessoas que percebem diferentemente as mesmas situações; mas entrelaçados na continuidade da ação. Seja quem for o leitor, se identificará em primeira vista com o estilo do autor em questão, devido seu desempenho literário onde o sorriso vem num capítulo como as lágrimas podem surgir no outro. O Caso Laura é um livro que abrange não só a tristeza e a alegria, muito menos o meio termo, há passagens onde o sentimento salvador atinge os corações e salvam as almas aflitas: o amor. Outro fator muito bem desenvolvido por André Vianco neste livro, embora as aflições, o medo, as incertezas que levam às raias da loucura, o amor salva. Mas se este amor não for eterno...
Esta obra trás fragmentos de maneira sutil de outros romances do autor, ou seja, uma amostra do melhor da fantasia como o flerte com o sobrenatural e o oculto.
Cada sentimento é retratado com muita profundidade, como disse nas linhas anteriores, não há meio termo e é sem duvidas uma obra fantástica, o melhor do autor é que ele é brasileiro e contemporâneo. O Caso Laura prova que André Vianco é um homem de ideias que sabe manipulá-las tão bem a ponto de incendiar os espíritos mais audazes com o uso de sua expressão artística extremamente racional, sobretudo, possui um estilo único, porém, de pensamento globalizado, em minha opinião —, algo bem próximo do genial Guy de Maupassant. Para os fãs do autor, O Caso Laura é uma boa razão para comemorar, para os não-iniciados, uma ótima porta de entrada.

****** Algumas curiosidades sobre André Vianco (respondidas por ele):

O melhor livro que já leu: Isso é golpe baixo. São tantos os livros que gosto. Vou colocar um: A dança da Morte, de Stephen King.

Seu artista musical preferido: Zé Ramalho.

Time do coração: São Paulo.

Seu maior ídolo: Miguel Arraes.

Um fato marcante em sua vida: Ter conseguido, aos 16 anos, o cargo de redator na Jovem Pan2 FM.

Muito obrigado, André Vianco!

Andre 11/09/2011

Bom, mas faltou alguma coisa
Fiquei um pouco decepcionado com o livro, esperava mais dele por que gosto do estilo do André Vianco, mas vale a leitura.

Vivi 08/09/2011

Surpresa
Vianco abandona os vampiros em um bem sucedido e envolvente triller de investigação. Ele coloca diversos atrativos no livro deixando tudo mais emocionante e aguçando a criatividade e curiosidade do leitor. Neste livro temos suspense, sobrenatural, superação, reflexão e o que não poderia faltar para completar o sucesso, romance.
A princípio achei que o livro estava encaminhando para um desfecho óbvio, quando nas últimas 70 páginas ele da uma ginada e faz o leitor se prender.
Nas últimas páginas deste surpreendente livro senti um conflito de emoções. Desespero, surpresa, paixão, desamparo, medo e muita emoção. Terminei os últimos capítulos chorando convulsivamente e com um carinho especial pelo livro.
Um ótimo livro que trouxe o autor para minha lista de queridinhos e não vejo a hora de ler outros livros como este.

Amanda Melanie 27/08/2011

Laura é uma mulher solitária que se vê perdida quando o pai sofre um AVC e é internado. Sem amigos, ela começa a se encontrar, todas as tardes, com um homem misterioso, no banco da praça, para compartilhar seus problemas.
Marcel é um detetive particular, viciado em quebra-cabeça, que em uma certa tarde, é abordado por um homem misterioso, cujo o nome não quis falar e lhe ofereceu muito dinheiro para investigar um homem que estava se encontrando com uma mulher solitária, no banco da praça.
Alan é um investigador da Polícia Civil, é um homem deprimido e confuso, que vive metido em problemas por querer se vingar do assassino de sua mulher.
O que eles tem em comum? Estão ligados por um mistério. André Vianco mistura romance, mistério, com um pouco de comédia. É uma leitura gostosa. O leitor quer saber como termina. Eu me prendi às personagens e, realmente, me surpreendi com o desfecho FANTÁSTICO que o André deu à essa história INCRÍVEL.

