Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Vanessa Meiser 20/05/2011

Intenso.
É assim que descrevo este livro.
Um história muito bem escrita e elaborada, digna de muitas estrelinhas de avaliação, onde cada personagem se encaixa perfeitamente no lugar onde está. Mas preciso dizer, foi um dos livros mais perturbadores que lembro de já ter lido até hoje. É angustiante quando nos damos conta do quanto nossa vida, nossa felicidade e paz interior fica vulnerável à medida em que entregamos nosso coração nas mãos de outra pessoa e transferimos todo o significado dos nossos dias para esta pessoa e, de uma maneira ou de outra acabamos nos decepcionando com aquele (aquela) que anteriormente julgávamos ser digno de nossa total confiança.
Essa realidade dos relacionamentos nos dias de hoje chega a ser chocante, pois ainda acreditamos (e queremos acreditar em conto de fadas apesar de termos cada dia mais provas de que conto de fadas não existe (agora nem mais nos livros....).
Bom, não sei se me fiz entender bem nesta minha resenha, apenas quis dizer que o livro é bem atual, que traduz o presente momento entre os casais de hoje, mas de maneira nenhuma eu quis dizer que não gostei do livro, pelo contrário, eu gostei muito desta história, na verdade ela me consumiu, eu aproveitei cada minutinho de folga no meu dia a dia para correr e pegar o livro pra ler, não sosseguei enquanto não terminei, até por que, você não consegue saber o desfecho da trama até que chega ao último capítulo.
Fascinante.
Eu aconselho a todas (e todos) que leiam e garanto que será impossível largá-lo sem antes chegar à última página. Garanto!!!!!!!
rafaellamv 02/03/2012minha estante
Estou quase na metade do livro e estou ficando angustiada pq acho q ele vai trair a Tessa... agora c sua resenha tenho quase certeza... mas como vc mesma disse além disso ser mt queremos mt acreditar nos contos de fada que ouvimos desde sempre!!!! =/

CACAU TOSTES 01/05/2012minha estante
Estou com o livro em mãos.Não vejo o momento de começar a ler.Depois de ler sua resenha fiquei mais ansiosa.
Parabéns!

Agny 18/06/2012minha estante
você descreveu exatamente o que eu senti ao ler logo na primeira palavra: Intenso.

Vanessa Meiser 19/06/2012minha estante
Pessoal, esta resenha está muito crua, com certeza eu não consegui expressar todo o meu sentimento em relação ao livro que é ótimo, um dos melhores que já li, recomendo de olhos fechados para quem está procurando uma história realmente boa e perturbadora.

Jossiney Barret 26/08/2012minha estante
Ainda estou lendo, mas concordo com a Vanessa/Balaio, é assim mesmo, a angústia das mulheres é bem nosso mundo real. Depois que terminar a leitura, darei meu parecer final.

Luana 27/08/2012minha estante
Eu não sabia quem era a mocinha da história, pra quem eu torcia de verdade!
Mas eu acho que por isso é que é tão parecido com a vida real... Recomendo!

Sissy 05/07/2013minha estante
Nossa!! Fiquei curiosíssima para ler...Já para a listinha dos desejados!! rssss

deh 06/07/2013minha estante
Traduziu exatamente o que senti! Chegou uma parte em que eu simplesmente não conseguia ler as partes da Valerie sem sentir raiva (e angustia). mas é incrível... uma escrita fantástica e bem elaborada!

Marina 07/07/2013minha estante
Sinceramente é bem isso, eu estou nos últimos capítulos e simplesmente passei o domingo inteiro o lendo, não consigo parar, sério D: e com certeza ficarei dias pensando sobre a história desse livro. Até agora excelente, ainda falta terminar de ler as últimas partes *-*

Ana 07/08/2013minha estante
Eu me decepcionei nas primeiras páginas, mas depois disse que não iria desistir dele, peguei de volta e passei a madrugada lendo, apesar de ter me deixado inquieta e sentindo essa falta dos contos de fadas, é mesmo um livro muito bom.

Samilar 03/09/2014minha estante
Concordo com você, a história é ótima, bem escrita, e com um enredo fantástico. Eu confesso que odiei a Valerie e o Nick com todas as minhas forças e que adorei o final. Amei como a Tessa foi superior a eles dois, por ter perdoado, por ter dado uma segunda chance, e principalmente por ter mantido sua dignidade e seu caráter, eu com certeza admiro uma mulher assim. Em resumo, livro maravilhoso, história incrível. Super recomendo.

Letícia 15/03/2017minha estante
Quando li esse livro, desde o começo eu presumia o que ele faria, não tem como,mas em nenhum momento odiei qualquer um dos três. Simplesmente entendemos todos eles, que eles buscavam sua felicidade e que erraram sim, mas tinha sentimento em tudo. Alias a Emily Giffin é uma das autoras que mais adoro, ela sabe abordar o cotidiano

Vera 29/05/2019minha estante
Será que só eu estou do lado da Valerie Andersson?

