A Libélula No Âmbar

A Libélula No Âmbar Diana Gabaldon

Resenhas - A Libélula no Âmbar

Dilly 20/01/2021

Acompanhando a saga de Claire e Jamie Fraser nas Terras Altas da Escócia, vamos viajar pela França do séc XVIII e as dificuldades que o casal terá para conseguir evitar uma tragédia, mas nesse ínterim tendo que passar eles mesmos por uma perda que muitos não conseguiriam superar. Alegrias, descobertas, dramas e muito romance entre esse escocês lindo e sua amada Sassenach.
Edu 20/01/2021minha estante
AMOOOOO

Lari | @leiosonhando 04/11/2020

Um dos melhores livros da minha vida!
Falar sobre um dos livros mais legais que já li na vida é uma tarefa muito difícil!

A Libélula no Âmbar é o segundo livro da série Outlander publicada pela Arqueiro e que já foi produzida para TV pela Starz. Tem na Netflix gente!

Quando comecei a ler achei que tinha pulado algo do primeiro volume porque este livro não é uma continuação cronológica do primeiro e eu fiquei com cara de ué.

No início do livro nos deparamos com a Claire na meia idade, viúva de Jack e acompanhando sua filha adulta em uma viagem para Inverness. COMO ASSIM MINHA GENTE?

Elas viajam para o funeral do Reverendo, o do primeiro livro, e são recepcionadas pelo (lindo) filho adotivo dele e também historiador. Claire aproveitará esta viagem para investigar o destino de seus amigos das terras altas após a batalha de Culloden, e lógico o destino de Jamie.

Roger e Brianna não conseguem entender a fixação que a mãe tem pela história da escócia e pelo misterioso James Fraser, até ela se deparar com uma pintura em um museu, ao olhar para a pintura Brianna sente como se estivesse olhando no espelho, tamanha semelhança com a mulher retratada. Ao ser confrontada, Claire decide contar toda a verdade à sua filha.

Ao revelar sua viagem ao passado e a real paternidade à sua filha, Claire também nos conta a história que está na lacuna entre os dois livros, sobre a chegada dos Fraser à França, suas tramas na esperança de minar a Guerra de Charles Stuart e a batalha de Culloden. As descobertas histórias de Roger e Brianna tornam esta narrativa mais rica em detalhes e é possível ter uma imagem bem clara de tudo o que o casal enfrentou por seus ideais e sentir o tamanho do amor que Claire ainda sente por James Fraser.

Esta forma de escrita traz um suspense e mistério que fica impossível largar o livro, eu não conseguia parar de pensar sobre o assunto. São 945 páginas que nem percebemos ler, que faz nosso coração doer com a saudade que Claire sente de Jamie e nos angustia cada vez que ela não encontra o nome dele em algum dos documentos históricos que procuram.

A autora se supera ao fazer um segundo livro tão bom (senão melhor) que o primeiro, com um casal que possui um amor tão lindo que é impossível não se encantar por eles, costumeiras revelações bombásticas, muitos detalhes históricos que enriquecem a trama e um final de tirar o fôlego.

"– Eu a encontrarei – murmurou ele em meu ouvido.
– Eu prometo. Ainda que tenha que suportar duzentos anos de purgatório, duzentos anos sem você, esse será meu castigo, que eu mereci pelos meus crimes. Porque eu menti, matei e roubei; traí e quebrei a confiança. Mas há uma única coisa que deverá pesar a meu favor. Quando eu ficar diante de Deus, eu terei uma única coisa para contrabalançar o resto. Sua voz diminuiu, até quase se transformar num sussurro, e seus braços apertaram-me com mais força.
– Meu Deus, o Senhor me deu uma mulher especial e, Deus!, eu a amei demais."

site: https://leiosonhando.blogspot.com/2020/03/resenhaalibelulanoambaroutlander.html
Bruna 13/11/2020minha estante
Nossa eu tb fiquei perdida no começo hahahah

Giovanna.Zequim 30/09/2021

Arrastado demais
O primeiro eu li em umas 2 semanas, esse eu levei MESES. A história é muuuuito arrastada, tem longos capítulos sem nada de muito relevante. O que salva para mim são as introspecções da Claire e os diálogos em determinados momentos, que são de uma beleza ímpar e extremamente bem escritos.

Eu achei que iria parar nesse, porque não dou conta de passar meses com um livro parado, mas da forma que termina já comecei a ler o próximo hahaha
Julia Manjko 24/09/2022minha estante
Você gostou do 3 ??
Tive mais ou menos a mesma experiência que você e não sei se vale a pena continuar

Débora 08/07/2020

Emocionante, mas previsível
A trama em si do casal Claire e Jaime Fraser é emocionante, cheia de encontros e desencontros.

Contudo, este volume da saga, em alguns trechos acaba sendo cansativo e bem previsível.

Para quem já assistiu a série de TV, o livro não apresenta muitas novidades.
aline.almeida25 09/09/2020minha estante
Acho q é o meu preferido da saga ??

Natália 01/04/2021

Aaaa essa série!!!
É apaixonante! Claro que esse segundo livro os detalhes históricos tomam conta do enredo e por vezes é bem cansativo a leitura, porém você vai se envolvendo cada vez mais. Quando se trata de Jamie e Claire e seu laço de amor e ternura e sensualidade, nos faz querer ler cada vez mais...pelo menos esses trechos é claro!
Como assisti a série é muito mais fácil visualizar cenas e personagens, se tratando de uma série muito fiel as descrições físicas, isso mostra o sucesso que fez e que fez me interessar pela leitura desses livros tão grandes e longos!
Estou amando cada vez mais e não consigo parar de ler, já emendei a leitura no terceiro livro, pois já sei o que me aguarda.
apenas.sarah 01/04/2021minha estante
Ai que saudades dessa capa, agora a arqueiro só faz com a capa da série?
Te digo tranquilamente que nenhum dos outros livros supera o livro 1, sério

Patricia Lima 01/07/2019

A Libélula No Âmbar
Eu não gostei do livro e a série em geral me decepcionou bastante.

O grande problema é que eu comecei a série esperando um Fantasia, mas o livro não entrega isso, ele é um livro mais histórico sobre os fatos dessa época que a Claire acaba viajando.
E também tem muito foco no romance.

E nesse segundo livro ele até começou de uma forma bem interessante, que eu gostei, me deixou bem intrigada pra saber como que chegou naquilo, porém quando a narrativa volta ao normal depois dessa primeira parte o livro se tornou muito enrolado.

Tirando o início e o fim, o meio dele tem uma leitura muito desgastante, principalmente se você levar em conta que o livro tem quase 1000 páginas, eu não aguentava mais. Eu só não via a hora de terminar o livro e por pouco e não abandonei pela metade

O final dele até que é bom mas não foi o suficiente pra salvar a história pra mim e me deixar com vontade de ler os outros livros, infelizmente eu estou abandonando a série Outlander.

Uma coisa que me incomoda muito é que Outlander tem muitas cenas de estupro, e eu não gosto de ler essas cenas, eu não gosto também das cenas de sexo, e tem bastante, e eu também acabei não gostando do Jaime que é um personagem que muitas pessoas gostam.

Então Outlander não foi feito pra mim, eu não encontrei nada do que eu queria nesses dois livros, e não quero gastar meu tempo pensando que vou encontrar nos próximos, porque é uma série muito longa com livro grandes.
Maria.Alice 16/07/2019minha estante
Vc tem essa edição? Gostaria de vendê-lo?

Geovanna 19/01/2021

Incrível mas tem muita gente que achará cansativo
Mas uma das leituras iniciadas em 2020 e finalizada em 2021.
Para muitos esse livro será cansativo e chato em comparação ao primeiro ou a série. A autora retrata muito bem os acontecimentos históricos e políticos da época, e sim necesario pois é algo que os personagens querem interferir e parar. É a primeira coisa grande que Clarie pode ajudar com os seus conhecimentos do futuro e para muitos que não gostam desse lado, acharam o livro cansativo, eu discordo, acho que fica ainda mais fascinante e realista.

Esse livro trata o companheirismo do casamento dos protagonistas, lidando com o peso de saber as tragédias que viram, com o abuso sofrido pelo Jamie no livro anterior e é claro o medo e a perda. Acho que a escritora mostra isso muito bem.
Colocou os personagens com seus deifetos, uma coisa que a série corta, deixando os persongagens mais humanos, principlamente o Jamie que de estressa, fica frustado e etc.
Senti falta de saber mais sobre o Murtharg já que está sempre com os dois.
Adoro o Fergus e a relação com lallybroch!

É um livro intenso e recomendo ler com calma mas adoro o leve humor principlamente com a depilação e outras coisas.
themayreis 25/05/2021minha estante
Eu mesma, achei lentooo

May 30/08/2020

Assim como primeiro livro esse foi extremamente fluído pra ler, com muito mais política foi surpreendente com todas as suas reviravoltas.
Nesse livro aprendemos a amar mais Claire e Jaime, sofremos com eles do início ao fim, e quando eles sofrem perdas e depois se reencontram em si mesmos entendemos o poder de uma história bem escrita.
Me sinto inclinada a dizer que estou apaixonada pela forma com que Diana escreve, desde as cenas mais toscas as mais profundas, ela consegue nos prender e nos fazer desejar muito mais.
Claire é uma das protagonistas mais fortes que já li ela consegue manter afastado o medo por muito tempo mesmo quando medo parece ser a única forma de reagir, ela luta contra e tenta ao máximo pensar em uma saída, tanto que tenta salvar a Escócia da guerra que viria. Ela é incrível.
isalourenn 01/09/2020minha estante
Oi, qnts páginas veio nessa edição sua?

