Desespero Stephen King
Stephen King

Resenhas - Desespero

Ju Ragni 06/03/2022

Suspense de raiz
Um livro ótimo, Stephen King em grande forma. Tem ação desde a primeira página, num ritmo impressionante, me fez lembrar a montanha russa do Aerosmith na Disney, que já sai a 100 km/h, muito louco. A história é boa de verdade, um suspense robusto. O demônio lembra um pouco um filme antigo do Denzel Washington, Possuídos, que tinha na trilha sonora a música Time is on my side, dos Rolling Stones. Mas a especialidade do Stephen King é a construção dos seus personagens, e aqui ele criou o menino David, que provavelmente vai aparecer novamente em algum outro livro, porque sua estréia no mundo de suspense de King foi muito boa. E a métrica do livro então? Um show. O livro tem 5 partes, cada parte tem 5 capítulos, e cada capítulo tem 5 subcapítulos. Impecável do começo ao fim. Não é poesia, mas a construção é impecável. Imagine escrever uma obra dessas em um mês... Só Stephen King mesmo... Valeu.

SrSaraiva 07/11/2020

Decepcionante
Primeiro livro de horror que leio. Confesso que caí de paraquedas nesta leitura, mas eu realmente esperava mais. Apenas em poucos momentos (começo e fim) me envolvi. O primeiro livro que li do King me pareceu muito mais bem elaborado... Nesse, faltaram elementos para me cativar. Pareceu que ele escreveu só pra "fazer volume". As últimas 80 páginas foram uma agonia, parecia que não terminaram.

Jessica 19/04/2021

Quem é fã de King, sabe que o mestre transita confortavelmente entre vários gêneros literários, muitas vezes no mesmo livro.
Desespero está bem situado no gênero terror, sendo a junção perfeita do terror contemporâneo com o terror clássico ao estilo Lovecraft.
Recomendado para leitores experientes.
Dou nota 4.8/5 pois, para mim, faltou um pouquinho daquela complexidade narrativa de outras obras.

fabio.orlandini 15/01/2023

Surpresa
Li tantas críticas à esse livro que estava até com medo de ler. Mas, é Stephen King na sua essência e a única diferença é que aos invés de poderes psíquicos, o grande herói da história é Deus. É uma leitura que flui, não se estende demais e prende do começo ao fim. Recomendo!
Dheyvison Jr. 15/01/2023minha estante
Gostei da sua resenha Fábio! Me deu muito ânimo pra ler esse livro!

fabio.orlandini 16/01/2023minha estante
Eu já ia ler Os justiceiros na sequência, mas encaixei outro no meio.

Paloma.Rocha 07/12/2021

Melhor que os Justiceiros ?
?Um gato morto espetado numa placa da rodovia 50 é apenas o começo de uma viagem sombria e assustadora.
Mary e Peter Jackson seguem pela autoestrada mais solitária dos Estados Unidos e não sabem o que está à sua espera. Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo descubram o verdadeiro sentido da palavra desespero.?

Este livro te surpreende a cada capítulo. Quando você pensa que será apenas aquilo, e terá um desfecho óbvio que todo terror costuma ter, King prova que você está errado e o resultado disso é uma leitura impressionante que não sairá facilmente da sua cabeça, e tenha a certeza que não irá se arrepender.

Esse livro tem ligação com Os Justiceiros, são chamados livros gêmeos, pelo fato de contarem histórias diferentes, mas com os mesmos personagens (na verdade os personagens tem o mesmo nome, mas não são as mesmas pessoas) e a mesma ideia de fundo, possessão humana por uma entidade chamada TAK.

Eu gostei bem mais desse.

Leonardo.Calandrini 09/07/2020

Foi o primeiro livro do Stephen que eu li e simplesmente amei. A história é muito bem narrada e detalhada, não falta pingo sobre i. O universo sobrenatural aliado a altas doses de suspense que o autor constrói ao longo dos capítulos é fantástico. Daria pra fazer uma série, já que o livro é bem grandinho e tem bastante acontecimento legal, sem contar que os personagens, pelo menos a maioria, é cativante. Bom, se você gosta de terror e suspense, esse livro não pode faltar na sua estante.

Ludmila 17/02/2022

Tenso! Como em todo livro do King, esse também tem algo de sobrenatural. Os personagens são superbem descritos e tridimensionais.

Nayra 23/12/2022

Essa foi uma das leituras mais arrastadas que já fiz.
O desenvolvimento é, assim como diz o título do livro, desesperador (hahaha).

Com doses de bizarrices e até religião, King conseguiu mais uma história que te deixa curioso pra saber o que tá rolando.

Fiquei confusa em algumas partes, mas acredito que isso ajudou a história, pois ninguém sabia exatamente o que estava rolando naquela cidade.