Évelin Noah 19/08/2011

"O Interessante caso Laura."
O Caso Laura é um livro com uma leitura interessantíssima, que envolve o humano e o sobrenatural.
Laura é uma mulher de aproximadamente 30 anos, mas com aparência e vivência de muito mais. Carrega grandes tristezas em seu coração e tornou-se deprimida por vida.
Paralela a história de Laura tem-se a de Alan, um policial civil "sanguinário" por assim dizer, que acredita que a morte é a única forma de fazer um bandido pagar pelos seus crimes.
Inicialmente a história dos dois aparentam não ter sentido no mesmo livro, mas aos poucos o sobrenatural fará com que elas se cruzem.
Marcel é um detetive particular que é contratado por um homem muito misterioso para investigar Laura e um novo amigo mais misterioso ainda Miguel... Que mistério rodeiam todos? O que de sobrenatural há nesta trama envolvente e arrebatadora de Andre Vianco?
O suspense é garantido neste fantástico livro. O tempo passa e o livro acaba sem se perceber. Vale a pena conferir as 200 e poucas páginas de " O Caso Laura."

Raul Neris 16/08/2011

Este último livro de André Vianco é uma verdadeira montanha russa de emoções (tomando como referência a própria resenha do livro, de Max Mallmann). Nele acompanhamos a vida de Laura, suas tristezas, seus dias de agonia, sem esperanças e sem nada que a faça continuar a viver. Marcel, detetive particular, é contratado para investigar seus encontros com Miguel. Este último se mostra uma pessoa misteriosa, a despeito de ser a única válvula de escape de Laura, sua última centelha de alegria e chance.

Muito personagens são apresentados na trama e nenhum é em vão. A história se desenrola como os quebra-cabeças que Marcel monta para passar o tempo. Mesmo que no começo não consigamos distinguir lugar às peças soltas, com o tempo encontramos o seu encaixe.

Reviravolta é uma constante nesse livro. Temos vários sentimentos diferentes pelo mesmo personagem, durante a trama. Consequentemente, essa mistura de sentimentos também cai sobre o livro, no geral. Até do André Vianco eu fiquei com raiva! Em momentos eu achei que ele havia estragado o livro, mas logo vi que tudo tinha um propósito.

Uma boa leitura. Sem vampiros, mas com o mesmo toque de suspense, reviravoltas e ação de André Vianco.

Luciana 06/08/2011

É... pois é...
Não é nem perto do melhor que já vi do Vianco. Achei o começo perdido, muito auto-ajuda e pouco convidativo. O livro melhora significativamente no final, mas mesmo assim acredito que o enfoque moral foi lidado de forma aquém a que já vimos do Vianco, como A Casa e Sementes de Gelo. O cara já mostrou que dá pra passar mensagem sem ser pedante, por isso esperava mais de O Caso Laura.

Agora é esperar por Noite Maldita. Impacientemente.

Bruno 26/07/2011

André Vianco - O Caso Laura
Nos últimos anos o nome de André Vianco vem crescendo no cenário nacional. Graças a sua série de vampiros, e vários outros livros abordando o sobrenatural, ele mais e mais se consagra como um grande escritor contemporâneo. Apesar de já ter folheado alguns livros dele, o primeiro que realmente peguei para ler foi o seu último lançamento, o primeiro pela editora Rocco, O Caso Laura.

A narrativa do Vianco superou todas as minhas expectativas. Ela é rápida, leve, e o mais importante, ele escreve da maneira que o brasileiro fala realmente (não, não cheio de erros de gramática no estilo "nóis vai"), o que deixa o livro muito mais simples e fácil de ler. Entretanto, não é isso que faz você devorar o livro em questão de dias.

A história é empolgante desde o primeiro capítulo, onde é apresentada uma das protagonistas e dona do título do livro. Laura é uma mulher desesperada, que perdeu tudo na vida e está prestes a perder um pouco mais. É uma suicida que tem como único porto seguro um estranho companheiro chamado Miguel, que a reconforta todos os dias, mas não é o que aparenta ser. E é justamente por causa disso que o outro protagonista é necessário nessa história.

