Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Geovanats 10/04/2019

Muito bom!!!!
Comecei a ler o livro sem nenhuma expectativa e me surpreendi.
A história é emocionante e muito bem contada, os personagens são muito bem construídos, têm defeitos e qualidades e por isso mesmo são reais.

Mas preciso esclarecer que não senti nenhuma empatia pela Valerie.
Para mim, foi evidente o quanto ela era egoísta, carente e sempre colocando seus relacionamentos com homens acima de tudo, principalmente de seu filho. Em primeiro lugar foi traída pelo namorado e tirou o direito de seu filho de ter um pai. Ter um pai é um direito do charlie, que ela negou porque foi traída. Ela foi fraca, egoísta e covarde, várias mulheres enfrentam situações muito piores e com muito mais dignidade, e ela deixou seu filho sofrer sem pai, sem figura paterna, porque pensou somente nela e no seu ego. Quando conheceu o Nick, sabia que ele era casado, tinha filhos, não se importou em causar um tipo de traição ainda pior que ela mesma tinha sofrido. Saiu para jantar com Nick com o filho no hospital, ficou toda iludida, e seu irmão sempre avisando. O nick em cima dela, e ela deslumbrada, sabia que o filho estava apegado no médico, e ela o que fez? Piorou a situação, recebeu o médico casado em casa!!!! com o filho como se fossem namorados sérios!!! Envolveu seu filho numa situação sem nenhum comprometimento. Porque recebeu o nick em casa com o menino criando expectativas? porque não foi para um motel e deixou menino com o irmão? porque a carência e o egoísmo dela foi sempre maior. Quem tinha que defender o charlei era ela, não o nick, não o irmão dela.
outra prova do seu desespero foi que sempre que o nick estalava os dedos ela saia correndo,até para levar o fora. Mas ela é real, as pessoas são egoístas, homens e mulheres.
O Nick foi um babaca e merecia sofrer, de verdade, para aprender a valorizar a vida e a família que tinha.
Enfim, torcia para a Tess chutar o balde e achei que ela demorou para reagir.

Mas não pensem que tudo isso deixou o livro chato ou ruim, muito pelo contrário. Tornou os personagens reais, deu credibilidade para a história e deixa o leitor com expectativa quanto ao final.

Recomendo a leitura!!!!

Nay 10/05/2019minha estante
Amei sua opinião, expressou tudo o que eu também senti. Li sua resposta em uma outra resenha e concordei mais ainda.

Não consegui despertar essa simpatia pela Valerie também, pois ao contrario do que a propria autora tenta passar e alguns leitores disseram, ela não é uma mulher forte. É bem sucedida na carreira? OK. É independente financeiramente? SIm, mas isso não torna ela uma mulher forte. Para começar, tecnicamente ela é mãe solteira por que quer, já que ela foi quem nunca contou ao pai de seu filho sobre a existência dele. É uma mulher carente e egoísta. Se deixou enganar por Nick e ainda envolveu seu filho na historia.

Quanto ao Nick. Babaca, egoísta, egocêntrico, narcisista. "Pensei que você nao precisava mais de mim", pronto, essa foi sua desculpa pela traição.

Tessa teve algumas responsabilidades sobre a crise no casamento, mas nunca pode ser culpada pela traição.

Enfim como eu disse na minha resenha, tenho um pouco de problema sobre a forma como a autora fala sobre o tema traição. Pra mim ela banaliza demais, só pelo fato de ser comum é aceitável. Tive esse problema na leitura do livro do irmão da Tess (o Dex) e nesse aqui também. Gosto demais da escrita dela, mas acho que falta um pouco mais de seriedade sobre esse assunto.

Val 12/06/2017

É possível perdoar?
Valerie Anderson é mãe de Charlie, advogada, que batalha para suprir a falta do pai de seu filho. Tess Russo é mãe de duas crianças, que larga o trabalho para se dedicar integralmente a família. Em comum, elas tem, Nick Russo, excelente cirurgião plástico, médico do filho de Val e esposo de Tess. Trata-se de uma leitura fácil, mas que deixou muitos pontos que podiam ser mais explorados: o reencontro entre Val e Lion (pai de seu filho), a volta de Tess ao trabalho, e um envolvimento maior entre Val e Nick.
Geovanats 01/09/2018minha estante
desculpe discordar da tua visão, mas valerie tirou o pai do filho dela porque ela achou que o seu relacionamento com ele que terminou em traição foi mais importante que o filho ter um pai.

Grazi @graziliterata 18/04/2014

É um livro que fala sobre traição, família, separação, amor incondicional pelos filhos e perdão. Não vou contar muito sobre o livro, mas na minha opinião, o Nick foi um falso, e mentiroso, não merecia perdão, porque ele disse para uma que amava, e depois para sua esposa disse que nunca tinha dito isso a ela Valerie. E outra, eu nunca iria atrás da mulher que meu marido teve um caso para entender a história melhor, eu simplesmente o expulsaria de casa, e não daria segunda chance. Já dá pra perceber mais ou menos como é a história né??
O livro no começo é um pouco chato, mas do 20º capítulo pra frente fica melhor, e você não quer mais parar de ler.

site: http://blogdietaecultura.blogspot.com.br/2014/04/questoes-do-coracao-emily-giffin.html
Dani Marjorie 28/09/2017minha estante
Nossa, penso como você. O Nick não presta. Só voltou para casa para não perder o emprego. Teria sido mais digno ir embora com a outra.