Esse é um dos poucos livros do King que posso dizer que gostei do fim.
Por algum motivo me fez lembrar de ka-tet e A torre negra, talvez eu precise reler a saga.
Mas hei, não são praticamente todos os livros do King ligados à ela?

Uma leitura interessante
Leia por sua conta e risco

Greice21 11/06/2023

Não deixe a múmia alcançá-lo
Desespero* _Stephen King_

Todos os caminhos levam a rodovia 50, conhecida por muitos como a mais solitária do EUA. Neste volume, King nos levará por essa rodovia a bordo da viatura policial de Entragian, ou o que um dia foi ele.  Seus principais passageiros, a família Carver, o escritor Johnny Marinville, o casal Jackson, Cynthia Smith e Steve Ames, se verão encurralados na pequena Desespero, onde a lei não existe mais, e o terror toma conta da atmosfera. Uma força sobrenatural habita Desespero, e nesse cenário, um garoto se tornará a chave para selar o mal. Ídolos, forças malignas, crenças, fantasmas do passado e milagres irão compor a trajetória por Desespero. Quem sairá vivo no final?

uu 07/03/2022minha estante
Esse livro vai ficar um bom tempo na minha cabeça.

Carlos Patricio 29/04/2012

Um dos piores livros de King.
Começa muito bem. No início fiquei esperançoso por uma ótima história.
Mas quando começa as ideias sobrenaturais o livro fica muito chato.
Quase larguei-o.
Júliah 25/03/2013minha estante
Tal qual os Justiceiros. Muito ruim! Tb quase desisti.

CR 27/06/2013minha estante
Amigo, estamos falando de Stephen King.
Você realmente queria um livro sem nada sobrenatural?

Craotchky 16/08/2015minha estante
Se eu não estiver enganado, o livro A auto-estrada não contém nada sobrenatural.....

Dessa 29/09/2018minha estante
Sério???? Vc lê Stephen King e não quer ver nada de sobrenatural???

Amanda 27/08/2020minha estante
Gostei do livro. O menino rezadorzinho que é chatão...kkk

Milene Wi 11/04/2022

Desespero
Gostei bastante do livro. A trama tem um ritmo bom e tem todos os elementos que o autor aprecia colocar em seus livros. Tem terror, tem suspense, tem muita religiosidade, tem luta do bem contra o mal, tem crimes violentos e tem, também, criança corajosa, a exemplo de It, O Iluminado, o Corpo. Stephen King dispõe muito bem dos seus personagens infantis na sua obra. O personagem David, aqui, é um garoto muito especial.
Lá pelo meio do livro tem alguma enrolação, mas em geral, o ritmo se mantém.
Ansiosa pra começar Os Justiceiros, que é um livro espelho de Desespero.
Milene Wi 11/04/2022minha estante
Sequência não. Os Justiceiros tem os mesmos personagens, mesmo vilão, mas vivendo situações diferentes.

Cristina.Amaral 17/11/2023

Uma cidadezinha aconchegante haha
Um grupo de pessoas esbarra em um perigoso policial na cidade de Desespero. O livro se desenrola mostrando a conexão entre cada um deles, o motivo de estarem naquela via pouco movimentada. É um livro interessante, possivelmente o melhor da carreira da maioria dos escritores, mas um livro regular, na minha opinião, nas métricas do Mestre do Terror. Ainda sim, um ótimo livro.

