Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Érica 26/02/2013

Resenha: Questões do Coração - Emily Giffin
Eu estou até agora pensando se gostei ou não do livro! Questões do Coração nos faz refletir sobre o perdão, exercício muito difícil de ser praticado quando o assunto é traição. Tessa e Valerie, duas mulheres com nada em comum, que acabam se encontrando por circunstâncias do destino.
Tessa Russo é mãe de duas crianças, esposa dedicada, casada com um conceituado cirurgião plástico.
Valerie Anderson é advogada, mãe solteira do garotinho (fofo) Charlie. Ela por sua vez, nunca teve muita sorte em sua vida amorosa. Não tem amigos, teria uma vida muito sem graça se não fosse pelo seu irmão Jason.
Charlie é chamado para uma festinha de um amiguinho, meio a contra gosto – Valerie o deixa ir. E, no meio da noite, ela recebe uma ligação que algo aconteceu com seu filho, e ele já estava no hospital. Desesperada, ela corre para lá.
Comemorando seu aniversário de casamento, Nick recebe um chamado para atender uma emergência. Mesmo ficando chateada, Tessa compreende,imprevistos sempre acontecem quando se é esposa de um médico.
Naquela noite, as vidas destas duas mulheres vão se cruzar.Valerie vê um fio de esperança nas mãos do renomado Dr. Nick Russo. Tessa é pega de surpresa com os desafios do casamento e as decepções do coração.

Termino a resenha me perguntando por que não li nada da Emily antes? Ela é uma escritora incrível e sua escrita me deixou de queixo caído! Sua narrativa é tão perfeita que chega a ser palpável. Só não dei 5 estrelinhas, porque o tema tratado no livro, não me agradou. Fora isso, nada a reclamar, apenas uma urgência: ler outras obras delas o mais rápido possível!!

Chris 24/02/2013

Esta autora realmente é excelente. A cada obra que leio só faz confirmar seu talento.
Li algumas resenhas sobre este livro e confesso que custei muito a coloca-lo na minha lista de leituras. Este tema é espinhoso e dificilmente os autores não derrapam deixando 'furos' inexplicaveis. Por isto demorei a ler, pois me decepcionei com Enquanto voce dormia - Sandra Steff e Mais que amigos - Barbara Delinsky.

A autora realmente 'pegou na veia', tem coisas que não tem razão de acontecer mas e quando acontecem?

Adorei Tess, grande personagem, li o livro por causa dela e ela não me decepcionou, foi tudo o que eu esperava e mais um pouco.

Não entendi somente algumas pessoas que justificaram Valerie mas não Nick. Afinal quando um não quer dois não brigam, certo? Nick estava insatisfeito com o casamento e fez o que se espera, o que todos os homens fazem. Deprimente mas verdade. Valerie foi de cabeça. Advogada, mulher e mãe. Sabia bem no que estava se metendo e o que poderia advir da situação.

O final foi o esperado depois de tantos equivocos, não poderia ser diferente.

P.S. Adorei ler que Dex e Raquel, estão bem e felizes juntos.

