Trevas sobre a luz

Trevas sobre a luz Leonardo Carbonieri Campoy

Resenhas - Trevas sobre a luz

Cassia 28/09/2012

Uma boa análise do undergrond nacional
A proposta do livro é retratar e analisar o underground do heavy metal extremo do Brasil, sob o ponto de vista das ciências sociais (com um viés mais antropológico).
De um modo geral, é um bom livro, e penso que dá conta do que se propõe a fazer. Comportamentos, ideologias, atitudes, enfim, todos os principais componentes da identidade desse movimento estão lá, devidamente apresentados, explicados e analisados.
E quem convive no underground – ou tem algum contato mais próximo com ele - se reconhece em várias situações narradas ao longo do texto. O próprio autor é alguém muito ligado a este meio, mas não deixou que isso contaminasse seu texto deixando-o “chapa-branca”, e nem não foi mordido pelo bicho do “eu-enquanto-estudioso-vou-promover-o-máximo-de-afastamento-do-tema-abordado” que muitas vezes faz com que esse tipo de estudo se torne muito monótono e ruim de ler caso você não tenha um conhecimento mais profundo de Ciências Sociais.
Talvez a única crítica que posso fazer a este livro é que muitas vezes ele “gira sem sair do lugar”. Em muitos capítulos um tema era abordado e, quando acreditava que um desenvolvimento aconteceria, estávamos voltando ao início, numa certa repetição cansativa, que tirava a fluidez do texto. Reconheço que essa impressão pode ter sido causada por eu talvez não ter o alcance intelectual que esse tipo de estudo exige.
Para quem está a fim de conhecer/entender melhor esse desdobramento do heavy metal no Brasil, eu recomendo.