Fernanda631 05/07/2023

Desespero
Desespero foi escrito por Stephen King.
O livro mais religioso de King. Nele, a questão de Deus, como ele age, ajuda, ama e é cruel está presente cada vez mais, conforme avançamos as páginas. É bem mais forte do que em A Dança da Morte, onde Abagail, uma das personagens, precisa ouvir a voz de Deus para tomar as atitudes corretas.
“Desespero” é um romance no clássico estilo de Stephen King: narrativa envolvente, personagens muito bem construídas – com sólidas e profundas histórias, idas e vindas em vários flashbacks, a luta do bem contra o mal e questões trabalhadas nas histórias que vão muito além do terror que dá o nome ao principal gênero da sua escrita. É um livro volumoso, seguindo também o estilo de King em escrever longas histórias, no qual se constrói todo um pano de fundo significativo para que o enredo se desenvolva de maneira própria, ou seja, há muito do universo do autor nesse livro, tendo-se aqui uma entidade tão importante e complexa quanto aquela que se tem em “It”. Uma história de peso
Desespero não é somente o sentimento constante no livro, mas o nome de uma cidade. A cidade está próxima à Rodovia 50, conhecida como a rodovia mais deserta dos Estados Unidos.
Nela, viajam Peter e Mary que estão em férias. Acabaram de visitar a irmã de Peter e agora viajam pela rodovia 50 onde a paisagem é o deserto e a companhia são os rolos de palha pelo caminho. Deparam-se então com mais uma companhia inusitada e um tanto assustadora. É um policial. Ele pede para que Peter encoste. Essa cena é carregada de suspense, daquelas que nos deixa tensa. King trabalhou muito bem nela. O policial tem quase dois metros de altura e eles sentem medo dele. Não medo de uma multa, mas de que ele simplesmente peça a Peter para descer do carro, o mate e depois estupre sua mulher. Porém, eles acabam rindo de si mesmos com a grande paranóia até que o policial encontra algo no carro dos dois, algo que não era pra estar lá. Um pacote de drogas. Cortesia da irmã de Peter. Foram presos e agora o policial é realmente assustador.
Peter e Mary são levados para a cidade onde o policial trabalha, Desespero. E se deparam com uma cidade fantasma. Conhecemos as primeiras vítimas de Collie, que endoidou e matou a maioria das pessoas de Desespero.
Em seguida, a família Carver que também viajava de férias, têm os quatro pneus do trailer furados e um policial enorme aparece para ajudar e os leva gentilmente para a cidade mais próxima.
A última vítima que Collie encontra na rodovia 50 é Johnny, um velho escritor que vivia lembrando a si mesmo que ganhara o Prêmio Nacional do Livro. Ele está viajando em uma moto buscando inspiração para seu novo romance. Quando estaciona na rodovia 50 para urinar, se depara com um policial muito alto, que o adverte. Incrivelmente Johnny é preso por carregar algo em sua moto. Um pacote de drogas, muito parecido com o encontrado no carro de Peter.
Conhecemos também Steve, que trabalha para Johnny e o seguia em um furgão para quando o grande escritor precisasse de algo e Tom, também preso como os demais, mas não veio da estrada, é um dos poucos sobreviventes de Desespero.
Todos estão mortos – exceto pelo policial e pelo pequeno grupo que luta para sobreviver. Todos estão desorientados e sem saber o que aconteceu e o que se passa na cidade. O único que parece ter algum tipo de orientação é o menino que ora a Deus com frequência, obtendo alguma espécie claridade que permite auxiliar o grupo em seus próximos passos. Mesmo após ter visto sua irmã ser morta pelo policial – que a jogou da escada – e sua mãe ter sido levada para algum lugar desconhecido, o garoto segue resoluto em ouvir a voz de Deus em suas preces e seguir conforme o apontamento que lhe é dado.
A personagem principal do livro é David, filho de Ralph Carver. É ele que tem o contato com Deus, é por causa dele que conseguem escapar da prisão. Ele é o “maldito menino rezador”.
Tudo gira em volta de David e no que Deus pede a ele para fazer. A súbita loucura de Collie se deve a algo desenterrado na Mina do China. Algo que já foi descoberto e causou muitas outras mortes. Algo que deveria ter se mantido enterrado.
Alguma coisa aconteceu na cidade de Desespero e ninguém sabe o que foi – essa coisa ainda permanece ali. Algo a ver com uma antiga mina na qual morreram vários chineses soterrados há alguns anos. Tak parece ser um algo além de uma palavra que era dita pelo policial, pois está presente nos animais caninos, nos urubus, nos escorpiões, nas cobras, nas aranhas e nos outros bichos que estão presentes aos momentos no local e parecem obedecer a algum tipo de ordem superior. É sobre Tak e como resolver o problema da cidade que o grupo voltará a sua atenção enquanto luta pela própria sobrevivência.
O livro não me causou medo, mas o suspense me deixou tensa várias vezes. Como eu disse, King trata da crença em Deus como algo essencial para a sobrevivência. Isso não me incomodou. Ele não fala de pecados e obrigações, constantes nas religiões. Denota a parte que somente crer e ter fé é o suficiente. Me perguntei se caso algum ateu o lesse isso não se tornaria enfadonho.
O final denota fortemente a questão mostrada no livro: Deus pode ser cruel. Mas de qualquer forma, Ele também é amor.
As várias páginas do livro não foram escritas a toa. Há algo que funda e ao mesmo tempo permeia a história. É a luta do bem contra o mal – que além de se tratar do cenário do enredo, erige o universo no qual o livro se situa de forma muito rica. Deus, como o bem, e Tak – uma espécie de entidade -, como o mal, travam uma peculiar batalha que dependerá das escolhas e ações daquele pequeno grupo. Pessoas reunidas com personalidades diferentes tem de se entender verdadeiramente para que o verdadeiro problema de Desespero possa ser compreendido e o mal efetivamente enfrentado.