Kelly 16/05/2021minha estante
Desde o momento que esse livro chegou na minha casa fiquei coçando pra ler. A cada segundo peguei ele. E assino embaixo de tudo que você disse. Só consegui sossegar agora que terminei. Com o coração mais leve do que no começo ? esse livro é perfeito e eu amei cada linha dele!

Daiane577 09/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa ?

*Rô Bernas 21/05/2011

Deliciosamente Intenso
Pense num livro que vc não consegue torcer por um dos personagens justamente por sentir afinidade por todos e pelas situações vividas?

Cada capítulo é sobre uma protagonista. Acaba o capítulo de Tessa, começa o de Valerie e assim vai até o final do livro. A cada final de capítulo a sede de saber qual o próximo passo, faz com que a leitura flua sem nenhuma dificuldade e é muito difícil parar de ler.(li em duas noites)

A gente entra na história como se fosse nossa...é muito real, gente! Sabe aquelas histórias que pode muito bem ter acontecido com alguém muito próximo ou até mesmo com você? Em uma das histórias, mesmo sendo uma situação que a nossa sociedade condena, muitas vezes me vi torcendo para que acontecesse, mas depois parava e analisava o outro lado e o conflito na minha cabeça estava criado...definitivamente não consegui me definir por uma ou outra situação e fui assim até o final do livro... e mais, terminei sem saber se era mesmo assim que eu gostaria que a história acabasse.

Amei o livro e se pudesse ele teria mais e mais páginas, mas confesso que ainda não sei se gostei do final escolhido pela autora...se estivesse em um lado com certeza amaria, mas se estivesse do outro lado...definitivamente não!

Vale muito a pena ler este livro...é mesmo uma "questão do coração".
Léia Viana 19/07/2011minha estante
Eu estava tentada a ler este livro, agora consegui me decidir, vou lê-lo assim que possível!

Douglas P Da Silva 10/09/2011minha estante
"Um história muito bem escrita e bem elaborada!"

Mari 14/02/2013minha estante
Sua resenha é exatamente o que eu penso do livro. É real mesmo, por isso gostei.

sonia 25/04/2013minha estante
interessante, prende a atenção do leitor, e é bem humana a história.

Heidi Gisele Borges 27/05/2014minha estante
Oxe, fiquei ainda mais curiosa! Adoro essas histórias que nos fazem torcer por um, detestar outro... Vai pra lista! rs

*Rô Bernas 27/05/2014minha estante
Hehehe...tomara que você curta! =D

Lou 28/04/2012

O livro "Questões do Coração" é um básico clichê da literatura.Todos os comentarios por ser um livro inovador e reflexivo podem ser retirados.Não sei onde pode ser inovador um livro onde a protagonista sofre alguns problemas familiares e tem de refletir o quanto o seu marido a trai.....Muito muito ruim. Acho que essa historia deve ter acontecido com essa autora q em meu pensar,é frustada,e esta resolveu relatar o quanto foi corna.
Raquel Lima 07/05/2012minha estante
Concordo, plenamente. Pura perda de tempo. Muito ruim mesmo.

Daniele 21/07/2012minha estante
Concordo plenamente, terrível este livro.

O poder das pal 17/10/2012minha estante
True!
Um dos piores livros que já li. Só finalizei porque odeio deixar livros pela metade.
Um clichê sem graça. Chifre, perdão, vidinha enfadonha... E todos viverão "IN"...felizes?!!!!

Rosângela 06/03/2013minha estante
Não ficou claro se Tessa perdoou o marido por amor ou por medo de perder o estatus de mulher casada, o conforto dos filhos, além do medo de que Valerie assumisse seu lugar caso ela optasse pela separação. Achei o final da história mal desenvolvido.

Edna 06/04/2015minha estante
Vixe! rss.

Bianca 16/05/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Às vezes, descubro-me querendo ler um livro só ao conhecer seu título e capa. "Questões do Coração", de Emily Giffin, foi um desses casos. Não li nem a sinopse e já queria muito ler. É claro que a autora é sinônimo de uma boa história e isso colaborou e muito para a minha urgência.

Assim que li as primeiras páginas, soube que me emocionaria e que seria marcada pela história, mas não imaginei que ficaria sem ação em muitos momentos e que seria jogada para dentro do livro e teria vontade de fazer parte da história para poder influenciá-la de alguma forma.

Foi a leitura mais tensa e intensa que já fiz em toda a minha vida.

Acredito que esta será uma das resenhas mais difíceis que fiz. Talvez ainda não tenha digerido a história o suficiente para falar sobre ela.

Como disse acima, não havia lido nem a sinopse, então não sabia do que se tratava. Comecei a ler e a cada capítulo era envolvida pela história.

O livro é narrado de duas formas: Em primeira pessoa, por Tessa e em terceira, do ponto de vista de Valerie. Duas mulheres que não se conhecem, mas que terão suas vidas interligadas.

