O Livro dos Manuais

O Livro dos Manuais Paulo Coelho

Resenhas - O Livro dos Manuais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jaciane.Jackes 26/08/2016

Amei a primeira vez que li mas odie a questão que abrange questões de tal forma dei mas chances mas não foi aquela paixão da novidade que vc le muda se prestar atenção .

Soliguetti 21/01/2016

Um pequeno baú do tesouro
Por muito tempo este livro ficou na minha estante. Eu olhava para ele e pensava "ah, é um livro tão pequeno e sobre manuais, deve ser bastante chato". Já diz o ditado para não julgarmos um livro pela capa. E hoje, eu aprendi, também não pela sua grossura.

É surpreendente como um livro tão pequeno (111 páginas) pode conter dentro de si ensinamentos tão valiosos. Alguns trechos de alguns manuais me tocaram profundamente, e me senti impelido a chorar. Por incontáveis vezes senti um calafrio enquanto lia algumas palavras e percebia o quão verdadeiras elas eram.

O livro trata de diversos pequenos manuais, diferentes daqueles que conhecemos. Dentre eles, estão manuais sobre carreira profissional e relacionamentos amorosos, além de manuais para encarar a própria vida. Um deles (o meu favorito) é intitulado "Manual para viajar de verdade, e não apenas contar para os amigos que conhece outros países".

O livro é meio que exclusivo, aparentemente não se encontra à venda, e eu nem sei ao certo como ele foi parar na minha estante. Atrás dele, está escrito: "Este livro é um presente único e exclusivo, escrito especialmente para você pelo mais universal dos escritores: Paulo Coelho". Me senti, realmente, presenteado. Este livro, pelo qual eu não dava nada, realmente foi uma das melhores coisas que já li.

Sem dúvidas trata-se de um pequeno baú do tesouro, cheio de preciosidades e ensinamentos importantes dentro de si - um livro que, por si só, prova que aparências e primeiras impressões podem enganar.

JehRelogi 20/12/2015

Uma de mistura crítica, reflexões e bom humor
Faz um tempo que eu comprei esse livro do Paulo Coelho e o deixei por uns dois anos na estante só pegando pó, até que mês passado decidi que o leria, já que eu queria muito algo curto e rápido, apenas para fechar o mês.

Assim que finalizei o livro fiquei com apenas um pensamento na minha cabeça, batucando sem parar. Por que eu demorei tanto para o abrir?

Primeiramente eu gostaria de avisar que esse livro foi disponibilizado em alguns shoppings do Brasil como uma cortesia para quem comprasse até determinado valor, sendo um presente de Natal de 2008. Por este motivo, acredito que a única forma de o adquirir nesta versão seja nos Sebos, assim como eu fiz com o meu.

O Livro dos Manuais é uma reunião de diversos temas dispostos em tópicos, alguns são divertidos e outros abordam temas mais profundos, que refletem o autoconhecimento. Ao todo são 16 capítulos que vão desde os motivos para uma mulher amar um homem, até o caminho da busca espiritual.

Segundo o autor, ele sempre teve o gosto por manuais e aos poucos começou a elaborar os próprios, sendo de início apenas um passatempo até que lhe foi solicitado um texto. Neste momento decidiu reunir o que já vinha escrevendo para publicar no formato de um livro. Vários dos tópicos foram escritos com base em outros textos e manuais, os quais tem a origem indicada logo abaixo do título do capítulo. E o autor finaliza com uma sugestão: para escrevermos nossos próprios manuais.

O manual que eu mais gostei, foi com toda a certeza o primeiro: Convenção dos Feridos por Amor. Achei super criativos os tópicos elaborados e muito condizentes com o que as pessoas passam quando se deparam com o sentimento “amor”.

Mais para o final do livro, nos deparamos com manuais que relembram alguns livros que o Paulo Coelho escreveu, uma vez que abordam temas complexos como filosofia de vida, espiritualidade e a sociedade (aqui vemos uma crítica ao comportamento que a sociedade espera que tenhamos).

