Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Hudson 14/03/2021

Grata surpresa da literatura brasileira
Sabe quando a gente não espera nada de um livro, (ou de qualquer coisa na verdade)?
Assim ocorreu com essa obra. Peguei num sebo, às pressas, pois tinha um compromisso e já estava lá há um bom tempo. O nome Álvares de Azevedo não me era estranho, lembrei das aulas de literatura que tive na graduação em letras (que tive de trancar). É fato que li pouca coisa da nossa literatura, o que pretendo reverter o quanto antes, e esse livro foi um bom pontapé para isso. Trata-se de contos bem ao estilo Edgar Alan Poe, carregado de referências, mas com grande dose de originalidade, entre o romantismo e o horror/terror. O livro não me soou brasileiro, inclusive, não digo isso por achar bom ou ruim. O que importa é que a leitura foi muito prazerosa, daquelas que a gente sente pesar quando acaba. Os contos vem dos relatos de cinco amigos bebendo em uma taverna, e em cada capítulo eles vão contando as suas histórias mais escabrosas. Tudo de mais pesado você encontra ali. Morte, canibalismo, necrofilia, incesto, e toda sorte de "imoralidades", vamos dizer assim, e há também algumas incursões filosóficas. Surpreendente também, pelo fato de o autor ter morrido com apenas 20 anos, e ter escrito desse jeito. Pesquisando depois vi que é uma das grandes referências da literatura brasileira e pra mim foi uma ótima descoberta, quase sem querer.
thecia 14/03/2021minha estante
já adicionei na minha lista! quero muito ler Álvares de Azevedo

Hudson 14/03/2021minha estante
Opa! Que legal! Eu adorei a experiência. Depois me diz o que achou. ?

Hudson 14/03/2021minha estante
Eu li uma resenha aqui no skoob, de um cara que não gostou do livro. Mas eu adorei. ?

thecia 14/03/2021minha estante
ai espero que eu goste! estou me apegando a literatura nacional

Hudson 14/03/2021minha estante
Tô querendo ler mais dos brasileiros tbm. ?

jordanpessanha1 15/03/2021minha estante
Nossa adorei sua resenha! E como estou lendo e curtindo bastante os contos de Edgar Allan Poe essa pode ser uma ótima experiência com literatura nacional, a qual eu li quase nada até hoje.

Hudson 15/03/2021minha estante
Valeu meu caro. Essa atmosfera de terror é muito envolvente, eles sabem criam um clima, o que me agrada bastante.

jordanpessanha1 15/03/2021minha estante
Verdade mano. Eu tô surpreso por estar gostando bastante de terror na literatura, pois eu sempre tive aversão em filmes e séries (como você bem sabe rs)

Hudson 16/03/2021minha estante
???? cuidado com os fantasmas.

jordanpessanha1 16/03/2021minha estante
KKKKK irei tomar cuidado. Já consegui esse livro em mobi, vou ler após terminar os contos do Edgar Allan Poe, até pra manter a vibe.

Dear.Manoel.Neto 21/11/2020

Contos confusos e desinteressantes
Pode até ter um início legal, uma ideia diferente, mas infelizmente a narração super parada, nem se quer se diferenciando entre cada conto, alguns confusos, outros chatos, quase sempre envolvendo algo sexual, não esperava nada e recebi menos.
Rhaua.SOUZA 09/03/2021minha estante
Se trata da 2° Geração do Romantismo. O autor é um repesentante da literatura Byroniana. É uma beleza de livro, quando você conhece a escola literaria, você entende. Esse livro é fascinate e eu respeito sua "critica".

Dear.Manoel.Neto 09/03/2021minha estante
Oi RhauA, eu li este livro sem saber nenhum contexto por trás, fazia parte de um desafio com um grupo de amigos, foi apenas uma opinião sincera sobre o que senti quando li, apenas não é uma obra feita pra mim.