"Pego no sono sem saber a resposta. Sem saber, no entanto, se essa será a noite da qual me lembrarei para sempre." Tessa

"Ela concordou novamente, acreditando e confiando no médico. E só então, pela primeira vez em muito tempo, as lágrimas afloraram de seus olhos." Valerie

Tessa e Valerie são duas mulheres completamente diferentes e, ao mesmo tempo, parecidas. Tessa vive uma fase ruim. Está com problemas no casamento, mas custa a admitir até para si mesma. Está deprimida por ter deixado seu emprego para cuidar apenas das crianças, apesar de ter sido por iniciativa própria. Valerie vive isolada emocionalmente de mundo. Deixou todas as suas expectativas de lado, tanto no campo da amizade, quanto do amor. É mãe solteira e vive por seu filho. Não tem amigos e se confidencia apenas com seu irmão, Jason.

Um acidente ligará suas vidas e as marcará para sempre.

Pensei muito sobre o que escrever e decidi que não soltarei spoiler de forma alguma. E, acreditem, é muito difícil falar desse livro, sem contar um pequeno detalhe sobre ele.

O mundo das duas protagonistas é completamente diferente, para não dizer oposto. Apesar de terem suas vidas ligadas por uma ação, elas se comportarão de maneira diferentes. São dois lados de uma mesma moeda.

Acredito que a intenção da autora ao escrever esse livro foi que refletíssemos sobre uma situação tão comum e os diversos modos de reagir a ela.

Não é uma história em que se possa dizer que algo é preto ou branco, na verdade, passamos o livro inteiro mergulhados num intenso cinza. Nada é exato ou definido.

É uma história que fará o leitor refletir, mergulhar e se perder nela. Em alguns momentos chorei como se estivesse passando pela situação dos personagens. Em outros, me irritei e queria poder dizer chacoalhar uma delas para que ela reagisse.

As questões dos coração dos personagens passam a ser as questões do coração do leitor. O livro é um teste. É como se Emily Giffin quisesse saber o que faríamos naquela situação, como se quisesse mostrar que jamais devemos dizer que nunca faremos algo. Afinal, quem somos nós para conhecer algo que não vivemos? E, ainda que tenhamos vivido, não temos como saber as respostas para as questões do coração do outro. A nossa vida inteira nos molda para reagirmos de uma certa forma a um evento e centenas de variáveis podem mudar tudo.

Ao terminar a leitura, não soube o que pensar. Tenho minhas impressões sobre o que faria se estivesse no lugar de Tessa, Valerie ou Nick, mas a verdade é que há respostas que só sabemos no momento que passamos por uma situação.

Mesmo tendo minha opinião formada, não consegui condenar a nenhum dos personagens. A vida é cinza. É a única certeza que tudo o passei até hoje me mostrou.

A sociedade dirá que Tessa tinha razão, mas não sei. De onde vejo, ela permitiu que sua vida chegasse onde chegou. Na verdade, é o que penso sobre todos os personagens. Alguns eventos lhes foram impostos pela vida e eles caminharam ou se deixaram levar pelos outros.

Este livro não é um Chick-Lit ou qualquer outro tipo de leitura mais leve. É tenso e intenso em medidas iguais. É dramático. Acredito que nenhum leitor passará por ele sem se fazer perguntas. E, talvez, não encontre nenhuma resposta.

Não há heróis ou vilões em "Questões do Coração", há apenas homens, mulheres e a vida real.

OBS: É importante dizer que esse livro conta spoilers de "O Noivo da Minha Melhor Amiga", da mesma autora. Uma das personagens é irmã de Dex, o noivo em questão. Acredito que Dex foi colocado intencionalmente pela autora, que, talvez, tenha nos enviado um recado nas entrelinhas: "Será que você condenará agora aquilo que tanto aplaudiu antes?" É incrível como uma mesma ação pode ter interpretações e aceitações tão distintas. A lição que aprendi? Tudo é questão de ponto de vista e do momento que vivemos.
*Rô Bernas 19/05/2011minha estante
Amei este livro e amei sua resenha...e concordo plenamente com o status de tenso e intenso que vc deu ao livro!!!

clube d resenha 23/07/2011minha estante
Foi exatamente o que eu pensei sobre o Dex estar no livro também ! Eram outras circunstâncias ,porém a mesma ação. O livro é incrível e muito mais intenso do que eu pensei que seria , me surpreendeu muito. Adorei a resenha !

Flávia Vechi 26/07/2011minha estante
Amei sua resenha e estou adorando o livro e também tinha feito a mesma ligação entre o caso de Dex

LissBella 12/09/2011minha estante
Adorei sua resenha... Parabéns!!!

Ana 09/04/2012minha estante
Quero muito ler esse livro! Amei sua resenha, me incentivou a querer mais o livro, com certeza vou comprar.

Ana 10/04/2020

O livro tem um desenrolar que prende, e fiquei feliz em saber que se tratava de personagens secundários de outro livro da autora. Mas o final me decepcionou um pouco. Demorou muito para ter um desfecho e no fim ficaram pontas soltas.
Flavia.Machado 09/06/2020minha estante
Não sabia que os personagens apareciam em um outro livro!!! pode me dizer qual é?

Ana 12/06/2020minha estante
Se não me engano é ?presentes da vida?.

Roqueline.Ferreira 05/07/2020minha estante
Não é presentes da vida, tb to procurando...

