Dallas

Gabriel Bá

Resenhas - The Umbrella Academy: Dallas

1 | 2 | 3 | 4

Joao.Santos 12/08/2020

Gostei bem mais do que o do primeiro, a história não está tão corrida e deu para aprimorar bastante os personagens, ainda sinto falta do ben mas estou gostando, teve muito sangue, que ficou muito legal, queria ver mais da corporação e pouco da história individual de cada personagem, mas de resto é bem legal

sabelly0 26/02/2023

The umbrella academy volume 2
Eu sinceramente acho a história muito interessante e é realmente muito bom ver ela se desdobrar com sempre um grande mistério, mas eu particularmente acho a escrita um pouco complicada e o humor ácido dá o toque final

Amanda Zanella 13/01/2021

Difícil parar de ler
Li depois de ver a segunda temporada da série. Mas tem grandes diferenças, então vale muito a pena a leitura, que é super rápida, pois te prende e você só quer saber o que vai acontecer depois.

Paulo 28/04/2019

Este segundo volume retoma basicamente de onde o primeiro terminou. Temos o nosso grupo disfuncional precisando lidar com as consequências do que aconteceu após o confronto com Violino Branco. Esta não se lembra do que aconteceu durante o confronto e levar um tiro na cabeça. A maioria dos seus irmãos prefere ficar distante de Vanya e a única que parece se solidarizar com a situação dela é Alison. Mas, mesmo ela culpa Vanya por tudo o que aconteceu. Até vale destacar nas primeiras páginas do segundo volume ela coloca Violino para assistir uma série de reportagens por todas as mortes que ela causou o que deixa a personagem bem abalada.

É neste volume que ficamos sabendo mais ou menos o que Número 5 fez para conseguir voltar ao presente. Ele conhece uma agência que o coloca a par de seus próprios poderes e o emprega como um agente. O motivo de a agência o estar perseguindo (como vimos no primeiro volume) é que ele debandou após uma missão em que ele é enviado para assassinar John Kennedy. Após fugir e matar muitos dos que são enviados para capturá-lo, seus empregadores enviam os melhores caçadores da agência: Hazel e Cha-Cha. É aí que a missão se torna um absurdo após o outro. Os dois agentes são implacáveis e acabam colocando o personagem contra a parede.

Quem acaba entrando na linha de fogo da dupla de agentes é Klaus. Diante de tamanha falta de conexão entre seus irmãos, ele acaba tomando as coisas para si e age em prol da segurança de seus irmãos. Mesmo que para isto ele precise morrer. Seánce é responsável por algumas das maiores bizarrices deste segundo volume: desde usar roupas havaianas absurdas, passando por morrer, possuir pessoas e usar telecinésia para viajar no tempo. No fim das contas, Klaus é o mais razoável dos irmãos neste segundo volume. Ou seja, dá para perceber o quanto todos estão perdidos.

O ponto que mais me incomodou neste segundo volume é em o quanto o roteiro acabou se escorando na possibilidade de corrigir as insanidades usando viagem no tempo. Tem tantas inconsistências que eu não consigo nem citar por onde começar. Mas, apesar disso, o roteiro está um pouco melhor do que a insanidade do primeiro volume. Muito provavelmente isto se deu pelo fato de a narrativa se focar mais em Número 5 e suas experiências com a agência. Mas, todas as vezes em que o roteiro buscou extrapolar alguma coisa, ele se perdeu em uma confusão sem sentido que em nada contribuiu para a narrativa. Li uma reportagem em que Way fala que planejou uma história em oito volumes e ele soltaria pequenos pedaços de informação a cada volume e que estes fariam sentido apenas posteriormente. Ok... Entendo isso. Mas, como eu disse na resenha do primeiro volume, não é possível sobreviver como história fornecendo tão poucas informações para o leitor. Acaba se tornando uma narrativa frustrante com tantos furos.

Número 5 é um completo psicopata neste segundo volume. É por este motivo que ele acaba paulatinamente afastando todos os seus irmãos de si. Ele vai se tornando mais pirado a cada momento em que ele precisa rever aquilo que o seu "eu anterior" fez no passado. O confronto entre ambos é bizarro de tão ridículo. Porém, eu preciso frisar o quanto me deixou enfurecido a maneira como Número 5 foi usado para devolver os poderes para Rumor. Que desculpa absurda!!!! Ah, beleza, vamos chamar uns cirurgiões sinistros que eles vão dar um jeito nela. Oh, my lord... É a questão da agência e da viagem no tempo serem empregados para corrigir problemas narrativos deixados para trás. E isso não convence.