Tuts 06/04/2021minha estante
Esse livro não tem nada de fascinante,só é ruim msm

Dear.Manoel.Neto 08/04/2021minha estante

Não concordo. Mas respeito. Tmj

Dear.Manoel.Neto 05/09/2021minha estante
É sobre isso mano

Lucas 10/05/2022minha estante
Eu gosto dos contos, mas senti falta de uma ligação maior no enredo maior. A conversa dos amigos na taverna não chega a lugar nenhum, bem, até tem um desfecho, mas poderia explorar mais a personalidade dos personagens e as relações entre eles. Eu gostei, o tipo de leitura rápida que se faz quando se quer passar o tempo, mas não é nada fantastico.

mafer_lucena 16/09/2022

o que foi esse livro?
Rezumão pro cês:
Os cara tão tri beudo contando as histórias do passado deles com as muié, e meu deus é uma história pior que a outra. É um choque atrás do outro!!
Os narradores vão alternando de acordo com os personagens, o que eu particularmente achei muito maneiro.
Enfim, a gente começa com Bertram que fala das três mulheres do seu passado; a primeira mata o marido e o próprio filho só pra ficar com o cara, a outra é vendida num jogo de apostas por ele e a última ele mata e come a sua carne pra sobreviver (muito saudável emm).
Aí vamo ter mais um monte de cara contando umas histórias macabras de morte, necrofilia, estupro, traição uns par de coisas bizarras, e sinceramente eu acho que é tudo invenção desse povo, deve ser um bando de virjola criando essas histórias malucas. Mas gente do céu! O tanto de cara que cobiça a mulher do amiguinho nesse livro não tá escritoo.

Conclusão: livro louco porém daora. Recomendo turminha!!!
EU VIVI PRA LER UMA RESENHA SUAAA

Mei` 17/09/2022minha estante
Kskskskskskkkkk virjola foi de fdkkkkkk

Mei` 17/09/2022minha estante
E você lendo isso com 10 anos achando super lite???"tem briga, tem traição, tem prostituição e muitas coisas mais"

mafer_lucena 17/09/2022minha estante
ksjsjsksksksjsjsksksk só coisa saudável

mafer_lucena 17/09/2022minha estante
num sei fazer resenha perdão seguimora skksksksksk

Henrique 19/09/2022minha estante
Você me disse que isso era um livro infantil !!!?? ??

mafer_lucena 19/09/2022minha estante
eu li na infância ??

mpettrus 24/12/2022

O Amor Gótico Destrutivo Azevediano
??Noite na Taverna? é uma antologia de contos do autor ultrarromântico brasileiro Álvares de Azevedo, também, a exemplo de ?Lira dos Vinte Anos? (já resenhado aqui por mim), foi publicado postumamente em 1855, três anos após a sua morte. Embora seja um livro de contos, seus capítulos estão interligados como em um romance. Possui um ritmo frenético, rápida de ler e com uma estética gótica muito marcante. Possuindo essa dinâmica rápida modelada para provocar choque no leitor, os contos têm a presença de temas imorais como orgias, necrofilia, relações incestuosas e adultérios violentos.

Geograficamente, a história se passa em lugar não definido, ao contrário do ambiente que é em uma taverna, daquelas clássicas em que temos uma taverneira servindo bebidas aos seus clientes, que podem ser de aventureiros até amantes que vão lá para se embebedar até desfalecer. Vários amigos se reúnem em um encontro regado a muita bebida e são desafiados a contar uma história que aconteceu em suas vidas. O narrador é onisciente e o livro é composto de sete partes, com cinco contos interligados.

? A primeira estória é de Solfieri e confesso que fiquei boquiaberto com o talento do autor em descrever uma jovem cataléptica de maneira tão angustiante e, por vezes, amedrontadora me fazendo sentir calafrios. Cheguei a sentir simpatia pelo narrador, que é um personagem interessante e que verbaliza suas emoções sem medo de se expressar. Porém, no decorrer da leitura, um grande Plot Twist me é revelado, e tal não foi a minha surpresa ante a revelação. E toda a perspectiva que eu tinha do livro mudou num giro completo de 360º completos. E mudou positivamente.