Vivi Bechara 22/07/2020minha estante
Os personagens são Dex e Rachel, do livro O noivo da minha melhor amiga (Something Borrowed).
Tem filme também. Sou apaixonada pela história deles e fiquei feliz em vê-los aqui.

Jessi 15/09/2011

IMPERDÍVEL!
Questões do coração.

Nunca tinha lido nada de ‘Emily Giff’ mas eu realmente me surpreendi. Não somente pelo contexto principal... Traição. É um assunto digamos que... Triste. Mas é um assunto que devemos sempre falar. Não só em fatos reais, devemos ter também na ‘ficção’. Sempre que pensamos em livros de romances nos vem a cabeça: ‘Vão ter ‘n’ conflitos, ‘n’ desencontros, mas no final, tudo vai dar certo’. Que conflitos são esses, afinal? Nunca colocam de uma forma que faça com que o leitor se identifique. Nunca escolhem, exatamente, a questão principal, que hoje em dia já é normal, nem banalizada é mais.
O fato é o seguinte... Tem a traição ‘física’ e a traição ‘sentimental’ como é colocado no livro. Eu, particularmente, não perdoaria nem uma, nem a outra. Mas entendo PERFEITAMENTE as razões de Tess. Não acho que seja totalmente errado, pelo menos os motivos que levaram Nick a fazer o que fez. Achei a posição de Valerie excepcional. Mas apesar de todos os conflitos, que deixa eu comentar... Fizeram-me ficar agoniada para ler as paginas seguintes, ocorreu tudo bem, tudo certo, da forma certa.
Pode ser que no final tenha decepcionado, pras pessoas que pensam como eu. Que pensam que a traição é uma forma errada de acontecimentos perante a um relacionamento. Que não se pode ter ‘outra ação física a dois, sem um dos lados’. E que por mais que a pessoa tente sempre culpar o outro, ele mesmo é culpado também, na maioria das vezes.

ADOREI o livro, me fez pensar bastante, e refletir bastante sobre o perdão. Recomendo sim, pra todos lerem. Pois é um livro que nos faz enxergar as coisas que as vezes fingimos não enxergar, por medo de encarar. Nota 5!
Alan Ventura 15/09/2011minha estante
E você me dizendo que não sabia escrever!?!?! rs rs Suas palavras despertam o interesse em ler a obra, eu mesmo fiquei muito curioso pra saber quais foram os motivos que levaram Nick a fazer o que fez e também pra entender as razões da Tess. Acho que vou ter que ler. Interessante sua frase também: "E que por mais que a pessoa tente sempre culpar o outro, ele mesmo é culpado também, na maioria das vezes." Parabéns Jessi, você começou muito bem, espero que essa seja a primeira de uma série de resenhas maravilhosas de sua autoria. Beijos.

Jessi 15/09/2011minha estante
Opa, errei ali no nome. Esqueci duas letrinhas... EMILY GIFFIN* Super me corrigindo, hihihihi.

Kéziah Raiol 17/09/2011minha estante
Nossa, eu fiquei com vontade de ler o livro depois de uma resenha dessa :D

Evy 03/10/2011minha estante
Estou com esse livro para ler no final do ano, parte de um desafio literário que participo! Estou louca pra ler, com sua resenha, fiquei com mais vontade ainda! Bjos

Ca Melo 21/05/2013

Questões do Coração (Emily Giffin)
"Queria ser o tipo de pessoa que podia conceder a alguém uma bondade gratuita, substituir a amargura por empatia, perdoar simplesmente por perdoar."
Primeiro livro da Emily Giffin que leio, peguei emprestado com uma amiga que me indicou. O livro é do gênero Chick Lit (mesmo gênero da Marian Keyes, Meg Cabot, Sophie Kinsella, entre outras).O livro demora um tempo pra engrenar, mas depois que engrena é difícil parar de ler. O interessante é acompanhar a história pela visão de duas personagens, cada uma expondo o seu ponto de vista, sentimentos, aflições, etc. A autora descreve bem os personagens, os lugares e os detalhes de cada trama da história, com a visão das duas persongens principais (Valarie e Tessa), ficando torcendo pra uma e depois para a outra em determinados pontos. Porém... Eu acho que esse livro deveria ter continuação (e até pesquisei nos outros livros da autora), alguns pontos ficaram em aberto, não se sabe como acabou de fato, mas sei lá, só acho! rsrsrs... Já tenho uma nova autora que vou acompanhar, hahaha #Recomendo
Maria 28/05/2013minha estante
Para começar a ''engrenar'' a autora passa a metade do livro, perde muito tempo descrevendo momentos bobos do cotidiano dos personagens.Esse tipo de leitura não faz o leitor se preder assiduamente as páginas, ler por conveniência!

Ca Melo 04/06/2013minha estante
A autora é bem detalhista mesmo, nesse ponto eu até concordo (rs), não foi um dos melhores livros que eu li, mas o estilo da Emily Giffin exige muita paciência ... Mas sugiro que vc termine a leitura, talvez a sua opinião mude ou não né? Boa sorte! ;)

ElvisHenri 03/01/2019minha estante
Esse livro é minha maior decepção com a Emily. Eu detestei essa história. Eu senti muita raiva dos protagonistas.