Sarah Malta 20/02/2013

Os dois lados da moeda
Sabem aqueles folhetos que vêm dentro dos livros lacrados, especialmente da editora Novo Conceito? Pois é.
Estava feliz com minha nova compra, Um Homem de Sorte, do Nicholas Sparks, e um folheto desses me veio de brinde. Questões do Coração, Emily Giffin, o primeiro capítulo. Li, curiosa, e ao fim do folheto, me dei conta de que não poderia morrer sem ler o resto da história.
Um mês depois estava com o livro em mãos, sem saber o que esperar da obra, afinal, não me deixei ler resenha alguma. Fui com a ideia de que, se estava na lista de best-sellers do Times (isso está bem explícito na capa), deveria ser lindo. E levando em consideração o primeiro capítulo, que não pode ser definido como menos que maravilhoso, deixei-me perder nas mais de quatrocentas páginas.
Valerie Anderson é uma advogada renomada, estudou em Harvard, e exerce sua profissão da melhor maneira que pode para dar ao filho, Charlie, uma vida plena. O homem que deu a vida à Charlie era um artista excêntrico, que acabou por abandoná-la grávida. Sem querer procurá-lo e com a ajuda de seu irmão homossexual, Jason, ela passa por todos os obstáculos para criar seu filho da melhor maneira que pode, com ou sem pai. Insegura e desacreditada no amor, Val é um exemplo claro de mãe coruja. Isso tudo se intensifica com um trágico acidente.
Tessa Russo é casada há sete anos na trama. Conheceu seu marido, Nick, pouco antes de encerrar seu primeiro matrimônio, ainda na época de sua faculdade. Encontrou em Nick o homem de seus sonhos. Além de ser charmoso, inteligente e um marido dedicado, era um pai maravilhoso, embora sua atuação como cirurgião plástico pediátrico tomasse muito mais do seu tempo do que ela gostaria. Tess, entretanto, tenta não se chatear em relação a isso. Mesmo quando Nick abandona seu jantar de aniversário de casamento para tratar de uma emergência.
É uma das poucas obras que são encontradas narrada em dois pontos de vista, embora um deles não seja em primeira pessoa. Valarie e Tessa são mulheres excepcionalmente... comuns, mesmo que sejam muito diferentes uma da outra. De cara, isso já me encantou. Ambas têm uma ligação maravilhosa de amor incondicional pelos seus filhos. Mas suas vidas se interligam da maneira errada.
Questões do Coração é aquela espécie de livro que te agarra, e te comove de todas as formas, te causa todos os efeitos da agonia de uma mãe, da consciência de uma mulher, da dor de uma traição. Giffin tem uma narrativa simples, pura e gostosa, perfeita para o romance tal qual ela se dedicou a escrever. O enredo é complexo, tal como os personagens, e isso provoca uma profunda confusão de sentimentos no leitor.
Em outras palavras, o livro é tão real que dói. Ler Questões do Coração é como levar um tapa forte no rosto, ou receber um balde de água fria sobre a cabeça. Não existe um vilão, assim como a vida real. Todos erram, são humanos. Você, leitor, se pega errando com os personagens por que vê que, uma hora, deseja que ele erre, mesmo que seu subconsciente se dê conta das consequências.
Tudo muda quando os dois lados da moeda são visualizados. Emily me ensinou muito com seu romance. Amor, a traição, a angústia, a agonia, e principalmente o perdão. Questões que nós nos deparamos no dia-a-dia constantemente, emaranhadas em uma única obra. Ninguém está totalmente preparado para isso. Coração nenhum conseguirá responder a essas questões, e, no fundo, acho que é isso que Emily quis dizer com seu livro.
Existem livros que você devora, mas Questões do Coração devora você. Não garanto que você terminará sua leitura com a mesma linha de pensamento sobre muitas coisas. Prepare-se para despertar todos os seus sentidos maternais. Prepare-se para repensar seus conceitos.
É um livro nada menos do que maravilhoso. Super recomendo.

"As pessoas que você ama são as mais difíceis de se manter por perto."
(contextuando.blogspot.com.br)

Thais 11/02/2013

O livro conta a história de duas mulheres que apesar de viver na mesma área de Boston não tem vidas parecidas.

Tessa Russo é uma mãe e esposa maravilhosa, que recentemente largou seu trabalho para se concentrar em sua família. Casada com um renomeado cirurgião plástico, ela se dedica em cuidar dos filhos e da casa, mantendo seu casamento como sempre quis. De longe aparece uma pessoa destinada a mudar sua vida.
Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho chamado Charlie, vive sua vida plena ao lado do filho com a presença constante de seu irmão Jason que sempre a ajudou em momentos difíceis. Nunca teve sorte na vida e muito menos no amor, não possui amigos e considera-se uma pessoa solitária.
Tragedias já aparecem bem no começo do livro, e isso me deixou horrorizada.
O livro tem uma capa linda, e um titulo ainda mais. Confesso que o ritmo do livro foi um pouco lento, demorei tempos para lê-lo. A autora escreve muito bem, mas prefiro seus outros livros do que este, ela intercala a cada capítulo a historia de Tessa e Valerie, isso torna emocionante e nos causa ansiedade. Mas enfim, o livro é bom, não é um dos melhores da Emily mas é bom.