Veja a resenha completa aqui:

Dyana 26/07/2011

Blog Desejo Literário (www.desejoliterário.blogspot.com)
O Caso Laura é um romance policial em que Marcel, um detetive particular, é contratado por uma pessoa anônima para seguir Laura, uma restauradora de imagens sacras, que estava se encontrando com um rapaz misterioso chamado Miguel, o qual era quase como um melhor amigo para a mulher. Simultaneamente, uma outra trama acontece, onde Alan, um policial, é chamado para resolver o caso do assassinato de uma garota por um traficante de drogas.

Ao seguir Miguel, o rapaz com quem Laura se encontrava, o investigador percebe que o rapaz some misteriosamente ao entrar em uma casa que não tem janelas, nem passagens secretas ou algo que daria alguma chance de fuga. Enquanto isso, na outra trama, Alan enfrenta vários criminosos junto com Gabriela, uma agente da Corregedoria, afim de encontrar o assassino da garota, cuja morte ele está investigando, e vingá-la (o que, para mim, é a melhor parte do livro).

Laura é uma personagem que passou, e passa ainda, muita dificuldade na vida, e aquelas que passaram deixaram marcas que ficarão para o resto da vida. Sendo uma dessas dificuldades a doença do pai que o deixa totalmente debilitado em uma cama de hospital, em alguns momentos ela tenta afastar a tristeza com a ajuda de sua amiga Simone. Laura é uma mulher misteriosa, de forma que o leitor fique curioso para saber mais sobre ela.

Leia mais: http://acessa.me/gjcj

tiagoodesouza 13/07/2011

Eu simplesmente adorei esse livro. Confesso que no começo da leitura eu não me senti fisgado, mas aos poucos André Vianco vai nos levando para esse mundo misterioso em que nos deparamos com Laura. Laura é uma mulher que sofreu bastante. Perdeu alguém que amava muito, passou por um divórcio doloroso e, para piorar ainda mais sua vida, seu pai se encontra em coma por causa de um AVC. Eu disse para piorar? Espera aí, eu ainda não contei que Laura tentou se matar.

“Mais uma vez ela encarava o pai e, sem se dar conta, alisava a cicatriz no próprio pulso. Não entendia como uns lutavam tanto para manterem-se agarrados ao fio da vida e outros, fracos como ela, entregavam-se de bandeja às teias da morte, de bom grado, de boa vontade, com todo desejo de ir-se embora para o outro lado do manto (...)”

Pág. 09

Para se confortar de todo sofrimento, Laura se encontra com um amigo praticamente todos os dias no seu horário de almoço. Miguel parece entendê-la melhor do que qualquer outra pessoa, até mesmo sua amiga Simone, com quem trabalha restaurando as esculturas de uma igreja.

É por causa de Miguel que conhecemos Marcel, um investigador que adora montar quebra-cabeças. Certo dia, um estranho homem aparece em seu escritório solicitando seus serviços em nome de um contratante misterioso. Ao se reunir com esse contratante num bar, Marcel fica, de fato, sabendo o que deve vigiar. Quem é aquele estranho que fica conversando com Laura todos os dias?

Imediatamente, Marcel parte para suas investigações, presumindo se tratar de apenas um caso de amantes. Mas o que ele está para descobrir e viver naqueles meses de investigação pode mudar completamente o rumo de sua vida. Marcel e Laura têm mais em comum do que poderiam imaginar. E por causa de Miguel e uma série de outras circunstâncias, os dois acabam se aproximando.

Creio que uma das coisas que O caso Laura nos faz pensar é naquelas pessoas que aparecem de repente em nossas vidas e, apesar de serem completamente estranhas, nos fazem um bem danado. Isso porque alguém que invade nossa casa e nos salva dos braços de um triste fim só pode querer nosso bem. E há essa passagem no livro (pág. 136) e ela me tocou e me fez pensar em muitas coisas. Não que alguma vez eu tenha pensado dar um fim na vida, Deus me livre isso. Mas nos faz ver que perdemos muito tempo lamentando a vida e deixamos de viver, uma lição que eu gostaria de ter aprendido há mais tempo.

“ (…) e assim entendemos que iremos fatalmente perecer, mas nos assombramos quando a morte nos lambe ternamente e leva quem está ao nosso lado, como se fosse um tipo de lembrete sem graça de que não foi hoje, mas amanhã poderá ser. Por que tanta preocupação entre os períodos de acordar e dormir? Para que desesperar-nos se entramos no cheque especial? Para que tanto drama se perdemos uma coisa importante, feita de papel ou couro, ou uma joia que era para pendurar no pescoço quando lembramos que podemos perder a existência?”