Gabriella.Martins 03/01/2019minha estante
Confesso que me decepcionei muito também, porém não sei explicar o que encontrei na Tessa, talvez por ter vivido um caso semelhante em minha família, tomei tanto suas dores que parecia estar vivendo na pele, Enfim o livro foi um dos piores até hoje mas um dos melhores também, vai entender.

Allie 16/04/2019minha estante
Acho a tessa muito acomodada passa o dia se envolvendo em fofocas com as vizinhas em vez de lutar pra salvar seu casamento

Cris 11/03/2021

Um livro bom que deixou de ser ótimo apenas por detalhes.
(...) O casamento é uma coisa divertida, complicada e misteriosa? e passa por ciclos altos e baixos, como tudo na vida, e não deve ser definido por um único ato, ainda que seja um ato terrível.

"Questões do Coração" de Emily Giffin é um bom livro repleto de poréns. Poréns estes que podem ser importantes para uns e irrelevantes para outros. Foram apenas detalhes que não deixaram o bom tornar-se ótimo.
Nick Russo é casado e um renomado cirurgião plástico pediátrico. A partir de um acidente, conhece Charlie e sua mãe, Valerie. A atração entre os dois logo se é dada e assim começa a história...

Assim que iniciei a leitura sabia sobre o que se tratava. Automaticamente, me coloquei no lugar de Tessa, a esposa, por motivos óbvios. No entanto tinha consciência de que poderia mudar de ideia baseado unicamente no desenrolar da narrativa. Poderia sim, ler sobre uma relação extraconjugal e não descer o cassete em cima dos traidores. Poderia sim, não gostar do que estava lendo mas sentir a tal paixão fulminante e compreender as infindáveis desculpas que levam alguém a trair. É aí que entra o que disse lá em cima, o livro é bom e tem uma história bem real... dessas que vemos ou até já vivemos em algum momento de nossas vidas. Contudo, os poréns me atrapalharam, não senti nada no que se refere a sentimentos ambíguos. Não tive uma nesga de conflito interno. Tive raiva, pode? Acho sim que a autora não soube dar o start num tema tão, mas tão polêmico como o ato de trair. Quanto às consequências dos atos cometidos, eu gostei. Senti verdade nas discussões e desejo por mudança e, embora tenha lá minhas reservas quanto ao Nick, não cabe a mim julgar. Novamente, a história é real demais, humana demais.

"Questões do Coração" também me fez pensar no meu próprio casamento. Não podemos simplesmente nos importar e temer somente as grandes avalanches, e sim qualquer mudança climática indicando uma iminente catástrofe.
Esperava outros sentimentos ao ler esse livro, mas não posso dizer que ele é ruim ou mal escrito, portanto, leiam e tirem suas conclusões. Emily Giffin apesar de tudo me arrancou algumas lágrimas.

( ...) E porque acreditava que, por debaixo da decepção e do medo, da raiva e do orgulho , talvez eu pudesse encontrar em meu coração a força para perdoar.
Fernanda 20/02/2022minha estante
Também senti verdade na discussão do Nick e da Tessa, mas depois de tudo que ele fez, de como colocava a culpa nela, eu fico apreensiva sobre ele, apesar de querer acreditar que o arrependimento dele e sincero, que e amor e verdade ele sentia era pela Tessa.

Cris 21/02/2022minha estante
Pois é, eu preferi acreditar que ele a amava unicamente. O livro tinha tudo para ser sensacional, mas acabou pecando no detalhe.
Você já leu outros livros da autora??

Fernanda 12/03/2022minha estante
E ele diz pra Valerie que amou ela, mas entendi como uma necessidade, aquele coisa dele ser o salvador, do ego, e no final ele rasteja tanto atrás da Tessa, e diz que chegou perto de amar Valerie mas que não se comparava ao amor por Tessa.
Eu li laços inseparáveis e maravilhoso, prepara o lençinho.