Fimbrethil Call 08/11/2017

Bom livro, uma aventura misturada com história de amor e ficção histórica, retratando personagens históricos com o bonnie prince Charlie, ou Charles Stuart.
Denis 03/03/2018minha estante
undefined

cotonho72 10/03/2017

Ótimo!
Nesse segundo livro a história se passa vinte anos depois, Claire Randall conseguiu manter todos esses anos o seu segredo, mas agora que retornou para a Escócia após a morte de Frank (ex-marido de Claire), ela resolve revelá-lo para a sua filha Brianna, contar sobre o seu nascimento e tudo que ocorreu nesse período, do amor inimaginável pelo guerreiro escocês a qual entregou seu coração, mas para isso precisa da ajuda de Roger Wakefiel, o filho adotivo do reverendo que ajudava Frank com suas pesquisas históricas.

Claire entrega uma lista de nomes que gostaria de saber se haviam sobrevivido à Revolução Jacobita de 1745, no campo de batalha de Culloden, Em suas pesquisas, Roger descobre que todos os nomes que estão na lista faziam parte do mesmo regimento comandado por James Fraser, porém o nome do capitão não consta na lista de Claire, assim Roger leva mãe e filha para o campo onde a trágica batalha aconteceu, eles localizam os túmulos de Jonathan Randall e do próprio capitão James Fraser, logo, diante da lápide Claire resolve revelar à filha toda a verdade sobre seu nascimento.
Durante esse processo de pesquisa, Claire narra alguns acontecimentos, onde a história volta para 1744, Claire e Jamie estão na França vivendo na corte do rei Louis e tentando impedir que Charles Stuart volte à Escócia para tomar o poder, acabando assim com os planos dos jacobitas.Eles querem evitar que a massacrante Batalha de Culloden ocorra.
A autora Diana Gabaldon consegue nesse segundo volume nos surpreender ainda mais, o enredo é incrível, as reviravoltas são constantes, somos também presenteados com novos personagens incríveis, como Mary Hawkins, Fergus, o boticário Raymond, madre Hidelgard, Alex Randall entre muitos outros que enriquecem ainda mais a história. Os personagens históricos que aparecem na história, como Charles Stuart e rei Louis são retratados de uma maneira muito convincente.
A leitura flui muito bem, apesar de alguns momentos diminuir o ritmo. Apesar da história ser extensa, é tão envolvente que nem percebemos seu tamanho. Em meio a batalhas, reviravoltas, segredos e revelações é dificil largar as páginas desse livro. A autora mescla ficção e história em um enredo muito bem desenvolvido e com um final que como sempre nos surpreende; livro mais do que recomendado.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br
GabsConatti 20/03/2017minha estante

Danilo Barbosa Escritor 17/06/2018

Como não me apaixonar?
Pessoas que não se encantam por essa série por achá-la intimidante, devido ao seu tamanho, digo-lhes neste exato instante: sejam incautos e viajem literalmente com essa trama!
Outlander é uma série para ser devorada, absorvida, respirada e amada, tanto em seu conteúdo dramático – e romântico –, quanto histórico. Diana Gabaldon, a cada palavra escrita, se mostra uma verdadeira contadora de histórias, tanto nas ficcionais quanto as reais. Juro que, se em algum momento da minha letiva eu tivesse uma professora como ela, que me levasse ao cerne do passado, me fazendo sentir até mesmo o cheiro de sangue e os gritos de dor no campo de batalha, os compartilhar das intrigas e fofocas da corte francesa, eu não acharia algumas aulas tão maçantes. #confessei
O segundo livro acompanha Claire, de volta ao seu tempo, tendo que lidar com as escolhas que fez, e volta até a França, no momento em que ela fugiu com Jamie (nosso ruivo
Luciana 12/07/2018minha estante
Verdade, o tamanho da série assusta, o preço dos livros então nem se fale, mas vale mto a pena msm.

