Luis 01/02/2020
O Pesadelo Americano
Não faz muito tempo, as casas de apostas fervilhavam a cada mês de outubro com a expectativa sobre a indicação do Prêmio Nobel de Literatura. Um dos nomes mais incensados seria sempre o do Philip Roth, um dos últimos cânones da Literatura americana do Pós Guerra, ao lado de Updike, Mailer e , na minha opinião, Tom Wolfe, para ficarmos só nos mais batidos. Infelizmente., assim como para os demais citados, a morte chegou antes do Nobel para Roth, aos 85 anos, e m 22 de maio de 2019
Confesso que até então, apesar de conhecer a sua importância, nunca tinha me aventurado em sua obra, mas, com a enxurrada de artigos e matérias por ocasião de seu falecimento, o instinto de leitor falou mais alto aliado a uma providencial citação em outra obra seminal.
No final de agosto, lia o fundamental ?Como as Democracias Morrem?, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (Zahar, 2018). Lá pelas tantas, os autores ilustram as suas teorias (que se aplicam com propriedade a muitos cases atuais) evocando a ficção histórica de Roth em ?Complô contra a América? (Companhia das Letras, 2004). Roth já estava na minha lista, Ziblatt e Levitsky deram o estopim para lê-lo em seguida.
A premissa parte de uma tese perturbadora : ?E se a maior Democracia do mundo sucumbisse ao Nazismo por meio de uma eleição ?? Roth brinca de reescrever a história, ao criar a (quase) hipotética candidatura do aviador Charles Lindberg à Presidência Americana em 1940, desafiando Roosevelt. Enquanto o Presidente segue tentando minar a política de não intervenção dos EUA na Guerra, o ultra popular Lindberg, que foi inclusive condecorado pelo Reich, segue martelando na tecla do isolacionismo ianque, postura que pesaria o prato da balança para o lado Alemão.
Os acontecimentos históricos são contextualizados e vistos sob a ótica de uma típica família americana judia, assumida como álter ego do autor, e, não por acaso, de nome Roth. O pai, um velho caixeiro, a esposa e os dois filhos, o mais nome se chama Philip, personificam a polaridade do país mediante duas visões tão distintas de um momento culminante do século XX.
Para desgosto do pai, ferrenho defensor do Presidente, Lindberg é eleito e começa uma política ?neutra? em relação aos acontecimentos do front na Europa. Ao mesmo tempo, um, a princípio sutil, sentimento anti semita, se espalha como gás venenoso pelo cotidiano da família. O pai, junto com outros vizinhos judeus, é ?convocado? para uma transferência de Nova York para o interior do país, uma espécie velada de campo de concentração. Não aceita e é obrigado a pedir demissão. Em outra passagem, quando reúne a família para um passeio de carro à capital, são expulsos de um hotel já pago, sob a alegação de falta de vagas...O drama se mostra ainda mais encorpado, pois há uma divisão no seio da própria comunidade judaica, já que alguns membros, incitados pelo influente Rabino Lionel Bengelsdorf, marido da tia de Philip, Evelyn, não só não viam Lindberg como uma ameaça, como ainda o apoiavam categoricamente. Sandy, o primogênito, fica seduzido por essa pregação e, a despeito da oposição de seu pai, se alista em uma espécie de ?Juventude Fascista? americana, inclusive se tornando um dos membros mais proeminentes.
Roth conjectura em detalhes como seria essa espécie de metástase silenciosa da sociedade americana, corroída por dentro de forma imperceptível, ironicamente com o uso de seus valores mais caros. Tradução ficcional perfeita para o arcabouço teórico de ?Como as Democracias Morrem?.
Impressiona como a fantasia é verossímil. O Lindberg real, de fato, flertou insistentemente com o Nazismo e chegou a se mobilizar para uma pré candidatura que não foi à frente. Roosevelt venceu a eleição de 1940 (e venceria ainda a de 1944) e, de quebra, ajudou a ganhar a Guerra. ?Complô contra a América? não tem o mesmo final ?feliz? (ainda que tenha ganho o lado certo, dá para falar em final feliz tratando-se de algo tão brutal?) da realidade.
Na verdade, não chega exatamente a ter um final. Simplesmente acaba, abruptamente, tal como um pesadelo gerado no ventre da terra dos ?sonhos?.