Paula 11/05/2022minha estante
Sua resenha é perfeita. E toca exatamente em muito do fiquei matutando sobre o desenrolar da situação. Fiquei bastante confusa com toda aquela cena do "rompimento" do Nick e da Valerie. " Ele diz que a ama e sempre vai amar, tece elogios a pessoa dela" e rompi com ela? Essas palavras eram verdadeiras ou ele está tentando suavizar o golpe? Na mesma conversa ele diz que gosta da Tessa. Tipo "só gosta". Achei tão frio. Principalmente para uma mulher que é sua esposa, mãe dos seus filhos que esteve com ele no pior e no melhor. ( Ele tem uma conversa com a Tessa nesse sentido logo depois). Achei extremamente corrido o que veio depois. Sinceramente não tive empatia alguma como o "sofrimento" do Nick. Ele fez a sua cama ele que deite nela ( Poderia ter sofrido muito mais isso sim). Eu amei a Tessa nesses capítulos finais. Apesar de toda a dor, raiva, rancor e tristeza ela se posicionou de forma tão madura sempre pensando no bem está dos filhos, como aquilo impactaria nos pequenos e neles como família com ou sem o marido. Senti uma tristeza tão grande como se eu tivesse vendo uma amiga passar por todo esse furacão de sentimentos atordoantes. Sobre o perdão como ela mesma diz " Não sei se confiarei em você um dia novamente" " Nada vai ser como antes". E sobre a última espero mesmo fiz até um epílogo na minha cabeça sobre a Tessa buscando o melhor para si mesma sendo um pouco mais egoísta e fazer esse marido fazer por merecê-la ( Já que a autora optou pela segunda chance). Como você quero acreditar nessa " rendenção" do Nick, MAS...um grande "mas" achei ele um grande de um bastardo confuso/indeciso. Como no diálogo que abriu esse texto. Ele de fato "amava" ou acabou metendo os pés pela mão com a outra mulher? Ele caiu na real sobre os seus sentimentos ao perceber que ia perder a Tessa por causa do que ele fez? É um daqueles livros que você fica matutando por um tempo. Pena que a escritora não vai retomar essa historia. Queria ver o que o futuro traria para a Tessa depois de tudo isso.

Fernanda 11/05/2022minha estante
Acho que a continuação ideal seria mesmo a Tessa fazendo mais por si mesmo, buscando a felicidade, ela e tão forte, igual você disse não deixa transparecer para os filhos. Nick deveria ter sofrido muito mais, e sim ele é confuso, acho que ele estava apaixonado pela outra por isso aquele dialogo do término, mas quando a Tessa o expulsou ele percebeu que paixão e diferente de amor, e que casamento e muito difícil, mas nao da o direito a ninguém de fazer o que ele fez, e isso continuo querendo acreditar que ele se arrependeu, talvez eu esteja igual a Tessa e no fundo eu acredite.

Geovanats 31/07/2022minha estante
Concordo contigo! Senti angústia lendo o livro. Eu detestei a valerie e tive raiva dela durante todo o livro. Apesar da autora ter se esforçado para tornar ela agradável, eu só enxerguei uma mulher fraca, carente é muito egoista. Valéria tirou o direito do seu filho ter um pai por que foi traída? Então o ego dela é maior que o sofrimento do filho? Ela deixou seu filho fantasiar uma relação de pai/filho com nick (sabendo que era casado é muito provavelmente seria abandonada) por que ela estava carente e precisava de um namorado? Transou com nick com o filho dentro de casa? Ela é a mulher clichê que a vida amorosa com homens vem antes do seu filho. Lamentável!
Também gostaria de um final mais trabalhado, nick sofrendo mais, e esclarecendo um pouco melhor seus sentimentos. Tessa foi a verdadeira mulher forte nesse livro!

Cecília 02/01/2013

Meu caso com esse livro foi do amor ao ódio. Por vezes minha vontade foi de joga-lo pela janela e nunca mais voltar a ver; por outras eu simplesmente não conseguia parar a leitura!
Recomendo para aqueles de coração forte, caso contrário preparem-se...

Fazendo um pequeno resumo, o livro é dividido em capítulos de Tessa e Valerie, duas mulheres completamente diferentes com vidas completamente diferentes. Tessa é casada com um renomado médico, Nick Russo, casamento que resultou em dois filhos, Ruby e Frank. Tessa largou seu emprego como professora universitária para cuidar melhor dos filhos e do marido pois sentia que estava perdendo muita coisa enquanto estava fora de casa. Já Valerie é uma mãe solteira que criou Charlie sozinha após ser abandonada por seu antigo caso, é advogada, muito bem-sucedida e independende.

Suas vidas se cruzam em uma noite onde uma tragédia atinge Valerie e seu filho... a partir dai tudo vira uma grande bagunça. Para mim a autora exagerou demais no drama, muito chororô para o meu gosto. Não me identifiquei com Valerie de jeito nenhum apesar de ela ser a vítima da história, e em vários momentos quis acreditar que tudo o que ela estava sentido fosse realmente amor e não carência, afeto e gratidão por Nick. Fiquei torcendo para Tessa a todo momento, e meus olhos cheguaram até a se encher de lágrimas em alguns trechos. Apenas Charlie ganhou minha simpatia! Como não se encantar por esse garotinho?

Emily Giffin foi bem boazinha em relação ao desfecho, mas fiquei feliz! Eu estava torcendo por Tessa não estava? Então...
Apesar de tudo recomendo a leitura, é rápida e bem simples.
Letícia 10/12/2015minha estante
Minha torcida foi pra Tessa o livro todo também. Não consigo entender como alguém consegue simpatizar com Valerie.

Muito boa resenha!

