Pacto Secreto Quintella

Resenhas - Pacto Secreto

Patty 08/09/2011

[Resenha] Pacto Secreto - Eliane Quintella
Olá, tudo bem ?

Recebi este livro de parceria, ouvi falar muito bem dele. Eu achei muito legal, é que tem sumário. Porque a maioria dos livros não tem mais e as vezes faz falta para saber em que página acaba o capitulo, se "localizar" no livro.

Valentina é uma mulher independente, gosta de desafios e por causa dos seus desafios sua irmã gêmea ficou tetraplégica. Com este acidente Valentina se culpa muito e já sofreu bastante até que em um desses dias de sofrimento acaba falando para quem quer que fosse para ajudar ela, ou Deus ou Diabo.

E então vem um homem enviado por Lúcifer para propor um acordo á Valentina. Será que ela vai aceitar? Valentina não imagina o ocorre ao seu redor e o quanto ela vale, o quanto ela tem o poder de mudar algumas coisas.

Eu gostei bastante deste livro, a narrativa é muito boa. No começo é bem lentinho, mas conforme fui lendo me interessei mais e mais. Acabou que o livro me prendeu mais do que eu imaginava. Estou louca para ler a continuação.

Valentina é o tipo de mulher que todas querem ser, muito bonita, rica, independente e esperta. Tem bastante auto confiança pelo que pude perceber, pois as vezes ela pensava meio assim "ele(a) é bom? Pois eu sou melhor" tipo isso, mas ela não é uma má pessoa. Eu gostei que ela sempre da muito valor ao que tem, o que ela tem de dinheiro ela tem de culpa pelo o que aconteceu á sua irmã. Sara a irmã de Valentina é o tipo sweet de garota, dócil, compreensiva e determinada.

Portanto, gostei bastante do livro e recomendo somente para as pessoas que tem mente aberta o suficiente para ler um livro que fala sobre crenças e ter a noção de que é apenas um livro de ficção.

bjoos, Patty ;D

Gil 13/08/2011

Confira na íntegra http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com/2011/07/resenha-19-pacto-secreto-eliane.html#comments

O livro nos conta a história de Valentina (Tina), jovem, rica, audaz, bonita, porém infeliz, porque? Bom, Tina tem uma irmã gêmea tetraplégica e carrega a culpa de ter sido por sua culpa que sua irmã Sara esteja nesta condição. Três anos após o acidente Tina ainda sente-se culpada, mesmo quando todos diziam não ser sua culpa. Tina agora cuidava dos negócios da família e com seu faro para os negócios havia multiplicado a fortuna que seu pai deixou. O livro inicia-se bem empolgante, quando já não suportando a culpa que carregava, Tina recebe uma visita inusitada, visita esta, que chama imediatamente sua atenção. Em um bar, ela depara-se com o cara mais lindo que ela já vira, e logo já estava falando com ele. Como o título sugere, a história é sobre um pacto, então esse homem divinamente lindo, com a ironia da expressão, era um enviado do diabo, ou como simplesmente Tina passou a chamá-lo enviado, já que ele era só mistério e não revelou seu nome.

Achei o livro muito bom, inicia-se de modo empolgante, porém quase no meio ele diminui o ritmo, pois é nesse momento que a personagem, busca conhecimento e logo depois a narrativa volta a ficar empolgante. A narrativa é fluida e em primeira pessoa. Os momentos entre Tina e o enviado eram bem intensos, e que homem viu..resistir é difícil. Teve um personagem que desde o inicio achei que soava falso e bom, acho que eu estava....errada ou certa?hum. Achei o desfecho muito bom, Sara teve um importante papel. Uma questão que o livro trouxe, foi como pode ser difícil coisas que consideramos pequena e que uma pessoa tetraplégica ao realizá-las tornam-se grandiosas, pois um dia para estas pessoas é de grande luta e não temos ideia do quão difícil é um novo dia. E ai vem o pensamento que, muitas vezes reclamamos que temos problemas e que a vida não é fácil, mas as vezes não sabemos da terça metade.

Mistérios, intrigas, poder e sedução fazem parte da narrativa, para os leitores que gostam desta combinação, com certeza, Pacto Secreto é uma ótima sugestão.

