O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Solange.Amorim 17/11/2017

Decepcionante...
Eu sei que este livro é tido como uma grande obra da Literatura Universal; seu autor é aclamado pelo mundo afora... Não reconheço em mim nenhuma grande autoridade para analisar obras literárias, famosas ou não. É apenas uma opinião, baseada apenas em meu gosto pessoal.
Dito isso, devo dizer também que desejei por longos anos iniciar a leitura deste livro. Um dia consegui. Mas que livro ruím!! É uma bobagem sem tamanho. Não acho justo aplaudí-lo só porque todo mundo aplaude. O livro é chato, e o personagem principal é desinteressante. A dinâmica da história não me motivou a continuar a leitura, que eu só concluí por obrigação. Não é que o tema não seja viável, mas é mal desenvolvido. Conheço um livro brasileiro, que segue a mesma proposta, e eu considero uma obra-prima. Mas aí já é assunto pra outra resenha...
Sathy 19/11/2017minha estante
Inacreditável a sua opinião contra a maré da Literatura, mas eu ainda não li para concordar ou discordar de ti.

Samir 29/11/2017minha estante
Oi Solange! qual seria esse livro brasileiro?

Solange.Amorim 14/12/2017minha estante
oi, Samir! O livro brasileiro se chama O Grande Mentecapto, de autoria do mineiro Fernando Sabino.

Samir 18/12/2017minha estante
Já li, faz muito tempo! Lembro que adorei o livro! Obrigado!!

Fernanda R 31/12/2017minha estante
Que bom que não sou a única. Também abandonei, e alguém comentou na minha resenha "quanta ignorância!".
Dom Quixote era um louco! Achei o livro sem pé e sem cabeça.

Jamais vou me esquecer da história, da resenha só pq minha mãe tem uma estátua em sua estante! ?
Eu até tenho o livro aqui, tento criar coragem pra ler se novo... Mas gosto é individual. Não gostei! Concordo com tudo o que disse.

Solange.Amorim 12/01/2018minha estante
Obrigada, judoca20! Mas realmente gosto é individual. Já fui várias vezes criticada por essa minha opinião, e em geral os intelectualóides de plantão sempre acham que eu não entendi o livro, ou sou burra,ou os dois, rsrsrs. É apenas uma questão de gosto.

Fernanda R 12/01/2018minha estante
Esse livro é um saco!! Eu tentei ler. Ta na estante até hoje. Nao li nem a metade. Só vi percebi que tinha um homem louco, seguido por um outro, é que só viviam em confusão. Haja saco pra esse livro maluco! ? Pior que é tido como um dos melhores livros do mundo. Imagine o pior então! ??

Solange.Amorim 13/01/2018minha estante
Infelizmente assim são os meios literários. Pequenos grupos de pessoas,consideradas mais "conhecedoras" que outras, ditam o que é bom ou ruim. E muita gente insegura, com medo de ser levada à conta de ignorante, vai na onda. Como diria Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar".

Fernanda R 13/01/2018minha estante
Eu não leio nada do que eles dizem ser grandes obras! ? Cada um com seu gosto!

Juh (Encanto Literário) 29/01/2018minha estante
Vou tentar ler mas vou procurar essa indicação da Solange. E se eu ver que é uma bomba paro a leitura. Se pelo menos me fizer rir cotinuo kkkkk.
Mas vai demorar pq estou lendo outros

Solange.Amorim 10/02/2018minha estante
Olha,Juh, O Grande Mentecapto deve te fazer dar boas gargalhadas! O livro é muito criativo!! Já Dom Quixote, acho que nem isso. Eu acho uma leitura chata...

Juh (Encanto Literário) 12/02/2018minha estante
Pois é Solange, minha mãe também achou um saco Dom Quixote kkkkk. Ainda bem que não comprei o box e peguei por $1,99 no Kindle kkkkk.

Solange.Amorim 02/03/2018minha estante
Menos mal então...kkkkk

Fernanda R 22/03/2018minha estante
Emprestei esse livro pra um colega. Avisei que não presta! haha Ele disse que estava gostando... Mas nunca mais disse nada. Vou perguntar se tá bom!

Magasoares 23/03/2018minha estante
Sinceramente Fernanda, o você não gostar até aceito, mas dizer que essa maravilhosa, fabulosa e espetacular obra não presta(muito forte essa palavra) você não só está ofendendo o autor, como todos os que amaram ela, como eu.

Fernanda R 27/03/2018minha estante
Se você se ofende com o fato de eu dizer que não presta, não posso fazer nada por você. Não gosto e não presta. E tenho o direito de achar isso. Conhece a liberdade de expressão? Sempre tem um pra fazer drama por causa desse livro. Só lamento!

Juh (Encanto Literário) 29/03/2018minha estante
Pessoal, vamos acalmar! É só opiniões de nós leitores. Não vamos fazer inimizades por isso né ? Ler é um dos maiores prazeres da vida! Se um título não agradou, outros podem agradar. Ainda não li pq estou no projeto de Guerra e Paz com o Cristian Assunção e vamos iniciar O Conde de Monte Cristo. Mas tb leio outros juntos de menor conteúdo.
Abraços e espero que os ânimos se acalmem e aqui seja um lugar para novas amizades.
O mundo precisa tanto de alegria :(

Fernanda R 01/04/2018minha estante
Povinho chato. Gosto é que nem C. Achei uma bosta. É a primeira vez que discuto por causa de livro, é mole? Sempre tem uma pessoa chata pra encher o saco.

Solange.Amorim 11/06/2018minha estante
É uma questão de opnião,mesmo. Por isso que logo de início falei que não sou autoridade no assunto. Li o livro todo, não gostei,dei minha opinião. Mas sei que sendo um clássico da literatura universal, muita gente se ofende mesmo, com opiniões contrárias.Paciencia.

Sathy 12/06/2018minha estante
Perdi a treta. Apagaram o comentário?

Fernanda R 20/07/2018minha estante
É porque eu disse que não presta, aí uma falou "vc dizendo que não presta, ofende às pessoas... mimimi".

Sathy 20/07/2018minha estante
KKKKKKKKK Deveria ofender o autor falar mal do livro, mas todos os escritores estão sujeitos.

Bruno 28/08/2018minha estante
Ninguém é obrigado a gostar do livro só porque é aclamado, o gosto é pessoal, as pessoas quem tem o hábito de ler deveriam respeitar as opiniões alheias, mas parece que não é isso que acontece.

Fernanda R 10/11/2018minha estante
Exatamente! Eu emprestei o meu pra um colega, e ele amou! Eu detestei! hehe

Jessé 28/11/2018minha estante
Olha..... eu peguei a versão da Nova Fronteira e tinha achado muito chato, pois era muito resbuscado. Aí fiquei sabendo da edição da Penguin, que o tradutor deixou tudo mais acessível, com palavras de fácil compreensão pros dias de hoje. Devo confessar que aí sim gostei muito desse livro.

Tenta a da Penguin também futuramente. Quem sabe uma tradução mais atual, não ajude assim como me ajudou.

Fernanda R 05/01/2019minha estante
Oi, Jesse!
Alguém tinha me falado sobre tentar uma nova versão. Qualquer hora farei isso! ?
Mas é verdade que a versão faz diferença, ou melhor, quem traduziu.
Eu tenho todos os livros da autora Marian Keyes, e o mais chato, foi um traduzido por outra pessoa.
Realmente ficou diferente dos demais. RS
Obrigada pela dica!

Isaac 19/10/2022minha estante
Criei um conta só pra da um gostei no seu comentário,

Mateus 04/09/2010

Dom Quixote é o maior e mais bravo cavaleiro de todos os tempos. Suas peripécias com Rocinante e Sancho Pansa são extremamente hilárias, dramáticas e perigosas. A aventura em que luta com moinhos de vento achando que são gigantes assassinos é o marco do livro, aventura na qual tornou Dom Quixote famoso.

Embora esta versão que li seja uma obra adaptada, garantiu bons momentos de diversão e aventura. A versão completa é extremamente árdua para se ler, e nem todos animam-se a fazê-lo. Por isso, tal adaptação foi extremamente bem-vinda, pois não tirou a essência do livro. Mas quem gosta de muitos detalhes, e está animado para se aventurar por páginas intrincadas de palavras difíceis, a versão completa é essencial.

Acredito que Dom Quixote, por mais que seja taxado de louco, seja bem mais lúcido do que a maior parte dos personagens do livro. Com tantas mudanças horríveis que aconteceram no mundo, o jeito que ele conseguiu para fazê-lo um lugar melhor foi incrível. Ele sempre sonhou com aventuras, batalhas, guerras, mas a época em que vivia era quando tudo isso havia acabado. Pelo menos ele teve a coragem de fazer aquilo que queria, e a audácia (ou loucura) de se imaginar como cavaleiro. Se as pessoas fizessem mais isso, arriscassem, deixassem de ter medo do desconhecido, o mundo talvez fosse bem diferente.

Enfim, Dom Quixote é o melhor e maior livro de todos os tempos. Ler o livro, mesmo que seja a adaptação, é fundamental para qualquer grande escritor.
Guilherme 08/08/2011minha estante
hmmhhm esse cavalo é...

Vitor 24/08/2012minha estante
Também acho a versão "original" extremamente árdua.

Roberto Noir 18/09/2012minha estante
A versão original é de fato difícil de ler mas a jocosidade do texto encoraja o leitor a seguir em frente. Concordo com você, Mateus, é um EXCELENTE texto! Inclusive, eu vi há algum tempo que ele é considerado uma das maiores obras primas da história da literatura de todos os tempos.

Pharmakon 17/07/2013minha estante
A nova tradução lançada deixa o livro MUITO MAIS engraçado, difícil ficar 3 parágrafos sem lê-lo, mais do que recomendo! (Edição da Cia das Letras)

Maria.Belle 28/02/2016minha estante
Adorável obra, como o meu Quijote !

Taciana.Romanzeira 31/01/2017minha estante
Qual foi a adaptação que você leu e achou mais agradável ? Comecei a ler o Livro e não consegui finalizar e sinto falta de seu conteúdo, mas preciso de algo mais leve.

GustavoMoreira 23/05/2020minha estante
Esse é a melhor versão, só o essencial

Carlos.Dutra 05/08/2020minha estante
Realmente é um bom livro

Marcia 18/12/2020minha estante
Poesia, comédia e reflexão. Só li uma adaptação, mas gostei muito.

Tata 15/06/2021minha estante
Como ler o livro?

Luiz 21/06/2021minha estante
Como eu faço para ler

Mateus 21/06/2021minha estante
Tata e Dudu, não é possível ler livros aqui no Skoob

Illana2 15/02/2022minha estante
Acredito que você não tenha entendido a proposta do Miguel. Contrário ao que você escreveu, naquela época existiam batalhas, guerras, etc (inclusive, o próprio dom Quixote fala exaustivamente disso no livro "entrar em batalhas por el-rei"). O que ele escreveu é uma sátira jocosa à uma aristocracia decadente espanhola que sonhava em reaver uma glória perdida. O que ele não previu é que escrevendo sobre isso, daria luz à um personagem que se encaixa no arquétipo do "As pessoas o chamam de louco mas ele está indo atrás de seus sonhos". E as pessoas não pescam a mensagem... O livro é uma comédia que dança em cima de uma tragédia. Dom Quixote faz tudo às avessas, diz ajudar os necessitados e quebra suas carroças, rouba seus pertences e seus burros, se hospeda em estalagens que não paga, leva consigo um ajudante pobre que paga quase apenas com promessas, todas as vezes que precisou ser corajoso, foi covarde. Esse é o retrato da aristocracia decadente espanhola daquele período. Sobre ser lúcido: é dito no livro que dom Quixote é um louco com feixes de lucidez. Ele diz coisas muito convenientes e "inteligentes" para a época. Mas quanto de suas ações condizem com sua fala? E, por último, que mudanças horríveis são essas que você cita? As grandes navegações? A decadência da aristocracia? O que?

Nenê 21/02/2022minha estante
primeira parte muito engraçada
segunda parte mais romântica. fiquei chateado com o bulling q ele sofre dos duques, e como eles lhe dão dinheiro como uma compensação das brincadeiras q eles fazem

Pedro 13/03/2022minha estante
Porque esse livro tem esse tanto de páginas? Já outros comuns tem 200 e pouco??? Quero ler dom quixote,tenho esse. Mas achei muito grande rsrs

Leo Ratão 24/03/2022minha estante
Bravo ele é, da pena do Sancho que continua seguindo ele kkk

Dan 24/04/2019

O maior de todos
Permaneci muito tempo em ressaca literária após o término dessa leitura; digo mais.. EU QUERIA MORAR DENTRO DESSE LIVRO! Repleto de universalidade, nunca uma história me pegou tão desprevenido e apaixonado.
Merecedor de toda aclamação que tem ao redor do mundo, Dom Quixote fala com a nossa crise de sonhos e leva o conceito de sandice a um outro patamar.

Já imaginou viver uma vida rigorosamente racional? As pessoas criam dramas para si mesmas porque suas vidas são muito vazias. Reza a lenda de que quem semeia utopia, colhe sentido para uma vida que por definição não tem significado algum.
Entre a loucura de Dom Quixote e a racionalidade de Sancho Pança está o equilíbrio da existência.

Livro preferido da vida
Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/04/2019minha estante
É uma vergonha eu nunca ter lido Dim Quixote. Será meta de leitura para o próximo ano.

