Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Giovanna 10/01/2023

Tive q ler para um trabalho de escola , particularmente não gostei muito , tive q prestar bastante atenção para entender kkkk mas é engraçado

AnaFlaviaGuingo 10/01/2023

Um clássico
Acompanhamos a história de um herói, sem caráter algum e que se envolve em confusões inimagináveis.
Li o livro a nível de pesquisa, mas me surpreendi por ter gostado da leitura.
O final é o ponto alto para mim!

Justbii 09/01/2023

Depois de muita dificuldade, terminei enfim.
Macunaíma pra mim é a prova de que para ler muito livro nacional eu ainda preciso melhorar minha bagagem literária.
Não vou mentir, entendi pouquissimo do livro, o tanto de termo indígena me deixou confusa e só piorava pra entender o contexto.
Mas ta aí, quem sabe um dia eu entenda ele melhor.

Lilian_89 05/01/2023

Pensa num cara safado...
O livro narra a história de Macunaíma, um herói sem nenhum caráter, trapaceiros que só ele. O foco principal da narrativa é as aventuras do índio Macunaíma para encontrar o amuleto muiraquitã, dado por sua companheira Ci, a Mãe do mato, que ele havia perdido.

Macunaíma e seus dois irmãos, Jiguê e Maanape partem em busca do amuleto perdido e acabam na grande cidade de São Paulo. Durante a trajetória dos três, muitos elementos da cultura indígena e afro-brasileiras são mostrados, além disso, a língua portuguesa é usada de forma variada o que pode deixar alguns leitores um pouco confusos.

Ao longo da narração das desventuras de Macunaíma e seus irmãos na busca do amuleto perdido somos apresentados às peripécias do herói Macunaíma, que é muito trambiqueiro e pilantra que só ele. A magia flui livremente junto á realidade concreta, muitas vezes a transfigurando, dando novos significados. O herói Macunaíma é um personagem complexo e imprevisível, uma hora é super esperto outras estupido, depois calmo e então se torna brutal e raivoso, e é ainda um super-humano que possui poderes mágicos.

Após recuperar o amuleto na cidade Macunaíma e seus irmão retornam para a selva, e essa viagem de volta também é recheada de aventuras e prodígios. Ao chegar à antiga maloca, Macunaíma vai buscar sua consciência na ilha de Marapatá mas não a encontra, e então pega a de um hispano-americano e a coloca na sua cabeça.

Enquanto a vida recomeça na floresta, o irmão de Macunaíma, Jiguê consegue toda a caça que todos comem, o que acaba por despertar a inveja de Macunaíma, que ao planejar uma vingança acaba sendo o responsável pela morte dos dois irmãos e da princesa.

Agora Macunaíma está solitário e doente. Um papagaio o distrai, mas de repente até o papagaio desaparece.

Macunaíma então, num belo dia, vai tomar banho no rio, onde encontra uma cunhã lindíssima, que era a Uiara disfarçada. Ele cai em seus encantos e é carregado para o fundo das águas. Ocorre uma luta e Macunaíma consegue escapar, embora muito ferido. Na luta, perde o amuleto muiraquitã de novo.

Após mais essa perda, Macunaíma sente que sua vida já não tem mais sentido. Decide deixar o mundo para ir encontrar Ci no céu. Planta um cipó, que vai crescendo, e agarrado nele chega ao céu. Tenta encontrar abrigo nas malocas celestes de Capei (a Lua), de Cainagogue (a Vésper), e do Pai do Mutum (o Cruzeiro do Sul), mas por variados motivos não lhe dão entrada. Contudo, apiedado, o Pai do Mutum o transforma na constelação da Ursa Maior.

No fim, nas terras dos índios tapanhumas, família de Macunaíma, não resta ninguém. Um home branco então chega naquelas terras e encontra um papagaio que o conta as narrativas de Macunaíma, esse home seria o escritor da obra, narrando todos os feitos do anti-herói pela boca do papagaio que Macunaíma havia ensinado a repetir suas histórias antes de partir para o céu.