Livy 02/08/2011

Um livro onde os sentimentos predominam!
Acesse: http://nomundodoslivros.blogspot.com

Questões do Coração é um livro tocante, sério e muito real. Apesar de se tratar de uma ficção, poderia acontecer com qualquer pessoa, assim como tenho certeza, deve ter acontecido e irá acontecer.
Emily Giffin aborda em sua estória temas para refletir, que nos deixa atordoados e, muitas vezes tristes, como: traição, desestruturação de uma família (como a separação dos pais), acidentes, negligência, fofoca, amizades, etc. Este nos mostra que, tudo aquilo em que acreditamos, tudo aquilo que amamos é frágil e fácil de se perder.

Assim que li a sinopse do livro me questionei, e fiquei curiosa, para saber qual era o elemento que uniria Tessa e Valerie. Ou seja, que trágico acidente faria com que suas vidas se cruzassem? Imaginei diversas situações e me surpreendi com o que as une.
Tessa e Valerie tem personalidades e vidas bem diferentes: Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de Nick Russo, um renomado cirurgião pediátrico. Ela abandonou sua carreira para se concentrar em sua família. Sua vida parece perfeita. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garoto de seis ano, Charlie, que nunca conheceu o pai. Ela não acredita no amor, e sabe que tem que ser forte por si e pelo filho. Mas o que iria tornar suas vidas interligadas é justamente o marido de Tessa: Nick.
Numa noite, um grave acidente acaba unindo as duas mulheres, de uma forma que nenhuma das duas esperava. Elas não se conhecem, e na verdade, nem chegarão a se conhecer. O que fará com que elas acabem se esbarrando de fora indireta são suas ações, atitudes e escolhas. E são justamente estes fatores que mudarão a vida das duas mulheres.

Este livro mexe com nossas emoções e nos faz questionar o que é certo, o que é errado, e se uma pessoa boa pode fazer algo ruim, que machuque outrem. A narrativa de Giffin é de longe, perfeita. Há muito tempo não via uma narrativa em que os personagens fossem tão bem construídos, de forma que parecem muito, muito reais. A forma que escolheu para desenvolver os capítulos ficou muito boa, alternando as visões de Tessa para Valerie. Os capítulos intitulados de Tessa são narrados em 1ª pessoa e os de Valerie em 3ª pessoa, o que torna a leitura ainda mais interessante.
Eu não vou falar muito da estória aqui, pois seriam spoilers (não que haja muito mistério sobre a trama). Mas o fato é que é interessante a leitura em si, pois não é a estória que é tão importante, mas os acontecimentos e sentimentos narrados. O que posso falar é justamente sobre os personanges.

O talento de Emily Giffin consiste em fazer com que acreditemos em seus personagens e nos relacionamentos com eles. Os leitores ficarão fascinados com este romance cativante e cadenciado. - Booklist

Em primeiro lugar, eu tenho que falar que eu simplesmente amei Charlie, ele é um personagem muito interessante, além de ser maduro demais para sua idade. Tudo o que ele passa, depois do acidente, ficando hospitalizado e aguentando o tratamento, tendo apenas a mãe para se apoiar, e além disso alimentando esperanças e desejando ter um pai é simplesmente avassalador. E isto é pouco para descrever o que senti e me condoi por ele.
Tessa por sua vez me surpreendeu. E sinceramente, não sei como ela aguentou tudo o que aconteceu com ela, de forma tão serena (apesar de abalada). Eu não teria nem um pouco da paciência dela, tenha certeza disto. De início ela parecia estar cercada por tudo o que há de bom, e sua vida parecia perfeita...aliás, perefita demais para ser verdade! E realmente não era! Apesar de sua história com Nick ser linda (o modo como se conheceram é um conto de fadas), ela engole muito sapo por sua causa, o que é terrível! E eu posso dizer que apesar de ser lindo, perfeito, etc eu não gostei de Nick? Posso? Por que realmente ele não me agradou nem um pouco: ele está longe de ser o homem que pinta ser! Nick é arrogante, cheio de si! Ele dá mais valor para seu trabalho, ele respira o trabalho, pensa no trabalho, come o trabalho, dorme com o trabalho (ooopsss, e não é que isso se torna algo real?...desculpem o trocadilho). Caramba, ele é muito irrittante. Sua imperfeição perfeita! Humf! Ele não dá nem um pouquinho de valor para seus dois filhos lindos (fofos) e vive mais no trabalho que em casa, além de dar muito pouco carinho para a mulher que supostamente ama. Tudo bem, temos que entender que ele é um cirurgião famoso e tal! Mas o que justifica depois ele ter tempo (E vontade) quando conhece Valerie e Charlie? Por que ele tem mais interesse em desconhecidos do que na familia? Nada justifica suas atitudes.
E Valerie? Ela se mostra uma mulher determinada e confiante de inicio, mas no decorrer da trama acaba se revelando como uma mulher sem nenhuma auto-estima, sem personalidade. É impossivel não ficar triste com sua situação, com seu sofrimento (por si e seu filho). E é impossivel sequer imaginar pelo que ela passou e está passando. Mas nada justifica seus atos. Ela parecia ser uma mãe dedicada e atenciosa, mas acaba colocando o filho de escanteio por causa de um homem (não que não dê atenção ao filho, mas está mais preocupada com a noite maravilhosa de prazer que não poderá mais ter). E isso me deixa revoltada. Mulheres assim, que pensam pequeno, e que não conseguem viver por si mesmas, não tem personalidade. Ela que parecia tão determinada, se contradiz, afinal, ela tenta provar que não precisa de homem algum para cuidar de seu filho, mas só está tentando se enganar. Ela se apaixona por Nick, mas mesmo assim suas atitudes não são de uma mulher madura e sim de uma adolescente boba (claro, ela não tem culpa de estar amando-o, e isso é impossível de impedir, mas ela é culpada de saber que ele é casado e mesmo assim se envolver).