Dan 24/04/2019minha estante
rsrs Tu eu pensei que já tivesse lido a tempos. Mas pelo menos já leu "Cem anos de solidão", coisa q eu tambem me envergonho de nunca ter pegado lkkkk

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/04/2019minha estante
Tem muitos clássicos que estão na estante esperando a coragem aparecer. Kkkkkkk mas vai dar certo.
Menino, Cem anos de solidão é perfeito. Também tinha um medinho dele, mas que livro maravilhoso. Aliás, amo Gabo e tudo o que ele escreve.

Dan 24/04/2019minha estante
Virou uma série agora na netflix né?
como eu não leio por ebook ou plataforma digital.. dou prioridade aos q tenho físico. "Ulisses" provavelmente ainda vou ler primeiro que Cem anos

Dan 24/04/2019minha estante
tive so um breve contato com o autor em "memoria de minhas putas tristes". Conhece?

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/04/2019minha estante
Esse eu ainda não li, mas está na lista. Goatou dele?

Dan 24/04/2019minha estante
não. Achei uma merda.. parece conto de adolescente tentando ensaiar humor negro

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/04/2019minha estante
A temática dele não me chamou a atenção. Tenho medo de ler e ofuscar o encanto que tenho pelo autor. Rsrs.. por isso tô deixando sempre para o final da fila.

Dan 24/04/2019minha estante
não vem me dizer que tu ficou com "pudorzinho" do título? para com isso ne.. kk

Aline Teodosio @leituras.da.aline 24/04/2019minha estante
Kkkkkkkkk fiquei não.. Só que li a sinopse e não despertou tanto interesse como os outros. Sei lá, acho que ele é meio modinha (e isso sim me incomoda) kkkkkk

rsrs tambem tive essa sensação, meu bem. Incomoda ;s

Rsrssrs

rfalessandra 17/06/2023

Um clássico é um clássico por algum motivo
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que sobressaem em cima disso.

É uma constante das narrativas fictícias, ainda que em doses mínimas, desperta em seus leitores reações de surpresas com o desenrolar dos acontecimentos no decorrer da história.

Ao moldar a realidade a sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha.

Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comparação do seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.

Ainda que os méritos dos responsáveis por essa adaptação contemporânea, as narrativas de Dom Quixote surpreendem em natureza e humor tão atuais e familiares.
Miguel de Cervantes aos modos de um jornalista, zomba do estereótipo tão popular de homem valente e moral através de uma narração que abrange o delírio narcisista de seu herói e a visão debochada de quem o assiste.

Simplesmente não tenho receio de afirmar que o "Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezam uma boa literatura.
13marcioricardo 17/06/2023minha estante
Excelente resenha ?

mpettrus 17/06/2023minha estante
Resenha perfeita, Alessandra!!! ???????

rfalessandra 18/06/2023minha estante
Poxa obrigada ?

Raimundo.Sales 19/06/2023minha estante
Por isso é considerado o maior romance de todos os tempos. Parabéns pela linda e muito sabia análise!

rfalessandra 20/06/2023minha estante
Concordo com você

Yorgos 23/06/2023minha estante
Que linda sua escrita

Geraldo Marçal 26/06/2023minha estante
Resenha espetacular, parabéns. ??????

rfalessandra 27/06/2023minha estante
Agradeço a todos??

Mayabooksta 06/07/2023minha estante
As vezes, nós criamos nossos próprios demônios. Ler qua do pensarmos que somos apenas nós, contra o mundo inteiro.

Ricardo 10/12/2023minha estante
"? O mesmo que acontece na comédia ? disse dom Quixote ? acontece no mundo, onde uns representam os imperadores, outros os pontífices, enfim, todas as figuras que podem se introduzir numa peça. Mas, chegando ao fim, que é quando acaba a vida, a todos a morte tira os trajes que os diferenciavam, e ficam iguais na sepultura.
? Bela comparação ? disse Sancho ?, mas não tão nova que eu não a tenha ouvido muitas e muitas vezes, como aquela do jogo de xadrez: enquanto dura a partida, cada peça tem sua função particular, mas no fim se juntam todas, são misturadas e remexidas, e as metem num saco, que é como meter o pé na cova."

MauricioTiso 14/10/2019

A indignação transformadora
Esquecido em uma caixa que nos acompanhou em diversas mudanças, encontramos diversos livros de 1979 (Minha idade) da Editora Abril, edições completas e com capa em couro... uma relíquia de família.

Havia comprado uma outra edição deste livro mas, como diversas outras, era uma adaptação que cortava contos e partes tão ricas e belas que transformam o livro em um corpo disforme. Já está edição da Abril o traz por completo e agradeço ao acaso ter me dado acesso à ela.