Pág. 255

Simplesmente perfeita a lição que podemos tirar desse livro. Recomendadíssimo.

PS: eu resolvi escrever essa resenha apenas abordando Laura, pois o livro também nos conta a história de Alan, que vive atormentado pela morte de sua adorada esposa. Vigiado por Gabriela, uma representante da Corregedoria, ele tem que andar "pianinho" para não cometer deslizes em sua função enquanto, juntos, investigam a morte de uma garota.

Denise Parra 25/06/2011

Eu tive o prazer de ganhar este livro autografado, e participar de uma coletiva de imprensa para poucos blogueiros (livropraticando.blogspot.com).
Abalada pela doença do pai e com um passado que lhe pesa na consciência, Laura encontra um pouco de consolo na amizade com Miguel, um homem com quem conversa diariamente em um banco de praça e cujas palavras funcionam como um bálsamo para seu coração dilacerado. O que a jovem não sabe é que seu amigo está sendo observado por Marcel, um detetive particular contratado por um cliente misterioso que se preocupa com ela e desconfia que há algo errado. Paralelamente, acompanhamos a história de Alan, um investigador da Polícia Civil que nunca se recuperou da morte da mulher, assassinada durante uma troca de tiros em plena rua. Suspeito de quatro homicídios, o policial está na mira da Corregedoria e é observado de perto por Gabriela, a bela agente encarregada de verificar se ele é mesmo culpado. Juntos, eles acompanham o caso de Débora, uma viciada em drogas encontrada morta com o rosto desfigurado por golpes violentos. Conforme seu trabalho avança, Marcel percebe que uma aura de mistério cerca Miguel, que só pode ser rastreado até certo ponto. Sentado em um bar de uma comunidade pobre, o detetive particular vê seu alvo sumir dentro de um barraco que parece bastante movimentado. Quando ele finalmente consegue entrar pela mesma porta que seu alvo, uma surpresa: o lugar não passa de um cubículo quente, escuro e sem janelas, inteiramente vazio. Nesse ponto, Marcel já está completamente fascinado por Laura, o que transforma a descoberta da verdade em uma questão de honra.
Para mim foi uma aposta a leitura deste livro, pois não faz muito o meu estilo. Mas, após as primeiras páginas eu não consegui mais parar de ler enquanto eu não vi a palavra FIM.
É um livro sobrenatural, mas sem a linha de vampiros. André consegue nos prender de tal maneira que é impossível parar. Sua escrita de maneira informal, nos deixa acomodados e nos identificamos com o que lemos.
O único ponto negativo para mim foi o final, pois eu esperava que ocorresse de forma diferente, mas tirando isso a leitura foi maravilhosa.

Lodir 24/06/2011

Publicando sua obra em duas editoras ao mesmo tempo, o escritor brasileiro André Vianco tentou explicar a parceria entre elas. Enquanto a Novo Século trabalharia suas obras de tema sobrenatural (terror, vampiros, etc.), a Rocco lançaria outros gêneros, como suspense e policial. Sua estréia na segunda editora, então, levou os leitores a crer que conheceriam o primeiro livro sem vampiros, fantasmas ou algo parecido do autor. Mero engano.

O início da leitura de “O Caso Laura” apresenta um bom romance policial. Marcel, um detetive particular, é contratado por um anônimo para investigar Laura, uma mulher solitária e depressiva, que vem se encontrando freqüentemente em uma praça com um misterioso homem. Enquanto isso, uma segunda trama segue paralelamente. Alan, um agente da Polícia Civil, precisa investigar o assassinato de uma jovem por um perigoso traficante de drogas.

“O Caso Laura” se desenrola bem até então. É interessante a face “policial” do consagrado André Vianco. O livro tem um bom ritmo e consegue manter o suspense ao longo das páginas. A escrita de Vianco é leve. Sua narrativa flui bem e torna a leitura facilmente agradável. O leitor se apaixona pelos mistérios de Laura e quer conhecê-la. Quer saber que mulher é essa e quais os segredos que ela esconde e que a transformaram em um ser tão recluso.