Babi 07/08/2011

Pacto Secreto - Eliane Quintella
Sabe aquele livro que depois que você termina de ler e passa um tempão pensando no desfecho?

Pois é assim que eu fiquei depois de ler Pacto Secreto, admito que não gostei do livro no inicio, tudo parecia muito forçado, a personagem Valentina sendo tão milionária e ainda querendo dobrar a fortuna me pareceu sempre muito desnecessário, mas é aí que eu comecei a entender que nada é por acaso...Bom, nesta resenha, expressarei mais a minha opinião afim de não criar spoilers, pois creio que qualquer coisa pode ser spoiler se tratando de uma trama tão complexa.

Valentina é rica, linda, tem tudo o que todos já sonharam, mas um "acidente" deixa sua irmã gêmea, Sara, tetraplégica...E Valentina se culpa, pois foi ela quem convenceu sua adorada irmã a trocar de cavalos, sendo o seu um cavalo arisco e o de Sara um cavalo dócil.
Anos depois ela encontra o "Enviado", que é como ela chama o enviado do demônio, ele propõe a ela que cure sua irmã em troca de sua alma, e elabora mil teorias conspirátorias contra Deus...Será Valentina fraca o bastante para ceder as exigências do demônio?Ela encontrará a força necessária para ficar do lado do que ela relamente acredita?Ela ficará ao lado de Deus ou se juntará a trupe demoníaca?É certo sacrificar sua alma pelo bem-estar de sua irmã que foi acidentada por sua causa?O que Valentina irá escolher?E que implicações suas escolhas trarão a sua já muito conturabada vida?

Valentina é uma mulher forte, passou por muitas desgraças em sua vida e mesmo assim tenta ser forte por todos, gostei da personagem, ela em todo o enredo se questiona sobre o certo e errado, enquanto é aliciada pelos enviados do demônio...
O livro me tocou, a trama vai muito além da historia em si, é uma viagem, uma viagem filosófica que explora o senso comum, que elabora teorias conspiratórias que explora nossa religião a fundo, nosso senso de certo e errado de bem e mal...

Posso dizer que em muitos momentos me senti culpada por torcer para a personagem fazer o pacto com o demônio, me perguntava "Deus isso é certo?", minha familia é catolica, não do tipo fervoroso, não do tipo que vai a igreja aos domingos, não mesmo, mas creio em Deus, no Deus bom e de verdade absoluta, aquele que conforta e que sempre estará ao seu lado, aquele que enviará um milhão de anjo para a sua proteção...Então foi um choque me deparar com um livro que me fizesse questionar a sua essência divina e absoluta, me senti mal, uma verdadeira pecadora...E agradeço a autora por ter a capacidade de mexer com meu senso desta forma tão intrínseca...Agradeço, pois ao terminar a leitura senti minha fé renovada.

Eu poderia ficar anos tentando expressar o quão apaixonada e envolavida pela trama estou, mas seria pouco...
Ao finalizar a leitura me bateu o maior desespero pela sua continuação, mal posso esperar para ler o segundo livro.
Agradeço a autora pela parceria, seu livro conseguiu me tocar de uma forma que a muito não fazia...

Recomendo!

Uma otima leitura!

Beatriz 16/07/2011

Pacto Secreto
Valentina vivia mecanicamente corroída pela culpa que sentia. No alto de seu desespero ela pede que alguém tire aquele peso de suas costas, a ajuda podia vir de qualquer pessoa até do diabo, então seu pedido foi atendido.
Um enviado foi ao encontro de Valentina para propor um pacto: ela teria o que quisesse e em troca faria o que fosse pedido pelo diabo. Valentina fica com muitas dúvidas, não tem certeza do que está em jogo e não tem ideia do complô que foi armado para alicia-la.
Aos poucos Valentina se vê cercada por enviados e que não tem ninguém a sua volta que ela possa realmente confiar. É no meio de todas essas dúvidas que valentina toma uma decisão que pode afetar toda sua família.
Será que ela aceitou o pacto e se viu livre da culpa ou Valentina preferiu escolher um outro caminho?
Para saber isso, só lendo Pacto Secreto.