O livro pode ser difícil pela linguagem mas vale a pena a leitura, além de ser um clássico da nossa literatura é engraçado em alguns momentos e pode ser utilizado para se fazer diversas reflexões sobre nosso país e nosso povo.

triz 05/01/2023

esse livro é maluco, mas tão maluco que chega a ser uma das melhores coisas que eu já li na minha vida

Thays.Adami 03/01/2023

Um livro cheio de Brasil
Foi uma experiência incrível ler esse livro.
Tem muita poesia, muito folclore, é muito mais que um livro, é um estudo antropológico.
Esse livro vai falar um pouco da história de um indiozinho, Macunaíma. É um romance de formação, que tem como história principal a busca no herói pela pedra Muiraquitã, que pertencia a Ci, mãe do Mato. O herói vai andar pelo Brasil todo, e vai retratar um país em transição e multicultural.
Eu recomendo mil vezes essa leitura!
Vale muito a pena!

Murilo Amati 01/01/2023

Um clássico perverso
Clássico da literatura brasileira, mas não passa de elogio do estupro e do racismo, pedra angular do complexo de vira-lata da nossa nação.
Em que pese sua importância dentro do Movimento Antropofágico e toda a riqueza da pesquisa e do estilo da sua escrita, não deixa de ser uma obra que reforça preconceitos históricos e tão prejudiciais à nossa sociedade.

Paixão 01/01/2023

Livro Clássico
Livro Clássico, leitura obrigatória. Porém é um pouco tediante o livro, tem horas que a leitura sr torna bem pesada.

Ray 28/12/2022

Entendi 🤬 #$%!& nenhuma, a única coisa q eu lembro é que ele gostava muito de **** e???
Nossa juro, via o povo falando bem do livro
DO LIVRO
E eu n entendi a história em quadrinhos????

Luca. 26/12/2022

O herói do Brasil e de nossa gente.
"Tudo ele contou pro homem e depois abriu asa rumo de Lisboa. E o homem sou eu, minha gente, e eu fiquei pra vos contar a história. Por isso que vim aqui. Me acocorei em riba destas folhas, catei meus carrapatos, ponteei na violinha e em toque rasgado botei a boca no mundo cantando na fala impura as frases e os casos de Macunaíma, herói de nossa gente.

Tem mais não."

Macunaíma foi uma história interessante de ser lida.
O início da obra é muito bom e te prende, fazendo com que você queira ler mais e mais para saber o destino daqueles personagens e se eles irão alcançar o que procuram em São Paulo. Mas conforme a história vai avançando, a narrativa vai decaindo, parece que o autor foi perdendo o interesse em contar a história ou até em fazer um paralelo da obra com o folclore brasileiro, como vinha fazendo no início do livro. Fui ficando cada vez mais cansado de ler a obra da metade para frente, até que os dois últimos capítulos me conquistaram novamente, um pouco apenas, mas o suficiente para não querer desgrudar do livro.
"Macunaíma" de Mário de Andrade é uma grande obra, possui seus altos e baixos e não é perfeita, mas apesar dos pesares, vale muito a pena ser lida e é, definitivamente, um marco para a literatura brasileira e para o movimento modernista.

Cazuz0 26/12/2022

Ai! Que preguiça!...
Se trata de uma leitura que no início pode transparecer muito a frase do título, pois não é um livro de fácil entendimento e pode desanimar o leitor e fazê-lo abandonar a obra.
Mas eu quero incentivar você a lê-lo!
Primeiramente, vale considerar que esta é uma obra da "fase heroica" do modernismo brasileiro, na qual a quebra com padrões estéticos e a busca pela identidade nacional estavam em alta. Eu, como leitor posso fazer uma grande comparação com romances indianistas nos quais o indígena era o herói idealizado (vide O Guarani) e este, no qual o protagonista Macunaíma é considerado um anti-herói sem nenhum caráter como escrito no título do livro. Esta característica não o torna um vilão, mas o torna o oposto de personagens idealizados como Peri, de O Guarani. Isto já é uma quebra e tanto com o nosso padrão literário.