Carlão Capucci 07/02/2013

Impossível não se emocionar com Tessa e Valerie!
Quando me deparei com "Questões do Coração" nas livrarias, sua capa, seu título e sua sinopse me encheram de curiosidade e essa curiosidade foi só aumentando à medida que eu fosse lendo as resenhas da galera que tinham lido o livro.

Emily Giffin, pode ser considerada um Manoel Carlos na versão feminina, pois consegue tocar no coração, na alma, das pessoas, e não foi diferente comigo.

O livro começa de um jeito que te prende, com uma leitura boa, agradável, com uso de linguagens atuais e que te fazem entender, sem ter que reler. Para minha surpresa, o acidente que é citado na sinopse do livro, acontece logo nas primeiras páginas. (Isso faz com que a história gire em torno desse acidente, algo que eu achei que só fosse acontecer já no meio do livro).

Confesso a vocês que tomei as dores de uma das protagonistas, no caso, Tessa. Não sei ao certo se foi pelo fato da sua história ser contada em primeira pessoa, mas não que eu não tenha gostado de Valerie. Pelo contrário, sua história é mais comovente. Num certo período do livro, confesso que cheguei a julgar Valerie por suas atitudes, mas Emily faz com que esse julgamento não tome conta dos nossos corações e, logo em seguida, já estamos comovidos por ela novamente.

O livro fala de amor incondicional de mãe (algo que eu AMO), fala sobre relacionamentos, mas de fato, o livro fala sobre perdão. E é essa lição que Emily me fez aprender. O quanto o perdão está em nosso dia a dia, o quanto a mágoa, o rancor e o ódio só nos trazem coisas ruins.

Pretendo o quanto antes ler uma nova história de Emily Giffin, pois aprendi bastante com "Questões do Coração", não sei ao certo se essas questões estão certas ou erradas, mas são questões!

Angel's Roses 04/02/2013

A Única pessoa que você tem...é a si mesma!!!
Eu sempre gostei de ler livros que retratam duas épocas diferentes ao mesmo tempo e esse por sua vez, foram com pessoas. Eu poderia muito bem ficar aqui detonando o sexo masculino por dizer que quando a segunda cabeça acorda, ninguém segura e só depois de ter feito o estrago é que percebe o quanto era feliz e bla bla bla, porém hoje, irei falar o que eu senti sobre essas duas personagens!

Foi um pouco estranho mas eu me vi no papel das duas (embora eu não seja casada e não tenha filhos, mas quando o assunto envolve o coração, todo mundo já deve ter tido algum experiência agradável e dolorosa).

Até a página 208 eu estava assim: um capítulo eu sofria e no outro eu criava expectativas, mesmo já sabendo no que poderia dar e mesmo sabendo que aquilo não era certo e cheguei até torcer para que a terceira pessoa que apareceu na pág. 209 pudesse voltar para amenizar a situação. Agimos assim pois sabemos que todo o começo de algo é sempre especial, gostoso e é muito mais fácil também tentar esquecer a parte dolorosa do outro lado da moeda.

A questão é: porque criamos tantas expectativas? porque fazemos e acreditamos em promessas eternas sem saber o dia de amanhã? Porque existe vários tipos de amor entre pessoas diferentes e porque confundimos e tomamos decisões onde tudo poderá estar destruído em um piscar de olhos?

Muitas as vezes adoramos bancar o certinho(a), mas sempre quando algo está nos agradando, agimos como se só o nosso lado tivesse valor (ignorando se há uma outra pessoa sofrendo por suas atitudes que antes eram super banidas se fossem voltadas a você), e o pior, até que ponto podemos aceitar algo que foi quebrado?

Você traí quem você ama? machuca? engana?
E por que mesmo depois de tudo isso, ainda aceitamos esse tipo de situação? muitas vezes por medo, amor, orgulho, coisas a perder e assim vai, aí eu pergunto: se o seu amor está nessas coisas porque sofremos então se não perdemos esses materiais???

RESENHA: Esse livro é perfeito para pensarmos até que ponto podemos aceitar, tentar, nos testar, testar o próximo em todos os sentidos, um livro que meche com todos os seus pontos fracos no qual te faz agir muito bem acima de tudo e de todos quando o assunto não é com você, mas que te faz ficar de joelho, pensar e ficar sem chão quando tudo isso entrou no seu mundo. Eu nunca senti tanta coisa como eu senti nesse livro.