Gabi Reginaldo 22/01/2012

Pacto Secreto
Pacto Secreto trata-se de uma história em que há duas irmãs gêmeas, onde uma é Valentina (não haveria nome melhor, por sua coragem) e Sara, que se acidentou caindo de uma cavalo rebelde que Valentina à ofereceu, e ficou tetraplégica.
Com tudo isso, é claro que Valentina se sentiria culpada, aliás, quem não se sentiria culpado por ter oferecido à uma irmã um cavalo rebelde e ela ter ficado tetraplégica ?
E se você, em todas as suas orações pedisse à Deus e ele não respondesse? Sua alternativa seria Satan? Você teria coragem de chamá-lo, dar sua alma pela vida de sua irmã?
Com toda sua valentia, ela pesquisou tudo, e descobriu pessoas à sua volta em quem não poderia confiar, como um tio, uma melhor amiga, conhecendo até o enviado do diabo! E, que enviado não é mesmo?! Valentina chegou até a entrar no casarão de Satan, colocando sua vida em risco, tudo para descobrir os míninos detalhes.
A grande pergunta é: Valentina assinaria o Pacto? Venderia sua alma para Satan? E depois, Deus a perdoaria por vender sua alma pela irmã?
“Os seres humanos podem ser salvos à medida que se esforçarem.”
Afinal, era a cura de sua irmã Sara que estava em jogo, e também a felicidade de sua mãe, que sofria muito com o acontecido.
“Somente sua cura nos libertaria, ou sua morte.”

Camille 11/08/2011

Quintella teve uma ideia incrível e inovadora para seu primeiro livro. O que fazer quando Deus não parece oferecer ajuda enquanto o Diabo (ou melhor, Satan) manda um "enviado" para resolver todos os seus problemas? É essa a situação de Valentina. Não há dúvidas do potencial do livro, principalmente quando a história começa de fato a se desenvolver e os caminhos e escolhas se tornam mais complexos e difíceis de fazer. O primeiro livro é a primeira experiência de Eliane como escritora "profissional" e garante uns bons minutos de leitura.

Um ponto negativo e notável e como há mudanças drásticas nos personagens, que em um minuto estão mais para sensuais, e no outro tem um perfil completamente diferente, para logo em seguida voltar ao primeiro e mudar novamente – o que foge um pouco da realidade e tira um pouco da caracterização dos personagens. Outro detalhe está no fato de que o livro se passa em primeira pessoa, o que é ótimo por uma série de motivos, entretanto não permite garantir pensamentos "não falados" de outros personagens – coisa que acontece vez ou outra durante a narrativa.

O livro mistura religiões e crenças, hora pendendo para o católico, hora para o espiritismo e suas vertentes, o que pode ter sido feito propositalmente e deixa o leitor curioso para essa mistura e não tendência a nenhuma religião, permitindo o desenrolar da história de forma inovadora. Uma das frases que, entretanto, me chamaram atenção de forma negativa seria: "Não há espíritos subevoluídos", pois assim cria uma hierarquia que não funciona desta forma na religião espírita. Não querendo me estender no assunto, mas – para os que acreditam nisso – existem espíritos mais e menos desenvolvidos, o que não faz de um espírito subevoluído, errado, ilógico e proibido de pertencer a algum lugar.

De qualquer forma, chama a atenção para o excesso de referências afetivas à personagens, como "filhinha", "bonequinha", "minha filha" dentre outros que poderiam ser cortados evitando repetições desnecessárias, que acontecem não só nessas referências como também em informações do próprio livro. Certas horas a personagem pensa uma coisa e fala em seguida – poderia escolher apenas um dos meios de informar ao leitor o que se passa / sente, tornando a leitura mais tranquila. Vez ou outra, claro, é usado para enfatizar algo, porém o excesso não é bem visto.

Por outro lado, o livro traz à tona a questão do livre arbítrio e explora o se colocar no lugar do outro. Consciente e coerente, traz uma discussão muito interessante nos mais diversos assuntos – mesmo quando a história parece se passar rápido demais. É interessante, inovador e inteligente. Agora só resta ficar no aguardo da continuação.

Glau 01/08/2011

Pacto Secreto - Eliane Quintella
Vamos começar falando um pouquinho da capa, ela nos da impressão que é um livro bem assustador, mas não, é uma história ótima e mesmo sendo um tema que me deixa um pouco com medo rs é tranquilo.