Eu não desgostei totalmente dela, mas me senti realmente triste com o rumo que a personagem teve (uma personagem que tinha tudo para me cativar). E quem rouba a cena então é Tessa, que mostra ser mais forte do que parecia.
Ufa! Expressei um pouquinho do que penso. Agora, o final do livro me surpreendeu (o finalzinho do finalzinho). Eu imaginei que o desfecho seria um e no fim foi outro.

Questões do Coração, como já disse, nos faz refletir, sobre o certo, o errado, sobre o que realmente nos é importante e o que realmente sentimos e, até mesmo em determinados momentos, deixamos de sentir. É um livro que nos faz pensar em como lidariamos com as situações que os personagens passam, e o a lidar com as situações mais inusitadas e terríveis, da melhor forma possível. Um livro que mostra que devemos ter força e determinação e, principalmente, confiarmos em nós mesmos. E acima de tudo, que muitas vezes para sermos felizes, devemos ter a humildade de saber perdoar.

Gosta de romance? Gosta de drama? Gosta dos dois? Então recomendo este livro para você.
Dani Marjorie 20/03/2012minha estante
Ai minha nossa, essa foi a primeira resenha do livro que eu realmente gostei, pois vi nela muito da minha opinião sobre a história do livro. Tive as mesmas opiniões sobre o Nick que vc, teve, percebi que quando ele se sentia culpado era um marido excelente pra Tessa, e fiquei indignada quando ele deixou de passar o Halloween com os filhos pra ficar com o filho da Valerie e com ela na festa do hospital. Como ele fazia o jantar na casa dela e levava comida pra ela, coisa que não fazia na sua casa, a não ser se estivesse se sentindo culpado, o que por si só mostra que apesar de todas as declarações que ele deu pra Valerie, ele o tempo todo sabia que estava agindo errado ao se envolver com ela, pois por mais que a Tessa tivesse realmente mudado, coisa que acredito que realmente tenha acontecido, mas casamentos e filhos nos fazem mudar um pouco mesmo, uma conversa franca, expondo os pontos e tentando resolver, provavelmente resolveria pra ele o que o incomodava.
Já Valerie me deixou perplexa ao deixar o próprio filho se envolver dessa forma, e mais ainda se envolver com um homem casado, ainda mais ela que sofreu com as traições do pai do Charlie, ela tinha experiência da amargura que é ser traída, e ela ainda tinha bônus de não ser casada com ele e ser mãe dos 2 filhos dele, ao contrário do que se passava com a Tessa.
Não tive como condenar as atitudes de Tessa no casamento e vida familiar dela, pois se ela errou foi com o intuito de acertar, de se tornar um boa dona de casa e mãe, pois foi por isso que ela deixou a profissão, ela queria ser boa em cuidar da família, que era tão importante pra ela e foi triste ver que para o marido dela isso não teve valor nenhum.
Quanto ao Nick, eu realmente fiquei decepcionada com ele, pois ele tinha uma esposa ótima, uma família linda e resolveu se envolver com uma mulher só pela fato dela ser jovem e estar frágil no momento. Não consigo entender de forma alguma o que se passou na cabeça dele, portanto a minha raiva do livro foi Tessa ter aceitado ele de volta se predispondo a tentar perdoá-lo, para mim ela devia voltar a trabalhar e seguir em frente com sua vida e seu filhos, pois se um homem coloca uma outra mulher e o filho dela acima de seu próprios filhos, não tem valor algum para mim, e foi isso que senti por ele, por mais que tenha se arrependido, não consegui absolvê-lo.

Jois Duarte 12/09/2012

De um lado temos Tessa Russo: dona de casa, esposa e mãe dedicada de duas crianças, que abriu mão de sua carreira para se dedicar exclusivamente à família. Tem um casamento estável com Nick, cirurgião plástico pediátrico... ou, ao menos, pensava ter.