O livro foi escrito por Cervantes como uma forma de ridicularizar os romances de cavalaria e atacar seu rival Lope de Vega (O que fica claro já no início da primeira parte), mas o que começa com um humor ácido contra um estilo literário e um desafeto, toma corpo para falar da alma humana, de nossos vícios, virtudes, valores, tentações e fraquezas.

Essa é uma obra prima da literatura universal por ser atemporal e por falar com diferentes culturas, pois trata de temas oriundos do nosso inconsciente, de medos tão profundos que atravessam séculos, de escárnios que ao invés de humilharem e deprimirem via razão reforçam o comportamento através da emoção.

Os pontos do livro que mais chamaram a minha atenção foram:
. Como a obseção gera razões para justificar o que se sente (Viés de confirmação presente já em 1.600);
. Como o acaso da vida promove saídas a situações limites que aparentam ser impossíveis de resolver;
. Como um propósito, por mais ?louco? que seja, transforma varias vidas pela ação e pelo exemplo, e como sua ausência (Por mais arrazoada que seja) causa uma irreparável perda de sentido;
. A beleza e profundidade dos contos sobre o amor inseridos no meio de um cômico romance platônico.

A história é incrível e a história sobre o a criação da obra é mais incrível ainda. Recomendo à todos que invistam na obra completa, em seja dois volumes, e não nas adaptações.
Sheila Lima 15/10/2019minha estante
Amei sua resenha!

MauricioTiso 15/10/2019minha estante
Obrigado Sheila!!

Júlio 16/10/2019minha estante
Nossa, depois dessa resenha vou fazer ele pular na frente de outros livros e entrar na minha lista deste ano!
P.S.:
Só a resenha já valia um prêmio! Hahahaha

Sheila Lima 17/10/2019minha estante
Concordo totalmente com você, Júlio.
Excelente resenha!

MauricioTiso 17/10/2019minha estante
Obrigado Júlio e obrigado Sheila!! O comentário de vocês faz valer a pena compartilhar os pensamentos e sentimentos quanto ao que nós gostamos: ler bons livros.
Abraços!!

Sheila Lima 17/10/2019minha estante
Abraço, querido!

Patrick-CPII 11/04/2012

Aventura
Este livro conta a historia de um homem que vivia num lugar da mancha(na Espanha)e ele de tantos livros que ele lia, enlouqueceu, e decidiu ser o personagem de um livro, e assim ele viveu muitas aventuras como esse personagem, aventuras muito interessantes, você vai gostar muito desse livro é muito legal...
Eu gostei muito desse livro, e eu tenho certeza que você vai gostar dele tbm, leia até o final, você vai gostar muito... .
Patrick-CPII 10/04/2012minha estante
ai ai..., pois é, mas resumiu o livro (tinha seis linhas onde eu escrevi, mas aqui ficou 3:(

Patrick-CPII 12/05/2012minha estante
bom, acho q eu não posso contar mais, se vc ler(e não tiver preguiça)vai gostar e se surpreender, demora um pouco pra acabar, mais é bem legal, comece ler q vc vai querer saber o final^^

Raquel 12/05/2012minha estante
Mas essa não foi a edição que você leu, né??? O original é loooooogo e difícil, mas existem algumas adaptações legais. Adoro esse livro!

Patrick-CPII 12/05/2012minha estante
foi essa sim, a de Ferreira Gular

Rimylles.Silva 26/04/2024

Clássico espanhol
Dom Quixote foi publicado no século XVI, mas até hoje encanta leitores pelo mundo inteiro. Acompanhamos as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.
São inúmeras aventuras, o que torna a leitura em alguns momentos um pouco repetitiva. Ao mesmo tempo, são diversos momentos cômicos que aliviam o cansaço da leitura desse calhamaço.
Tata 26/04/2024minha estante
entrei no seu perfil, quantas leituras ricas!!

Tata 26/04/2024minha estante
oq achou de as intermitências da morte? eu tô lendo

já te segui

Rimylles.Silva 26/04/2024minha estante
Eu gostei demais de As intermitências da morte! Podemos conversar mais quando você terminar para não dar spoiler! Vou te seguir de volta!

Tata 26/04/2024minha estante
eu superrr topo falar sobre!! eu tô lendo ele e o homem duplicado

tô bem no comecinho

Craotchky 08/03/2019

Uma "não-resenha" de Dom Quixote
(⚠ ATENÇÃO ⚠ Este é mais um texto no qual, sob pretexto de resenhar, acabo divagando sobre aspectos da vida de leitor sem falar quase nada do livro. Desculpe!)