Hadassa Batista 24/08/2016minha estante
Pulei as partes da Valerie, não consegui. Sentia vontade de vomitar!!!

dani 01/02/2013

Sinopse: Emily Giffin, autora de “Ame o que é Seu”, novamente aborda o tema da infidelidade em seu romance contado em capítulos alternados pela esposa injustiçada e a outra mulher. Tessa Russo está comemorando seu aniversário de casamento, com seu belo marido, Nick, um cirurgião plástico pediátrico, quando seu pager toca. No hospital, ele conhece seu novo paciente, Charlie de 6 anos, que foi gravemente queimado enquanto brincava na casa do amigo. A mãe de Charlie, Valerie, uma advogada bem-sucedida, que criou Charlie sozinha, se sente culpada. Como Charlie passa por diversos enxertos e cirurgias para reparar os danos causados em seu rosto e mãos, Nick se aproxima de Valerie. Tessa, uma dona de casa que tem dúvidas sobre deixar sua profissão, reconhece o crescente distanciamento entre ela e Nick, mas não está certo sobre a quem atribuí-lo ou o que fazer sobre isso. O talento de Giffin reside em tornar seus personagens possíveis e referenciais, e os leitores irão se encantar por ambos

Questões do Coração é um livro tocante, sério e muito real. Apesar de se tratar de uma ficção, poderia acontecer com qualquer pessoa, assim como tenho certeza, deve ter acontecido e irá acontecer.
Emily Giffin aborda em sua estória temas para refletir, que nos deixa atordoados e, muitas vezes tristes, como: traição, desestruturação de uma família (como a separação dos pais), acidentes, negligência, fofoca, amizades, etc. Este nos mostra que, tudo aquilo em que acreditamos, tudo aquilo que amamos é frágil e fácil de se perder.
Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compõe nossa vida, momentos que passaram despercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que se seguiriam. As lembranças anteriores à tragédia. - Tessa
Assim que li a sinopse do livro me questionei, e fiquei curiosa, para saber qual era o elemento que uniria Tessa e Valerie. Ou seja, que trágico acidente faria com que suas vidas se cruzassem? Imaginei diversas situações e me surpreendi com o que as une.
Tessa e Valerie tem personalidades e vidas bem diferentes: Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de Nick Russo, um renomado cirurgião pediátrico. Ela abandonou sua carreira para se concentrar em sua família. Sua vida parece perfeita. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garoto de seis ano, Charlie, que nunca conheceu o pai. Ela não acredita no amor, e sabe que tem que ser forte por si e pelo filho. Mas o que iria tornar suas vidas interligadas é justamente o marido de Tessa: Nick.
Numa noite, um grave acidente acaba unindo as duas mulheres, de uma forma que nenhuma das duas esperava. Elas não se conhecem, e na verdade, nem chegarão a se conhecer tão cedo. O que fará com que elas acabem se esbarrando de fora indireta são suas ações, atitudes e escolhas. E são justamente estes fatores que mudarão a vida das duas mulheres.

