Trevas sobre a luz

Trevas sobre a luz Leonardo Carbonieri Campoy


Compartilhe


Trevas sobre a luz


o underground do heavy metal extremo no Brasil




Trevas sobre a luz: o underground do heavy metal no Brasil é um primoroso estudo de antropologia urbana sobre o metal extremo, um gênero musical que produz um som “pesado” e “brutal” e vem acompanhado de um imaginário que estiliza o mal, o abjeto, o horror. Tudo isso é objeto de um fascinante percurso, por cujos meandros somos firmemente guiados pelo autor, no qual a música emerge como o centro organizador de uma prática urbana complexa e múltipla.

Em seus capítulos, a pesquisa do sociólogo Leonardo Carbonieri Campoy procura compreender a organização de meios de comunicação específicos que resultaram na configuração de um espaço social de produção de metal extremo no Brasil e as percepções dos praticantes do underground acerca desse espaço social de produção musical. Além disso, o estudo busca apreender tal estilo do metal extremo como um modo de inserção na cidade.

Ao agregar pessoas interessadas na composição, audição, apresentação, gravação, distribuição e venda do metal extremo, o underground configura laços afetivos, promove visões de mundo e instaura redes de troca e circulação específicas. A tese de que a música é atividade social por excelência e um modo de inserção no ambiente urbano encontra-se exemplarmente demonstrada neste livro. Leonardo Carbonieri Campoy encontrou na perspectiva antropológica o caminho para a vigorosa expressão de uma experiência de vida transformada e traduzida em conhecimento agora compartilhado.


http://www.alamedaeditorial.com.br/trevas-sobre-a-luz/

Edições (1)

ver mais
Trevas sobre a luz

Similares

(7) ver mais
Heavy Metal: Guitarras em Fúria
Heavy Metal
Pájaros Negros
Metal extremo

Resenhas para Trevas sobre a luz (2)

ver mais
Uma boa análise do undergrond nacional
on 12/9/12


A proposta do livro é retratar e analisar o underground do heavy metal extremo do Brasil, sob o ponto de vista das ciências sociais (com um viés mais antropológico). De um modo geral, é um bom livro, e penso que dá conta do que se propõe a fazer. Comportamentos, ideologias, atitudes, enfim, todos os principais componentes da identidade desse movimento estão lá, devidamente apresentados, explicados e analisados. E quem convive no underground – ou tem algum contato mais próximo com ele -... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 3.8 / 14
5
ranking 29
29%
4
ranking 43
43%
3
ranking 21
21%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Eric Wagner
cadastrou em:
17/03/2011 18:24:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR