O som e a fúria

O som e a fúria William Faulkner

Resenhas - O Som e a Fúria

Adriana1161 12/04/2022

Uma experiência de leitura
Livro maravilhoso, e que escritor genial!
Uma experiência única de leitura!
Um drama familiar, "contado por quatro vozes, e saltos inesperados no tempo".
As partes/capítulos são divididos por datas, mas nem tudo que acontece está inserido nesse período de tempo. Um quebra-cabeça, onde as dúvidas vão se esclarecendo com o passar da história, as narrativas vão ficando mais claras, é um crescente.
Não vou falar muito do enredo, pois qualquer coisa pode ser um spoiler e atrapalhar a experiência de leitura.
Eu li e reli, enquanto ainda estava lendo!
Tinha medo de ler este clássico e não entender, de ler e não gostar, mas acabou virando um livro preferido da vida!
Para ler com o coração e mente abertos.
Personagens: Benjamin, Quentin, Caroline, Candace, Jason, Dilsey, T. P., Frony, Luster
Local: sul dos EUA - 1895 a 1928
@driperini

Roberto 09/07/2023

"O importante é que senti"
Acompanhamos o relacionamento conturbado entre os membros da família Compson, nos dando uma história recheada de muito som e muita fúria
O fluxo de consciência utilizado na história dá uma profundidade ainda maior na história, que segue um tema já usado até a exaustão na literatura, que é o conflito familiar, transformando a obra em uma experiência imersiva, sentindo na pele os conflitos, perrengues e raras alegrias pelas quais os personagens passam, bem como notar as certas "tendências" de cada um num mesmo relato
Sentimos a confusão e alienamento em que o Benjy vive, sentimos os diversos conflitos da mente turbulenta do jovem Quentin, e toda a raiva e amargor do Jason, somada à escrita belíssima do Faulkner, que captura toda a beleza e melancólica do sul
É uma leitura bastante intensa, e para tal aconselho os leitores a serem pacientes e anotarem ou grifarem as certas partes confusas, e prestar atenção no que vier depois, pq cedo ou tarde as perguntas serão respondidas

Gustavo Guedes 11/08/2023

Pequenas ou únicas impressões
É uma mentira demasiadamente usual - e inegavelmente ridícula - que a literatura exista para ensinar, preparar ou antecipar qualquer coisa de grandiosa. O mais das vezes, tudo o que um livro nos proporciona é riso, atordoamento ou raiva.

A despeito das vontades (e veleidades) do leitor, muito pouco do que é produzido escapa da seguinte conclusão: a reação natural, quase maquinal, que se tem sobre a palavra escrita é limitada a poucas aprovações, algumas inquietações e inúmeras censuras.

As críticas direcionadas a determinado texto são resultado da impressão mais subjetiva - e biológica - que porventura se tenha dele, e por isso elas jamais se encontram livres de uma carga emotiva subjacente. É impossível distanciar-se completamente da obra, sem que também se esqueça dela.

Dito isso, O Som e a Fúria me provocaram, além de som e além de fúria, conforme se segue: confusão, comiseração, dó, carinho, simpatia, assombro, fascínio, repulsa, desprezo, apego, indulgência, euforia, graça, surpresa, saudade.

Luiz Pereira Júnior 04/03/2017

Difícil, mas obra-prima!
Nada de mentiras. É muito fácil escrever que li o livro virando páginas a todo instante e com enorme facilidade. Nada disso! Primeiramente, imprimi um resumo da obra e, a partir dele, lia o livro e acompanhava o filme homônimo. Tive, dessa forma, uma excelente experiência de leitura e, em momento algum, pensei em abandonar essa obra-prima. P.S.: Sempre deixo as leituras mais difíceis para o período de férias e esse (é claro!) foi o caso! P.S.2 (nada de Playstation!): devo destacar a excelente edição da Cosac-Naify (R.I.P. e, se der, ressuscite ao terceiro ano...). Enfim, boa leitura aos bravos!
Mirzão 04/03/2017minha estante
Mais difícil que a do Ulisses?