?Esse livro é primordialmente belo e legitimamente grotesco me confundindo, mas sobretudo, me fascinando. Aqui, o autor conseguiu desenvolver uma unidade mítica de dores e paixões profundas com as histórias de suas personagens masculinas como Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann. Entretanto, são as personagens femininas que me marcaram: a cataléptica, Ângela, Nauza, Eleonora e Giórgia. Essas personagens unem o grotesco e o sublime, compondo assim a binômia azevediana.

?A personagem Giórgia é carregada de metáfora e tem um dos desfechos mais surpreendente desses contos. Como uma personagem da escola literária do romantismo, ela representa o inverno e a primavera cheia de sonhos. Ela é a andorinha moribunda. O que me deixou estarrecido é que a personagem, ao invés de entregar-se e morrer de desgosto como é próprio da escola romântica, ela volta e vinga-se, sem entregar-se ao discurso amoroso, decidindo o futuro do amante matando-o, como faria uma sacerdotisa ante a infidelidade do seu amante. Eu me perguntei se o autor era ultrarromântico ou era pertencente a escola do realismo, e digo mais, do realismo-naturalismo, porque em uma primeira leitura, os contos não parecem conter as características do romantismo. Mas na realidade elas contém e bastante, como o apego a morte, a evasão da realidade, os sonhos e o pessimismo.

? Nos contos, cada uma das personagens femininas leva os narradores a uma vida de perdições e angústias, vivem amores fora dos padrões sociais tido como normais e habitualmente cristãos, desafiando o que seria a ordem vigente. Especialmente, esse aspecto transgressor, que se guia pelo afeto, caracterizando o gótico e o grotesco. Eu relacionei isso muito com a presença das prostitutas, consideradas objetos de um prazer desprezível e momentâneo. A idealização da mulher não está na pureza, na inocência ou qualquer outra virtude, mas sim na devassidão.

Pude perceber na leitura que as narrativas dos contos se apoiam na vertente gótica do romantismo. Logo, notei uma série de elementos pagãos, símbolos da natureza e da contravenção romântica, além de cristãos, como a necessidade de encontrar a plenitude. Porém, paradoxalmente a esse objetivo, os narradores estão imersos não somente numa melancolia devastadora, mas acometidos por um efeito que só o reviver da memória pode causar: o sangrar cadenciado das feridas mal cicatrizadas. Os homens dos contos me pareceram jogados num fundo de um poço, metaforizado em fastio, desastre e a não consumação da plenitude, questionando as origens da transitoriedade de suas vidas.

?A leitura desse livro do Azevedo me mostrou uma perspectiva diferente do seu livro anterior que eu li, o famoso ?Lira dos Vinte Anos?. Aqui a prosa azevediana trouxe algo incomum na literatura romântica, que reside na sua abordagem do amor. O amor não romântico, mas o amor erótico, cheio de desvios, não necessariamente fechados nos moldes divinos, mas o amor expressado, verbalizado pelo e através do corpo, por meio do corpo, num processo de canalização constante. O amor azevediano é destrutivo e sua validade encontra-se na dor, pois é gótico, ou seja, obscuro e desregrado.

? O amor gótico azevediano é uma pulsão de vida ou de morte, diante da destruição mediante a mal-sucedida transformação de suas vidas, porque ela, a amante se vai e ele, que sobrevive, para nos contar depois, cai em desgraça, histerias e neuroses, em deturpações afetivas que carrega pelo resto da vida. Logo, a desgraça dos homens é ficar diante da doença amorosa mais explícita: o amor que é dado como cura, ao ser tirado, torna-se doença. Que ideia genial do Azevedo contar estórias de terror para falar sobre o amor, o terror dos homens do seu tempo, do mal do século. Extraordinário!
Nilsonln 24/12/2022minha estante
Vou ler com certeza. Excelente resenha, obrigado por compartilhar.

Regis 25/12/2022minha estante
Esse livro está na minha lista para o próximo ano e sua resenha me deixou muito curiosa para fazer essa leitura.
Ótima resenha, intensa e profunda. Parabéns pela análise! ???? ?

mpettrus 25/12/2022minha estante
Obrigado pelo feedback, Nilson!!! Diferentemente de ?Lira dos Vinte Anos?, essa obra do Álvares de Azevedo é em prosa e super recomendo a leitura ? ??

mpettrus 25/12/2022minha estante
Obrigado pelo feedback, Regis!!! Que bom que minha resenha te impulsionou a querer mais ainda esse livro do Azevedo que é incrível ?

isaak_gd5 03/01/2023minha estante
eu gostei bastante desse quando li ?

Aline Stechitti 12/07/2013

Bêbados reunidos contando suas histórias... Hmmm...
Alvares De Azevedo - 96 páginas - L&PM

Antes de ler esse livro, eu quis pesquisar sobre ele (coisa que geralmente eu sempre faço) e descobri algumas coisinhas que me fizeram acreditar que essa iria ser uma leitura difícil de ser feita, mas nem liguei isso ao fato de ter uma linguagem bem poética e por vezes, complicada, mas mais por seu conteúdo pesado, que incluía, entre outras coisas, incesto, necrofilia e assassinato.

Bem... A verdade, a verdade meeeesmo... (rs) Foi que eu achei o livro lindo! É achei lindo, mesmo ele sendo bizarro.

A delicadeza das palavras, as citações e a forma poética como é contada é muito bonita. Também não achei uma história assim tão pesada. Talvez eu já esteja acostumada a ler histórias e assistir filmes desse tipo e não tenha visto nada "Oh! Isso é o fim!". Não, não achei.
A descrição doce de uma atrocidade é algo de louco! Fica, apesar de inquietante, uma obra de arte por causa da delicadeza e do talento do escritor. Noite na taverna me lembrou Bocage falando de um bosque acomodado a ternos crimes. Fala sério, esses poetas são demais!

No livro não dá p saber se as histórias são reais ou imaginárias já que os seus locutores estão caindo de bêbados, mas p mim, isso tornou o livro ainda muito melhor.

Eu acredito que na época em que foram publicadas, essas histórias devem ter feito um reboliço louco, mas hoje em dia poucas pessoas vão se assustar, ainda mais se já souberem do que se trata a leitura. Claro, que nem todo mundo é fã do "MACAAABRO", mas hehe, é uma leitura muito legal gente, apesar de exigir atenção às palavras, pois algumas são difíceis.

Enfim, eu recomendo a todos que gostam de histórias bizarras, inquietantes, rápidas, poéticas e sombrias. É um livro pequeno, tem menos de 100 páginas e com certeza é uma das obras mais interessantes da nossa literatura.

site: http://alinestechitti.blogspot.com.br/
Aline 10/09/2013minha estante
Também achei um livro de historias bizarras.

Karina Morais 19/12/2013minha estante
Amei a sua resenha, transmitiu o mesmo que eu senti ao ler o livro. Parabéns.

Bárbara Masu 04/03/2015minha estante
Li o livro há mais de 15 anos, quando ainda estava no ensino médio, e na época tive a mesma impressão que a tua! Realmente, foi um livro que me marcou muito, um dos clássicos de que mais gostei dentre vários que li na época. Lembro que fiquei com muita raiva de ele ter morrido tão jovem, se não me falha a memória com 26 ou 28 anos... mas o mais engraçado é que, lendo os comentários me assustei: não lembrava dos temas abordados! Acho que vou ter de reler...

