O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha

O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Wyara.Fontes 11/07/2024

Gostei.
Lembro que quando li Dom Quixote fiquei um pouco decepcionada por saber que ele era só um cara doido de meia idade e violento rs
Achei divertido, apesar que em algumas partes achei entediante.
Vale a leitura.

@solitude_e_books 10/07/2024

Instagram @Solitude_e_books
Quem me acompanha nas redes sociais sabe o quanto sou apaixonado por calhamaço, amo me dedicar a estas longas histórias e em 99% das vezes crio memórias afetivas com estes livros, no entanto Dom quixote foi o único que me dava um pouco de medo, não sei ao certo talvez seja por ter sido escrito a mais de 200 anos, sendo assim antes de embarcar nessa jornada pesquisei muito em qual edição iria ler, pesquisa essa que durou mais de um mês pois li o primeiro capítulo de pelo menos cinco edições disponíveis em português, não só isso como pesquisei quem foram os tradutores e os anos que foram traduzidos, por fim descobri que a versão da editora Penguim era de longe a mais confortável, porém quando vi a edição da editora Martin Claret fiquei apaixonado pois sem sombra de dúvidas é a edição mais linda do mercado porém trás consigo a pior tradução que data de 1876, no entanto nem esses 148 anos da tradução atrapalhou na leitura, muito embora teve momentos difíceis principalmente no começo, mas depois acostumei com o texto e foi só alegria.

Um dos livros mais divertidos que já li, Dom Quixote se mostra totalmente pirado pela ideia de ser um cavaleiro, o homem é doido de pedra, preso no mundo fictício dos livros de cavalaria, a loucura parece ter derretido seu cérebro, a realidade é vista por ele totalmente fora de contexto, as pousadas encontradas nos caminhos são castelos, as prostitutas são princesas que ele daria a vida para proteger suas honras, já os moinhos de ventos são gigantes que devem ser derrotados. Já Sancho vive no limiar da loucura e da razão, oscilando entre acreditar e ser cético, na verdade o que o move nessa empreitada é o sonho financeiro que foi prometido por seu amo. Os diálogos entre os dois são na maioria das vezes um espetáculo a parte devida a discrepância entre a realidade e a fantasia.

Posso compreender após o término desta história o por que de Dom Quixote ser o livro mais lido da história, se trata de um verdadeiro mergulho profundo nas condições humana, repleto de ironia mas carregado de humor, trazendo uma pitada de tristeza também.

Nota que dei no Skoob 5.0/5.0

Anna 07/07/2024

Dom Quixote
O livro fala sobre as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Comecei a ler de olhos vendados, por assim dizer, porque nunca lido resenha alguma, comprei por curiosidade e não me arrependo. Um livro muito legal de se ler, quando pega o ritmo certo da leitura.
Ele me tirou da ressaca literária!

Matheus 07/07/2024

Uma grande jornada
Um livro que demorei muito para criar coragem de ler devido o seu tamanho e idade. Porém, não me arrependo dessa empreitada.
É um clássico que tem muito mais nuances que apenas suas referências na cultura pop. Aconselho a leitura principalmente da edição da Penguin, se você não for uma pessoa tão rigorosa com a tradução, pois traz uma grande facilidade na leitura além de deixar as piadas e algumas tiradas mais compreensíveis.

Raquel Marina 05/07/2024

Valeu a pena continuar a leitura de Dom Quixote. Confesso que essa segunda parte me agradou mais, principalmente pelo desenvolvimento do personagem de Quixote e Sancho Pança. Os capítulos finais são belíssimos.

AndrAa106 04/07/2024

Um ótimo livro pra se ler na infância
Um ótimo livro para se ler na infância! é muito engraçado histórias bem feitas e perfeitas, com a dinâmica surpreendente e que com muitos risos

Ricardo743 03/07/2024

Dom Quixote de lá mancha
Esse livro ensina que boa vontade sem discernimento só causa problemas aos outros e aos demais, dom Quixote tinha boas intenções mas carecia de uma boa interpretação da realidade que fez com que ele causasse sua ruína.

Yuri Trambaioli 02/07/2024

Caminante, no hay camino se hace camino al caminar.
A Expansão Infinita toma parte na Imersão Necessária

Por que ler Dom Quixote? Digladie-se perante o tédio, visto que aquele que começa com vista do fim há de se arrepender. Não por méritos e deméritos, mas pelas simples inconsciência daquilo que é essa obra: um postulado simples sobre a vida, e não uma história cinematográfica.

Ler Dom Quixote não é sobre o que acontece, ou sobre o que fica no final, mesmo que a todo instante tudo aconteça e muitas coisas permaneçam, ao passo que nada sobram. Ler essa obra é se apaixonar pela possibilidade de chegar a lugar nenhum, parar o livro pela metade; é estar imerso na possibilidade de Miguel de Cervantes ter tido um ataque cardíaco enquanto escrevia a página 764, e disso tendo ciência, ter decidido começar mesmo sabendo do citado possível inexistente fim.

Não há lugar algum a se chegar aqui, Dom Quixote não te leva a nenhum reino ou ilha de autoridades: Dom Quixote apenas vaga, como cavaleiro andante que é, e você, se quiser, o acompanha; na verdade, apenas Sancho o acompanha, você apenas o assiste, bem de longe.

Do que me serve, afinal? Dom Quixote é a inexorável prova de que a imersão numa realidade imaginada se dá por diversos fatores, onde o crédito dado a uma história (seja ou não seja história) acontece por acreditar, desacreditar, se entediar, imaginar, pensar, rir, ouvir, aprender, zombar, elucidar.

Dom Quixote não seria Dom Quixote se não houvesse ousado ser Dom Quixote; se não se permitisse o delírio de escrever 1328 páginas sobre um idoso que vaga, parla e lucha, independente do que você acredite, ou do que acreditem, acreditaram, acreditarão. A realidade independe da sua aprovação, e enquanto você reflete e pondera se o que vê é ou não é real, ele continua a construí-la, a manifestá-la, porque isso é, afinal, a realidade. Um compilado de histórias acerca daquele que ousou acreditar, criar, deixar-se levar.

Um leitor comum ouve a recomendação de Dom Quixote, pesquisa sobre o livro, vê que tem 1300 páginas, pensa: pu14 qu3 p4r1u! Esse já está fadado ao fracasso eterno; nunca foi sobre isso. Do mesmo modo que aquele que optou por sua versão drasticamente reduzida, aceitou de bom grado a perda da alegria de viver. Ler Dom Quixote por inteiro não é enfrentar um calhamaço, é iluminar-se e perceber que tudo aquilo que você julga ser mais importante, são ilusões, encantamentos.

Encantados estamos, pois sob as batutas de Quijano e Pansa, vivemos belas aventuras de cavalarias, salvando donzelas do perigo, combatendo criminosos forasteiros, alimentando os necessitados, salvando e dando voz à la Mancha. Mesmo que os magos tentem apagar sua história, o Cavaleiro da Triste Figura persiste, leciona, reverbera; faz com que Amadis de Gaula mais uma vez viva, ou que todas as ações do princípio ao fim do mundo se encerrem em Dulcineia del Toboso.

Humorado, quase como um cruzado no fígado, faz com que padres, duques e moinhos previamente remoam e posteriormente anunciem tudo aquilo que foi visto na vistosa Caverna de Montesinos, deixando-nos, todos, como meros curiosos impertinentes.

Para que no fim, aquele, somente, Pansa, o burro, o gordo, o notável, que por reinado se vangloriaria, encontre no fiel retorno a maior das aventuras. Rocinante e Dom, Sancho e Burro, Sancho e Dom: apenas esses bastam.

Dom Quixote é Dom Quixote porque ousou sair de seu quarto e realizar alguma coisa. Se tivesse apenas tudo lido, como tudo leu, seria engolido pela morte e levaria Amadis consigo. Junto com Pansa, Alonso Quijano, o Dom Quixote, fez o que não fazem: tomou uma decisão. Se levantou, se vestiu, saiu, andou, pendurou, histórias criou e contou. E no fim, recebeu o ninguém em vão recebe: o eterno nome.

Nota mil!

Anne 01/07/2024

Dom Quixote em quadrinhos
Este livro se trata de uma releitura de Dom Quixote de Miguel de Cervantes, em quadrinhos. É um livro incrível, cheio de humor! Dom Quixote se trata de um fidalgo apaixonado por livros de cavalaria, ele tanto lê seus livros que acaba ficando meio louco e começa a acreditar piamente que é um cavaleiro. Então, ele passa a viver como se fosse um cavaleiro, porém de uma forma muito cômica, visto que ele sempre distorce a realidade!
Eu sempre amei Dom Quixote, ele é um de meus personagens fictícios favoritos e ler essa história em quadrinhos, poder visualizar aquilo que está escrito foi muito bom. Cada vez me afeiçoo mais a ele, cheio de ?amor às causas perdidas?, como diz a música Dom Quixote do Engenheiros do Hawaii. Amei essa leitura, foi super rápida, recomendo muito!

Vitorialy 30/06/2024

Cervantes tece uma tapeçaria literária única que desafia as fronteiras da realidade. Uma obra atemporal que transcende as eras, inspirando reflexões profundas sobre a natureza da loucura e da busca pela verdade.

Will 29/06/2024

Dom Quixote e sua luta à vida inteira contra a lucidez
Uma das leituras mais deliciosas e prazerosas que já tive o prazer. Dom Quixote e Sancho Pança entraram no meu rol de personagens emblemáticos. Uma história ingênua, pueril e divertidíssima.

A insanidade de Dom Quixote que, de tanto ler livros sobre cavaleiros, acredita ser um e Sancho Pança, fiel escudeiro que, mesmo sendo lúcido, abraça a loucura de seu amo em prol de uma série de aventuras e desbravamentos, nos cativa de forma tão implacável que nós, leitores, acabamos sendo loucos comparsas, passando a valorizar os feitos dessa dupla, outrora estapafúrdios, mas que logo ganham importância e significado.

Superou e muito uma expectativa já alta que eu possuía!

Nazli.Dias 28/06/2024

Divertido
Honestamente, vocês não sabem o quanto eu me diverti com esse livro. Grande cavaleiro, defensor das nobres donzelas!

Saulo Barreto 28/06/2024

Clássico
Clássico máximo da literatura mundial.
Todos nós já ouvimos falar de Dom Quixote e seus moinhos de vento, de seu fiel escudeiro Sancho Pança.
O conto é dividido em duas excelentes partes. Muitas aventuras vividas por Dom Quixote são hilárias, mas sempre há uma história por trás que me fazia refletir sobre as convicções e força de vontade que Dom Quixote demonstrava.

Ótimo livro.

Rubinho.Meneses 27/06/2024

Ótima leitura, muitas aventuras e muitas coisas engraçadas, ótimos diálogos entre Sancho e Dom Quixote.

Termino a primeira parte, curioso com a história de Cardenio e Lucinda.

Que venha a segunda parte.

Luis1191 26/06/2024

Uma Obra prima!
É preciso viver a vida de forma genuína, com paixão apesar do que os outros pensam.

Dom Quixote é com certeza meu livro favorito da vida. O livro é repleto de aventuras e personagens que interagem com Dom Quixote, ocasionando situações Bem engraçadas já outras bem tristes.

O livro traz um dos melhores pares na ficção com Dom Quixote e Sancho panza que com certeza é a maior fonte do humor no livro, a simplicidade dele muitas vezes faz ele parecer bem mais sábio que o Dom e as suas várias brigas dão um ótimo contraste entre os dois personagens.

Com certeza é merecedor do título de melhor romance de todos os tempos!