Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Leitora do apê 404 12/03/2022

Real e Brutal
Acho que nunca demorei tanto para ler um livro na vida, achei a escrita boa mas em muitos momentos muito puxadas e com exageros nos detalhes que não acrescentavam a história, pensei até em abandonar ele mas ainda bem que não fiz isso.
Essa história me fez ficar muito reflexiva e me tocou em pontos muitos sensíveis, principalmente por já ter passado por algo parecido, mas lendo a gente percebe o quanto uma pessoa pode ferrar com o psicológico de várias, apenas com uma ação egoísta. Acho que a autora falha em culpabilizar o Nick sendo que ele afetou a vida de todos, incluindo o Charlie que acredito ser um dos que mais sofreu durante o livro todo e não precisava disso. Nós percebemos o lado da culpa e a falta dela na Valerie e também percebemos como em casos como esse muitas vezes procuramos o erro em nós mesmas, como no caso da Tessa. Sendo que a peça principal que liga a todos é o Nick, que no meu ponto de vista se ?safou? muito rápido de tudo, deixando toda a destruição para trás.
Apesar disso essa história traz um relato muito real e brutal sobre relacionamentos, não somente entre casais, mas também entre a família e como isso nos afeta por toda nossa vida. É uma leitura que vale a pena, mas tem que ser lida com paciência !!

Mariana_ 11/03/2022

Complicado!!!
Traição e suas implicações é o negócio dessa história!Não é das melhores mas faz pensar.... interessante..

Drica Liller 06/03/2022

Entediante e final meio óbvio
Não é uma história ruim... Mas, também não é das melhores, acho que isso explica minha demora pra ler, talvez gostaria de ver outro final

Ivania Welter 15/02/2022

Até que ponto o perdão é sincero?
Livro instigante que acessa vários gatilhos e traz a realidade nua e crua de relacionamentos com traição... É reflexivo no sentido de que cria-se expectativas e se espera do outro a satisfação de nossas necessidades emocionais, as quais não são preenchidas pelo outro.
Confesso que terminei esperando a continuação...pois não senti segurança do perdão dado por Tessa. Em relacionamentos, traições podem ser perdoadas, mas sem confiança não se sustentam...
Fernanda 20/02/2022minha estante
Acho que ela perdoou por amar demais o Nick, mas eu fiquei com um pé atrás com ele, depois de tudo que ele fez, mas querendo acreditar que ele estava sendo sincero, já que confessou e corre atrás.

Flavinha003 14/02/2022

Para refletir
Esse livro aborda questões sobre as quais nunca tinha lido antes. Fiquei bem reflexiva e com muitas dúvidas com relação as decisões que foram tomadas nele, mas sobretudo me fez lembrar de que os seres humanos são muito complexos e que as relações que eles criam são mais ainda. E que é muito difícil mantê-las depois de tanto tempo por mais que exista amor, pois elas exigem muitas coisas além disso.

@amandakzc 09/02/2022

Um romance muito bom!
Um dos melhores livros de romance da escritora. Você realmente entra na história e faz querer viver a história de amor com o cirurgião plástico. Li outros livros da autora e nada é tão bom como questões do coração. Um livro muito lindo.

Marie 01/02/2022

Importante
Esse livro me trouxe várias reflexões, mas acho que a maior delas foi a da vida de mãe... De como é caótica e esgotante é essa rotina.

O livro traz dois pontos de vista, de duas mães, uma sendo mãe solteira e a outra mãe de uma filha e um filho. A trama do livro em si gira ao redor de um acontecimento: a queimadura na mão e no rosto de um menino de 6 anos.

Esse menino é filho de Valerie, a mãe solteira, e quem se torna seu médico é o Dr. Russo, esposo de Tessa, a mãe com dois filhos.

Nos percalços da vida, a relação do Dr. e de Tessa vem esfriando e complicando, ao passo que Valerie entra na vida do homem comprometido de repente, na noite de aniversário de casamento do casal.

Foi um livro bom, que me deu muita raiva de um personagem e me trouxe uma clareza: eu não quero ter filhos ksksksksks

Pri Ruppenthal 24/01/2022

Padrões sistemicos.
?Enquanto eu dizia essas palavras, porém, fiquei perplexa pelo quanto elas se aplicavam a nós dois também. Que foram necessárias duas pessoas para que chegássemos a este ponto. Que sempre são necessárias duas pessoas. Para que os relacionamentos funcionem, para que eles acabem, para que eles se recuperem.?

Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Abandonou sua carreira para se concentrar em sua família destinada a viver uma vida encantada. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos que nunca conheceu seu pai. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas cruzarem-se de maneira inimaginável.

Emily Giffin tem uma escrita fluida, fácil de ler. Os capítulos são curtos e ela nos insere em uma contexto do dia-a-dia de uma vida comum, com sua, rotina, filhos, relacionamentos. Fidelidade. Amor. Perdão. Limites. Esperança. Essas e muitas outras questões do coração são levantadas no decorrer da história. Os personagens são muito reais, com problemas reais.

Em Questões do Coração, Emily Giffin deixa claro aquilo o que Bert ensina nos estudos de constelação, não existe bom ou mau, existem pessoas que tem seus nuances e, assim como elas, seus relacionamentos funcionam da mesma forma. O casamento de Tessa e Nick está em crise - mas não há um grande vilão, pois cada um tem sua parcela de culpa. Determinadas coisas simplesmente acontecem, não por conta do erro de um só, mas uma sucessão de más decisões. Determinadas coisas não acontecem do dia para a noite e sem motivação, mas tudo tem um começo, um ponto de partida. E claro, temos nossa dose sistêmica nesse livro. Tessa segue o padrão sistêmico da família, por amor ao seu pai arruma um homem que faz com ela exatamente a mesma coisa que o pai fez com a mãe. É tudo por amor. Até a decisão dela no final do livro, que gera controvérsias, é totalmente sistêmico.

Nota: 4.0/5.0

Leia mais em @bibliotecada.pri

Fernanda M B 22/01/2022

Certo ou errado
A autora sempre desenvolve suas histórias de uma forma bem realista, seus personagens são verdadeiros e neste livro vamos ler sobre casamento e amor, seus pontos de vista e como lidar com a traição.

Gostei bastante. Nick é um personagem que incomoda, que como provedor, pai de família, se sente infeliz, entediado e vai brincar de pisar nos corações alheios.

Não gostei do final, do que é feito com Charlie, mais um sofrimento para um menininho já tão sofrido.

Podia esbravejar com a autora, mas não é assim a realidade? Estranho seria outro final.

Fernanda 20/02/2022minha estante
Eu acho errado sim. Ela e carente, egoísta, coloca o próprio filho e uma situação daquelas.