Por outro lado, Gabriel Bá teve mais espaço para criar e imaginar situações. Sua arte está mais coerente com o trabalho que ele desenvolve. Ele consegue criar algumas sequências bem criativas como a do pós-morte. A sequência toda é feita em preto e brando (quase como se fossem rabiscos) com apenas Klaus oferecendo o elemento de cor para a narrativa. Simples, porém genial. As sequências de luta estão bem melhores, o que demonstra que o roteiro em parte se acostumou com o que o artista é capaz de entregar. Por outro lado, algumas escolhas de visual me incomodaram. É sério que os acontecimentos do primeiro volume fizeram o Spaceboy ficar... gordo???? Sério isso? Depressão = obesidade? Caramba, não podia ter ficado mais incomodado com esta escolha. Ainda acho que determinadas escolhas narrativas precisavam ser melhor pensadas e refletidas sobre como isso vai afetar os personagens propriamente ditos. Nada contra uma história maluca e repleta de altas ideias. Grant Morrison faz isso há décadas. O problema todo é quando isto não faz sentido ou não ajuda a história a tomar algum rumo.

Umbrella Academy é uma história que sofre muito com altos e baixos. A narrativa é muito inconstante e a gente percebe ora ou outra alguma coisa legal sendo imaginada. Porém, os problemas acabam prejudicando a fruição geral. Novamente o autor não trabalha satisfatoriamente a relação entre os membros da família. Tá, a ideia era separá-los definitivamente. Mas, para que a separação pudesse ter o impacto desejado, ela precisava importar para o leitor. E eu não consigo empatizar completamente com o que está acontecendo porque os problemas deles acabam não me interessando. Um vínculo não foi criado. Contudo, a arte está muito melhor neste volume, apesar de algumas escolhas estéticas para personagens que não me agradaram.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

ferds 21/07/2022

Eu amei a forma como os poderes do Klaus são desenvolvidos nessa HQ, e foi tão bem explicado como o Five se tornou o que ele é. Só não gosto muito da Alysson e acho o Diego muito forçado. De resto, perfeita!!

sofia 03/07/2022

melhor temporada e melhor hq! eu amo como a viagem no tempo é tão bem feita que chega a ser prazeroso ler, e gente que arte linda socorro
leleisreading 03/07/2022minha estante
que incrível, não sabia que tinha hq de the umbrella, já adicionei na tbr

Boni 17/05/2021

Um pouco confuso porém não ruim, com uma história séria e cômica, mantém a mesma qualidade do primeiro

Rachiri 07/03/2020

Isso que chamo de evolução
Não morri de amores pelo primeiro volume de The Umbela Academy, mas com essa daqui fiquei muito animada com o futuro dessa história. Tivemos ação, juntamente com evolução de alguns personagens (vamos combinar que tirando o Número Cinco o resto era mais raso que uma gota d'água), e a evolução do próprio autor que aos poucos vai aprendendo a ligar melhor as tramas.
Fiquei muito feliz com o caminho que as coisas estão tomando, amo as loucuras que aconteceram e o humor que foi apresentado. Que venha mais crescimento para as personagens e a Comic como um todo. Na realidade acho que é esse o motivo de nós leitores estarmos aqui acompanhando tantos autores e histórias, vamos crescendo juntos e aprendendo mais e mais durante esse tempo.

readsmor 09/07/2020

Interessante
Não é nada que eu imaginei, queria ver mais da Vanya ou ver o Ben, mas fiquei supresa e gostei bastante.

Luanderson 07/09/2020

Muito bom!
O fato de ter conhecido a série primeiro e as HQs terem a história totalmente diferente, em nada deixou a desejar. Parece que estou conhecendo outra história totalmente diferente, mas tão boa quanto.

Roh 30/08/2020

Dallas
Simplesmente incrível, conseguiu ser tão bom ou talvez até melhor que o primeiro vol

Maiara Cristina 17/08/2020

Ótimo
Achei esse segundo volume muito superior ao primeiro, é perceptível a evolução do roteiro e das ilustrações

1 | 2 | 3 | 4