Este livro mexe com nossas emoções e nos faz questionar o que é certo, o que é errado, e se uma pessoa boa pode fazer algo ruim, que machuque outrem. A narrativa de Giffin é de longe, perfeita. Há muito tempo não via uma narrativa em que os personagens fossem tão bem construídos, de forma que parecem muito, muito reais. A forma que escolheu para desenvolver os capítulos ficou muito boa, alternando as visões de Tessa para Valerie. Os capítulos intitulados de Tessa são narrados em 1ª pessoa e os de Valerie em 3ª pessoa, o que torna a leitura ainda mais interessante.
Eu não vou falar muito da estória aqui, pois seriam spoilers (não que haja muito mistério sobre a trama). Mas o fato é que é interessante a leitura em si, pois não é a estória que é tão importante, mas os acontecimentos e sentimentos narrados. O que posso falar é justamente sobre os personanges.
Em primeiro lugar, eu tenho que falar que eu simplesmente amei Charlie, ele é um personagem muito interessante, além de ser maduro demais para sua idade. Tudo o que ele passa, depois do acidente, ficando hospitalizado e aguentando o tratamento, tendo apenas a mãe para se apoiar, e além disso alimentando esperanças e desejando ter um pai é simplesmente avassalador. E isto é pouco para descrever o que senti e me condoi por ele.
Tessa por sua vez me surpreendeu. E sinceramente, não sei como ela aguentou tudo o que aconteceu com ela, de forma tão serena (apesar de abalada). Eu não teria nem um pouco da paciência dela, tenha certeza disto. De início ela parecia estar cercada por tudo o que há de bom, e sua vida parecia perfeita...aliás, perefita demais para ser verdade! E realmente não era! Apesar de sua história com Nick ser linda (o modo como se conheceram é um conto de fadas), ela engole muito sapo por sua causa, o que é terrível! E eu posso dizer que apesar de ser lindo, perfeito, etc eu não gostei de Nick? Posso? Por que realmente ele não me agradou nem um pouco: ele está longe de ser o homem que pinta ser! Nick é arrogante, cheio de si! Ele dá mais valor para seu trabalho, ele respira o trabalho, pensa no trabalho, come o trabalho, dorme com o trabalho (ooopsss, e não é que isso se torna algo real?...desculpem o trocadilho). Caramba, ele é muito irrittante. Sua imperfeição perfeita! Humf! Ele não dá nem um pouquinho de valor para seus dois filhos lindos (fofos) e vive mais no trabalho que em casa, além de dar muito pouco carinho para a mulher que supostamente ama. Tudo bem, temos que entender que ele é um cirurgião famoso e tal! Mas o que justifica depois ele ter tempo (E vontade) quando conhece Valerie e Charlie? Por que ele tem mais interesse em desconhecidos do que na familia? Nada justifica suas atitudes.
Só sabia de uma coisa. Sabia que meu marido estava paixonado por Valerie Anderson, a única mulher com quem fizera amizade a não ser eu. A mulher por quem saiu do trabalho no meio do dia para ir até a escola que eu queria que ele visitasse durante meses, conversando aos sussurros com ela no estacionameno. {...} A mulher que ele conheceu em nosso aniversário de casamento. Naquela noite estrelada quando tudo começou. Na noite em que viu o rosto dela e de seu filho pela primeira vez, a noite que, desde então, ele guardou e memorizou e, talvez, até viera a amar. - Tessa
E Valerie? Ela se mostra uma mulher determinada e confiante de inicio, mas no decorrer da trama acaba se revelando como uma mulher sem nenhuma auto-estima, sem personalidade. É impossivel não ficar triste com sua situação, com seu sofrimento (por si e seu filho). E é impossivel sequer imaginar pelo que ela passou e está passando. Mas nada justifica seus atos. Ela parecia ser uma mãe dedicada e atenciosa, mas acaba colocando o filho de escanteio por causa de um homem (não que não dê atenção ao filho, mas está mais preocupada com a noite maravilhosa de prazer que não poderá mais ter). E isso me deixa revoltada. Mulheres assim, que pensam pequeno, e que não conseguem viver por si mesmas, não tem personalidade. Ela que parecia tão determinada, se contradiz, afinal, ela tenta provar que não precisa de homem algum para cuidar de seu filho, mas só está tentando se enganar. Ela se apaixona por Nick, mas mesmo assim suas atitudes não são de uma mulher madura e sim de uma adolescente boba (claro, ela não tem culpa de estar amando-o, e isso é impossível de impedir, mas ela é culpada de saber que ele é casado e mesmo assim se envolver).
Ela se perguntava quem havia sido o idiota que um dia disse que era melhor ter amado e perdido que nunca ter amado. Nunca havia discordado tanto de algo. - Valerie
Eu não desgostei totalmente dela, mas me senti realmente triste com o rumo que a personagem teve (uma personagem que tinha tudo para me cativar). E quem rouba a cena então é Tessa, que mostra ser mais forte do que parecia.
Ufa! Expressei um pouquinho do que penso. Agora, o final do livro me surpreendeu (o finalzinho do finalzinho). Eu imaginei que o desfecho seria um e no fim foi outro.

Questões do Coração, como já disse, nos faz refletir, sobre o certo, o errado, sobre o que realmente nos é importante e o que realmente sentimos e, até mesmo em determinados momentos, deixamos de sentir. É um livro que nos faz pensar em como lidariamos com as situações que os personagens passam, e o a lidar com as situações mais inusitadas e terríveis, da melhor forma possível. Um livro que mostra que devemos ter força e determinação e, principalmente, confiarmos em nós mesmos. E acima de tudo, que muitas vezes para sermos felizes, devemos ter a humildade de saber perdoar.

Gosta de romance? Gosta de drama? Gosta dos dois? Então recomendo este livro para você.
dani 04/02/2013minha estante
Obrigada pelo comentário.

Douglas P Da Silva 13/09/2011

uma narrativa que faz você sentir raiva, impotência, alegria, dúvidas, Emily vai te conduzindo na vida dessas duas mulheres fortes.
Gosto da forma que a autora consegue escrever. É simples, objetiva. A história é completamente comum, os personagens possuem qualidades e defeitos, mas ainda assim o livro consegue fascinar quem o lê... Acho que ele ganha exatamente nessa veracidade.
Sabe quando faltam palavras para descrever? É o caso. A questão é que tudo é tão real que incomoda. Você não conhece os motivos de Nick, você sabe o que a Tessa acha pela visão dela e as partes da Valerie são em terceira pessoa. Mesmo os personagens pelos quais você torce tem defeitos enormes... Enquanto os que você quer que tomem uma "lição", também possuem suas razões e suas qualidades. Não sei explicar a sensação de aflição que me atingiu em cheio durante a leitura...
*Rô Bernas 13/09/2011minha estante
Pois é Douglas...foi exatamente assim que fiquei: não consegui explicar a sensação de aflição...a história parece real, né? rss
Eu amei este livro!!!!
Que bom que gostou!!!
=D

Silvia 22/05/2012minha estante
Legal ver um homem ler um romance, parabens :-)

Thaís 04/02/2013minha estante
Primeiramente obrigada pelo comentário. O que eu gostei no final foi ele voltar arrependido e sabendo a burrada que fez, não sei se faria como ela (acho que hoje não, mas vivendo a situação quem sabe?).

Mas gostei que ele tenha voltado, só achei que ele deveria "pastar" um pouco para ela resolver que eles poderiam tentar outra vez.

Mais uma vez obrigada pelo comentário.