Scott Pilgrim Contra o Mundo Vol. 3

Scott Pilgrim Contra o Mundo Vol. 3 Bryan Lee O' Malley

Resenhas - Scott Pilgrim Contra o Mundo vol.3

Guilherme1783 16/05/2024

Cara tá maluco depois do volume 2 vim ler o 3 igual um foguete e que volume final bom, me apaixonei ainda mais pelos personagens, já gostava do filme mas agr sou obcecado pelas hqs.

pudimdeluri 02/05/2024

A gente tenta de novo
Eles se merecem tanto...
Um nerd traíra 🤬 #$%!& e uma e-girl egoísta e iludidora de gados
Uns amores ???

Art 28/04/2024

A maldição do passado e nossos adversários do futuro: o fechamento de Scott Pilgrim e o porquê de até seu cachorro saber que relacionamentos são complicados
Bryan Lee O'Malley, o criador de toda a saga, mostra em seu desfecho que a verdadeira luta de Scott nunca foi contra os ex malignos da Ramona, e sim contra o seu próprio passado e sua visão egoísta.

E, por mais que o roteiro seja todo épico e fantasioso, ele nos diz pelo modo em que os personagens, tão caricatos, são também humanizados. Mais humanizados do que protagonistas de roteiros que se pretendem a ser realistas.

Não há vilões em histórias amorosas (não na maioria delas), assim como esses personagens não passam de uma idealização fantasiosa. O vilão sempre será quem que te rejeitou e você provavelmente o vilão do outro (chega de falar daquele filme 500 days of summer e querer escolher um certo ou errado naquela ocasião!). Esse maniqueísmo amoroso é o que, de certa forma, move a saga Scott Pilgrim de início, até que surge a terceira edição.....

Por boa parte da história, acompanhamos a visão do protagonista quase que de forma exclusiva e, consequentemente, compartilhamos de sua moralidade na narrativa: ser um herói. Scott é quem salva seus pares românticos de homens malignos frustrados por meio de pontapés e socos que ninguém sabe explicar a origem da força. Dá mesma forma, sua única desilusão amorosa é totalmente culpa da trituradora de corações Envy Adams. Mas será que é bem assim?

Quando cai na real (o que demora MUITO), Scott finalmente percebe não só foi vítima de seus relacionamentos, como também o cara babaca deles ao mesmo tempo. O que também não começa com a cronologia da série em seu relacionamento com a Knives, mas muito antes disso. E isso vale pra basicamente todos os personagens da saga (menos pro Wallace pois ele é divo).

Como isso vale pra todo mundo e talvez independente da idade (alguns mais que outros), o que vai diferenciar é a forma como você vê e lida com suas próprias mancadas e a dos outros.
A Ramona, por exemplo, tem um gatilho de fuga e mudança que a obriga a faz fugir de seu passado como se estivesse em um filme de terror sendo perseguida por gêmeos demoníacos. É algo realmente aterrorizante que não deixa a personagem simplesmente ter continuidade com algo por ter sempre seus erros do passado voltando ao presente (desculpa Ramona). Ela não consegue seguir em frente.

Já o Scott simplesmente vive de forma tranquila com seu passado pois ele simplesmente não lembra de nada. Ele apagou completamente da sua memória os seus erros para não ter que lidar com aquele fardo. Enquanto a Ramona está constantemente presa naquilo, o Scott nunca está. O ponto da obra é: ambos os comportamentos vão machucar: um vai doer mais em você todos os dias enquanto o outro vai prx ex. E o problema da maneira “Scott Pilgrim de lidar com relacionamentos” com certeza vai ferir mais a outra parte, enquanto ele se encontra fechado em sua autoproteção que não o deixa admitir o erro. A pior parte é: ele não sabe que errou, que machucou alguém e, consequentemente, não vai mudar ou aprender com aquilo, vai sempre sofrer da síndrome do mocinho que luta contra os ex malvados da namorada. Eu disse pra sempre? Bem, talvez não seja bem assim......