Quero ressaltar a riqueza em variação linguística que esta obra apresenta, misturando aspectos culturais e linguísticos de todo o território nacional, desde as tribos indígenas até os centros urbanos.
Vale muito a pena MESMO ler esta obra e reconhecer o valor que esta tem em se tratar da busca pela identidade nacional, que em um país tão diverso não se poderia esperar menos do que uma obra tão complexa como esta nos pode apresentar.

Eu poderia ficar horas conversando sobre literatura e sobre o significado tão profundo desta obra na construção da nossa identidade nacional, mas tudo que posso recomendar é não seguir os conselhos de Macunaíma, deixar a preguiça de lado e ler esta obra riquíssima.

Ai! Que preguiça!...

leticiathan 25/12/2022

Difícil pra caramba. Quem diria que ler um livro num português de cem anos atrás e com vocabulário indígena seria caótico, né?

Achei difícil ler e compreender e gostar da história, é muito diferente daquilo que tô acostumada a ler? Dividi entre ler o livro físico e ouvir o audiobook.

Em contrapartida, negar que esse livro é uma das maiores obras nacionais seria mentir. Mário de Andrade demonstra que se demorou pra conhecer os quatro hemisférios do Brasil.

O Macunaíma não é um herói como os outros, ele é irreverente e, como o próprio livro diz, sem caráter nenhum. Achei interessante acompanhar as aventuras dele e dos irmãos, mas definitivamente não é uma leitura que eu repetiria.

Thaís Senra 25/12/2022

Macunaíma
Macunaíma resumido em: que loucura!
Brincadeiras a parte, Macunaíma realmente é um livro extremamente fantasioso, o que, para mim, dificultou um pouco o entendimento da obra. Porém, considerando o contexto modernista em que foi escrito, o que não devia fazer sentido, acaba se tornando algo totalmente racional!
Assim como disse em minha resenha sobre "O Senhor das Moscas", é um livro que eu quero reler, com calma, anotando tudo o que eu puder e interpretando direitinho cada capítulo.
Apesar de a minha nota ter sido um pouco mais baixa do que normalmente, eu recomendaria o livro.

Viane 23/12/2022

Difícil
Foi publicado logo no final da república velha, quando o Brasil, com o novo movimento modernista, buscava uma identidade própria, algo com que acolher e dizer que é só nosso, que é inteiramente brasileiro. Macunaíma é inteiramente brasileiro (Branco, preto e indígena ao mesmo tempo), herói da nossa gente.
Dá pra reforçar isso também em alguns trechos onde o narrador entra em histórias dentro de histórias, contando como foi que se deu, por exemplo, a existência de carrapatos e carros, criando lendas e enriquecendo a narrativa. Sem falar no final (que eu achei a melhor parte da história) onde se dá a origem da Ursa Maior. Outro ponto que eu achei legal é o humor inesperado do livro, com expectativas quebradas de um jeito cômico, acontecimentos e falas totalmente imprevisíveis, que acaba dando ao livro um humor desarmônico, assim como a relação do Macunaíma com o mundo.
A pesar disso tudo, mesmo o livro sendo curtinho e tendo essas qualidades, achei a leitura um pouco massante, as vezes eu não entendia nada do que acabava de ler, as vezes me aborrecia com alguns acontecimentos sem nexo (até pro padrão estabelecido), então por isso vai 3/5

Ayumi.kimura 13/12/2022

Livro genial. Riquíssimo e nos leva a viajar junto com Macunaíma esse herói da nossa gente, do nosso povo. O livro nos mostra os costumes, tradições, cultura, folclore do nosso país e reflete a nossa própria imagem. Define muito o Brasil.