Tina é uma jovem bonita, rica, tem um haras, administra a venda dos cavalos e sempre se sai muito em nos negócios. Falando dessa forma parece que ela tem uma vida invejável, mas nem tudo é perfeito.

Seu pai faleceu a algum tempo e desde então sua vida tomou outro rumo. Em uma tarde Tina insiste para Sara, sua irmã gêmea, trocarem de cavalos. Sara prefere cavalos mansos, ao contrário de Tina, que sempre gosta de se sentir desafiada.

Nesta tarde Sara sofre um acidente deixando-a tetraplégica e Tina se sente imensamente culpada.

Depois de mais ou menos três anos vivendo a tortura de ver sua irmã sofrendo "presa" em seu quarto sem poder retomar sua antiga vida, Tina encontra o enviado do diabo, em uma noite que vai ao bar com suas amigas. Ele oferece o que ela mais quer, a recuperação de sua irmã, mas em troca disto ela tem que lhe dar sua alma. Será que tina assina o pacto??

Amei o livro e como disse no começo, fiquei um pouco receosa em ler algo sobre o diabo, mas não conta nada de outro mundo, apenas uma história...

A autora escreve de forma bem objetiva e o final é surpreendente... Estou ansiosa para o lançamento da continuação e saber o que acontece com a vida de Tina e sua família.

Só uma coisinha que deixou a desejar, o final achei um pouco corrido, acho que dava pra ter desenvolvido mais durante todo o livro, mas nada que faça com que o livro seja desagradável. Super indico!!

www.startread.com.br

Camila 18/03/2013

Resenha postada em: http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

Fiquei muito feliz de receber esse livro do booktour organizado pelo Wendell do blog Some Thing About Books. A capa e o título despertaram uma grande curiosidade. O livro não foi bem o que esperava, esperava um pouco mais de ação, mas é bem interessante.
Valentina ou Tina para os íntimos, é uma mulher linda, rica, inteligente e com grande aptidão para os negócios. Nada disso, porém, pode trazer de volta a alegria que ela um dia teve. Ver sua irmã gêmea em uma cama sem poder se locomover e saber que poderia ter evitado o acidente que a deixou nesse estado a deixam desesperada. Ela pede a Deus um socorro e sem ter sua resposta, em um momento de desespero, ela pede ajuda ao diabo, mesmo sem muitas esperanças de que ele possa atendê-la. Então surge a figura do "Enviado" do diabo, que oferece a chance de mudar a situação de sua irmã através de um pacto com o Satan. Além da possibilidade de cura de sua irmã, Tina ainda sente uma forte atração pelo Enviado. Ela sente medo pela sua alma, mas a possibilidade de ter seu desejo atendido põe a garota em um grande conflito e por isso, ela embarca em uma grande busca por mais informações sobre esse estranho que a atrai tanto, sobre o pacto e toda a filosofia por trás desse pacto.
A história acaba sendo uma surpresa. Não dá para imaginar, até ler o livro, como será a história. Mas ainda faltou alguma coisa, sabe?
Os diálogos me deixaram incomodada, muito artificiais; os lamentos de Tina pareciam forçados demais. Contudo, a história é bem interessante e o final surpreendente. Acho que o livro ficou nesse meio termo: muitos pontos fortes e muitos pontos fracos.
Sem dúvida alguma, a autora foi muito corajosa em trazer um tema tão melindroso: religião. Em um país cristão, onde ainda há tanta intolerância, abordar esse tema é bem arriscando, mas nesse ponto ela foi muito feliz, na minha humilde opinião.
De um modo geral, o Pacto Secreto é um livro interessante, é o primeiro volume de uma série. Talvez isso justifique tanto falatório e tão pouca ação. Recomendo a leitura, mas recomendo ainda não esperar muito do livro, talvez do próximo volume.

Guilherme F. 13/12/2011

O Simbolista, http://www.osimbolista.blogspot.com - Guilherme Franco
"Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa..."