Andre.Farias 04/10/2018minha estante
Livro único, tenho e gostei muito quando li. Azevedo morreu aos 20 anos.

Carina 15/03/2020

Resenha: Uma Noite na Taverna, histórias de amor e morte
Nunca se sabe o que pode acontecer numa noite de bar

Uma sexta-feira normal envolve ir com os amigos no bar, beber álcool e contar histórias longas de musas apaixonantes. Álvares de Azevedo como bom universitário também teve os seus momentos de libertinagem com os colegas da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ao qual nunca se formou por morrer aos 20 anos de tuberculose. Entretanto, deixou um legado de poemas e romances que marcaram a história e a literatura, conhecida como movimento Ultrarromântico.

Esse movimento marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e a idealização da mulher são características presentes no livro Uma Noite na Taverna. Nele cinco homens se encontram numa taverna para se encherem de vinho e começam a noite discutindo sobre o espiritualizamo e o materialismo com linguagem poética, presente em todo o livro, e filosófica até as suas histórias macabras de erotismo transforma-se no assunto principal da noite.

Todos os contos dos narradores envolve os pecados da carne, como brigas, orgias e cadáveres, e as suas consequências. Solfieri prática necrofilia com uma garota quase morta, Bertram tenta ganhar como melhor contador de histórias da noite narrando três contos de sua vida, o amor pela Ângela, a venda da filha de um velho e o adultério com a mulher do capitão, que o salvou. Ele ainda no final de seu capítulo compartilha o seu ato de canibalismo do samaritano e da sua esposa.

Após o trio de desastres de seu amigo, Gennaro compartilha uma lembrança da sua juventude quando era aprendiz de um pintor e viveu um trio amoroso entre ele, a filha e a conjugue do mestre. Essa tragedia se relaciona ao amor platônica sentido da menina pelo jovem, que estava apaixonado pela mulher mais velha. Logo depois foi Claudius Hermann, com a sua paixão a primeira vista pela duquesa Eleodora, uma mulher muito bonita casada com o duque Maffio, a quem ele não poderia ter e se satisfazia o seu desejo a drogando para estrupa-la a noite até um dia o ato não ser mais o suficiente e a sequestrou.

Por último representando o gosto dos homens dessa mesa da taverna de participar de jogos de azar, como Johann, que perdeu e ficou furioso acabando por desafiar o vencedor a uma batalha de vida ou morte. Logo, a sorte virou para ele ao sobreviver e encontrar no bolso do morto um endereço para ver uma mulher, que deitou-se com ela e depois ganhou outro duelo naquela noite. Ele descobriu que ela era a sua irmã e o seu segundo assassinato havia sido o seu irmão.

Essa leitura é bem indicada e o final não será revelado nessa resenha.

Nesse livro também pertencente a literatura gótica, o autor mostra o pior do homem em cada personagem capaz de amores avassaladores e expor os piores pecados e calunias da vida. Assim caracterizando o ambiente da taverna, escuro e sombrio, onde se expõe os piores pecados e calunias da vida. Esse lugar não seria nada mais ou nada menos do que um limbo para se confessar por meio da bebida, fumo e algazarra os erros do passado. Logo, cada um dos integrantes da mesa apenas está naquele momento se condenando prontos para entrar no Inferno de Dante.

Cada um daqueles homens reconhece os crimes que cometeram contra as pessoas a sua volta, mas os utilizam como forma de entretenimento. Esses cinco homens mostram que por meio da desgraça do próximo surgem as melhores histórias, a qual a visão individualista de satisfação se sobrepõe para realizar a própria vontade a cima de todas as outras.

Contudo o livro não representa apenas uma grande herança literária e uma noite no bar com os amigos, mas a representação do inferno no ambiente da taverna. Esse lugar faz as pessoas mostrarem o seu lado verdadeiro cheio de pecados, diversão pela desgraça aleia e a valorização da voz individual como a mais alta de todas, que mesmo havendo consequências faz qualquer homem realizar as suas vontades criminosas de sequestro, assassinato, estrupo e outras.

Caso queiram entender melhor o livro, ex-estudantes da FAAP fizeram um trabalho de curta-metragem independente baseado nesse livro, ao qual teve uma estreia limitada por festivais de cinema ao redor do Brasil em 6 de março de 2014. Ele foi dirigido por Yghor Boy e ganhou o Prêmio ABC de Cinematografia, na categoria Melhor Direção de Fotografia para Filme Estudantil, em maio de 2019.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=h5Pe-o3K_BU

site: https://olhardareportagem.blogspot.com/2020/03/resenha-uma-noite-na-taverna-historias.html
THALES76 06/10/2020minha estante
Estou para comprar essa edição. Sabes me dizer se ela é resbuscada e tbm se realmente tem erros gramáticais?

Carina 28/10/2020minha estante
Desculpe a demora Thales. Eu não entendi o que voce quis dizer com rebuscada, mas não percebi nenhum erro gramatical ao contrario do livro "O Horror bate a porta" que tem muitos problemas.

THALES76 28/10/2020minha estante
Valeu. Rebuscado é quando o autor ao invés de escrever "ontem de vi na rua" escreve "tive de súbito uma reminiscência que lhe percebi com a sensibilidade dos meus olhos ontem caminhando taciturna pela rua". É qdo há excesso de requinte na escrita.

Carina 11/12/2020minha estante
Cara Thales, desculpe a demora. Algo que eu não curto em livros mais tradicionais são a linguagem rebuscada, como "Viagens a minha terra", mas no "Noite na taverna" não tive nenhum problema nesse sentido e foi a porta de entrada para eu procurar outros livros de literatura gótica.

Douglas Finger 08/05/2022

Sombrío
Uma noite em um bar onde se reunem bebidas, gente esquisita e diversas historias macabras, só poderia resultar em um livro cinematografico.
Sou um admirador do Alvares de Azevedo, um jovem singular de muita erudição que foi capaz de escrever esse opúsculo, tão rico em palavras novas e muito conhecimento.
Gostaria muito de ver este livro na forma de miniserie na tv, sendo cada capitulo um episodio!
Obrigatoria a leitura desse autor brasileiro que viveu apenas 21 anos de vida. Conheçam tambem!
mpettrus 08/05/2022minha estante
Hahahaha adorei sua resenha!!! Me instigou a ler esse livro do Azevedo. Terminei de ler dias atrás ?Lira dos Vinte Anos? e fiquei apaixonado pela literatura do Azevedo. Vou procurar esse pra ler também ??????

Renata 09/05/2022minha estante
Esse livro está na minha fila.

Depois de ler sua resenha, vou passar ele na frente. ?

Douglas Finger 09/05/2022minha estante
Mpetrrus e Renata eu gostei mto do livro, embora ele tenha uma linguagem bastante rebuscada e muita erudiçao, acho q vale a pena a leitura!

Michelle.Gandolfi 10/05/2022minha estante
Excelente nota e resenha. Parabéns!
Instigou-me a ler, com certeza. Já até adicionei na lista de leitura.

g4b5 01/03/2022

descobri esse livro por um video de recomendaçoes no tiktok kkkkkkk antes so tinha ouvido falar do autor nas aulas de literatura mas nunca soube sobre o que eram as historias dele e etc, mas ainda bem que descobri.
nunca li nada de Alvarez de Azevedo, mas acho que esse foi um bom inicio (se bem que nem sei se existem mais obras do autor publicadas...), gostei bastante da escrita (em alguns momentos foi meio cansativa, parada e dificil de compreender, mas no geral é facil), das historias e de como as historias sao contadas pelos personagens.
os "contos" repletos de amores, mortes e dos mais diversos crimes me entreteram bastante, porém duas coisas me chamaram bastante a atenção:
1- em uma resenha vi alguem comentado sobre a questão do sexo nas historias e de como é retratado, e eu concordo com essa pessoa, mas tambem acho que essa talvez tenha sido o objetivo do autor, já que as historias estão repletas de crimes, violencias e mortes, como se tudo tivesse sido escrito pra deixar o leitor desconfortável;
2- no inicio do livro, é introduzido o romantismo (escola literaria da qual Azevedo fez parte) e o autor em si, contando um pouco de sua história, o que me incentivou a pesquisar mais sobre ambos, o que tambem rendeu diversas anotaçoes pelo livro, ora sobre o que tal termo ou nome é/significa, mas tambem muitas sobre como as caracteristicas do romantismo,ou no caso da escrita de Azevedo, o ultrarromantismo, está presente em sua obra.
nath191 02/03/2022minha estante
Álvares de Azevedo é um dos pouquíssimos escritores românticos que eu consigo engolir, em suma por causa desse livro. Porque de resto, as obras desse período costumam de enjoar??

g4b5 02/03/2022minha estante
esse livro foi o único que eu li até agora (pelo menos dos autores nacionais), tem algum q vc indica?

nath191 02/03/2022minha estante
Desse período romântico não, porque os poucos que eu li não gostei kk
Agora nacional, eu te indico o Cortiço. Tira da sua cabeça todos os preconceitos que vc tem por ter estudado o naturalismo na escola. O Cortiço é simplesmente maravilhoso.

g4b5 02/03/2022minha estante
sempre tive vontade de ler mas o preconceitos me impediam kkkkkkkkkk mt obg :)

Daniel 11/06/2017

UMA OBRA IMATURA
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2017/06/noite-na-taverna-de-alvares-de-azevedo.html

Léo 11/06/2017minha estante
acabei de ler. confesso que nunca tive curiosidade sobre essa obra. e tbm não entendia o fuzuê sobre ela

Daniel 12/06/2017minha estante
Fiquei realmente surpreso com as várias falhas do livro, não por ser de Álvares de Azevedo, mas por todo esse fuzuê que sempre houve em torno de "Noite na Taverna". É uma leitura que vale mais a título de curiosidade; nada mais.

Ju 12/11/2021

Interessante, considerando a época
Noite na Tarvena tem muito do segundo período romântico. O teor chocante de morte e a melancolia carregam a narrativa das histórias ao longo da reunião dos mancebos mais virjões que eu já li na vida. Ele é rapidinho de ser lido e eu recomendo para conhecer mais deste período na literatura (mas só se você não se sentir engatilhado com mulheres nuas dormindo/mortas e homens fazendo o que bem entendem).

No final, fica a dúvida de se todas as histórias são reais ou apenas a de Artur/Arnold.
Ju 12/11/2021minha estante
Estou sendo injusta, tenho certeza de que se eu lesse lá em 1800 e lá vai bolinha, eu teria achado chocante e brilhante.

Taytay1 12/11/2021minha estante
Esse livro é mto doido kskks

Guto 18/08/2020

Surpreendentemente acessível
Como muitos tenho um pé atrás com os famigerados clássicos nacionais. Álvares de Azevedo é um nome de grande importância na história da literatura do nosso país ( Brasil). Então fica evidente o temor em ler algo de alguém assim, vide que não se tem uma tradução reformulada de pt-br para pt-br. kkkk

A grande surpresa é que é possível sim compreender o texto aqui feito pelo Álvares de Azevedo. Claro, não é simples e nem direto. É bastante rebuscado e traz muitas vezes um excesso de referencial teórico que me faz pensar
que o autor gostava de se gabar de seu acervo intelectual de grandes escritores e filósofos. A grata surpresa é que não é necessário grande esforço para a compreensão. Claro, não é provável que um leitor sem grande bagagem literária entenderá tudo completamente, mas a base do texto e oque o autor quer contar naquela história é bem acessível sem depender de dicionários.