Sou dessas pessoas que adoram fazer listas. Lembro que anos atrás fiz uma lista de livros que eu julgava prudente não ler num futuro próximo. O objetivo era deixar essas leituras para um eu-leitor com mais bagagem e maturidade literária. Na lista constavam grandes obras como: A divina comédia, A odisseia e a Ilíada, Ulisses, Paraíso perdido, Os miseráveis, Guerra e paz, Em busca do tempo perdido, e claro, Dom Quixote.

Minha opinião não mudou muito, ainda acho que a bagagem literária concede àquele que a detém uma espécie de capacidade mais apurada de apreensão de uma obra mais densa. Das duas uma: ou minha bagagem acumulada até aqui foi o suficiente ou Dom Quixote não é esse monstro de sete cabeças pois, embora exija maior grau de atenção, não achei tão difícil assim (imagino que a tradução tenha grande influência nestes livros canônicos).

Mudando completamente de assunto:
Sempre que vou começar uma nova leitura tenho por costume pesquisar sobre o livro que vou ler. Não obstante, inúmeras vezes leitoras(es) me expuseram a preferência por evitar qualquer informação sobre uma próxima leitura. Certa vez uma amiga me disse que não lia sequer as orelhas e contracapa dos livros. Da minha parte reconheço a validade de algumas boas razões para os leitores(as) adotarem tal postura, porém acho que o custo-benefício, por assim dizer, do meu hábito de pesquisar é mais vantajoso.

Sobretudo quando o livro em questão é um clássico mais antigo, a pesquisa prévia, a meu ver, é ainda mais indispensável. Por exemplo: imagino que ler Dom Quixote sem saber que este livro é uma paródia, uma sátira das famosas novelas de cavalaria tão em voga à época de Cervantes, significa assumir o risco de levar a história demasiadamente a sério, culminando numa apreciação deficiente.

Pois saiba: Cervantes detestava algumas características dos então populares romances de cavalaria cheios de façanhas inacreditáveis e cenas imaginativas ao extremo. Justamente estes elementos quiméricos desagradavam Cervantes,
"para quem a literatura deve despertar o interesse do leitor com uma ficção surpreendente e até maravilhosa, mas mantendo a fantasia, segundo a poética aristotélica, no terreno do razoável e verossímil." — trecho extraído de uma nota de rodapé.

Em Dom Quixote, Cervantes, coerentemente, não ultrapassa o terreno do verossímil, do sobrenatural, do logicamente inexplicável. Constrói as peripécias do seu cavaleiro andante dentro dos limites da razão ao mesmo tempo em que satiriza as novelas de cavalaria fantasiosas ao extremo.

Por fim,
a despeito das muitas peraltices quixotescas perpetuadas, o grão engenhoso fidalgo Dom Quixote da Mancha, vulgo cavaleiro da triste figura, ou ainda Alonso Quijada, logrou exito num de seus mais desvairados desejos, qual seja, eternizar seu célebre nome entre aqueles que professaram o nobre exercício da cavalaria andante e aventureira para todo o sempre.
Renata 09/03/2019minha estante
Excelente resenha! Até me animei a continuar a leitura!

Craotchky 09/03/2019minha estante
Tenho umas resenhas loucas assim! Fico feliz com o novo fôlego que este texto lhe proporcionou. Vá em frente. É dizem que o segundo volume de Dom Quixote é bem melhor!

Márcio_MX 09/03/2019minha estante
Excelente, Filipe!
Concordo com relação à bagagem literária. Têm livros que só são apreendidos quando já temos uma base sólida na literatura e experiência na idade. Acho que foi Tolstoi quem fez uma lista de livros para serem lidos relativo a idade do leitor. Se achar esse link, mando aqui.

Com relação à pesquisa, sou o oposto.
Trato até de esquecer a premissa do livro e seu gênero. Gosto de ler às escuras. Depois pesquiso para saber se meu entendimento foi compatível e se perdi algum detalhe.
Outra mania: Não faço releituras. Tenho muita coisa para ler e sei que não vou dar conta até o fim da jornada, rsrs.

Abraço.

PS: Desculpe algum erro no português, mas escrever em celular não é meu forte.

Craotchky 09/03/2019minha estante
Obrigado, Márcio!
Não sabia! Que interessante! Se achar o link mande mesmo.
A pesquisa geralmente aumenta minha vontade de ler um determinado livro.
Eu faço algumas releituras, embora não com frequência. Acho legal comparar as impressões de um leitura passada com as impressões de agora. Pode haver grandes diferenças.