Do outro, Valerie Anderson: advogada e mãe solteira, que tenta bravamente ser mãe e pai de um garoto de seis anos, que nunca conheceu o pai... vive para o filho e para o trabalho.

Apesar de não se conhecerem, têm um ponto de ligação, Nick, que, em um jantar em comemoração ao 7º aniversário de casamento, é chamado às pressas ao hospital... e tem início o triangulo amoroso.

Passando por um momento difícil, no qual um ombro amigo é bem vindo, Valerie se encanta com toda a atenção de Nick, cirurgião de seu filho, e, conversa vai, conversa vem, um cafezinho aqui, outro ali, e acompanha até em casa, um relacionamento começa a pintar. Ambos sabem estarem errados, mas isso não os impede de seguirem em frente.

O casamento de Nick e Tessa caiu na rotina - não sei se por conta da famosa crise dos sete anos -, mas as coisas já não funcionam mais. Parecem mais estranhos do que marido e mulher, sem tempo para eles. Já Tessa acha o casamento perfeito e normal. Normal que aquela euforia do começo vá se desgastando com o passar do tempo e, ainda mais, quando se tem filhos, pois as crianças tomam todo o seu tempo. O distanciamento de Nick só passa a preocupá-la quando ele passa mais tempo no hospital do que em casa, lê mensagens estranhas no celular dele, amigos vêm lhe dizer que o viram com fulana e, pegando informações daqui e dali, Tessa vai juntando as peças...

Eu não gosto de histórias que girem em torno do tema traição. Sempre me coloco no lugar dos personagens e não consigo achar outra saída, para ambos os lados, que não seja a separação. Confiança é algo dificílimo de ser reconquistado... sabe aquele ditado "se fez uma vez, o que impede a pessoa de fazer uma segunda"? Mas aqui não dá para julgar. Não dá para tomar partido. São muitos os argumentos das duas protagonistas, que te fazem pensar demais. Se eu pudesse descrever o livro em uma palavra, seria TENSO! Cada personagem é testado de maneira que nunca pensou ser possível e, assim, vão descobrindo o que realmente importa.

~> Tessa não me cativou, mas, no final, teve uma atitude bem legal que a fez ganhar vários pontinhos comigo.
~> E tem um diferencial: os capítulos que envolvem Tessa são narrados em primeira pessoa e os que envolvem Valerie são em terceira pessoa. No começo é estranho, mas isso torna a leitura mais dinâmica.
~> Ótimo livro!
Edna 06/04/2015minha estante
Traição é complicado mesmo e pra mim não dá pra tomar partido e se tomar fico do lado da traída. Más estou com vontade de ler esse livro, uns dizem que é clichê outros dizem que é uma realidade, enfim... gostei da tua resenha Jois.

HoN Br Site 29/06/2012

Resenha HoN Br SIte: Questões do coração
Resenha disponível em: http://www.houseofnight.com.br/resenha-literaria-hofn-site-questoes-do-coracao/

Quando li a sinopse do livro fiquei bastante interessada para saber como a vida de duas famílias bem diferentes se entrelaçariam. A autora, Emily, na qual escreveu incríveis historias me cativou bastante com sua escrita intensa de seus personagem que me faziam achar que eram reais. Além disso ele fala sobre amor, paixão, traição e perdão.

O livro e narrado por cada uma das personagens principais, Tessa e Valerie, e cada capitulo se refere a cada uma delas. Tessa tem 2 filhos – Ruby de 4 anos e Frank de 1 – e é casada com Nick, um cirurgião pediatra incrivelmente bom. Valerie é mãe solteira, seu filho é o Charlie de 6 anos, ela é advogada e se conecta à vida de Tessa de uma maneira inesperada

Achei interessante a forma como a autora coloca as narrações: a visão de Tessa é em primeira pessoa e a visão da Valerie é em terceira Com o passar da leitura você acaba se conectando mais a uma das personagens do que com a outra. Eu particularmente me identifiquei mais com a Valerie por causa da superação de vida que enfrentou para cuidar do Charlie, fazendo com que eu ficasse ansiosa para ler seu capitulo e odiando cada vez mais a Tessa por ser bastante fútil.

Contudo o que a autora nos mostra é que ambas, Tessa e Valerie, são mulheres muito fortes com suas vidas difíceis tendo que balanceia-las com das duvidas, insinuações e dilemas do coração.

O fato é que Emily Giffin consegue fazer com que a leitura desperte em nós sentimentos bem parecidos com os das personagens, por descrever reações sempre tão reais e vívidas que podem acontecer no nosso dia a dia. As dúvidas que também teríamos em cada situação, o não aceite da sociedade em certos assuntos e a sensação de que o final poderia ou não ser daquele jeito. Simplesmente brilhante.

No final de tudo a autora deixa uma questão para nós pensarmos e decidirmos o que vale mais? Estar bem por um dia todo ou por toda uma vida? Adorei a historia do livro tanto que a li em menos de uma semana ficando bastante vidrada na questões que eram abordadas. Recomendo este livro a todos.