Minha sugestão para a leitura é utilizar um texto que possua notas de rodapé a respeito dos referenciais teóricos de Álvares de Azevedo, mas que não se preocupe com o vocabulário do autor e no uso de expressões que não são costumeiras de nosso século. Caso queria depois fazer um estudo dos termos e vocabulário do autor (seja feliz), todo o material explorado por ele em suas referências parece ser muito rico.

Mas vamos falar da obra em si, ela trata de um grupo de amigos em uma taverna contando histórias mórbidas. A primeira parte ou capítulo do livro, trata de ambientar essa visão de bons amigos bebendo e falando bobagens discutindo e filosofando a respeito da morte e da vida. Esse primeiro capítulo é o principal entrave para continuar a história, não se deixa derrubar por ele e tenta seguir. Os demais capítulos são verdadeiros shows de morbidez e demonstração do pior que o autor consegue extrair da humanidade.

Para quem se interessa em contos de terror do Brasil, vale muito a pena a visita a essa obra. Para quem se interessa por Álvares de Azevedo é indispensável, é um estudo pronto de seu referencial literário.

Sobre a minha nota, gostaria de apontar que apesar de ser um livro muito bom não vejo nele histórias incríveis, apenas um ensaio ou um resumo de um estudo sobre a morbidez e desgraças da humanidade. Ele prende e é lembrado mais por essas questões chocantes (e sim que ainda chocam mesmo sendo lido no século 21) que pela qualidade da história em si. Seria como um filme de terror com cenas chocantes, mas cuja história em si não é grande coisa e nem te assusta, mas que todo o grafismo funciona muito bem e lhe marca um pouco.
Iza 18/08/2020minha estante
Essa resenha foi ÓTIMA, me deu interesse de ler esse autor :)

Guto 18/08/2020minha estante
Que bom, espero que goste! ^.^

Freitas 14/01/2009

Muito legal imaginar todo o espírito assutador e aventureiro dos contos. O modo de contar é maravilhoso, como toda obra do Álvares de Azevedo. O que dificulta um pouco é o vocabulário, devido à época em que o livro foi escrito, mas com o dicionário do lado e um pouco de dedução se torna uma ótima pedida.
Victoria Addams 27/10/2012minha estante
É nóis! Tive que ler com um dicionário do lado...

Victoria Addams 27/10/2012minha estante
É nóis! Tive que ler com um dicionário do lado...

Maya 16/05/2021

ai ai
Mais uma história para expor o homem como um ser violento, egoísta, que se acha dono da razão e do corpo feminino. Azevedo descreveu muito bem esse perfil. Bom seria se fosse só história. É uma desgraceira atrás da outra (kkk?). Descobri agora que essa história foi publicada pós a morte do autor. Na época as pessoas devem ter ficado chocadas. Afinal, o autor morreu com 20 anos, obra nacional e pesado.
leticialmeidap 16/05/2021minha estante
meu professor já falou um pouco sobre a história do livro e eu fiquei chocada

Maya 16/05/2021minha estante
ah pois é, tem tudo o que se possa imaginar e ainda tudo contado por homens num bar como se não fosse nada

Daughter Of Hermes 26/01/2022

A escrita é excepcional
Mas os personagens são nojentos. Claro, para a história da vida boêmia e libidinosa faz sentido, mas se você tem gatilhos com es*up*o eu recomendo não ler. Mesmo assim, esse livro é uma ótima leitura, infelizmente você precisa "entender" as ações dos personagens (que são horrorosas e nem um pouco compreensíveis)
Dhewyd 26/01/2022minha estante
Tem um livro da Darkside que tem vários contos de integrantes da academia brasileira de letras... e tem esse aí, noite na taverna... o nome do livro é medo imortal... muito bom... e o livro tem a capa muito linda.

Manu 26/01/2022minha estante
eu pensei exatamente a msm csa quando eu acabei