Márcio_MX 11/03/2019minha estante
Achei o link:

Aliás a revista bula na seção de livros tem várias lista e recomendações excelentes! Você vai gostar

Craotchky 12/03/2019minha estante
Muito obrigado, Márcio!

Rafaela 16/02/2018

Frases que gostei no livro
" O medo que tens é que faz que nem vejas nem ouça às direitas, porque um dos efeitos do medo é turvar os sentidos e fazer que pareçam as coisas outras do que são."

"Ainda que é melhor ser louvado pelos poucos sábios que fustigado pelos muitos néscios."

"A firmeza dos amantes
é dote de mui louvar,
amor opera milagres
para quem assim sabe amar."

"El que lee mucho y anda mucho, vee mucho e sabe mucho."

"A liberdade é um dos dons mais preciosos que aos homens deram os céus; não se lhe podem igualar os tesouros que há na terra, nem os que o mar encobre, pela liberdade, da mesma forma que pela honra, se deve arriscar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pode acudir aos homens."
Sir Arthur Conan Doyle 24/07/2018minha estante
Olá, qual edição vc leu?

Rafaela 24/07/2018minha estante
Li o da editora Martin Claret. Um grande e verde.

Sir Arthur Conan Doyle 24/07/2018minha estante
Hum, eu acabei de comprar um que é da editora Círculo do livro. Edição de 1981. Esse tem mais de 800 páginas, e algumas gravuras, se vc pesquisar aqui ele vai ser o último que aparecer, e não tem nome na capa, caso queira saber qual é. Estava nessa dúvida por isso perguntei. Obrigado pela atenção.

Rafaela 26/07/2018minha estante
O que eu tenho é volume um e volume dois, por isso ele tem mais de mil páginas. O seu é volume único também?

Sir Arthur Conan Doyle 27/07/2018minha estante
Isso, o meu é volume único. Pelo que andei pesquisando, esses de dois volumes são bons, mas tem muita encheção de linguiça.

Ps: meu nome é outro aqui mas me chamo, Rafael. Ia vi uma, Rafaela, (no caso você) quis perguntar pra vc. Haha

Rafaela 27/07/2018minha estante
Ah sim. Legal rsrs

Rosangela Max 30/03/2022

Muito bom, mas não é o tipo de Clássico que aprecio.
Dom Quixote seria o paciente perfeito para o Alienista de Machado de Assis.
Nunca li sobre um personagem mais doido. É tanta loucura que chega a ser divertido ler sobre as aventuras desse homem , que acha que tem como missão de vida ?andar pelo mundo reparando afrontas e desfazendo agravos?, segundo sua própria definição.
Quem sofre com tudo isso é Sancho Pança que, intercalando entre momentos de sanidade e loucura, acaba se revelando tão ingênuo quanto seu amo.
Gostei do primeiro volume. Já quanto ao segundo, achei chatinho. Para esse, a leitura se arrastou.
Para quem curte ler clássicos, é o tipo de leitura obrigatória, mas não significa que temos que adorar. Gostei da experiência, mas não entrou para os meus favoritos.
Sempre que pretendo ler um Clássico, escolho com cuidado a tradução da obra.
Não sou nenhuma erudita, então dou preferência a traduções direta do idioma original e que sejam de fácil entendimento para que eu possa desfrutar, da melhor forma possível, a leitura. Afinal, não é porque é um clássico que deva ser ?sofrido?.
A edição da Ed. Penguin foi a escolha perfeita para isso. Clara, compreensível e sem comprometer a história.
Excelente trabalho de tradução de Ernani Ssó! Super recomendo esta edição!
Bruno Oliveira 30/03/2022minha estante
Então, quando eu enfim encarar esse catatau, vou procurar essa mesma edição! A Penguin sempre manda bem, né? :)

Alex 30/03/2022minha estante
Esse livro é desconcertante de tão louco. A primeira vez que tentei desisti. Anos depois li uma biografia do Cervantes, e depois veio Dom Quixote, então tudo fez sentido.

Rosangela Max 30/03/2022minha estante
Ler esta história é uma aventura que vale a pena. As edições da Penguin são simples, mas de muita qualidade. As traduções também são ótimas. ??

Pati 30/03/2022minha estante
Obrigada pelas indicações. Irei procurar esse para ler.