Renata G. S. 17/07/2011

Resenha do blog Leituras do Kokoro!
A narrativa da história é divida entre duas mulheres:

Tessa Russo
Esposa do famoso cirurgião Nick Russo. Mãe de dois filhos. Abandonou o trabalho para ser dona de casa. Acha que seu casamento é perfeito. Tenta se enturmar na alta sociedade de mães fúteis. E sempre tenta aceitar que seu marido é um médico muito ocupado até mesmo para ficar em um jantar especial com ela. Mas á algum tempo vêm sentindo que seu marido está estranho, passando muitas horas trabalhando...

Valerie Anderson
Mãe solteira de um garotinho de 6 anos chamado Charlie. É advogada. Uma mulher independente, que pensa que não se precisa de um homem para ser feliz.

Até que... um acidente põe as vidas dessas duas mulheres de cabeça para baixo!

Charlie sofre um acidente sério, e Nick será o médico responsável pelas cirurgias. E isso irá fazê-lo se aproximar de Valerie... e se distanciar de sua esposa.

Questões do Coração realmente mexeu com as minhas emoções... Senti MUITA raiva, ressentimento, pena, tristeza, ternura, e me senti na pele da Tessa. Eu simplesmente não conseguia parar de ler.
Um livro realístico, que nos faz pensar nas várias circunstâncias da vida... Os erros que as pessoas cometem, que podem afetar muitas pessoas... Sobre perdoar, esquecer, superar obstáculos... como a mãe de Tessa cita no livro:
“- Não são a mesma coisa – disse minha mãe. – Perdoar e confiar.”
Um livro que poderia muito bem, ser a história de sua amiga, vizinha, conhecida... uma história que reflete nossa sociedade atual...

Lição que todos deveriam aprender com o livro:
“Não faça aos outros o que não quer que façam com você.”
Finalizando a resenha com frases do livro:
“Era a pergunta de 1 milhão de dólares, até então hipotética: O que você faria se”.
“- E, no final - ela continuou, ignorando os chamados cada vez mais insistentes de seu neto, sentada com toda calma, como se não o houvesse escutado -, tudo o que se tem é a si mesma.”

Leia a resenha em: http://leiturasdokokoro2.blogspot.com/2011/07/resenha-e-promocao-questoes-do-coracao.html e tem promoção!

Bruna Britti 07/06/2011

www.supremeromance.blogspot.com

***

Essa é uma das autoras que mais vejo comentários no twitter, e confesso que minha curiosidade com relação a ela aumentava cada vez mais. Apesar de ter 438 páginas e ser bem grandinho em seu tamanho, o livro “Questões do Coração” possuí uma narrativa tão bem elaborada, que cheguei a ler mais de 300 páginas em um só dia. Claro que depois ganhei uma baita dor no pescoço e meus olhos reclamaram, mas simplesmente não conseguia parar de ler. É uma daquelas narrativas viciantes que você quer ir até o final para saber o que vai acontecer.

Os personagens são super bem construídos, bem como a situação que a autora cria e envolve o casal em crise no casamento. Uma situação que ninguém está longe de passar, tão real que você com certeza já ouviu um ou dois (ou duzentos) casos parecidos.

Tess e Nick, a início do casamento, eram um casal perfeito. Mas como muitos, o tempo faz com que eles caiam no monótono da vida. Tess largou mão do seu emprego para cuidar dos filhos. Nick é lindo, musculoso, e é um cirurgião, uma profissão cheia de imprevistos, daquelas quando se precisa sair no meio de um jantar de casamento com a esposa, ou passar a noite no hospital, enquanto sua mulher vai dormir sozinha. E, em um desses imprevistos está Charlie e sua mãe solteira, Valerie, que jurou não acreditar no amor novamente.

Sem tentar entrar em maiores detalhes, o livro tem uma visão que, em algum momento, você chega a culpar Tess por deixar as coisas chegarem naquele ponto, mas sente pena dela. E, em outros, você culpa Nick, mas em momento algum, (não sei porque), senti raiva de Valerie. É até engraçado pensar nisso quando, na vida real, eu estaria pronta para ficar contra ela e apoiar Tess. Acho que a narrativa alternada entre as duas, favorece um pouco para entendermos o lado de Valerie.

Um livro intenso, mostrando aquelas velhas questões. Como não deixar que o tempo apague o amor? Como fazer para que o casamento não cai no monótono, simples, chegando a ser tedioso? Porque ficar ao lado de alguém que não se ama? De quem, realmente, foi a culpa?

Eu estava pronta para dar 4 estrelas, por conta do final. Confesso que queria outro tipo de desfecho, o que eu estava “torcendo”, por assim dizer, desde o início. Mas quando terminou, queria chacoalhar certos personagens e fiquei com aquela sensação de não ter gostado, como se eu mesma fosse a personagem e me incomodou tal escolha no final do livro. Eu jamais teria tomado aquela decisão. Mas para uma história que me prendeu tanto, com certeza valeu um 5 estrelas.