---------- x ----------

"Nessa altura da conversa, eu achava o vendedor do diabo, se é que podia chamá-lo dessa forma, o homem mais lindo, e tudo nele era sedutor, muito mais do que queria admitir.Ele havia perdido aquela simpatia repugnante de vendedor e estava usando de seu irresistível charme misterioso para me seduzir e ganhar o contrato." (pág.37)

Quando vi a capa e a sinopse, pensei que o assunto de que se tratava era outro.
A autora Elianne Quintella narra de forma voraz por Valentina de assuntos, personagens e situações polêmicas.
Valentina e Sara são irmãs gêmeas que costumam cavalgar em seus cavalos na fazenda nos finais de semana, a narradora gosta de cavalos mais bravos ou selvagens e assim domá-los, mesmo morando na cidade de São Paulo.Um dia ela propõe a irmã Sara trocar de cavalos e nisto Sara sofre um acidente e fica tetraplégica, a irmã carregando uma gigantesca e enorme culpa até os dias atuais não se perdoa e sofre demais com isto, pedindo ajuda de Deus, que acaba não resolvendo e uma vez do Diabo.
É oferecida a ela um pacto que em troca teria o que quisesse, mas compensaria a ela isto?

"Ele pensa que as pessoas são estupidamente infelizes e que não deveriam aceitar essa vida do jeito que é.Essa escravidão, trabalho e trabalho por miséria, funções bestiais, sofrimentos desnecessários, dores tremendas.A prisão do cérebro e da livre vontade, a estupidez das massas cegas.E tudo por nada.As pessoas - idealizou ele, olhando para o horizonte - deveriam acordar e se revoltar, deveriam tomar as rédeas da própia vida e fazer o necessário para se darem bem." (pág. 31)

Confesso que em várias partes e citações, mais no começo do livro, concordei várias vezes, algumas em partes com o vendedor do diabo sobre a sociedade e as pessoas.
A autora faz uma narrativa dinâmica, em 1ª pessoa; achei interessante as citações históricas que ela faz e seu trabalho de pesquisa para a construção das personagens e da trama, a parte mais no final que é contada por outra pessoa também é demais, muito legal e como disse anteriormente dinâmica para com a história, sem deixar cair a "adrenalina".
A história ora sensível e comovente, ora trágica, com suspense e ação; essa mescla de emoções faz com que o leitor fique preso "literalmente" a história.

"Encontrei realmente passagens fortes na Bíblia no velho Testamento, a começar por Gênesis.
No capítulo seis, versículo sete, Deus, magoado com a perversidade dos homens, resolve fazer desaparecer da Terra o homem que criou, assim como os animais e as aves, pois estava arrependido de tê-los criado.Não entendi por que os animais mereceriam morrer."(pág.177)

Uma estória diferente das atuais, uma ficção que aposto que vai te comover e te deixar ansioso e nervoso a cada página lida.
A autora já divulgou o título e o 1º capítulo do próximo livro desta série: "Prazer Secreto".

Pablo Arcáry 21/11/2011

Resenha: Pacto Secreto - Eliane Quintella
Valentina (ou Tina como é chamada) é uma mulher rica, bonita, e realizada. Tudo o que uma mulher da idade dela poderia querer para o si. Mas Tina não tinha tudo o que queria, ou melhor ela não tinha nada do que queria. Vivia atormentada pelos fantasmas de seu passado. Ela se sentia culpada por sua irmã ter ficado tetraplégica ao cair de uma égua, um trágico acidente que mudou a vida de toda a família. Tina se sentia culpada por ter trocado de cavalo com sua irmã Sara. Na cabeça de Tina era pra ela ter caído da égua e ter ficado tetraplégica. Tina fica tão desesperada que chega a implorar a ajuda de Deus ou até mesmo do "Diabo". O seu pedido de socorro é atendido, pelo Diabo é claro. Um "enviado" de Satan mostra para Tina que ela só tem a ganhar com o pacto. Mas ao contrário da maioria, Tina não iria fechar o pacto em busca de sexo, dinheiro ou poder. Ela só pediria sua irmã como ela era antes do acidente. Nisso começa uma verdadeira "corrida" para que Tina assine o pacto. Ela começa a investigar e com a ajuda de seu pai (que está morto) ela descobre ser uma peça importante no jogo de Satan na conquista do mundo. Ela está dentro de um redomoinho, ela descobre um complô contra ela, até sua melhor amiga, Carla, participa desse complô. Ela precisava de respostas mas nada saiu do jeito que ela planejou, valentina só tinha uma escolha: ou assinava o pacto ou morreria!

