Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

bibica3 12/08/2022

é..
Não foi meu favorito de Outlander, a constância de eventos não foi boa o suficiente pra me prender e eu levei alguns meses pra conseguir finalizar mesmo que ver o Jaime e a Claire finalmente juntos e bem seja ótimo, o custume do caos me fez sentir falta de reviravoltas emocionantes, espero que eles sejam felizes e tenham novas aventuras agora que estão numa terra nova, a aparição do filho do Jaime foi uma surpresa pra mim e não sei onde a história vai com isso, eu adorei saber um pouco sobre a história indígena e espero saber mais na continuação.

Nay C 05/02/2019

Tempestade de sentimentos disfarçada de monotonia
Os Tambores do Outono começa e permanece mais calmo do que o habitual, em comparação com os volumes anteriores. Mas não é porque está calmo, que é sem encanto. Há muitos encantos nesse livro, principalmente relacionados ao casal principal, Claire e Jaime. Me pareceu que a relação deles alcançou outro patamar, um companheirismo e uma necessidade entre eles muito maior do que antes, preocupações mais intensas, e olha que essa relação sempre foi intensa. Claire deixa transparecer e expõe seu medo de perder Jamie, tanto para ele quanto para nós leitores. Foi nesse livro que surgiu uma das conversas mais verdadeiras e intensas que eles já tiveram, onde o medo, o cuidado, a preocupação e a delicadeza aparecem, quando se sentem presos em um futuro cheio de dúvidas, e confiando um no outro tentam superar tudo isso e tomam algumas decisões sobre a permanência deles em Carolina do Norte.

" -- Seu rosto é meu coração, Sassenach -- sussurrou --, e o seu amor é a minha alma. Mas você tem razão. Você não pode ser a minha consciência.”

A história pende para o cotidiano, explora mais os sentimentos, reflexão interior e diálogos, às vezes comoventes, às vezes simples, mas não deixa de ter uma pitada de ação e emoção, tanto que, partindo para o final dessa primeira parte, reaparece um personagem um tanto querido e carismático, e sua presença (e o que vem com ela) afeta todos.

A relação de Roger e Brianna apareceu de modo pontual na história e de início fiquei bastante empolgada, porém, apesar de achar que eles combinam muito e entender algumas das justificativas de Roger para ficar com Brianna, ele foi precipitado, imprudente e um pouco machista em dizer certas coisas a ela, em querer dar um “ultimato”, principalmente por ela ainda estar um pouco abalada pela partida de sua mãe para outra época, e pelas dúvidas que ela tem quanto a manter um relacionamento para sempre, custe o que custar. E Roger está disposto a esconder até algo muito importante de Brianna, para protegê-la e não perdê-la.

Acredito que a continuação desse volume continuará a contar fatos do dia-a-dia e terá um pouco mais de ação, sem perder a intensidade e delicadeza ganhadas até aqui.

Fabi.Filippo 06/03/2019

Amando
Livro muito bem escrito, muito emocionante. Narra o início do estabelecimento da família Fraser na América.
Após um companheiro ser enforcado, serem roubados e recusarem a oferta da Tia Jocasta para ficar em River Run, o casal acompanhados de Ian partem para as terras que aceitaram do governador , a fim de torná-las produtivas e continuar com a colonização de terras americanas.
Um começo difícil, de trabalho duro e algumas aventuras e emoções inesperadas. Ataque de urso foi uma delas, Claire ao se perder na floresta em outra ocasião passa a noite com um fantasma.
E o que dizer da chegada não anunciada de Lord Grey e Willian ?
Uma epidemia de sarampo acaba com uma tribo indígena.
E a autora já começa a dar pista de que Ian está maravilhado com a cultura indígena, ele vive visitando os índios e passa longos períodos com eles.
E nos anos 70, Brianna e Roger buscam por pistas do paradeiro de Claire e do que pode ter acontecido com ela, desde que voltou ao passado. Mas ambos não sabem do outro.
Ainda não se acertaram, mas se amam.
Eu ainda não cai de amores pelo casal. Vamos ver o que acontecerá na segunda parte do livro.
Registrei varias impressões ao longo da leitura, se alguém quiser ler.

Luciana 05/08/2019

Sem novidades.
Esse é o quarto livro da série, e é a primeira parte do quarto livro, já que a edição brasileira foi dividida em dois tomos, então é de se esperar que não traga grandes acontecimentos. Alguns personagens novos surgiram e a rotina dos personagens que acompanhamos desde o início mudou um pouco, mas sem grandes acontecimentos. A autora certamente está fazendo uma grande introdução para os acontecimentos mais marcantes que ela costuma colocar mais para o final dos livros.