“Questões do Coração” é um chick-lit, lançamento da editora Novo Conceito. Se eu recomendo? Com toda certeza!

A.Christie 09/09/2011minha estante
Olá,Bruna.Tudo bem com você?
Invandi seu espaço para ler a resenha Romeu e Julieta e vampiros,no entanto me deparei com essa resenha e adorei, me deixou super empolgada para ler esse livro.
Até
A.Christie

Bruna Britti 02/10/2011minha estante
Obrigada!!! =))

Elaise G. Lima 12/08/2011

Resenha do livro Questões do Coração
Questões do Coração é definitivamente um livro encantador. Emmily Giffin descreve minuciosamente os conflitos vividos por suas personagens Tessa Russo e Valerie Anderson. A primeira uma exímia mãe e esposa, que abre mão de sua carreira profissional para se dedicar ao lar e a seus dois filhos. E a segunda, uma excelente advogada, que é mãe solteira e luta para criar seu filho sozinha, sem o auxílio de um companheiro.
O que Tessa Russo não imaginava, era que abrindo mão de sua carreira como professora, ela também estaria abrindo mão de uma vida social mais significativa. Ao se dedicar exclusivamente ao lar, ela sente perder um pouco de sua identidade e de uma vida mais produtiva, ao passo que Nick Russo, seu esposo e um renomado cirurgião pediátrico, se dedica demasiadamente ao trabalho, sendo um pouco omisso no lar.
E é exatamente nesse momento crucial de incertezas e insatisfações na vida de Tessa e Nick, que Valerie Anderson acaba entrando sorrateiramente na vida dos dois, passando a fazer parte da vida de Nick, deixando-o confuso em relação aos seus sentimentos.
O livro é esplêndido! Além de explorar e questionar a legitimidade dos sentimentos como o amor, a paixão e a atração, dentro e possivelmente fora do relacionamento conjugal, nos faz refletir sobre o quanto pequenos detalhes são de fato consideráveis na vida familiar. E o quanto é importante não deixar ocultas as insatisfações que surgem no dia a dia na vida de um casal. Também é importante considerar que para ser uma excelente mãe e esposa não significa necessariamente abrir mão da própria vida. Toda mulher necessita de um momento para si, para se descobrir e depois prosseguir confiante e firme em sua imprescindível posição no lar.
Todo casamento passa por altos e baixos, há conflitos e sentimentos antagônicos, mas o amor deve sempre prevalecer, e junto com ele o perdão, o companheirismo e a capacidade de superar os desafios constantemente.

Thais Priscilla 26/07/2011

Este livro realmente me surpreendeu. Eu não tinha grandes expectativas mas quando cheguei ao final da leitura percebi que esse livro me fez refletir bastante. Talvez porque o tema abordado não seja somente um, mas vários temas que se entrelaçam e faz o leitor pensar bastante. De fato, este livro é do tipo mais adulto mas foi impossível eu não me colocar no lugar dos personagens. E quando digo personagens, não falo somente nos principais mas em todos. A autora vai nos revelando características dos personagens e quando eles se veem diante de algum problema, a autora nos faz pensar o que faríamos naquela situação. Ao final da leitura não me restaram dúvidas de tinha coisas sobre mim mesma que eu desconhecia até então. Coisas como por exemplo como eu reagiria com uma traição, se eu seria capaz de perdoar algo assim, se eu sou capaz de perdoar as pessoas que me fizeram mal. No final das minhas reflexões, percebi que sou uma pessoa meio que rancorosa e não me sinto nada orgulhosa disto. Mas agora, vou contar para vocês o que eu achei do livro.
O livro alterna os capítulos entre o ponto de vista de duas perosnagens, Tessa e Valerie. Tessa tem uma família completa com marido e filhos enquanto Valeria é mãe solteira. No início eu não tomei lado de nenhuma personagem mas logo na metade do livro eu já tinha decidido um lado. Gostei de ambas as personagens e teve momentos em que odiei o marido da Tessa e tive vontade de estrangular ele e a Val e por mais que eu tenha me sentido mais familiarizada com a Tess, depois compreendi totalmente a situação da Val e fala sério, ser mãe solteira não deve ser fácil mesmo né? Mas essa não é uma justificativa para ter um caso com um cara casado. É, eu sou mesmo rancorosa mas mesmo com o final do livro não vi como eu poderia perdoar uma traição. Acho que depende da situação mas de qualquer modo, eu gostei do final. O livro foca no desenvolvimento dos personagens, na história de vida deles e nos seus valores que foram mudados ao decorrer do livro. A autora expõe os sentimentos das personagens de modo natural e acho que isso foi o bacana da estória. Os personagens são reais, com direito a errar, com sentimentos dos mais variados e com atitudes das mais inesperadas. Ao final da leitura, não temos um final feliz mas um encaminhamento para uma possível mudança de vida.
Foi uma leitura espetacular e que acredito ter ajudado para novas descobertas sobre mim mesma. E, embora seja um livro mais adulto, acho que vocês devem ler. A autora nos traz várias mensagens de vida e nos incita a descobrir mais sobre nós mesmos. Com cetreza, é super recomendado.

Alice.jeske 08/05/2024

O perdão...(Spoiler)
Acho q muitas vezes perdemos metade de nossas vidas guardando rancor de alguém, seja Mãe, Pai, Tia, tio. E acho q todos somos dignos de ter uma segunda chance, mas não significa q a confiança e perdão precisão andar juntos, lado a lado.
Mesmo o plot sendo de traição e Tess acabado perdoado Nick pelo oq ele fez, os meios não justificam os fins, entendo q ele já não se sentia o mesmo igual no início do relacionamento, mas não há justificativa para ele ter feito amor com outra por apenas uma atração física. Quando Casasse na igreja, perante Deus, os votos são: ?Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te" Casamento não é namoro, é a suma de um compromisso extremamente grande. Fico frustada que ele nem se importou de se divorciar para então se relacionar com Valérie mesmo ciente de todas as consequências. Mas enfim, Nick se arrependeu doq fez com Tess, e mesmo entendendo seu lado na história, e mesmo q ele seja digno de uma segunda chance, nada q a troca de diálogos não resolvesse e tivesse evitado tudo isso. Enfim, o livro retrata, ao menos noq eu entendi, o perdão, a segunda chance, q nem tudo parece ser como é, q nós escondemos nos mesmo em uma máscara e mostramos aos outros nosso melhor, se agarrando em uma ilusão da qual é muito difícil de se escapar sozinho. Q é preciso ser forte, achei lindo como Tess lidou com tudo isso, como lidou ao N fazer escândalo diante de seus filhos para n gerar traumas nem nada do gênero igual lhe ocorreu quando criança. Mas enfim, Tessa é um verdadeiro exemplo de uma mulher mãe FORTE. Sempre q leio um livro q retrata sobre casamentos, reflito sobre como será o meu e o Q fazer e N fazer quando me ocorrer, acho essencial para fazer tudo funcionar, ter a felicidade individual mesmo sendo uma união de duas pessoas, foi um conselho desse livro q levarei pra vida sobre esse tamanho compromisso.

Carla 06/08/2012

Este é o 1º livro de Emily que eu leio. Um romance que vendeu bem nos EUA, pelo que li na orelha já sabia que seria um livro light e rápido de ler. Mas isso não significa que minha primeira resenha iria para o blog da Livraria Outubro, porque minha irmã, dona do blog não curtiu a 1ª resenha e me mandou escrever algo melhor rsrsrs, exigente esta editora Claudia.

Questões do coração conta um mesmo período na vida das duas protagonistas.

Tessa Russo - uma mulher inteligente e bem educada que abandona sua carreira para se dedicar exclusivamente a seus 2 filhos e o marido, um médico muito conceituado.

Nick Russo é o cara perfeito (para os padrões das americanas), lindo, dedicado, charmoso e o melhor cirurgião plástico das redondezas, um homem que prefere fazer cirurgias com significado, acidentes ou defeitos de nascença, sim Nick é o máximo.

Valerie Anderson - uma mãe solteira que se esforça para equilibrar a criação de seu filho Charlie e seu trabalho como advogada em um importante escritório em Boston. E tem como melhor amigo o irmão que está sempre disponível a ajuda-la na criação do menino.

A narração fica por conta das personagens que se intercalam entre os capítulos deixando o leitor a parte dos acontecimentos nos dois estilos de vida tão diferentes. As duas não se conhecem, e se analisássemos como a vida real, elas certamente não seriam amigas. Um acidente vai aproximar essas personagens, e não de uma forma muito boa, porém humana.

Manter as pessoas que você mais ama por perto é difícil? propõe o livro, eu diria que sim, a história é muito bem construída e acho que é fácil se identificar com as personagens e torcer em alguns momentos, especialmente quando você viveu algo parecido.

A capa me lembrou “A menina que roubava livros”, mas não a ponto de acusar de plágio. Uma bela edição.

O desfecho surpreendeu, não acertei a previsão e também não foi como eu queria, algo que me agrada, pois adoro ser surpreendida no final. Um livro bom para aqueles dias de chuva e frio.

Boas leituras!

Andressa 08/05/2012

Questões do Coração - Emily Giffin
Questões do Coração foi o terceiro livro de Emily Giffin que li, principalmente por ter ouvido dizer que é uma espécie de continuação de Presentes da Vida e O Noivo da Minha Melhor Amiga. Digamos que o livro não é exatamente uma sequência deles pelo fato da história ser completamente distinta e o único ponto em comum entre eles ser que este conta a história de Tessa, irmã de Dex e protagonista do primeiro e que se passa alguns anos após ele. Apesar disso, quem não leu aquele e pretende, seria melhor começar por ele, já que neste podemos ver Dex no futuro e saber o que acontece em sua história anterior.

A trama deste gira em torno de duas personagens distintas, Tessa e Valerie. Incrível como foi tão bem descrita pela autora a diferença de personalidade entre essas duas protagonistas: um exemplo seria o quanto Tessa é daquelas mulheres que querem ser aceitas na sociedade a qualquer custo mas sem perder os valores morais e Valerie, pelo contrário, ser bem mais retraída e solitária. Tessa tem uma família e morre de medo de perdê-la, a ponto que Valerie tem apenas seu filho.