E você assinaria um pacto ??? pelo que ???

Eu adorei o livro, no primeiro dia que comecei a ler eu tive que brigar comigo mesmo para parar de ler e ir dormir afina já eram 04 : 00 da manhã. Eu li metade do livro em um dia (pra mim é muito rsrs). O livro é super bem escrito, fácil de entender. Eu só esperava um pouquinho mais de romance no livro, ai sim ficaria perfeito. Quanto aos personagens eu achei mega "curioso" o enviado, ele é aquele personagem que te deixa com uma pulga atrás da orelha. Já a respeito da Tina eu achei ela meio bipolar (rsrsrs é sério). Tem horas que ela fala bem de Deus, fala mau de Deus. Fala bem do Diabo, fala mau do Diabo, achei ela um pouco indecisa. Mas mesmo assim o livro é ótimo, to louco pela continuação (Prazer Secreto), e agradecer a Eliane pelo carinho e pela atenção (continue escrevendo, to mega curioso rsrsrs). Super recomendo o livro!!!

ricardo_22 03/04/2013

Resenha para o blog Over Shock
Pacto Secreto, Eliane Quintella, 1ª Edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2011, 357 páginas.

Para o ser humano é inevitável o desejo de querer ajudar as pessoas que estão mais próximas e que por isso são amadas. Às vezes, não nos importamos com o que é preciso fazer para ajudar, e para isso enfrentamos céus e terras, o bem e o mal, o medo e a incerteza.
Por mais que a sociedade esteja evoluída, falar sobre o Céu e o Inferno, questionando a religião e o que é certo ou errado, será sempre um tabu, e talvez por isso seja difícil encontrar obras que falem sobre um pacto feito com o Diabo. Justamente por isso que o livro Pacto Secreto, escrito pela parceira Eliane Quintella, se destaca no meio de inúmeros livros nacionais.
Formada em Direito, Eliane aproveitou os momentos em que precisou ficar em casa, devido a um pulso quebrado, para escrever a história de Valentina Soares, uma mulher linda, independente, batalhadora, e com uma ótima situação financeira, que apenas melhora quando ela assume os negócios da família. No entanto, a vida da família de Tina muda radicalmente quando Sara, sua irmã gêmea, sofre um acidente e fica tetraplégica. Devido aos fatos que causou esse acidente, Tina se sente responsável pelo novo estado da irmã, e por isso diz aceitar ajuda, mesmo que essa viesse do Diabo.
Quando menos espera que algo possa realmente acontecer, Tina se encontra com um homem de beleza incomum, que rapidamente chama a sua atenção. Ela só não imaginava que o homem era um enviado de Satan, que diz poder ajudá-la, mas que para isso ela precisaria fazer um pacto e aceitar as três regras impostas, sem nem ao menos saber se essas eram as únicas regras. Valentina vê nesse pacto uma ótima chance de resgatar a vida que sua irmã e toda a família tinham antes do acidente, porém seria necessário pensar antes de tomar qualquer decisão, afinal, nunca se sabe do que Satan e seus seguidores são capazes.

“Eu estava com um vestido preto maravilhoso e estava me achando particularmente linda naquela noite. De alguma forma, eu ficava muito bem de preto, combinava com meus cabelos negros, meus olhos verdes e minha pele clara. Sempre fui muito bonita. Porém, tinha passado um bom tempo em que eu não ligava muito para mim; eu vivia mecanicamente e sem ânimo algum” (pág. 11).

Não foram necessárias muitas páginas para se encantar com a escrita e a história desenvolvida por Eliane Quintella em Pacto Secreto, primeiro livro de uma trilogia que não só nos passa uma mensagem interessante, como nos apresenta a uma personagem marcante, guerreira, e que ainda assim não consegue lidar com o sentimento de culpa. Nesse momento que Valentina percebe que apenas ela, a possível responsável por tudo o que aconteceu, pode ter a chance de ajudar Sara, já que ela não se limitaria a nada, nem mesmo à moral cristã com que foi educada por seus pais.
Porém, antes de aceitar qualquer pacto oferecido pelo enviado de Satan, Valentina faz uma minuciosa pesquisa, que resulta nos momentos mais estruturados da obra de estreia de Quintella. Nota-se que foi necessária uma pesquisa por parte da própria autora, que não apenas narrou muito bem a situação de Sara e o sentimento de uma mulher que necessita de ajuda até para fazer suas necessidades fisiológicas, como também toda a mitologia cristã por trás da figura de Satan. Seja com histórias reais, como é o caso de São Cipriano, possíveis lendas sobre o satanismo, ou ainda com passagens da Bíblia, encontramos uma riqueza de informações e detalhes que nos coloca dentro da mente de Tina, que passa grande parte do livro se questionando sobre a sua decisão.
Mas para tomar essa decisão, a protagonista se arrisca ao se envolver com o Diabo sem medir as consequências, e aos poucos descobre mistérios sobre as pessoas ao se redor, que não são poucas, bem como o que pode lhe acontecer no futuro. E mesmo após a sua morte, o pai de Valentina é a única pessoa em que ela pode confiar, e por isso ele a ajuda com conselhos, proporcionando cenas de pura reflexão. Aliás, são reflexões e inclusive citações, como a Fernando Pessoa e Nietzsche, que fazem de Pacto Secreto um livro para também passar uma mensagem, assim como citado no início.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2011/06/resenhas-30-pacto-secreto.html

Fulana Leitora 20/06/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2013/06/resenha-pacto-secreto-eliane-quintella.html
Valentina é uma bela jovem, inteligente e rica que tem tudo que uma garota poderia querer, mas existem coisas que dinheiro não pode comprar. Alguns anos atrás, Sara, sua irmã gêmea, ficou tetraplégica ao sofrer um acidente, e Valentina jamais conseguiu se perdoar, pois acha que tudo é culpa sua. Ela para de viver, não sai mais, não se diverti, pois acha que, como sua irmã não pode fazer mais nenhuma dessas coisas, ela também não tem direito de fazer. Em uma noite, quando ela finalmente resolve sair com as amigas, ela conhece um homem que tem o poder de mudar sua vida.

“O Enviado” eleva para outro nível a expressão “sexy como inferno”, ele, literalmente, veio de lá. O enviado é a personificação do homem dos sonhos de Valentina. Dono de uma beleza deslumbrante, charme e um magnetismo impressionante, ele usa todas as suas armas para que Valentina assine o pacto. Esse pacto é tudo o que ela pediu a Deus, e ao diabo também, mas, ao que parece, o diabo chegou na frente. Se Valentina assinar o pacto ela pode pedir o que quiser, qualquer desejo que ela tenha, por mais impossível que pareça, será realizado. Mas, em troca, ela ficará em dívida com o inferno, e ninguém sabe qual é o preço que o inferno irá cobrar.

Intrigada, Valentina começa a buscar respostas sobre o pacto, sobre o acidente de sua irmã... Em sua busca, ela se depara com coisas antes nunca imaginadas e descobre que, certas pessoas a quem ela muito estimava, pessoas acima de qualquer suspeita, escondem segredos obscuros. Quanto mais busca por respostas, mais ela se sente perdida, sem poder confiar em ninguém. Ela finalmente percebe que, se o inferno não joga pelas regras, ela também não irá. Muita coisa está em jogo e ela está disposta a arriscar tudo e vencer o mestre em seu próprio jogo.

Pacto Secreto é narrado em primeira pessoa pela nossa bela protagonista, Valentina. Suas emoções são claramente expostas e sua culpa é tão explorada que você quase é capaz de se sentir culpado como ela. Sua irmã, Sara, tem participações essenciais na história para que o leitor possa entender a ligação entre elas e o motivo para Valentina se culpar tanto. O livro levanta vários questionamentos sobre o céu, o inferno e o livre-arbítrio. Será que eles existem? Será que, realmente, o diabo é o vilão da história? Se Deus é tão bom, por que não faz nada pelos que estão sofrendo?

Eliane Quintella foi audaciosa ao escrever essa história, creio que muitas pessoas torcem o nariz só ao ler o título do livro. Mas quem perde são elas e perdem muito. Esse livro entrou para a minha lista de favoritos, principalmente pela coragem da autora ao explorar um tema que não é abertamente aceito. Pois eu digo, repito e digo mais uma vez: amei, amei e amei! A história é consistente, a narrativa é fluida e instigante e o final é de arrepiar qualquer um. Está mais que recomendado.