Mari Sync 23/12/2019

O mais cheio de amor!
Esse foi o livro que teve mais romance com calmaria pra Jamie e Claire, deve ter sido por causa do ar da montanha hahaha.
Contou tbm com o primeiro amor de Bree.
Achei que da saga foi o que li mais rápido e o que mais me tirou suspiros

Rotina Agridoce 07/01/2020

recomendo!
Jamie e Claire estão nos Estados Unidos, na Carolina do Norte. O ano é 1767 e o mundo é muito diferente do que Claire está acostumado. Há a guerra iminente e as questões que envolvem a escravidão. Eles estão a caminho de ver a tia de Jamie, Jocasta Cameron. Eles estão sem dinheiro e à procura de algo para fazer. Jocasta é a dona de uma grande plantação e está em excelente posição para dar a seu sobrinho uma vantagem. Na rota para a casa de Jocasta, Jamie, Claire e Ian são roubados por Stephen Bonnet, um pirata cuja vida Jamie ajudou a salvar apenas alguns dias antes.

Nesse livro, há também um enredo secundário que se concentra em Brianna. Ela ainda está no século 20, mas não quer ficar lá por muito tempo. Ela tem planos de se reunir com sua mãe, bem como conhecer seu pai pela primeira vez. Para complicar ainda mais as coisas, há também Roger Wakefield, que prova não só ser um amigo confiável, mas também possivelmente mais do que um amigo.

Depois, vamos seguir Brianna nos "dias atuais", ela e Roger estão se aproximando e finalmente admitem seus sentimentos mútuos um pelo outro. Mas, Roger encontra um aviso da morte de Jamie e Claire e decide esconder de Brianna num esforço para poupar seus sentimentos. Brianna, no entanto, encontra o mesmo aviso por conta própria e toma a decisão de voltar no tempo através das pedras e encontrar seus pais. Brianna anseia por ver sua mãe novamente e conhecer seu pai, e claro, salvá-los da morte. Quem pode culpá-la? Ela larga tudo, inclusive Roger, seu namorado, e vai para o ano de 1769, nessa época, mulher não podia andar sozinha, ela poderia passar por perigos inimagináveis, e pensando nisso, quando Roger descobre o que Brianna fez, ele vai atrás dela e também usa as pedras e volta para o passado.

Leia o restante no Blog Rotina Agridoce:

site: https://rotinaagridoce.blogspot.com/2019/07/resenha-1680-outlander-os-tambores-do.html

Caroles2 04/02/2022

Eu gostei muito dessa sequência, de como foi a inclusão dos novos personagens na narrativa, e de acompanhar mais um pouco do casal! Estou muito ansiosa para começar o próximo.

Super recomendo!

Pastorelli 22/01/2021

Os Tambores do Outono
Claire e Jamie iniciam sua vida nos Estados Unidos com diversos desafios a enfrentar e importantes decisões a tomar, enquanto Brianna e Roger vivem o inicio de seu namoro, a primeira parte do quarto livro da saga se destaca por ser extremamente descritiva e mostrar que quaisquer perigos e problemas que podem estar escondidos nas matas, certamente encontrarão o casal Fraser.

Ivy 28/01/2021

Outlander livro 4 parte I
Eu amo os livros da Diana, a capacidade que ela tem de ser altamente prolífica e a riqueza histórica das suas histórias me impressiona mas, eu senti que no início a história ficou meio arrastada, nada acontecia e a história não me prendia, quando ela começou a me prender e o livro ficou interessante, acabou... Agora resta ler a parte II e ver o que a autora reserva pra gente de aventuras de Jaime e Claire (meu casal favorito dos últimos tempos) na América

Carolina Madaloso 22/04/2021

Gostei muito do livro, de Brianna conhecer Jamie e de mais uma vez, muitas coisas que você acha que não vão ter ligação com nada serem resgatadas no final. Muito bom o livro.

Celice1 20/05/2021

Fiz a leitura bem devagar tanto pela falta de tempo quanto para poder apreciar bem a leitura. Gostei muito, em vários trechos me emocionei e me identifiquei.

Natália 01/06/2021

Já posso classificar como um dos meus preferidos.
Eu achei que o livro seria maçante pela descrição do que o Roger passou com os moicanos, porém foi muito breve e o livro veio recheado de situações lindas com detalhes perfeitos que trouxe uma curiosidade e vontade de ler por diferenças sutis e importantes comparadas a série. Sempre vou comparar a série de um jeito positivo, pois eu amo muito por isso estou investindo na leitura. O mais engraçado é que achei que ia ficar entediada por já saber do andar dos acontecimentos, porém está sendo uma experiência totalmente oposta, muita expectativa e curiosidade com qualquer detalhe diferente, da mais sutil a mais inédita.