No começo da leitura fiquei em dúvida de qual das duas personagens era minha preferida. Com todas suas qualidades e defeitos, tinha criado uma afeição por ambas e isso tinha me deixado incapaz de decidir até ao menos a metade do livro. Depois disso, comecei a perceber que Tessa havia me cativado mais, por ser daquelas mulheres que apesar de perceberem que a família pode estar à beira de ruínas, tem a vontade e coragem de tentar mudar isso e ir atrás do que deseja.

Outro personagem que me comoveu foi Charlie, filho de Valerie. Ele mostra ao mesmo tempo uma criança inocente e madura, o que pode ser facilmente percebido através de seus atos e falas. O que sempre me emocionou também no personagem foi a sua vontade, maior do que tudo, de ter um pai. Podemos ver que ele ama Valerie mais do que qualquer coisa, mas que sente falta de uma presença masculina ou de ter uma família unida, e por muitas vezes isso me comoveu.

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é a modernidade do livro. Trata com uma naturalidade que muitas vezes não vemos nem na vida real assuntos como a homossexualidade, mas sem parecer forçado demais ou irreal. Apesar de não ser a trama principal do livro, o fato de Valerie ter um irmão homossexual é um ponto legal da trama, que também as vezes é tratado com certo humor. Outro ponto mais moderno é vermos Tessa preocupada em aceitar seu ex namorado no Facebook, o que é de certo modo engraçado já que a maioria das mulheres, principalmente as inseguras, já passaram por isso.

Posso dizer que este livro me trouxe um misto de emoções diferentes: compaixão, pena e até mesmo raiva do rumo que a história tomou. O final, na minha opinião, foi um tanto inesperado e na hora fiquei sem saber se isso tinha sido algo positivo ou negativo. Porém, após certo tempo percebi que para mim tinha sido negativo e que mudaria o curso que ela tomou. Isso me desanimou um pouco porque tinha gostado muito da história criada por Emily até lá, e acabei não apreciando tanto o livro quanto achei que fosse. Apesar disso sei que não foi em nenhum momento um desfecho fantasioso e sim, apenas algo que vemos sempre no dia a dia.

Morenalilica 16/08/2011

Um livro maduro, com preciosos ensinamentos
Pra mim foi complicado não tomar partido de um dos personagens, afinal, sou uma mulher casada e como tal, sempre me identifico com os personagens casados. Nesse drama escrito por Emeily Giffin, vemos as histórias do casal Nick e Tessa Russo se entrelaçarem com a história de Valerie Anderson, mãe solteira e que cuida de seu filho Charlie sozinha. Tudo começa qdo Charlie sofre um acidente e vai parar no hospital onde Nick é o cirurgião plástico pediatrico que o atende. Ele e Valerie então, começam uma espécie de amizade que evolui e passam a se ver com frequencia. De outro lado, temos Tessa, a esposa, com a qual me identifiquei e fiquei ao seu lado durante quase todo o livro, chegando mesmo a ficar com raiva de Valerie, mas no final, minha raiva acabou sendo atenuada por conta de alguns acontecimentos que é óbvio, não vou contar pra vocês para que a surpresa do livro não seja estragada. "Questões do Coração" é um livro maduro, que traz à tona questões relacionadas aos sentimentos de "posse" entre as pessoas. Um livro para ser lido e relido, com vários ensinamentos durante suas páginas. A maneira com que o livro é escrito, também é peculiar: um capítulo conta o lado de Tessa e outro conta o lado de Valerie e assim podemos ter as duas versões da mesma história. Adorei esse diferencial ^^ Enfim, adorei o livro e agradeço muito à minha parceira Novo Conceito por me dar essa oportunidade =)

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/?p=1145

Kel Costa 23/06/2011

Questões do Coração nos brinda com uma história intensa e emocionante. Um livro que é muito gostoso de ler, bem construído, com personagens fascinantes cada qual a sua maneira. A capa é sublime e acolhedora, me passa a sensação de estar mais próxima aos personagens.

É muito difícil falar desse livro sem dar spoiler. Na verdade, nem é que seja spoiler, mas acho que o interessante do livro vocês devam descobrir sozinhos. Então estou aqui cheia de dedos para tentar ao máximo expressar minha opinião sem entregar o ouro rs.

Esta é minha primeira leitura de Emily Giffin e não me decepcionei. Porém, como eu disse lá no começo da resenha, a história mexeu muito com minhas emoções. No início eu gostei muito de Valerie, entendi todo o seu sofrimento, sua situação e modo de viver. Ela abdicou de sua vida para cuidar de seu filho, que não tinha pai. Ainda no início, eu não me identifiquei muito com Tessa. Tudo ao seu redor parecia fútil demais e Nick parecia bom demais para ela.

Leia a resenha completa em: http://www.itcultura.com/2011/06/resenha-questoes-do-coracao/