Perdição Literária 28/05/2018

O melhor romance da vida!
O segundo livro é igualmente denso, mas eu não consegui parar de ler! Mais uma vez, eu me impressionei com a capacidade da autora de relatar fatos e descrever contextos, lugares, personagens, situações, pensamentos. Meu Deus, essa autora é brilhante! Repito: brilhante!! A estória é espetacular, em muitos aspectos! Mesmo com a densidade de informações que o livro traz e, apesar da minha habitual impaciência para leituras pesadas e extremamente descritivas, eu li com bastante concentração e dedicação cada linha dessa maravilhosa trama, que me envolve profundamente em um nível preocupante (hahahaha). E me senti especialmente aliviada pelo desfecho deste livro. Nem preciso dizer que vou começar imediatamente a ler o próximo livro da série, IMEDIATAMENTE. Não posso mais viver sem saber sobre Jamie e Claire.
Luciana 12/07/2018minha estante
Pensei exatamente isso qdo terminei o primeiro, como viver sem esses dois?

Casa da mãe Joana 28/05/2018

Calhamaço, que nada!
Esse volume tinha tanta história, detalhes não contados na série, que acabou sendo meu favorito (até agora). Já no início sabemos que Claire voltou, sofremos a perda de Jamie junto com ela.
Luciana 12/07/2018minha estante
Favorito? Estava achando meio parado, mas se vc gostou tanto vou continuar e ver se melhora.

ELB 16/03/2015

Every Little Book
Esse é o segundo livro da série Outlander, a resenha do primeiro pode ser encontrada aqui. Essa resenha pode apresentar alguns spoilers do primeiro livro, só avisando rsrsrsrs...

O primeiro livro termina com Claire grávida e decidida a impedir o último levante jacobita que arrasou com a Escócia e com o modo Highlander de viver. Por causa desse fim, admito que fiquei confusa com o começo do segundo livro. Ele começa com Claire e sua filha Brianna visitando Roger Wakefield, o filho adotivo do Reverendo Wakefield, com um pedido, que ele pesquise e descubra o que aconteceu com alguns homens após a batalha de Culloden. Durante toda a primeira parte do livro nos perguntamos o que Claire está fazendo no presente, e conforme Roger vai pesquisando percebe que na maioria dos registros dos homens que estão na lista de Claire existe a menção a um certo capitão James Fraser e ele pergunta a ela porque o nome dele não esta na lista, é nesse momento que Claire parte o nosso coração e diz:

"Não o coloquei na lista porque eu já sabia o que tinha acontecido com ele.
Jamie Fraser morreu em Culloden."

Após essa revelação, alguns dias depois Claire revela a sua filha Brianna e a Roger a verdadeira história. Ela conta toda a historia do primeiro livro rapidamente e então começa um relato de como ela e Jamie foram para a França em uma tentativa de impedir a revolução.

Como eu posso começar a explicar o que esse livro me fez sentir? Confesso que dificilmente me emociono quando leio, tem que ser algo realmente forte para fazer isso mas esse livro conseguiu. O jeito como você se apega aos personagens e se envolve pela história é surreal, pouquíssimos livros conseguem fazer isso. E eu preciso dizer que a cada livro o Jamie vai ficando mais fofo e mais apaixonante rsrsrsrs, eu adorei um monte de quotes e ficaria um post realmente longo se eu colocasse todas então eu vou colocar aqui a minha favorita:

" - O que foi, meu amor?- sussurrei -Jamie, eu o amo muito.
- Eu sei. - disse ele serenamente - Eu realmente sei, querida.
Deixe que eu lhe diga em seu sono o quanto eu a amo.
Porque as palavras que lhe digo quando está acordada são sempre as mesmas,
não são suficientes. Enquanto você dormir em meus braços,
posso dizer-lhe coisas que soariam tolas e loucas,
e seus sonhos entenderão a verdade nelas. Volte a dormir, mo duinne. "

Tem como não amar esse homem? Geralmente quando gostamos bastante do primeiro livro de uma serie nos sentimos meio desapontados com o segundo e muitas vezes a cada livro que passa vamos nos sentindo mais e mais desanimados. Mas com esse livro não me senti assim, ouso dizer que gostei mais desse do que do primeiro. Quando eu comprei os dois livros meu primeiro pensamento foi: " Que tipo de história que se divide em 8 livros precisa de tantas páginas? Impossível que isso não se torne cansativo!", confesso que durante toda a leitura esperava que ficasse cansativo, esperava perder o interesse mas não aconteceu, pelo contrario, a cada página a história só ficava mais emocionante e melhor. A serie Outlander me conquistou, com toda certeza está entre as minhas favoritas e Diana Gabaldon entrou para minha lista de melhores autoras. Agora teremos que esperar pelos lançamentos dos próximos livros aqui no Brasil e por mais episódios da serie de Tv, e devo dizer que essa espera será angustiante rsrs.

Resenha feita pela Gabriela. Confira mais no blog!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/03/resenha-libelula-no-ambar-diana-gabaldon.html
Andréia Karoline 05/06/2015minha estante
Amo amo amo!!!