O desfecho da HQ é muito bom (coisa que o filme, por exemplo, não consegue representar) e sua mensagem surpreende pela pureza, ingenuidade e esperteza de que essa fictícia realidade é dotada, mas, mesmo assim, “Scott Pilgrim” como saga vai muito além disso...por mais que o texto seja mais sobre o seu final. Com constantes quebras da quarta parede, o autor usa e abusa da metalinguagem para se criticar, criticar seus personagens e jogar outras indiretas alheias de forma sempre muito bem inteligente. As piadas idiotas e referências musicais do indie se juntam aos carismáticos e apegáveis personagens na criação de um próprio universo que te deixa curioso pra saber mais sobre cada um que lá existe. Daria pra fazer uma imensa lista de personagens que poderiam ter spin off. E é apenas nesse Canadá paralelo em que poderia existir os hilários absurdos de uma polícia vegana ou do pai espadachim da Knives.
WE ARE SEX BOB-OMB

ONE TWO THREE FOUR!

adriana 28/04/2024

Scott Pilgrim é de fato um exemplo de amadurecimento, seja na vida ou no amor. Brian cria personagens extremamente identificáveis (principalmente em pessoas que estão em fase de amadurecimento ou mudança), e isso faz com que sejam irritantes ou amáveis, tudo ao mesmo tempo.
Ramona e Scott são duas pessoas difíceis de entender se lermos de uma forma rasa, mas conforme nos é transparecida as informações da vida deles e traumas, fica fácil entender o porque de tudo isso.
Talvez a forma como tenha acabado possa ter sido meio errônea pois não garante que realmente mudaram e que irão mudar, mas é um final bem romântico, eu confesso que quase chorei.

bihcs 19/04/2024

Scott Pilgrim 3/3
Essa foi o primeiro volume da série que eu li depois de assistir o filme, e por mais de eu ter gostado *muito* da adaptação, enquanto eu lia, pensava sobre o quanto as pessoas que só assistiram estão perdendo piadas melhores e plots mais criativos.
Gostei muito desse, mas para mim o primeiro ainda é o melhor. O que tenho a destacar dessa história é que eu amo muito o Scott e a Ramona, mas eles são dois babacas que se merecem e eu prefiro passar longe de um relacionamento igual o deles.
Assim como em toda séries de livros que eu li, fiquei triste por ter acabado e por ter que me despedir desse universo. Gostei muito do trabalho do autor e tenho interesse de ler outras obras realizadas por ele.

Gus 16/04/2024

Uma pena pra quem conhece só o filme ( que é muito bom também). Porem ler essa hq é como mergulhar num multiverso de ideias nerd.

134-340 03/04/2024

S.P
Acho o scott e a ramona um casal querido mas não posso negar q os dois se merecem mesmo. o scott um 🤬 #$%!& a ramona uma BABACA E OS DOIS são NOJENTOS

clebs_santos 31/03/2024

Antes de mais nada, a trilogia (como foi lançada no Brasil) é beeeem diferente do filme. Impressionante como conseguiram simplificar uma história tão longa e mesmo assim conseguir manter tão legal. Vai ser sempre meu confort movie. Então, houve quebras de expectativa em relação ao que eu li e talvez eu não tenha curtido tanto quanto imaginei que seria.

Dito tudo isso, a HQ é ótima! É uma história à primeira vista boba e nerd, mas fala de amadurecimento, de dependência emocional, de se libertar, de perdão, de traumas do colegial, de não saber que rumo tomar na vida... E sobre o Canadá, claro

Enfim, fica essa sensação. A estranheza por ler algo tão diferente daquilo que assisti tantas vezes e ao mesmo tempo a satisfação de ter conhecido uma história tão legal!

Dango Yoshio 29/03/2024

A gente tenta de novo
De longe o melhor dos três volumes!

O jeito que a história se desenrola aqui é bem melhor, tanto a parte dramática quanto a nonsense. Sem falar na arte que tá uma lindeza!

Não virou um dos meus quadrinhos favoritos, mas é uma boa leitura e tem várias coisas interessantes. Foi bem divertido e criativo.

Helken 26/02/2024

Eu comecei com zero vontade de ler a continuação, mas continuei por ser o final e MANO EU AMEI!
As lutas acabaram sendo muito melhor do que eu imaginei, fora que a gente finalmente entendeu a Ramona.

Ingrid.Bertotti 15/02/2024

Gostei muito mais desse último volume do que os outros, achei que terminou muito bem e eu amo o filme e vou ver imediatamente

VictorBrunetti 30/01/2024

Desfecho pika man
Muito significativo tudo que acontece aqui, mostra muito bem que todo mundo lá é jovem e ninguém lá 100 bonzinho, até pq ninguém tá com a cabeça 100% esclarecida pra não fazer nenhuma merda, e maior ainda é o ênfase em mudar. Todo mundo consegue mudar pra melhor.

Leticia 22/01/2024

Finalizado
Só gostaria de agradecer o meu amigo por ter me recomendado a leitura, confesso que a história foi totalmente diferente do que imaginava, a cada livro que lia tinha vontade de começar a ler o próximo, o mais breve possivel, para saber sobre a próxima briga, próxima dimensão que eles iriam encontrar, como seria o próximo ex-namorado do mal.