É bom se deparar com os desafio e as contradições do nosso dia a dia, das pessoas, e principalmente dos nossos sentimentos, mas que tipo de sentimentos? o material, físico ou o psicológico?

Esse livro é excelente para te fazer refletir, não em busca do culpado e da vítima, mas das ações em sua volta. 100% Parabéns a Emily Giffin

Erro encontrado: Pág. 283 quando a tradutora explica o Sig. "MILF" ela acaba escrevendo "MILK", sei que é um erro quase insig. mas para quem leu, procurou o sig. e antes de virar a pág. deu mais uma pincelada (pq se encontra no final da pág.), isso pode acabar sendo memorizado da forma errada e até achar para ter certeza....!!!

Vanessa Garcia 03/02/2013

Razão ou Emoção?
Primeiro tenho que dizer que sempre amo as capas da Emily Giffin,
A autora sempre me leva diretamente ao cenário do livro.
Gostei do livro como um todo, é bem interessante como a autora alterna os pontos de vista de Tessa e Valerie. Assim dá pra saber exatamente como ambas se sentem durante a situação em questão.
Dessa forma fica difícil tomar posição no livro, ao lado de quem ficar?
Normalmente decidimos facilmente isso, ficando do lado do personagem principal,
Mas vendo o lado de Valerie, dá pra entender perfeitamente como alguém se sentiria criando um filho sem pai, sozinha e tendo que trabalhar e tal.
Ás vezes eu penso que não tomei posição durante o livro, e no final descobri que fiquei do lado de quem ficou sozinha (que no caso não contarei quem foi ).
Do Nick que não foi mesmo de quem eu fiquei ao lado, porque meu deu até uma raivinha dele.

Mas até onde devemos nos deixar levar pela emoção, pela carência, pela raiva?
Quando que a certa é a razão?
Até que ponto devemos abnegar nossas vontades, por nossa família?
É correto manter um casal em prol dos filhos mesmo que não haja amor?
Será que devemos nos deixar pela paixão do momento sem pensar nas consequências?
São estas as questões do coração...
Talvez você veja que o livro tenta mostrar qual é o equilíbrio.
Como disse uma citação sobre a autora:
“... ela é mestra em criar histórias que nos pedem
para pensarmos no que realmente queremos para nossas vidas...”.

dani 01/02/2013

Sinopse: Emily Giffin, autora de “Ame o que é Seu”, novamente aborda o tema da infidelidade em seu romance contado em capítulos alternados pela esposa injustiçada e a outra mulher. Tessa Russo está comemorando seu aniversário de casamento, com seu belo marido, Nick, um cirurgião plástico pediátrico, quando seu pager toca. No hospital, ele conhece seu novo paciente, Charlie de 6 anos, que foi gravemente queimado enquanto brincava na casa do amigo. A mãe de Charlie, Valerie, uma advogada bem-sucedida, que criou Charlie sozinha, se sente culpada. Como Charlie passa por diversos enxertos e cirurgias para reparar os danos causados em seu rosto e mãos, Nick se aproxima de Valerie. Tessa, uma dona de casa que tem dúvidas sobre deixar sua profissão, reconhece o crescente distanciamento entre ela e Nick, mas não está certo sobre a quem atribuí-lo ou o que fazer sobre isso. O talento de Giffin reside em tornar seus personagens possíveis e referenciais, e os leitores irão se encantar por ambos