Os problemas do livro começam quando Marcel, o detetive particular, se apaixona por Laura. O problema não é a paixão em si, mas a maneira como ela acontece. O personagem se apaixona rápido demais. Quando ele e Laura finalmente conversam e ela passa a conhecê-lo, a narrativa fica ainda mais fraca; Laura também se apaixona facilmente e em poucas páginas eles viram um casal perdidamente apaixonados que vivem juntos. Tudo muito rápido. Não há introdução, não há conflitos. Mas adiante, um personagem diz que isso aconteceu tão rápido porque eles estavam destinados a ficar juntos. Ainda assim, não é um argumento suficiente para convencer o leitor da fraca narrativa.

Os mistérios continuam e o livro permanece em ritmo policial. Marcel e Laura passam a investigar o homem que se encontrava com ela, e que sumiu dentro de uma casa. Alan enfrenta um grupo de criminosos com sua parceira Gabriela. É nesse momento que Vianco faz o que está acostumado a fazer, ainda que não seja algo esperado nesse livro: leva a trama a um patamar sobrenatural.

Após a segunda metade do livro, Vianco não escapa do seu próprio estilo. Ele não consegue terminar o livro criando apenas uma trama policial. Não, não há vampiros nesse livro, mas há personagens que vão explicar “magicamente” o mistério (não darei mais detalhes para não estragar a surpresa). Esse é o ponto mais decepcionante: enquanto o leitor esperava um final envolvendo uma grande descoberta a partir da investigação – ponto em que ele foi levado a acreditar – o leitor apenas recebe um desfecho sobrenatural. Infelizmente, o gênero policial não combina com o gênero fantasia, por isso não é comum encontrá-los juntos na mesma obra.

Outros problemas incomodam. Os personagens traçam diálogos dignos de auto-ajuda e que algumas vezes lembram Paulo Coelho. As conversas estão repletas de palavrões (um maneirismo da literatura nacional) e expressões coloquiais (tô, tou, cê, etc.). Alguns parágrafos são muito longos, ultrapassando uma página inteira, o que torna a leitura cansativa.

Em outras palavras, “O Caso Laura” não é uma boa opção aos fãs de suspense policial. Mesmo que esse não seja o seu caso, você ainda corre risco de se decepcionar com o fim do livro (assim como aconteceu comigo), mas também pode gostar da obra, se não se importar com isso. Se ignorar esse inconveniente, “O Caso Laura” torna-se um livro prazeroso, empolgante e de leitura agradável. No meu caso, apenas um dia foi necessário para terminá-lo.

Nanawtf 13/06/2011

Lindo!!!!
Terminei este livro sabado, mas não tive a oportunidade de resenhá-la por tarefas da escola.
Bem, o mesmo começa com Marcel, um detetive particular que recebe um caso por intermédio de um cara misterioso, mas aceita. O caso refere-se a investigar Laura e o homem, com que ela anda conversando todo os dias, em uma praça da pequena cidade. Marcel, investigando-a, vê coisas estranhas e inexplicavéis. Porque Miguel, o homem que se encontra com Laura, desaparece? E porque Laura já tentara se matar tantas vezes? Esta é duas das inumeras perguntas.
E também tem Alan, um justiçeiro policial, que vê Gabriela entrando em sua vida. Por ter sua mulher assasinada, não tem puodr de matar bandidos, mas acaba fazendo coisas erradas e enrolando sua vida. Alias, o que Gabriela é? Mais uma pergunta!
Quando o livro está mais do que a metade, as perguntas são respondidas de uma forma sensacional. Todas as teorias que você tinha, provavelmente se dissiparam. Os que você pensava que era mal, não é. Marcel se vê perdidamente apaixonada por Laura, e tira toda a tristeza dela. Quando você pensa que tudo irá se encaixar, na verdade se torna um inferno, até que dois fatos mudará a historia de Laura e Alan.
O livro é perfeito! Lhe faz chorar, pestanejar, rir e se apaixonar a cada frase. Só dou um ponto negativo pela enrolação, mas recomendo ele a todos. Quem pensa que autores brasileiros são ruins, não sabem o que estão perdendo!