JurúMontalvao 06/04/2022minha estante
??
tbm curti bem mais o livro 1 e achei o livro 2 mais arrastado mesmo

Malu591 10/10/2023

Eu amo clássicos,mas Dom Quixote não entra nessa lista , é um clássico? É. Mas isso não significa que ele é bom
Imagina um livro de 1328 páginas onde fala de aventuras cansativas e repetitivas , uma linguagem requintada que muitas vezes te cansa , o livro da MUITO detalhe , não é só " a uma fofoca" passa uns 4 capítulos só CONTANDO ESSA FOFOCA que não vai significar NADA , ou quando Quixote escreve uma carta para seu amoe
Malu591 10/10/2023minha estante
Minha resenha bugou , deixa eu continuar: tipo ele escreve uma carta para seu amor , e MOSTRA A M3RD4 DA CARTA TODA. Isso irrita demais

KadidjaK 13/12/2023minha estante
Feliz por encontrar uma resenha que me identifico ?
Vejo todo mundo elogiando tanto e fico ??????

Malu591 13/12/2023minha estante
Sim mano @kadidjak , eu até fiquei com um pouco de medo de fazer essa resenha pq TODO MUNDO ELOGIA

KadidjaK 13/12/2023minha estante
Terminei o primeiro volume, e até agora me parece que foi 60% fofoca. Mais desventuras amorosas que aventuras do Quixote.

Malu591 13/12/2023minha estante
O 2° volume eu tava de saco cheio e li bem rápido pra acabar logo

Joao.Alessandre 03/10/2022

Dom Quixote e suas surpresas
Várias boas surpresas com Dom Quixote. Conhecia superficialmente a obra e tinha comigo o "pré conceito" de uma narrativa antiquada, difícil, rebuscada, quase inatingível, pertencendo a um passado longínquo e bárbaro. Contudo, foi uma leitura suave e engraçada em muitos momentos e extremamente reflexiva em outros. A tradução da Penguin é decisiva na palatabilidade (recomendo!). Dom Quixote e Sancho Pança foram surpreendentes companhias de nestas semanas. Já tô sentindo falta. Cinco estrelas!!
Cris 07/10/2022minha estante
Aê! Terminou ???. Vou repensar por conta das 5 estrelas rs.

Joao.Alessandre 08/10/2022minha estante
Oi Cris. Poderia dar uma nova chance. Essa dupla tá fazendo falta. Meu dia a dia tava mais leve na companhia deles. Kkk.

Cris 08/10/2022minha estante
Haahah vou colocar na lista novamente então rs.

Rubiane 10/10/2022minha estante
Sempre tive a impressão de que os clássicos tem uma linguagem rebuscada e cansativa de lê. Mas preciso mudar este olhar. Sempre tive curiosidade de ler este livro, mas agora com a sua descrição, vou ler sim.
Obrigado ?

Joao.Alessandre 10/10/2022minha estante
Olá Rubi. Tem sido muito gratificante essa imersão. É clichê falar que vc não saí o mesmo de uma obra como Dom Quixote mas é o sentimento predomina. Depois me fala suas impressões. Abraço e boas leituras!

Eu, Juno 04/09/2020minha estante
A edição que li tinha 1200 páginas, e eu odiei. Demos as mãos.

Carolina Zaghi 04/09/2020minha estante
Essa edição tinha 220 se não me engano e que tortura que foi!

Eu, Juno 05/09/2020minha estante
Nunca vou entender as pessoas que favoritam esse livro, não consigo

Rick Muniz 11/12/2017

Um sonho quixotesco
A Leitura de Dom Quixote foi uma das mais árduas leituras que já realizei nesse mundo literário, talvez pelo número extenso das páginas, talvez pelas notas remissivas ao final dos livros, mas enfim, valeu a pena...

Cervantes, autor do livro, é considerado ao lado de Shakespeare um dos maiores escritores, portanto, deve ser lido como um dos grandes... e ele realmente o é...

Dom Quixote tem a magia, leveza, graça... transporta o leitor a um outro tempo, é capaz de nos fazer perceber que a vida pode ser sim diferente, que é possível fazer da vida uma grande aventura, apesar das duras penas.

E Sancho Pança, que escudeiro leal, percorrendo os caminhos do amo com tanta diligência e zelo quanto possível a um homem, sempre permeando sua fala com vários bordões e ditos populares.

Enfim, a obra Dom Quixote é um mergulho na cultura espanhola, nos recantos da alma humana, um convite à aventura e um aviso de que não importa em qual lugar você esteja, sempre haverá uma aventura na próxima curva... aproveite a viagem!
Lineu 24/05/2018minha estante
Você gostou do livro e deu nota zero!

Rick Muniz 06/06/2018minha estante
Não dei nota zero...devo ter clicado errado! O livro é nota mil!

Lineu 08/06/2018minha estante
Hahaha ainda bem!