Questões do Coração é um livro tocante, sério e muito real. Apesar de se tratar de uma ficção, poderia acontecer com qualquer pessoa, assim como tenho certeza, deve ter acontecido e irá acontecer.
Emily Giffin aborda em sua estória temas para refletir, que nos deixa atordoados e, muitas vezes tristes, como: traição, desestruturação de uma família (como a separação dos pais), acidentes, negligência, fofoca, amizades, etc. Este nos mostra que, tudo aquilo em que acreditamos, tudo aquilo que amamos é frágil e fácil de se perder.
Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compõe nossa vida, momentos que passaram despercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que se seguiriam. As lembranças anteriores à tragédia. - Tessa
Assim que li a sinopse do livro me questionei, e fiquei curiosa, para saber qual era o elemento que uniria Tessa e Valerie. Ou seja, que trágico acidente faria com que suas vidas se cruzassem? Imaginei diversas situações e me surpreendi com o que as une.
Tessa e Valerie tem personalidades e vidas bem diferentes: Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de Nick Russo, um renomado cirurgião pediátrico. Ela abandonou sua carreira para se concentrar em sua família. Sua vida parece perfeita. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garoto de seis ano, Charlie, que nunca conheceu o pai. Ela não acredita no amor, e sabe que tem que ser forte por si e pelo filho. Mas o que iria tornar suas vidas interligadas é justamente o marido de Tessa: Nick.
Numa noite, um grave acidente acaba unindo as duas mulheres, de uma forma que nenhuma das duas esperava. Elas não se conhecem, e na verdade, nem chegarão a se conhecer tão cedo. O que fará com que elas acabem se esbarrando de fora indireta são suas ações, atitudes e escolhas. E são justamente estes fatores que mudarão a vida das duas mulheres.

Este livro mexe com nossas emoções e nos faz questionar o que é certo, o que é errado, e se uma pessoa boa pode fazer algo ruim, que machuque outrem. A narrativa de Giffin é de longe, perfeita. Há muito tempo não via uma narrativa em que os personagens fossem tão bem construídos, de forma que parecem muito, muito reais. A forma que escolheu para desenvolver os capítulos ficou muito boa, alternando as visões de Tessa para Valerie. Os capítulos intitulados de Tessa são narrados em 1ª pessoa e os de Valerie em 3ª pessoa, o que torna a leitura ainda mais interessante.
Eu não vou falar muito da estória aqui, pois seriam spoilers (não que haja muito mistério sobre a trama). Mas o fato é que é interessante a leitura em si, pois não é a estória que é tão importante, mas os acontecimentos e sentimentos narrados. O que posso falar é justamente sobre os personanges.
Em primeiro lugar, eu tenho que falar que eu simplesmente amei Charlie, ele é um personagem muito interessante, além de ser maduro demais para sua idade. Tudo o que ele passa, depois do acidente, ficando hospitalizado e aguentando o tratamento, tendo apenas a mãe para se apoiar, e além disso alimentando esperanças e desejando ter um pai é simplesmente avassalador. E isto é pouco para descrever o que senti e me condoi por ele.
Tessa por sua vez me surpreendeu. E sinceramente, não sei como ela aguentou tudo o que aconteceu com ela, de forma tão serena (apesar de abalada). Eu não teria nem um pouco da paciência dela, tenha certeza disto. De início ela parecia estar cercada por tudo o que há de bom, e sua vida parecia perfeita...aliás, perefita demais para ser verdade! E realmente não era! Apesar de sua história com Nick ser linda (o modo como se conheceram é um conto de fadas), ela engole muito sapo por sua causa, o que é terrível! E eu posso dizer que apesar de ser lindo, perfeito, etc eu não gostei de Nick? Posso? Por que realmente ele não me agradou nem um pouco: ele está longe de ser o homem que pinta ser! Nick é arrogante, cheio de si! Ele dá mais valor para seu trabalho, ele respira o trabalho, pensa no trabalho, come o trabalho, dorme com o trabalho (ooopsss, e não é que isso se torna algo real?...desculpem o trocadilho). Caramba, ele é muito irrittante. Sua imperfeição perfeita! Humf! Ele não dá nem um pouquinho de valor para seus dois filhos lindos (fofos) e vive mais no trabalho que em casa, além de dar muito pouco carinho para a mulher que supostamente ama. Tudo bem, temos que entender que ele é um cirurgião famoso e tal! Mas o que justifica depois ele ter tempo (E vontade) quando conhece Valerie e Charlie? Por que ele tem mais interesse em desconhecidos do que na familia? Nada justifica suas atitudes.
Só sabia de uma coisa. Sabia que meu marido estava paixonado por Valerie Anderson, a única mulher com quem fizera amizade a não ser eu. A mulher por quem saiu do trabalho no meio do dia para ir até a escola que eu queria que ele visitasse durante meses, conversando aos sussurros com ela no estacionameno. {...} A mulher que ele conheceu em nosso aniversário de casamento. Naquela noite estrelada quando tudo começou. Na noite em que viu o rosto dela e de seu filho pela primeira vez, a noite que, desde então, ele guardou e memorizou e, talvez, até viera a amar. - Tessa
E Valerie? Ela se mostra uma mulher determinada e confiante de inicio, mas no decorrer da trama acaba se revelando como uma mulher sem nenhuma auto-estima, sem personalidade. É impossivel não ficar triste com sua situação, com seu sofrimento (por si e seu filho). E é impossivel sequer imaginar pelo que ela passou e está passando. Mas nada justifica seus atos. Ela parecia ser uma mãe dedicada e atenciosa, mas acaba colocando o filho de escanteio por causa de um homem (não que não dê atenção ao filho, mas está mais preocupada com a noite maravilhosa de prazer que não poderá mais ter). E isso me deixa revoltada. Mulheres assim, que pensam pequeno, e que não conseguem viver por si mesmas, não tem personalidade. Ela que parecia tão determinada, se contradiz, afinal, ela tenta provar que não precisa de homem algum para cuidar de seu filho, mas só está tentando se enganar. Ela se apaixona por Nick, mas mesmo assim suas atitudes não são de uma mulher madura e sim de uma adolescente boba (claro, ela não tem culpa de estar amando-o, e isso é impossível de impedir, mas ela é culpada de saber que ele é casado e mesmo assim se envolver).
Ela se perguntava quem havia sido o idiota que um dia disse que era melhor ter amado e perdido que nunca ter amado. Nunca havia discordado tanto de algo. - Valerie
Eu não desgostei totalmente dela, mas me senti realmente triste com o rumo que a personagem teve (uma personagem que tinha tudo para me cativar). E quem rouba a cena então é Tessa, que mostra ser mais forte do que parecia.
Ufa! Expressei um pouquinho do que penso. Agora, o final do livro me surpreendeu (o finalzinho do finalzinho). Eu imaginei que o desfecho seria um e no fim foi outro.