Luiz Pereira Júnior 04/03/2017minha estante
Sem esnobismos, mas não achei difícil a leitura de "Ulisses". Eu o li aos poucos, em época de férias, sem compromisso. Demorei mais de um mês para terminá-lo com calma e sem pular trechos. No entanto, um livro que tive enorme dificuldade para terminar foi "O homem sem qualidades". Esse foi aos trancos!

Mirzão 04/03/2017minha estante
Eu não li ainda "O homem sem qualidades". Obrigado professor!

Cath 30/04/2022

compre o curso na hotmart para ler esse livro
queria muito, muito, muito ter gostado desse livro, por vários motivos: tinha tudo para ser bom, ouvi muitas opiniões boas e fiquei caçando o preço dele por dias até baixar, mas infelizmente não foi para mim

num futuro, eu pretendo fazer uma releitura, mas com certeza vou ter que comprar um curso sobre ele para entender, eu sabia que já não ia ser uma leitura fácil, mas realmente é um livro atípico de ser lido

Grasi 08/01/2023

Vale uma releitura
O som e a fúria é um livro narrado em fluxo de consciência por 3 narradores e 1 narrador em terceira pessoa. Particularmente achei o primeiro narrador mais difícil, porém os outros fluem melhor.
Após concluir os textos de apoio que constam nesta edição, logo bateu a vontade da releitura.
Posso dizer que recomendo a leitura e uma releitura para aproveitar o texto.
P.S.: alguns comparam a escrita de O som e a fúria com a de Ulisses de Joyce.

Valéria 01/09/2020

O romper de barreiras
A escrita de Faulkner é complexa, desestruturada, caótica, confundindo tempos e embaralhando personagens inseridos num mundo raivoso e violento, que grita por silêncio. Seu desencanto pode ser apreendido em cada linha que rompe com a linearidade de contextos enraizados. E com este jogo entre o real e o aparente, ele nos permite concluir sobre temas abstratos como o tempo, a existência, o trabalho, quem somos, a maneira como vivemos e a angústia da certeza da completa ausência de controle sobre nós e o mundo.

O Som e a Fúria é como a barreira do som, que uma vez rompida, não há mais estrondos - provocados pela fúria das ondas a se achatar -, pois, embora as frentes de ondas continuem a se propagar, elas vão ficando para trás deixando tudo silencioso. É sem dúvida um dos livros mais densos que já li e é maravilhoso.

"Até o som parecia falhar neste ar, como se o ar estivesse gasto de tanto carregar sons."

Corquiola 19/03/2023

Tem um porque deste livro ser considerado um clássico e Faulkner um gênio, e entendi o porque, passando os capítulos e tendo a sensação de que cada um deles foi escrito por alguém diferente; percebi quando lia e procurava as "migalhas" pelo caminho e quando ao juntar as peças desse quebra cabeça, partes da história ia sendo revelada para que a surpresa e muitas vezes a indignação tomassem conta de mim.
Essa leitura além de prazerosa foi muito enriquecedora, pois retrata toda uma época, seus costumes e absurdos, além de vermos estas personagens percorrendo caminhos tortuosos da decadência de toda uma família em uma trama prá lá de envolvente!

Luiz Felipe 29/12/2020

100% desafiador
O som e a fúria conta a história do declínio de uma família aristocrática do sul dos Estados Unidos, e até aí tudo bem. A obra traz a perspectiva de datas diferentes da vida dessa família, sendo contada através do olhar de 3 personagens diferentes nos 3 primeiros capítulos, em fluxo de consciências, e, no quarto capítulo, narrada em terceira pessoa. O primeiro fluxo de consciência da obra é de um personagem que possui problemas cognitivos e, desse modo, mistura memórias de 3 diferentes ocasiões da vida da família Compson, pois a mente dele não consegue criar um fio condutor narrativo que seja claro ao leitor, existindo pequenas particularidades na formatação do texto e nos personagens secundários capazes de especificar a época que está sendo pensada por ele. No mais, existe personagem que muda de nome, e também repetições de nomes que deixam tudo ainda mais confuso e interessante. Depois de buscar muita coisa na internet eu consegui entender um pouco a obra, que é no final das contas sobre a decadência dessa família, além de trazer outros termas como a deficiência mental, a (des)valorização do ideal de pureza/virgindade feminina, racismo/escravidão, etc. Vale muito a pena a leitura e depois de vencer o primeiro capítulo o resto continua sendo muito complexo, porém interessante.

Nilton 01/01/2021

O SOM E A FU?RIA
?O pai disse que o homem e? o somato?rio de suas desgrac?as. A gente fica achando que um dia as desgrac?as se cansam, mas e? o tempo que e? a sua desgrac?a (...)? (p. 108).
Castrac?a?o, suici?dio, pedofilia, amores incestuosos, roubo, o?dio, fu?ria, questo?es como inclusa?o de pessoas com deficie?ncia e racismo, enfim, temas perfeitos para uma trama folhetinesca. No entanto, na?o e? a histo?ria so? que nos envolve neste livro, mas o estilo do autor. Foi um dos livros, dos quais ja? me aventurei, mais difi?ceis de ler. Isso na?o significa que na?o tenha me instigado. Ao contra?rio, cada linha da construc?a?o feita por Faulkner me levou a ler mais. E mais. E mais!
A inspirac?a?o do autor e? a frase da pec?a #Machbeth, de #Shakespeare, ?A vida e? uma histo?ria cheia de som e fu?ria, contada por um idiota e que na?o significa nada.?
A decadente fami?lia estadunidense, os Compson, apresentada por Faulkner, pertence ao ini?cio do se?culo XX. Tem quatro irma?os: Ben, Quentin, Jason e Caddy. Os tre?s rapazes sa?o os narradores dos tre?s primeiros capi?tulos. Caddy, a moc?a, permeia as tre?s narrativas. No entanto, o golpe principal que recebemos do texto e? o primeiro capi?tulo: sa?o 80 pa?ginas narradas por Ben, um rapaz que completa 33 anos no dia da narrativa. Ele tem deficie?ncia mental e na?o fala. Comunica-se apenas atrave?s de gritos e choro. O que lemos e? seu fluxo de conscie?ncia onde tudo se mistura: passado e presente. Desesperador! A histo?ria so? comec?a a se encaixar como um imenso quebra-cabec?a, onde as personalidades e cara?ter sa?o apresentados a? medida que o romance avanc?a. O exerci?cio que temos que fazer e? construir a histo?ria desmontada meticulosamente por Faulkner.
Na e?poca em que escreveu (no entre guerras), o mundo na?o parecia ter um futuro, assim como o nosso. Isso evidencia-se no texto. O passado e? o refu?gio. E o passado e? a desgrac?a que os leva ate? aquele momento presente. O futuro existe, mas a esperanc?a esta? estilhac?ada como o pro?prio texto de Faulkner. O romance exige a presenc?a integral do leitor nesta experie?ncia fanta?stica.
#OSomEAFu?ria #WilliamFaulkner #Literatura
21º livro lido
11/09/2020

Leitura em Foco 18/04/2023

Eu li a obra do Faulkner, no entanto não fiz o dever de casa que o próprio escritor instruiu aos leitores, que é ler novamente em seguida, assim que finalizar. Diante disto creio que não absorvido 100% deste livro tão genial. A ideia principal do livro, o que digo que é a história num ponto de vista amplo, eu entendi. Porém tem camadas, e nestas camadas eu de fato me perdi um pouco.
Pra quem gosta de fluxo de consciência, este livro é sensacional!
Quero reler em breve!

Monaliza20 12/05/2022

Uma das melhores leituras que já fiz
Não apenas a história, mas também a forma como ela é contada e todos os personagens, são os ingredientes que fazem com que O Som e a Fúria seja inesquecível. Faulkner se tornou, de vez, o meu autor predileto. Obrigada por tudo, Faulkner!

Saádia 28/05/2021

Um livro para ler aos poucos
Não é exagero quando dizem que esse livro é difícil! A leitura é um grande desafio e não é para amadores. No início, tem que ter bastante força de vontade para entender o que não se entende? é voltar, parar, refletir. Cansa, mas compensa! Na metade do livro já há uma grande vontade de seguir em frente e chegar até o final.
Sem dúvidas, um livro é único e especial, retratando duras realidades sobre diferentes perspectivas.