Portanto, o livro é uma de mistura crítica, reflexões e bom humor, que são descritos de forma tão simples e discreta que mal percebemos se a leitura for feita desatenta, mas se bem aproveitado, pode servir para boas reflexões.

Quanto a diagramação, o livro é muito bonito. As folhas são grossas e cada início de capítulo possui uma ilustração que reflete o que será abordado nos tópicos.

OBS.: Encontrei a versão dele em eBook no site da Livraria Cultura e da Amazon, mas com uma capa nova.

Fotos do livro no blog.

site: www.garimpeiradelivros@blogspot.com

Plautzh 11/09/2015

Sucinto, mas não menos importante
O Livro dos Manuais é uma coletânea de tópicos que podem guiar sua vida. Me parece que foi feito para se ler em doses homeopáticas, porém não há contra indicações se for consumido em dose única. É de leitura leve, mas não tira a capacidade de nos fazer refletir sobre os 16 temas abordados. É bom tê-lo sempre a disposição.

TatianaTati 04/02/2015

Leitura leve, belo livro
Ganhei esse livro em uma promoção de shopping no Natal de 2008 (acho que foi assim com todo mundo)... e só fui lê-lo sete anos depois.
São lições sutis para o cotidiano, uma pincelada de humor em algumas passagens, e boas doses de reflexão e autocrítica. Enfim, texto leve, sem grandes expectativas. A diagramação, as ilustrações e as cores estão muito bem trabalhadas, realmente é um presente.
O "manual para subir montanhas" é meu favorito, porque se encaixa perfeitamente em uma interpretação literal ou metafórica (esta, sem dúvida, a mais rica e proveitosa!).

(obs: é, eu notei que ele não escreve o 13... fala sério, rs.)

Fernnanda.Stumbo 24/11/2013

Este livro foi promoção de um shopping, que quem gastasse mais de tanto em compras, o ganhava! O livro é do Paulo Coelho, e ele escreve vários manuais sobre infinitas coisas. O livro é legal, mas é muito curto, eu li em quarenta minutos e uns quebrados! E tipo que, é livro sem enredo, sabem? São apenas manuais do início ao fim! Porém, alguns válidos e divertidos...

Bia 10/01/2011

Vale a pena ler de novo
Foi muito divertido ler esse livro. É um daqueles que eu releio sempre que posso (ele é bem fininho, dá pra ler tranquilamente numa tarde).
Paulo Coelho acertou em cheio quando escreveu esse livro.
Gosto muito da parte sobre o amor.

Luiza3302 21/07/2010

De graça...
Ganhei esse livro numa promoção de compras de Natal no Norteshopping (RJ).
Ainda bem que foi de graça, não é um livro ruim... Mas eu não gastaria meu dinheiro com ele.

Algumas mensagens são boas...
Outras nem tanto!

Ocelo.Moreira 06/05/2010

Mensagens são para ser refletidas e vividas.
É um livro para ser lido aos poucos e também de uma vez só.Porque ele é simple e gostoso de ser ler.É também uma lição de vida.Em poucas horas ele pode ser lido,eu por exemplo,o li em menos de 2 horas.
Suas mensagens são para ser refletidas e vividas.

Lodir 15/03/2010

Para refletir
Assim como "Ser Como o Rio Que Flui", este é um livro de Paulo Coelho para se refletir sobre diversos aspectos da vida e da sociedade, e não um romance, como é quase toda a sua obra. É uma união de textos do Paulo, todos em formas de "manuais", ou seja, passando sua sabedoria em tópicos. Sem dúvida é uma leitura excelênte, até para conhecer melhor o autor e sua história de vida. O livro é curtíssimo, tendo apenas 111 páginas, e poderia ser maior. Lí ele muito rapidamente, mas parei em diversas páginas para pensar sobre o tema que o Paulo trazia. Muito do que está escrito alí são verdades, e algumas vezes nos chocam pela realidade, como o capítulo "Manual para ser aceito na sociedade como uma pessoa normal". Adorei essa parte, principalmente quando ele fala em "acreditar que a sua religião é dona da verdade absoluta". São pensamentos como esse que nos identificam com o livro e trazem o texto para a nossa vida. No entanto, como já disseram aí em baixo, algumas partes parecem correntes de e-mail (e o próprio autor cita a internet como inspiração no livro), mas mesmo assim essas partes não deixam de ser interessantes e divertidas.

Recomendo muito esse livro, entao o leia, se você achar. É uma pena que ele tenha sido lançado apenas como brinde em uma revista (ainda mais na Caras) e não seja vendido em livrarias. Muitas pessoas vão perder a oportunidade de ler esta boa obra.
Laly 26/11/2012minha estante
Recomendo!
Um livro bem humorado com dicas valiosas sobre várias questões ,uma delas , na minha opinião a melhor ,é a parte sobre o porquê de homens amarem as mulheres e vice-versa.

fabianom 25/05/2009

É um livro curto, despretensioso, feito por muitas mãos. Alguns trechos parecem aqueles textos chatos de corrente de email, mas outros são interessantes para quem está aberto a eles. Não sei se eu estava.

raposinha 14/01/2009

a união do útil ao agradável
se você quer reaprender algumas coisas as quais ainda não deram cero em sua vida,este livro(ou pequeno manual).é "batata".mas o melhor de tudo´são os capítulos relacionados às coisas que o homem ainda não aprendeu a fazer(e nisso nós,mulheres,damos aula).uma leitura muito prazerosa.

Elis 13/01/2009

Não acredito.....
Imaginem minha felicidade depois de ter gastado altos valores eu e minha família no shopping, para comprar os presentes dos amigos secretos e descobrir que ganhamos um livro. E olha que livro, divertidissímo, fala sobre o porque as mulheres gostam dos homens, e porque os homens gostam das mulheres, fala sobre um decreto para as pessoas atingidas pelo amor, que para mim foi o melhor, e muitas outras coisas. Fala sobre o guerreiro da luz e etc...adorei mesmo,porém ter que gastar acima de R$250,00 para ganhar o livro achei sacanagem, poderia ser acima de R$50,00 um livro por comprador para que assim mais pessoas pudessem ter acesso a ele, afinal eles diviam incentivar a leitura e o livro faz as pessoas pensarem sobre os seus conseitos,sua vida, ele passa uma mensagem que todos deviriam ler, não só os que gastam mais. E como assim não se encontra o livro pra vender em lugar nenhum só nos shopping que colaboraram. Quer dizer que quem ganha pouco e poupa para ter no próximo mês ficará sem uma leitura interessante dessa. Será que as pessoas só pensam em ganhar e não no futuro do nosso país.
Imaginem uma pessoa que tem condições de gastar e ganha o livro,porem nem se interesse por leitura. Então uma pessoa que batalha e adora ler e passar o conhecimento, olha e conta o dinheiro que sobrou para presentear entes queridos apenas com coisas baratinhas porem de coração e não vai ganhar o grande brinde, que injustiça.....mas as grandes impresas vivem as nossas custas e nós não podemos fazer nada. Se eu tivesse dinheiro eu daria um jeito de esse livro chegar as pessoas que realmente querem le-lo como eu quiz. Fica aqui meu obrigado,minha crítica,minha tristeza e minha esperança num futuro melhor nesse novo ano que se reinicia. Bjus Elis....
John 14/01/2014minha estante
Ótima observação! Vamos ver se com o vale cultura as pessoas se incentivem um pouco mais a ler (oque eu acho bem difícil) e a desligar a tv.

1 | 2 | 3 | 4 | 5