Questões do Coração, como já disse, nos faz refletir, sobre o certo, o errado, sobre o que realmente nos é importante e o que realmente sentimos e, até mesmo em determinados momentos, deixamos de sentir. É um livro que nos faz pensar em como lidariamos com as situações que os personagens passam, e o a lidar com as situações mais inusitadas e terríveis, da melhor forma possível. Um livro que mostra que devemos ter força e determinação e, principalmente, confiarmos em nós mesmos. E acima de tudo, que muitas vezes para sermos felizes, devemos ter a humildade de saber perdoar.

Gosta de romance? Gosta de drama? Gosta dos dois? Então recomendo este livro para você.
dani 04/02/2013minha estante
Obrigada pelo comentário.

VAN 21/01/2013

Questões do Coração
Sinopse: Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado.

Questões do Coração aborda a vida de duas mulheres com personalidades diferentes, que tem suas vidas conectadas pelo destino.
Esse livro é um romance intenso, cheio de reviravoltas. A Emily pega situações corriqueiras e que faz ou já fez parte da vida de muitas pessoas e as transformam em historias lindas e gostosas de ler.

Tessa terminou seu noivado dias antes do casamento, após conhecer Nick em um vagão do metro, com quem se casou anos mais tarde e com quem teve um casal de filhos, mas não foi exatamente por causa dele que ela tomou a decisão de romper com seu primeiro noivo e sim por achar que não o amava o suficiente para dar esse passo tão importante em sua vida. Ela tem o marido perfeito (um cirurgião pediátrico) e uma vida perfeita ao lado de sua família.

Valerie, advogada, nunca teve sorte em seus relacionamentos e não acreditava mais no amor, não tinha amigos, pois acreditava que não era bom criar muitas expectativas em cima de pessoas. Criou seu filho sozinha por opção, devido a uma traição do seu ex-namorado, nunca o procurou para dizer que ele seria pai. Por ser mãe solteira era superprotetora ate demais, mas seus medos tomaram forma e seu filho Charlie acaba sofrendo um acidente em uma noite.

A partir da noite do acidente a vidas dessas duas mulheres serão conectadas por uma única só pessoa, Nick (marido de Tessa e agora médico de Charlie, o filho de Valerie).

“Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compõem nossa vida, momentos que passaram despercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que se seguiriam. As lembranças anteriores à tragédia.” (Tessa)

"Ela concordou novamente, acreditando e confiando no médico. E só então, pela primeira vez em muito tempo, as lagrimas afloram de seus olhos" (Valerie)

A autora intercala os capítulos entre a visão pessoal de Tessa em primeira pessoa e a historia de Valerie em terceira pessoa o que faz que tenham uma visão mais ampla da historia, não sendo focado em apenas um ponto de vista.
O livro enfatiza muito o tema "família" e com isso a autora faz com que você viva a realidade dos personagens com experiências que já vivemos ou presenciamos e percebemos que às vezes o que aparenta ser perfeito na realidade tem suas imperfeições e muitas vezes mesmo que sem querem alguns atos cometidos sem pensar atingem direta ou indiretamente as pessoas que mais amamos.
E acima de tudo é saber passar cima de nosso orgulho ferido e saber perdoar para poder recomeçar.

"(...) o casamento é uma coisa divertida, complicada e misteriosa...e passa por ciclos, altos e baixos, como tudo na vida, e não deve ser definido por um único ato, ainda que seja um ato terrível” (Tessa)

"Ela se perguntava quem havia sido o idiota que um dia disse que era melhor ter amado e perdido que nunca ter amado. Nunca havia discordado tanto de algo" (Valerie)

Enfim eu adorei o livro e super recomendo a leitura. ;)

Mari 13/01/2013

Um presentão que ganhei no meu aniversário! sem dúvida alguma, um livro emocionante. O que eu aprendo com ele é que o mundo é pequeno demais, e nem tudo o que parece é! Podemos nos iludir com coisas que aparecem no nosso caminho...mas é a partir delas que podemos tirar lições preciosas como o PERDÃO!

Magella 11/01/2013

Mais um livro ao estilo Nicholas Sparks,cheio de dramas pessoais e problemas de relacionamentos das personagens que se entrelaçam de uma forma inusitada após um acidente,mas enfim,leitura fácil,rápida sem monotonia.Todo leitor que se preza acaba se envolvendo com a história das personagens uma hora torce para Tessa outra para Valerie e o rumo que a vida toma quer seja no livro,ou a nossa própria vida.Mas vale a leitura

Adriana 08/01/2013

Poderia ser qualquer uma de nós
Não sou muito chegada a romances, mas de vez em quando leio algum para variar um pouco.
Ñesse romance simples e direto as questões do coração são expostas. Simples assim!
A ideia que me passou é que o livro é absurdamente comum, que conta a estória comum que bem poderia ser uma de nós e é ai que se encontra o sucesso do livro!
Por ser tão comum e colocado de um maneira simples, poderia ser qualquer mulher casada e com uma vida feliz, afinal Questões do corações é muitas vezes indecrifavél.

Karlinha 06/01/2013

Uma leitura cativante, que prende o leitor e o faz pensar em como a vida é "engraçada"; muitos leitores irão se identificar, outros, não aprovarão as atitudes dos personagens nas mais diversas situações.

M! 04/01/2013

Extremamente cativante, apaixonante, tenso, intenso, verdadeiro e honesto.

Eu praticamente devorei o livro.
Não conseguia largá-lo.
Quando terminei me perguntei porque raios eu demorei tanto tempo para lê-lo.
Eu já havia lido um livro de Emily antes, mas foi com esse que me tornei sua fã.
O modo como ela conduziu a história, de forma leve apesar do tema criar tanta polêmica, pelo menos na minha cabeça criou.
Um misto de ódio, pena, carinho e compreensão me invadiu durante a leitura e livro bom é livro que te faz sentir. Não importa o que!

Por isso leiam!

Dr. Nick, Valerie, Tessa, Charlie são personagem cheios de intensidade e sentimentos.
São reais.
São confusos, irresponsáveis, carentes, indecisos... Errar é humano, perdoar é divino, sofrer por amor, seja qual for a forma como ele se expressa não é nem um pouco divertido.

O livro fala dessas tais questões do coração.
Em como um única decisão influencia em tantas vidas e em como o perdão e o lucidez são importantes quando se ama.

O amor é um enigma que tantos livros tentam nos fazer refletir, nesse livro da Emily eu simplesmente senti!